Projecto Olímpico Benfica

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/03/canoagem-benfica-teresa-portela-k1-200-jogos-olimpicos-toquio-final-b-10-lugar-na-geral

Teresa Portela vence a final B de K1 200 metros
A canoísta do Benfica terminou a prova com o tempo de 39,562 segundos e ficou no 10.º lugar da geral da especialidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Teresa Portela, atleta do Sport Lisboa e Benfica, venceu na madrugada desta terça-feira a final B de K1 200 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com a marca de 39,562 segundos, alcançando, assim, o 10.º lugar da classificação geral.
Na meia-final, a portuguesa precisou de 39,301 segundos para percorrer a distância, mas ficou em 6.º lugar da sua série, sendo repescada para a final B, que viria a ganhar.

"É triste ter o 6.º tempo das semifinais e ter de disputar a final B. Claramente, acho que fazia parte das oito primeiras. Foi uma semifinal muito competitiva", lamentou a atleta do Benfica, que competiu no "Sea Forest Waterway".

A canoísta volta a entrar em ação a 4 de agosto, às 10h40 locais (2h40 portuguesas) na especialidade de K1 500 metros.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/03/atletismo-benfica-francisco-belo-qualificacao-peso-jogos-olimpicos-toquio

Francisco Belo ficou a quatro posições da final do lançamento do peso
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o atleta do Benfica alcançou a marca de 20,58 metros na qualificação.

O lançador luso do Benfica Francisco Belo terminou a qualificação para a final do lançamento do peso, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no 16.º lugar, a quatro dos 12 finalistas, com a marca de 20,58 metros.
O benfiquista, 21.º do ranking mundial e que tem 21,28 metros como melhor marca, começou por lançar nulo, num arremesso em que o peso lhe escorregou, logrou a marca de 20,58 metros no segundo ensaio, mas na terceira e última tentativa não foi além dos 20,24 metros.

No final da prestação na capital nipónica, Francisco Belo explicou cada um dos lançamentos e o que correu menos bem.

"O primeiro [lançamento] saiu-me mal do pescoço, estava muito húmido. Meti logo um mau primeiro lançamento, mas quando uma pessoa vem fixada num objetivo não treme. Fui para o segundo como para o primeiro, a dar o máximo. Não foi muito bem conseguido, mas a marca não foi assim tão má quanto isso. No terceiro tentei arriscar", analisou o português.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/04/natacao-benfica-souad-cherouati-aguas-abertas-jogos-olimpicos-toquio

Souad Cherouati foi 25.ª classificada
Atleta argelina do SL Benfica concluiu os 10 quilómetros de natação em águas abertas em 2:17.21,6.

Souad Cherouati, nadadora argelina do Sport Lisboa e Benfica, terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 com o 25.º lugar nos 10 quilómetros de natação em águas abertas.
A atleta de 32 anos percorreu a distância em 2:17.21,6, mais 17.50,8 minutos do que a grande vencedora da prova e nova campeã olímpica, a brasileira Ana Marcela Cunha. A prata foi conquistada pela medalha de ouro no Rio2016, Sharon van Rouwendaal, e o bronze pela australiana Kareena Lee.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/04/canoagem-benfica-teresa-portela-nas-meias-finais-de-k1-500-jogos-olimpicos-toquio

K1 500: Teresa Portela nas meias-finais
Canoísta do Benfica apurou-se diretamente como 2.ª classificada na sua série, em Tóquio 2020.

Teresa Portela, canoísta do SL Benfica, deslizou em bom estilo nas águas de Tóquio rumo às meias-finais de K1 500 metros dos Jogos Olímpicos, na madrugada de quarta-feira, 4 de agosto.
A atleta portuguesa passou diretamente às semifinais como 2.ª classificada na sua série de qualificação, com o tempo de 1.48,727 minutos, a 768 milésimos da vencedora (Hermien Peters). A regata, no "Sea Forest Waterway", apurava as três primeiras.

As meias-finais decorrem na madrugada de quinta-feira, 5 de agosto, às 01h58, estando a final programada para cerca de duas horas e meia depois, às 04h29.

