Jogos Amigáveis do Passado

Goldberg

Citação de: alfredo em 26 de Junho de 2020, 21:52
alguem me arranja a equipa e provavelmente alguma foto do amigavel jogado a 4/9/68 contra o santos em nova iorque? obrigado
https://www.youtube.com/watch?v=C676p4eJmlY

Alexandre1976

Citação de: dfernandes em 27 de Junho de 2020, 02:17
Pergunta...

Alguém sabe o motivo de um jogo entre Benfica e Belenenses que ocorreu a 22 de Dezembro de 1982? Eu tenho o resumo desse jogo (cortesia do Geovanni95) e vai fazer parte do remake do filme dessa temporada, mas se possível queria incluir o contexto da partida.

Não é do campeonato nem de outra competição oficial, tanto que o próprio Toni, na altura já retirado, até jogou uns minutos, mas tem entrega de uma taça no fim da partida.

Provavelmente esta informação consta do Almanaque, mas infelizmente não sei por onde anda.
Já descobri.Foi para a Taça Amizade,vencemos por 2-0 golos de Nené e Cesar.Alinhamos com Bento na baliza.Pietra-Humberto-Bastos Lopes e Veloso na defesa,Diamantino-C.Manuel-Alves e Chalana no meio campo e na frente Nené e Filipovic.Tambem actuaram Delgado,Frederico,Alvaro,Sheu,Toni,Cesar e Borges que presumo era jogador dos juniores.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 15:01
Citação de: dfernandes em 27 de Junho de 2020, 02:17
Pergunta...

Alguém sabe o motivo de um jogo entre Benfica e Belenenses que ocorreu a 22 de Dezembro de 1982? Eu tenho o resumo desse jogo (cortesia do Geovanni95) e vai fazer parte do remake do filme dessa temporada, mas se possível queria incluir o contexto da partida.

Não é do campeonato nem de outra competição oficial, tanto que o próprio Toni, na altura já retirado, até jogou uns minutos, mas tem entrega de uma taça no fim da partida.

Provavelmente esta informação consta do Almanaque, mas infelizmente não sei por onde anda.
Já descobri.Foi para a Taça Amizade,vencemos por 2-0 golos de Nené e Cesar.Alinhamos com Bento na baliza.Pietra-Humberto-Bastos Lopes e Veloso na defesa,Diamantino-C.Manuel-Alves e Chalana no meio campo e na frente Nené e Filipovic.Tambem actuaram Delgado,Frederico,Alvaro,Sheu,Toni,Cesar e Borges que presumo era jogador dos juniores.

Muito obrigado!

Alexandre1976

No que puder ajudar estás á vontade.

Benfiquista_

Grande trabalho amigo dfernandes!

Era giro, já agora fazeres também as temporadas em que não fomos campeões, como a de 1987-1988 e 1989-1990, em que fomos à Final da TCCE :)

A de 1989-1990 quando comecei mais a sério a acompanhar o nosso Clube!

Ter todas as épocas do Glorioso era espectacular!

alfredo

Citação de: Goldberg em 27 de Junho de 2020, 14:50
Citação de: alfredo em 26 de Junho de 2020, 21:52
alguem me arranja a equipa e provavelmente alguma foto do amigavel jogado a 4/9/68 contra o santos em nova iorque? obrigado
https://www.youtube.com/watch?v=C676p4eJmlY
jogo diferente. ha um video do tal jogo, mas foi tirado das bancadas e nao da para ver nada

alfredo

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 14:01
Em 1968 no dia 18 de Agosto Benfica e Santos também se defrontaram num torneio denominado Pentagonal de Buenos Aires.Perdemos por 2-4.O Benfica jogou com Jose Henrique na baliza,Jacinto,Raul,Humberto e Cruz na defesa,Jaime Graça e Coluna no meio campo e José Augusto,Eusebio,Torres e Simões no ataque.Toni e Calado substituiram Jaime Graça e Eusebio.Curioso é que os 2 golos do Benfica foram apontados precisamente por Toni e Calado durante a segunda parte.
sim, tb conhecido por copa ciudad buenos aires. vencedor foi o santos de pele.

dfernandes

Citação de: Benfiquista_ em 27 de Junho de 2020, 18:35

Era giro, já agora fazeres também as temporadas em que não fomos campeões, como a de 1987-1988 e 1989-1990, em que fomos à Final da TCCE :)

Olá amigo.

Ter todas as temporadas é impossível porque não há registos vídeo para isso. O máximo que se consegue recuar é mesmo até 82/83. É a primeira época em que fomos campeões que há jogos suficientes para se fazer um vídeo em condições, e mesmo nessa faltam algumas partidas graças a conflitos entre a FPF e a RTP.

Epa... Fazer filmes de temporada completos de épocas em que não fomos campeões não me motiva. Já fiz um (2005/2006) por causa da campanha europeia e no fim do dia não gostei.

Aquilo que um dia posso fazer é um especial com grandes campanhas europeias, época a época ou tudo num vídeo maior (que provavelmente é o mais viável).

