Projecto Olímpico Benfica

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/05/atletismo-benfica-pedro-pichardo-final-triplo-salto-jogos-olimpicos-2020

Pedro Pichardo é Campeão Olímpico!
Atleta do Benfica conquista a primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Medalha de ouro e recorde nacional para Pedro Pichardo e para Portugal nos Jogos Olímpicos 2020! No Estádio Olímpico de Tóquio, o atleta português do Sport Lisboa e Benfica venceu o concurso do triplo salto, com a marca de 17,98 metros, na madrugada desta quinta-feira, 5 de agosto.
O domínio do luso foi tão avassalador que, com o resultado alcançado no primeiro e segundo saltos, conquistaria, desde logo, o lugar mais alto do pódio: 17,61 metros. Ainda assim, Pichardo queria mais e no terceiro salto da prova conseguiu 17,98 metros, fixando um novo recorde nacional, e alcançando a segunda melhor marca de sempre no certame só atrás do recorde olímpico de Kenny Harrison (18,09 metros).

Pichardo partia, desta forma, destacado para os três saltos finais da especialidade, momento em que só ficam os melhores oito dos 12 participantes. Nesta fase, na tentativa de ultrapassar os 18 metros, o benfiquista arriscou tudo, mas acabou por ver averbado o nulo ao 4.º e ao 6.º salto, sendo que abdicou do seu 5.º salto no concurso.

A medalha de Pedro Pichardo é a primeira de ouro para Portugal em Tóquio e a 4.ª lusitana no certame, depois de Patrícia Mamona, Jorge Fonseca e Fernando Pimenta, o que confere o melhor resultado de sempre do País numas Olimpíadas. O triplo-saltador do Benfica é o 5.º campeão olímpico português.

DECLARAÇÕES À RTP
Pedro Pichardo: "Para mim, representar Portugal é um privilégio. É com medalhas e resultados que quero agradecer ao país. Naquele salto da vitória [17,98 metros] senti que levava todo o país comigo. Recebi imensas mensagens dos portugueses a dar-me apoio, nos últimos dias. Quando fiz aquele salto já me senti um pouco mais tranquilo na prova."

"Agora estou feliz, porque sou campeão olímpico, mas no momento em que saltei 17,98 metros não me sentia feliz, queria um pouco mais, queria ultrapassar a barreira dos 18 metros e ser o primeiro português a fazê-lo. Mas sou campeão olímpico, estou muito feliz!"

"O que tinha planeado com o meu pai, que é o meu treinador, era apontar à marca de 18,40 metros, mas durante o aquecimento comecei a sentir desconforto numa perna e tive um pouco de receio no salto, mas consegui levar a vitória para Portugal. Muito obrigado a todos pelo apoio que me têm dado. Muito obrigado aos portugueses, por tudo!"

"Os meus limites? Acho que não há. Vou continuar a trabalhar para quebrar o recorde mundial, que está nos 18,29 metros. Vou continuar a trabalhar para isso. Este título é a concretização de um sonho de miúdo, qualquer atleta quer ser campeão olímpico."

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/05/clube-benfica-mensagem-presidente-rui-costa-para-campeao-olimpico-pedro-pichardo

Que orgulho, Pedro!
Mensagem de parabéns do Presidente Rui Costa para Pedro Pichardo, o novo campeão olímpico do triplo salto.

Sei o quanto desejavas esta medalha e o quanto te dedicaste arduamente para assinar este momento histórico, que a todos os portugueses faz vibrar de orgulho e emoção. Que salto! Que saltos, Pedro!!!
Ver-te enrolado na bandeira portuguesa, de sorriso aberto, a saborear este título de campeão olímpico envaidece todos os Benfiquistas.

Melhor marca mundial do ano, recorde nacional e segunda melhor marca de sempre em Jogos Olímpicos. Notável! Parabéns, Pedro Pablo Pichardo! A tua ambição é um exemplo para todos no Sport Lisboa e Benfica. Um salto que fica para sempre e vinca a excelência do Projeto Olímpico do Clube, um caminho em que cada vez mais acreditamos.