Já em K1 200 metros, recorde-se, Teresa Portela venceu na madrugada de terça-feira a final B nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com a marca de 39,562 segundos, obtendo o 10.º lugar na classificação geral.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/04/atletismo-benfica-marta-pen-19-geral-1500-metros-jogos-olimpicos-toquio

Marta Pen despede-se de Tóquio com melhor marca pessoal da época
Atleta do SL Benfica terminou no 19.º lugar da geral as meias-finais dos 1500 metros dos Jogos Olímpicos com o tempo de 4.04,15 minutos.

Marta Pen, atleta do SL Benfica, tornou a entrar em ação nesta manhã de quarta-feira na disputa da segunda meia-final dos 1500 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, cortando a meta com um tempo de 4.04,15 minutos. Alcançou o 10.º lugar da série, o 19.º da geral na distância, e obteve nova melhor marca pessoal da época.
O bom registo conseguido pela atleta portuguesa nas meias-finais não permitiu, porém, a passagem à final dos 1500 metros das Olimpíadas, uma vez que, para a derradeira prova, somente seguiam as cinco primeiras de cada uma das duas séries e as duas mais rápidas entre as restantes.

Recorde-se que a atleta do SL Benfica tinha sido repescada para as meias-finais, após ter sido aceite o protesto apresentado pela Missão de Portugal ao juiz de apelo, pela paragem irregular da marroquina Rababe Arafi, que travou a portuguesa nas qualificações.

Marta Pen
Após a prova, Marta Pen mostrou-se "bastante orgulhosa" e "emocionada". É que, mesmo sem conseguir bater o seu recorde pessoal (4.03,99 minutos), a atleta melhorou a sua classificação relativamente à sua estreia olímpica, no Rio 2016, edição em que foi 36.ª.

"As semifinais existem para disputar os lugares na final. Tinha vindo cá para isso. Os 1500 metros são uma prova supertática. Saio com a melhor marca do ano, mas o principal objetivo era estar na final. Nos últimos 400 metros, não estava muito bem posicionada. Com um bocadinho de sorte, poderia ter chegado à final", explicou, em declarações à Lusa.

"São os meus segundos Jogos. É uma emoção boa, não triste, de quem quer trabalhar para ir a Paris 2024 e fazer melhor", concluiu, olhando já em frente.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/04/canoagem-benfica-fernando-pimenta-entrevista-btv-apos-jogos-olimpicos

Fernando Pimenta: "Sinto-me feliz e concretizado, mas quero mais"
"Esta medalha vai dar-me uma motivação extra", garantiu o atleta do Benfica após garantir o bronze para Portugal. Ser Campeão Olímpico é uma meta e os olhos já estão postos nos Jogos de Paris 2024.

Foi voar de Tóquio, aterrar em Lisboa e seguir para os estúdios da BTV. Fernando Pimenta, canoísta do SL Benfica que ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos na especialidade de K1 1000 metros, recordou a final que o colocou no lote restrito de atletas lusos com duas medalhas em Olimpíadas diferentes.
O canoísta sublinhou que "são cinco anos de muito trabalho e muito sacrifício" para se chegar bem aos Jogos; apontou as diferenças para as conquistas de 2012 e de 2020; elogiou a organização do certame de Tóquio; agradeceu todo o apoio recebido dos portugueses; deixou palavras emotivas às equipas do Clube e prometeu agradecer a mensagem recebida do Presidente Rui Costa. Estes temas e muitos outros foram abordados na entrevista exclusiva ao canal de televisão do Clube...

Por trás da medalha: muito trabalho e sacrifício
"Estas medalhas sem dúvida que têm sempre uma grande importância na nossa carreira. Para mim, esta é uma medalha que eu estava a precisar para o meu futuro, para continuar a carreira e até Paris 2024. Estas medalhas têm um valor especial, porque, na canoagem, houve atletas que foram medalhados nos últimos Jogos Olímpicos [Rio de Janeiro 2016] e que, desta vez, ficaram de fora, inclusive das finais. São cinco anos de muito trabalho e muito sacrifício. Muitos momentos de lágrimas nos olhos em treino, porque nem sempre as coisas correm como queremos. Não digo que a medalha compensa tudo, porque não compensa, nomeadamente a ausência da família, dos filhos... mas, pelo menos, é um alento que a família também sente pela minha subida ao pódio."