A verdade é que este projecto dos filmes de temporada está próximo do fim. Os vídeos que podia ou queria mesmo fazer já estão feitos ou quase, e em breve a colecção possível (a partir dos anos 80) estará "completa".

Claro que depois há os actuais, e tenho a noção que faltam os das épocas 13/14 e 14/15, mas isso são projectos que ainda dão mais trabalho e exigem tempo e ainda mais pesquisa porque não existe um vitórias e património para servir de base ao documentário. Por isso, para já, estão fora de questão.

Neste momento é 86/87 e o remake de 82/83. O resto logo se vê, mas não é para já.

Alexandre1976

Jogos amigáveis de 1992-1993

Estágio de pré temporada na Suécia.

Ranneslovs 0-Benfica 7
Grimeton 1-Benfica 6(estreia de João Vieira Pinto).
Asa 0-Benfica 1
Bua 1 -Benfica 7
Huskvarnna 3-Benfica 2
Galtabacks 0-Benfica 12
Ljungby 0-Benfica 9
Vallinge 1 -Benfica 7
IFK Goteborg 1-Benfica 2

Pepsi Cup

Benfica 2 -Real Madrid 0

Trofeu Columbino

Meia Final  Benfica 1-Uruguai 0
Final          Benfica 1-Chile 2

Homenagem a Eusebio da Silva Ferreira

Benfica 1 -Manchester United 0

dfernandes

Ainda em relação a estes vídeos dos anos 80 que eu tenho realizado, há muitas coisas curiosas que tenho descoberto, e porque isso é que fazê-los me dá um prazer do caraças, e até superior aos mais recentes.

Primeiro, porque não tinha memória, como adepto, de épocas como 82/83, 83/84 ou mesmo 86/87, porque era ou um bebé ou jovem demais para acompanhar futebol e assim fiquei a conhecer essas temporadas quase ao pormenor.

Depois, há aquelas curiosidades que quem edita 40 ou 50 resumos ou reportagens diferentes por filme repara, e algumas passo a citar:

- No início dos anos 80, boa parte dos resumos dos jogos no Estádio da Luz ou a sul do país eram gravados não em vídeo mas sim em filme, e previsivelmente sem audio, devido ao tipo de câmara utilizada. Eu acho que eles depois compunham o resumo ou com som "enlatado" (de outras partidas) ou simplesmente com música. Há vários exemplos disso nas épocas 82/83 e 83/84.

- Curiosamente, os jogos a norte eram já gravados em vídeo, com o som original, e com uma qualidade de imagem muito mais consistente e muito mais moderna. Não encontro grande explicação para isto, mas é factual.

- A quantidade de vezes que a RTP não filmava os golos era qualquer coisa de inacreditável para quem estava a realizar um trabalho profissional. Não sei a razão, mas calculo que seja uma mistura de desleixo com falta de meios técnicos.

- A cobertura dos jogos europeus pela RTP, a avaliar pelos resumos que tenho, era uma valente bosta. A ideia deles de um resumo alargado emocionante era ter um jornalista juntamente com um jogador do plantel a comentar como se estivessem a ver um documentário. Esse problema depois extendeu-se para os jogos completos (normalmente os clássicos) que eles passaram a transmitir na íntegra mas em diferido. Se num resumo alargado é mau num jogo completo é ainda pior.

- Outra coisa, e esta descobri não a fazer os vídeos mas sim ao ler uma entrevista do antigo jornalista da RTP, Orlando Dias Agudo. Basicamente ele confirmou o que eu disse. Que os jogos eram gravados em filme e depois editados nos estúdios. O que eu não sabia é que, a certa altura, cada vez que o operador de câmara falhava a gravação de um golo eles muitas vezes utilizavam imagens de outros golos parecidos para disfarçar a coisa, na esperança que ninguém reparasse:

"Só havia um canal e os jogos eram filmados em película, depois o filme tinha de ser revelado, depois era montado e quando se falhava um golo o nosso chefe tinha uma gaveta com golos já filmados para a substituição. Se o golo era por exemplo rasteiro ele dizia: 'está aqui este golo rasteiro, mete este'. Eram grandes planos, só se via a bola a entrar", explica."

;D

Benfiquista_

Citação de: dfernandes em 27 de Junho de 2020, 21:08

Olá amigo.

Ter todas as temporadas é impossível porque não há registos vídeo para isso. O máximo que se consegue recuar é mesmo até 82/83. É a primeira época em que fomos campeões que há jogos suficientes para se fazer um vídeo em condições, e mesmo nessa faltam algumas partidas graças a conflitos entre a FPF e a RTP.

Epa... Fazer filmes de temporada completos de épocas em que não fomos campeões não me motiva. Já fiz um (2005/2006) por causa da campanha europeia e no fim do dia não gostei.

Aquilo que um dia posso fazer é um especial com grandes campanhas europeias, época a época ou tudo num vídeo maior (que provavelmente é o mais viável).

