Futsal Feminino 2020/2021

Acare172

Citação de: Xonas_14 em 09 de Julho de 2021, 11:48
Citação de: Teka_91 em 09 de Julho de 2021, 11:26
Acho (espero) que a Rita Martins não precisa de ajuda, afinal de contas é a modalidade dela, mas aqui deixo os alvos que tentaria:

Tampa (Leoas da Serra)
Luana Moura (Taboão)

A Rita se calhar não precisa, podem-lhe é cortar as pernas.. mas isso ela não tem culpa

É esperar para ver amigo  :cool2:

Jayson Tatum

Citação de: GoldenState em 09 de Julho de 2021, 09:47
Amigos,

Estamos a falar de atletas que, se após um jogo, quiserem levar para casa a camisola que suaram durante 40 min, não podem. E isto acontece tanto no clube como na selecção.
Apenas no final da época podem ficar com a camisola.

É este o contexto em que estas atletas actuam hoje, e vocês estão a querer falar de uma profissionalização.
São ideias muito bem intencionadas, mas é um fosso demasiado grande para ser fechado assim.

Há matérias nas quais convosco coincido, mas em relação às quais não consigo ter essa vossa assertividade já que desconheço o trabalho que o Benfica tem feito (ou tentado, ou não) fazer.

- Um patrocinador seria à partida algo elementar e com o qual todos, penso, concordamos. Mas como referi, não sei que esforços o Benfica fez nessa matéria.

- Uma linha de merchandise própria para o feminino cujas receitas entrassem no orçamento das equipas. Parece-me uma ideia interessante em teoria. É viável? Não sei, mas acho que seria uma ideia que o clube deveria estudar.

- Receita de bilheteira (por mais pequena que fosse). É uma ninharia, mas é igualmente preciso estudar se os adeptos estariam dispostos a pagar 1€/2€ por jogo, ou se as equipas ficariam a jogar para as cadeiras.

- Falaram da transmissão de jogos. Em Itália e no Brasil existem serviços de streaming pagos que transmitem os jogos femininos. Mas igualmente vos pergunto, quantos de vós estariam dispostos a pagar 9€/mês para os subscrever.

Não discordo do princípio de que idealmente a vertente feminina deveria poder abandonar este patamar de amadorismo e subir degraus. Mas penso também que muito daquilo que sugerem acaba por ser neste momento uma visão romântica e ainda distante da realidade actual.
Os passos terão de ser mais pequenos, mas seguros. O problema será se nem passos pequenos estiverem a ser dados.

Pode parecer uma visão romântica hoje, mas a tendência social na Europa vai no sentido de uma crescente igualdade naquilo em que a desigualdade não tem justificação.

Estou convencido, por exemplo, que a circunstância da equipa feminina sénior ainda ser subalternizada em relação à formação masculina, sem direito a treinar e jogar no Seixal, daqui a poucos anos vai ser considerada uma bizarria retrógrada.

Patrocínios é procurá-los. Não acredito que em 1, 2  ou 3 anos não haja ninguém que não se queira associar à marca Benfica, no contexto próprio do desporto, saúde e bem-estar femininos.

Mas talvez mais importante para o salto do romantismo para o realismo, seja o que já disse. É necessário promover muito e bem as nossas equipas femininas junto da generalidade dos sócios. Os ecrãs do estádio nos dias de futebol também deviam servir para isso. É necessário que a generalidade dos sócios conheça e em consequência valorize as nossas atletas. Nada se fará de um dia para o outro, mas se poucos conhecerem as equipas e as atletas, se o próprio Clube não valorizar as suas atletas junto dos sócios e se a informação sobre os horários dos jogos andar perdida pela internet, aí continuará a ser difícil fazer sair as modalidades femininas do rodapé face ao desporto masculino.

Goldenangel

Amigos,

Estamos a falar de atletas que, se após um jogo, quiserem levar para casa a camisola que suaram durante 40 min, não podem. E isto acontece tanto no clube como na selecção.

É este o contexto em que estas atletas actuam hoje, e vocês estão a querer falar de uma profissionalização.
São ideias muito bem intencionadas, mas é um fosso demasiado grande para ser fechado assim.

Há matérias nas quais convosco coincido, mas em relação às quais não consigo ter essa vossa assertividade já que desconheço o trabalho que o Benfica tem feito (ou tentado, ou não) fazer.

- Um patrocinador seria à partida algo elementar e com o qual todos, penso, concordamos. Mas como referi, não sei que esforços o Benfica fez nessa matéria.