Tudo muito disputado, pagaiada a pagaiada
"Antes de partir para o Japão, para Tóquio, disse que a prova ia ser muito disputada, em que só os melhores dos melhores iam sair de lá com uma medalha. Primeiro do que tudo, atingir a final. Teria de ser passo a passo, porque a competição foi disputada de início a fim. A própria medalha de ouro fugiu-me nos metros finais e a medalha de prata ficou a poucas milésimas. Esta medalha vai dar-me motivação extra para os próximos três anos."

Medalhas de 2012 e de 2020
"São momentos diferentes. Em 2012 [medalha de prata em K2 1000 metros] ainda tinha poucos anos de carreira nos Seniores, neste ano já tenho um palmarés maior, mais composto. Além disso, a parte de ser individual. Provei a mim mesmo que era capaz. Há atletas que falham nestes grandes palcos. Sinto-me feliz e concretizado, mas quero sempre mais. Estou feliz por ter a medalha de bronze."

A ficha que ainda não caiu...
"Algumas pessoas próximas, amigas, que estão no desporto disseram-me que só daqui a uma semana é que vou cair em mim mesmo e vou olhar para a medalha consistentemente e dizer: 'Consegui a segunda medalha nos Jogos Olímpicos, consegui superar-me, conseguir impor-me a grandes potências da canoagem mundial'. Em Londres, por exemplo, foi diferente. Dormi com a medalha. Agora, na viagem de avião para Portugal, ela esteve sempre próxima, mas não estava visível."

Elogios à organização nas Olimpíadas
"Vi algumas diferenças, devido ao tema do vírus [COVID-19]. Provavelmente foi a semana em que desinfetei mais as mãos. Já desinfetava ou lavava as mãos com muita frequência, mas com a quantidade de pessoas que estava connosco, sem pensar colocava as mãos para desinfetar. As máscaras, a distância, as luvas de plástico, os acrílicos a separar as mesas no refeitório... Mas a maior diferença, ainda assim, foi não ter público. Só temos de estar agradecidos ao Japão, à organização e à população do Japão por terem conseguido levar estes Jogos Olímpicos a bom porto. Fizeram um esforço enorme e o desporto ficou fortalecido. Muitas pessoas disseram que não se iam realizar, que era impossível. A forma como nos acolheram... os voluntários sempre simpáticos e disponíveis em ajudar-nos. Estão de parabéns! Não falharam em nada."

Apoio português enche "a alma e o coração"
"Recebi através das redes sociais [mensagens de apoio dos portugueses]. Nunca pensei que fosse receber tantas mensagens como recebi. Estive desligado das redes sociais nas últimas duas semanas, porque estava focado na competição. Fui tentando acompanhar e foi uma grande ajuda receber mensagens de pessoas com quem me dou bem. As mensagens nas redes sociais, as fotografias, os textos motivacionais enchem-nos a alma e o coração."

Foco no Mundial e depois... férias!
"Nos próximos três/quatro dias vou ter treinos mais calmos. Depois, é esperar que chegue o treinador e começar a treinar outra vez. O Campeonato do Mundo, se não estou enganado, é na terceira semana de setembro [de 16 a 19 de setembro, em Copenhaga]. Depois é que vou fazer as minhas merecidas férias. Até lá, quero dar o meu melhor para conquistar mais alguma coisa nesta época."

A filha Margarida e mudanças para melhor
"A partir do momento em que somos pais, as coisas mudam um pouco. Para mim, mudou para melhor, com mais responsabilidade, com a vontade de aproveitar o tempo que passo longe da Margarida [filha]. Para mim, o sorriso dela vale tudo. Isso faz uma grande diferença."

"Orgulhem-se da camisola que vestem"
"A mensagem que quero deixar para a nossa equipa principal [de futebol] e para as equipas de outras modalidades é que se orgulhem da camisola que vestem, que a representem com alma e com paixão. Estão num clube como Sport Lisboa e Benfica e têm de estar agradecidos, porque, no lugar deles, há milhares e milhares de pessoas que gostavam de estar e de vestir a camisola do Benfica, mesmo que estivessem sentados no banco de suplentes. São uma inspiração para os mais novos. Que deem o seu melhor e de preferência com o Benfica a ganhar."