A verdade é que este projecto dos filmes de temporada está próximo do fim. Os vídeos que podia ou queria mesmo fazer já estão feitos ou quase, e em breve a colecção possível (a partir dos anos 80) estará "completa".

Claro que depois há os actuais, e tenho a noção que faltam os das épocas 13/14 e 14/15, mas isso são projectos que ainda dão mais trabalho e exigem tempo e ainda mais pesquisa porque não existe um vitórias e património para servir de base ao documentário. Por isso, para já, estão fora de questão.

Neste momento é 86/87 e o remake de 82/83. O resto logo se vê, mas não é para já.

Entendo amigo.

É muito trabalho, embora os vídeos sejam Património de enorme valia, até para o nosso próprio Clube.

Sim,.era boa ideia fazer época a época, as Competições Europeias.

Dá mais trabalho, verdade que num único vídeo.

Mas mais "pessoal" em relação a cada época.

Obrigado pela tua dedicação e excelente trabalho!

Benfiquista_

Que cena, isso nos anos 80 era uma odisseia!

Ainda hoje em dia, por exemplo nos jogos clássicos do Canal 11, darem a narração com comentários acruais, sabendo a malta já do resultado, é apenas idiota e secante na minha opinião.

Mais valia comprarem os jogos e a narração da altura.

Alexandre1976

A época de 86-87 tenho  mais lembranças.As 2 épocas do Eriksson entre 82-84 são apenas alguns flashes daquilo que se passou.Mas como fanático por saber a história do nosso clube e visualizar esses momentos a procura de informação quer escrita ou em audiovisual é constante.Um jogo que recordo em 86-87 foi o Belenenses 1-Benfica 1 da 28ªjornada.Ia muitas vezes ao Restelo porque o meu Tio(irmão da minha Mãe) era sócio cativo dos pasteis.O que eu sofri quando o Chiquinho faz o 0-1 e eu na bancada central junto aos sócios do Belenenses a ter que ficar quieto.

dfernandes

Citação de: Benfiquista_ em 27 de Junho de 2020, 21:43
Citação de: dfernandes em 27 de Junho de 2020, 21:08

Olá amigo.

Entendo amigo.

É muito trabalho, embora os vídeos sejam Património de enorme valia, até para o nosso próprio Clube.

Sim,.era boa ideia fazer época a época, as Competições Europeias.

Dá mais trabalho, verdade que num único vídeo.

Mas mais "pessoal" em relação a cada época.

Obrigado pela tua dedicação e excelente trabalho!

A grande verdade é que isto dá uma trabalheira do caraças e exige uma dedicação que pouca gente imagina. Nunca demoro menos que umas 100 horas a editar um único filme. Isto não é só copiar e colar resumos uns atrás dos outros e no fim espetar umas músicas ao acaso e uns gráficos.

É tudo feito ao detalhe, ao pormenor, ao segundo. Cada resumo tem que ser pré preparado e "limpo" (cortar as barras pretas, defeitos de VHS, normalizar o ratio de imagem, transformar o som de "mono" para "dual mono", etc etc). Depois de começar a editar a sério, é preciso lidar com os diferentes níveis de som de cada resumo, que variam muito, os defeitos que continuam a ter, os cortes que são precisos ser feitos em cada um, a inclusão dos blocos do vitórias e património nas alturas certas, a escolha da músicas (que não são ao acaso), os próprios gráficos são personalizados e demoram horas a fazer.  Daí que não possa continuar a produzir vídeos atrás de vídeos. Se não nos apercebemos, isto acaba por consumir quase completamente o nosso dia. Daí que nos próximos tempos, e depois de terminar o que ainda estou a fazer, em princípio vou parar uns bons meses até pensar noutro projecto.

Enfim... só com muita dedicação é que um simples amador faz isso. Ah... E é preciso ter muito tempo livre, o que infelizmente tem sido o caso graças aos problemas actuais que o mundo enfrenta e que afectaram muito a minha área profissional. Só daqui a uns dias vou voltar ao trabalho, mas ainda assim, apenas em part time, na altura normalmente mais movimentada do ano para a aviação...

dfernandes

Citação de: Benfiquista_ em 27 de Junho de 2020, 21:47
Que cena, isso nos anos 80 era uma odisseia!

Ainda hoje em dia, por exemplo nos jogos clássicos do Canal 11, darem a narração com comentários acruais, sabendo a malta já do resultado, é apenas idiota e secante na minha opinião.

Mais valia comprarem os jogos e a narração da altura.

Não sei que jogos é que o canal 11 tem dado, mas quase que aposto que boa parte desses jogos nunca tiveram comentários "em directo", e daí que seja necessário fazer novos que tiram metade da piada à coisa. E também há a hipótese de o som não estar em condiçoes para ser transmitido. Há muito material da própria RTP que se degradou ao longo dos anos. Não deve ser por acaso que eles raramente transmitem jogos completos do início/meados dos anos 80 na RTP Memória...