Nesta hora de celebração e felicidade para todos nós, quero deixar-te um especial obrigado em nome de todos os Benfiquistas. É uma honra imensa ter-te na nossa família. Juntos, estou certo, saltaremos em busca de novas glórias.

O Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Rui Costa

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/06/canoagem-benfica-joao-ribeiro-messias-baptista-quartos-de-final-k4-500-jogos-olimpicos-toquio

Dupla benfiquista avança para as "meias"
João Ribeiro e Messias Baptista apontam à presença na final de K4 500 metros. 

João Ribeiro e Messias Baptista, canoístas do Benfica que integram, a par de Emanuel Silva e David Varela, a equipa de K4 500 metros lusa, asseguraram a presença na meia-final dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
A embarcação dos dois benfiquistas ficou em 4.º lugar nos quartos de final no Sea Forest Waterways, numa regata em que eram qualificados seis dos sete barcos presentes. A Hungria, com 1.24,325 minutos, venceu, seguindo-se a Bielorrússia e a China.   

Diga-se que esta é apenas a segunda prova internacional do K4 500 metros desde o Campeonato do Mundo de 2019, que valeu o apuramento para os Jogos Olímpicos em 6.º lugar. Messias Baptista lembrou isso mesmo. "Começámos a ter as nossas sensações. O objetivo é entrar na final e fazer a melhor classificação", disse, à agência Lusa.

João Ribeiro e Messias Baptista com Emanuel Silva e David Varela
Já João Ribeiro sublinhou a ideia de Messias Baptista e lembrou que a tripulação lusa habitualmente "está a um nível superior". "Não temos outro objetivo além da final", frisou.

Recorde-se que antes de disputar os quartos de final, a tripulação portuguesa disputou o seu "heat" de qualificação na 5.ª posição, levando-a para os quartos de final. Agora, Portugal terá pela frente nas meias-finais a vice-campeã do Mundo, a Espanha, a Hungria, 5.ª classificada no referido Campeonato do Mundo em 2019, a Bielorrússia (7.ª), a Austrália e Canadá. Seguem para a final quatro embarcações.

As meias-finais estão previstas para sábado, a partir das 10h21 locais (2h21 em Portugal Continental) e a final, em caso de apuramento, será às 12h37 (4h37 em Portugal Continental).

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/07/canoagem-benfica-joao-ribeiro-messias-baptista-resultado-final-k4-500-jogos-olimpicos-toquio

K4 500: João Ribeiro e Messias Baptista garantem diploma olímpico
Equipa nacional, com dois canoístas do Benfica, ficou em 8.º lugar na final da especialidade em Tóquio.

A participação de Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 terminou na madrugada deste sábado, com os canoístas do SL Benfica, João Ribeiro e Messias Baptista, a contribuírem para a conquista de um diploma olímpico. Na final de K4 500 metros, a equipa nacional foi 8.ª classificada, com o tempo de 1:25,324 minutos.
O 4.º lugar obtido na meia-final, com o tempo de 1:25,268 minutos, valeu a presença da embarcação K4 portuguesa – composta por João Ribeiro, Messias Baptista, Emanuel Silva e David Varela – na regata decisiva.

"Sonhamos sempre mais alto, queremos sempre o melhor resultado. Acho que devemos ficar orgulhosos com a nossa prova", comentou Messias Baptista. "Chegámos ao fim perto das embarcações todas. Isto é alta competição, uma final olímpica e, às vezes, estarmos no nosso melhor não chega, mas saímos de cabeça erguida", completou o canoísta.

"Fizemos o nosso melhor", corroborou João Ribeiro. "O nosso valor é um 8.º lugar e temos de ficar de consciência tranquila. Somos os oitavos melhores do mundo", frisou o atleta do Benfica.