Mensagem do Presidente Rui Costa
"Ainda não tive oportunidade de agradecer. Espero poder devolver a chamada e agradecer, entre hoje [quarta-feira] e amanhã [quinta-feira]. É sempre importante, quando estamos a representar Portugal, receber este carinho das entidades oficiais e dos clubes que representamos. Estou agradecido pelo apoio e continuem a acreditar no Benfica Olímpico. É importante para um clube como o Benfica ter várias modalidades, rostos em vários desportos que contribuem com grandes resultados. Todos os Benfiquistas gostam de desporto em geral e isso é bom para o Clube."

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/05/canoagem-benfica-teresa-portela-final-k1-500-jogos-olimpicos-toquio

Teresa Portela faz história!
Canoísta do Benfica ficou em 7.º lugar na final de K1 500 metros, a sua melhor classificação olímpica.

Histórico! Teresa Portela, canoísta do Benfica, terminou em 7.º lugar na final de K1 500 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, conseguindo mais um diploma olímpico para Portugal e superando o seu melhor registo no certame, naquela que foi a sua quarta participação.
Com um tempo de 1.55,814 minutos, Teresa Portela, de 33 anos, ficou a 4,598 segundos da vencedora, a neozelandesa Lisa Carrington, enquanto a húngara Tamara Csipes e a dinamarquesa Emma Aastrand Jorgensen conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.

No final da prova, a atleta de Esposende não escondeu o orgulho por estar "entre as melhores do mundo". "Preparei os 200 e os 500 metros, para ter oportunidade para competir mais do que uma vez, como nos outros Jogos. Poder estar presente nesta final tão competitiva, na qual não esperava por estar tão competitiva... Foi maravilhoso ter estado entre as melhores do mundo e um privilégio ter sido sétima", disse.

Teresa Portela
O próprio desgaste da meia-final, onde foi segunda classificada na sua série com o tempo de 1.52,557 minutos, a apenas 541 milésimos de segundo da húngara Danuta Kozak, conferiu-lhe ainda maior satisfação pelo desempenho alcançado.

"Fazer duas semifinais e finais tão próximas, com vento contra, ainda por cima na pista sete, foi duro e houve desgaste. Acho que só posso estar contente com o sétimo lugar nos 500 metros, apesar de achar que podia ter saído daqui também com um sexto nos 200 metros, isso era genial. Mas, nos meus quartos Jogos, só posso estar satisfeita e orgulhosa por estar entre as melhores, sobretudo pelo reconhecimento que tive. Estou muito feliz por isso", frisou.

Depois do que exibiu no "Sea Forest Waterway", Teresa Portela perspetivou as próximas Olimpíadas: os Jogos de Paris 2024. "Tem a vantagem de ser perto, mas ainda não penso em Paris 2024. Provavelmente, não vou competir mais em K1, porque tem sido muito desgastante, apesar de ter sempre desfrutado. É muito duro estar sempre ao mais alto nível. Se conseguir ter uma equipa em K2 ou K4 talvez possa ir a Paris 2024", revelou.

Este foi o melhor resultado olímpico de sempre de Teresa Portela em K1 500 metros, depois do 11.º lugar no Rio de Janeiro 2016 e em Londres 2012, somando ainda um 14.º em Pequim 2008, na sua estreia nos Jogos Olímpicos.

Jayson Tatum

Citação de: TeamRocket37 em 05 de Agosto de 2021, 14:43
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/03/atletismo-benfica-francisco-belo-qualificacao-peso-jogos-olimpicos-toquio

Francisco Belo ficou a quatro posições da final do lançamento do peso
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o atleta do Benfica alcançou a marca de 20,58 metros na qualificação.