- Uma linha de merchandise própria para o feminino cujas receitas entrassem no orçamento das equipas. Parece-me uma ideia interessante em teoria. É viável? Não sei, mas acho que seria uma ideia que o clube deveria estudar.

- Receita de bilheteira (por mais pequena que fosse). É uma ninharia, mas é igualmente preciso estudar se os adeptos estariam dispostos a pagar 1€/2€ por jogo, ou se as equipas ficariam a jogar para as cadeiras.

- Falaram da transmissão de jogos. Em Itália e no Brasil existem serviços de streaming pagos que transmitem os jogos femininos. Mas igualmente vos pergunto, quantos de vós estariam dispostos a pagar 9€/mês para os subscrever.

Não discordo do princípio de que idealmente a vertente feminina deveria poder abandonar este patamar de amadorismo e subir degraus. Mas penso também que muito daquilo que sugerem acaba por ser neste momento uma visão romântica e ainda distante da realidade actual.
Os passos terão de ser mais pequenos, mas seguros. O problema será se nem passos pequenos estiverem a ser dados.

A meu ver é isto que falta no Benfica, mas todo e é transversal!

Discutir ideias, ouvir pessoas e assim melhor as coisas.

Nao vou falar deste caso em concreto, mas acho que muitas dessas ideias podiam e deviam ser aplicadas nas diversas modalidades!

Jayson Tatum

Ainda a propósito das duas saídas: com a saída da Fifó (e independentemente da necessidade de reforços), pode e deve ter agora a palavra a Leninha!

JMiguel23

Citação de: Léo_SLB20 em 09 de Julho de 2021, 02:14
Citação de: RED_SHARK38 em 09 de Julho de 2021, 01:16
Citação de: GoldenState em 08 de Julho de 2021, 20:20
Citação de: Chico_odv em 08 de Julho de 2021, 19:41
O Guitta também queria muito regressar a casa e o Iturriza queria muito ir para o Barcelona clube campeão europeu, mas na verdade continuam ambos, um no Sporting e outro no Porto, respectivamente...

Só aqui é que não temos como segurar ninguém nem cortar as pernas a ninguém...
Mas é comparável, sequer?

Ora, suponhamos:

Janice e Fifó pedem 1500€/mês para ficar. Ok, 3000€/mês aqui.

Depois vem a Ana: "então se estas ganham 1500€, eu sou a melhor do mundo, quero 2000€. Tá bom.

Depois vem a Sara e a Inês, mais 4000€.

A Raquel também é internacional, ora dá cá mais 1000€.

De repente, só aqui, temos 10.000€/mês. Fora restantes despesas.

Isto é um cenário exequível para uma equipa que compete em provas amadoras? Que não tem patrocínio? Que não vende merchandise? Que não tem receita de bilheteira?

Outra coisa, se querem ganhar como profissionais têm de ser profissionais, ou seja treinar 5 dias por semana. Com a faculdade / emprego a passar para 2º plano.

Agora se me disseres que as substitutas vêm ganhar isso ou perto, aí sim, podemos questionar o porquê de a verba estar disponível para umas e não para outras.

Usar o critério de modalidades amadoras e falta de receitas é demasiado falacioso.
A Marca BENFICA tem só a ganhar com atletas de eleição. Pela mesma ordem de pensamento, deixemos então o atletismo de lado, a canoagem de lado, o Judo de lado, e tantas outras que em termos de profissionalismo se contam casos isolados em modalidades essencialmente amadoras.
O problema que reflete estas "questões de orçamento" assenta em 1º lugar na valorização do desporto masculino por tradição. Em qualquer projecto de desenvolvimento económico o retorno pode ser indirecto (conteúdos televisivos por exemplo). Penso por exemplo que a quota das modalidades nunca foi algo totalmente explorado. Desconhecia por completo que o Futsal Feminino não tinha qualquer patrocinador, o que a ser verdade revela a incapacidade e incompetência de quem dirige tais sectores do clube. Mas passa pela cabeça de alguém que uma instituição como o BENFICA não consiga angariar um patrocinador digno para uma secção que em 17 anos de existência tem 21 títulos conquistados e que actualmente é Tetra Campeã??
Quanto a hipótese de negociação que apresentas, quem sabe negociar não entra nesses barcos de chantagem barata. Isso não existe. Cada um negocia o seu contrato nos seus termos e condições. Se fossemos por essa lógica nenhum clube ou equipa de sucesso conseguiria manter uma equipa competente e campeã. Os contratos renovam-se por períodos de tempo, pelo projecto, pelos objectivos e pelo potencial ou valor da atleta.
Não se pode é esperar que o contrato esteja a terminar e depois tentar negociar novo termo. Isso é de amador..
Aprendam que nestas modalidades quem dá mais é que é amigo ... Elas não vão ficar no Benfica por 500 quando podem ir ganhar 1000 para outro lado , isto é como um emprego é o ganha pão delas ...