TeamRocket37

Pedro Pablo Pichardo Medalha de Ouro no Triplo Salto (Atletismo)

Fernando Pimenta Medalha de Prata no K1 1000m (Canoagem)

TeamRocket37

Um carinho especial para atletas que representam o Benfica nas provas europeias de Triatlo e Judo:

Katie Zaferes medalha de prata nas Estafetas Mistas (Triatlo)

Katie Zaferes medalha de bronze na Prova Individual (Triatlo)

Odette Giuffrida medalha de bronze nos -52kg (Judo)

TeamRocket37

Citação de: TeamRocket37 em 13 de Junho de 2020, 19:54

Historial

A primeira participação de atletas do Benfica nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1928, em Amesterdão. Desde então, registou-se um total de 95 atletas em 13 modalidades, tendo sido conquistadas 9 medalhas: 3 de ouro, 2 de prata e 4 bronze.

Medalha de Ouro

Nelson Évora - Atletismo (Triplo Salto) - JO Pequim 2008

Di Maria - Futebol - JO Pequim 2008

Pedro Pablo Pichardo -  Atletismo (Triplo Salto) - JO Tóquio 2020

Medalha de Prata

Carlos Marchena - Futebol - JO Sidney

Vanessa Fernandes - Triatlo - JO Pequim 2008

Medalha de Bronze

António Leitão - Atletismo (5000m) - JO Los Angeles 1984

Uchenna Emedolu - Atletismo (4*100m) - JO Atenas 2004

Telma Monteiro - Judo (Categoria -57kg) - JO Rio de Janeiro 2016

Fernando Pimenta - Canoagem (K1 1000m) - JO Tóquio 2020

Atualizado :)

IPASLB

Os atletas do SLB ao serviço das suas respectivas seleções nacionais conseguiram ser campeões olímpicos por 3 vezes, SCP 2 vezes e FCP 1 vez.

TeamRocket37

Citação de: IPASLB em 07 de Agosto de 2021, 20:12
Os atletas do SLB ao serviço das suas respectivas seleções nacionais conseguiram ser campeões olímpicos por 3 vezes, SCP 2 vezes e FCP 1 vez.

De referir que Sporting faz publicidade de ter 11 atletas medalhas, mas na verdade deviam ser apenas 9.

https://revistaatletismo.com/opiniao-os-falsos-medalhados-de-sporting-e-benfica/

Há uns anos, o Sporting incluía no seu lote de medalhados olímpicos (que continua a ter algumas falsidades...) o ucraniano Yuri Belonog, campeão olímpico em 2004 e que, ao longo de três anos (2004, 2006 e 2007), foi "alugado" para ir à Taça dos Campeões Europeus, por vezes nem sequer passando por Portugal, já que seguia diretamente para o local da competição. Uma verdadeira afronta aos verdadeiros campeões olímpicos do clube, a começar por Carlos Lopes... Acontece que, passados alguns anos, Belonog foi desclassificado, perdendo a medalha olímpica por doping! E lá saiu da lista do Sporting, que continua (no seu site) a incluir o nome de Armando Marques, medalha de prata no tiro (fosso olímpico) em 1976... quando, embora adepto do Sporting, era atleta do Clube Português de Tiro a Chumbo (o Sporting nem tinha a modalidade...). Tal como inclui o da romena Ionela Tirlea, outra das atletas "alugadas" para a Taça dos Campeões.

IPASLB

Concordo com Arons quando diz que a FPA e mal, permite o aluguer de atletas para a TCCE, mas também mal a EAA por também o permitir.

IPASLB

Apenas uma curiosidade, o CSKA Moscovo teve atletas que conseguiram ser campeões olímpicos individuais ou coletivos por 463 vezes.

TeamRocket37

TeamRocket37

Pedro Casinha reforça o Projeto Olímpico do Benfica avança o Diário de Canoagem

DB4700

Citação de: TeamRocket37 em 04 de Abril de 2022, 15:25

campeão do mundo juniores de K1 200m.

TeamRocket37

Citação de: DB4700 em 04 de Abril de 2022, 16:44
Citação de: TeamRocket37 em 04 de Abril de 2022, 15:25

campeão do mundo juniores de K1 200m.

Eu sei e não vem sozinho.
Chegará mais 1 reforço para canoagem do SLB.