O lançador luso do Benfica Francisco Belo terminou a qualificação para a final do lançamento do peso, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no 16.º lugar, a quatro dos 12 finalistas, com a marca de 20,58 metros.
O benfiquista, 21.º do ranking mundial e que tem 21,28 metros como melhor marca, começou por lançar nulo, num arremesso em que o peso lhe escorregou, logrou a marca de 20,58 metros no segundo ensaio, mas na terceira e última tentativa não foi além dos 20,24 metros.

No final da prestação na capital nipónica, Francisco Belo explicou cada um dos lançamentos e o que correu menos bem.

"O primeiro [lançamento] saiu-me mal do pescoço, estava muito húmido. Meti logo um mau primeiro lançamento, mas quando uma pessoa vem fixada num objetivo não treme. Fui para o segundo como para o primeiro, a dar o máximo. Não foi muito bem conseguido, mas a marca não foi assim tão má quanto isso. No terceiro tentei arriscar", analisou o português.

Pena, gostava de ter visto o (Dr.) Francisco Belo a lançar na final, a "soltar o animal" como ele disse.

DB4700

vamos reforçar o Benfica Olímpico?

Catarina Costa, Rodrigo Torres, Luciana Diniz, os irmãos Costa da Vela (que em Paris 2024 vão ter que competir separados) seriam todos boas adições.

Jack Gonçalves

Citação de: DB4700 em 05 de Agosto de 2021, 15:27

Catarina Costa, Rodrigo Torres, Luciana Diniz, os irmãos Costa da Vela (que em Paris 2024 vão ter que competir separados) seriam todos boas adições.

Catarina Costa terias de trazer também o seu treinador e pelo menos mais uma atleta...
Cavalos e Vela é muito caro... mas podias fazer parcerias com esses...

TeamRocket37

Não faço ideia.

Prefiro que se aposte em atletas que possam competir coletivamente pelo clube e não como parcerias (Essas parcerias nunca podem ser contabilizadas tipo medalhas como atletas do Benfica).

Mariana Machado no atletismo.
Catarina Costa e a Patrícia Sampaio no Judo.
Ricardo Baptista no triatlo.
Ana Catarina Monteiro na natação.

Maria Rei na canoagem (esta em 2º plano que não compete coletivamente na canoagem).

Apostem mais a sério em alguns jovens valores no atletismo que temos: Isaac Nader, Etson Barros, Leandro Ramos e Mickael Jesus que já é tuga, Décio Andrade, Gerson Baldé para reforçamos o contingente do atletismo no Benfica em Paris 2014 que foi fraco em termo de número de atletas agora em Tóquio.

DB4700

Citação de: Jack Gonçalves em 05 de Agosto de 2021, 15:39

Catarina Costa terias de trazer também o seu treinador e pelo menos mais uma atleta...
Cavalos e Vela é muito caro... mas podias fazer parcerias com esses...

Já tivemos uma parceria com um cavaleiro, daí a minha sugestão.

baar99

A prioridade devia ser judo e triatlo. Temos torneios europeus para ganhar.

TeamRocket37

Citação de: baar99 em 05 de Agosto de 2021, 15:46
A prioridade devia ser judo e triatlo. Temos torneios europeus para ganhar.

Isso mesmo.

TeamRocket37

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/08/05/atletismo-benfica-gabriela-suarez-7-lugar-4x100-m-jogos-olimpicos

Equador de Gabriela Suárez em 16.º lugar na geral
Atleta do SL Benfica participou na estafeta dos 4x100 metros em Tóquio 2020.

A equipa do Equador, onde milita a atleta do SL Benfica Gabriela Suárez, participou, na madrugada desta quinta-feira, na estafeta dos 4x100 metros, nos Jogos Olímpicos. As equatorianas fecharam a eliminatória no 7.º lugar da sua série (5), ficando em 16.º na classificação geral.
Apesar de terem cortado a meta com um tempo de 43,69 segundos, novo recorde nacional, não conseguiram o apuramento, uma vez que somente se qualificavam as três primeiras equipas e as duas mais rápidas no cômputo das séries.

A prestação de Marizol Landazuri, Yuliana Angulo, Gabriela Tenorio e Gabriela Suárez não foi suficiente para assegurar o apuramento. Reino Unido (41,55), Estados Unidos da América (41,90) e Jamaica (42,15) garantiram a qualificação direta.