Eu já disse aqui no forum na secção do futsal masculino e repito para verem como funcionam estas modalidades em Portugal ... Há jogadores a ganhar mais numa 2ª divisão do que na Liga Sportzone ! O que acham que eles vão escolher ? Ganhar mais na 2ª ou menos na 1ª ?

Temos o caso do Tunha , campeão Europeu e jogou este ano na 2ª porquê ? Não me admira nada que ganhe mais que em 90% das equipas da 1ª ...
O Tunha joga na 2ª divisão simplesmente pela falta de qualidade, ninguem quer pagar por aquilo que ele pensa que vale.

JMiguel23

Citação de: FaithNoMore em 09 de Julho de 2021, 10:53
Citação de: faneca_slb4ever em 09 de Julho de 2021, 10:16
Citação de: FaithNoMore em 08 de Julho de 2021, 22:33
Citação de: JMiguel23 em 08 de Julho de 2021, 21:53
Citação de: FaithNoMore em 08 de Julho de 2021, 19:52
Citação de: Chico_odv em 08 de Julho de 2021, 19:41
O Guitta também queria muito regressar a casa e o Iturriza queria muito ir para o Barcelona clube campeão europeu, mas na verdade continuam ambos, um no Sporting e outro no Porto, respectivamente...

Só aqui é que não temos como segurar ninguém nem cortar as pernas a ninguém...

O Iturriza não foi para o Barcelona porque eles não quiseram,já tinham acordo mas depois deixaram cair.
O Porto cobriu o que o Barcelona iria pagar e além disso está a constituir família em Portugal, não foi porque o Barcelona não quis.

O Barcelona deixou de ter interesse na contratação do Iturriza

Não deixou nada.

Estavam tão interessados que andaram 4 meses para assinar.
São pré-contratos. O Benfica no ano passado tambem tinha alguns jogadores com pré-contrato no Andebol que depois desistiram e foram para outros clubes.
Andebol não é futebol.

RED_SHARK38

Estamos todos a tentar contribuir para algo, mas reforço o sentido das minhas palavras.
Não é concebivel estar a comparar o Futsal Feminino, com o Voleibol, Andebol, Basquetebol, e até o Hoquei em Patins, todas na vertente feminina, claro.
Em termos de visibilidade, interesse dos sócios e adeptos o Futsal NATURALMENTE que capta mais interesse.
O Futsal Feminino NATURALMENTE está num patamar competitivo muito superior às modalidades no feminino referidas anteriormente.
O profissionalismo (mais adequadamente o Semi-Profissionalismo) deve ser atingido pelo nível competitivo e não por decreto. As modalidades em vias de desenvolvimento competitivo necessitam de fortes apoios na vertente da formação para ter condições de evolução e mais tarde - cada uma com o seu ciclo de crescimento - pensar-se no profissionalismo/semi-profissionalismo.
Recuso-me a acreditar que um BENFICA organizado, ambicioso e moderno não consiga passar de "500 para 1000" em 1/2 dúzia de atleta de valia. Repito, se tal acontece é sinal de incompetência, falta de orientação moderna ou interesses próprios de alguns.
Vivemos numa era que se tenta impor igualdade e fraternidade pela sociedade nacional (e mundial), elevando também o papel da mulher, havendo com tudo isso uma imensidão de oportunidades e nós não conseguimos trabalhar isso??? Mentalidades novas precisam-se!!!
Relativamente aos apoios, já há muito tempo que as autarquias e todos orgãos públicos que não podem colocar dinheiro directamente nos clubes (tirando as ilhas). Apoiam sim em matéria de instalações, transportes e outras questões logísticas.
Em relação às coisas menos boas da secção - camisolas e outras faltas de reconhecimento interno é algo que só com mudança das cúpulas superiores é que poderão ser ultrapassadas. E juntamente com a voz dos adeptos!!!

GoldenState

Não vi também nenhuma reacção quer da Sara, quer da Ana a estas saídas.

Será um bom indicador, certamente.

Firedeep22

Citação de: J. Tatum em 09 de Julho de 2021, 12:51
Ainda a propósito das duas saídas: com a saída da Fifó (e independentemente da necessidade de reforços), pode e deve ter agora a palavra a Leninha!

Exato! A minha única preocupação para o futuro é mesmo substituir a Janice, vai ser muito complicado  :cry2:

Léo_SLB20

Amigos,

Concordo , devemos de começar a trabalhar melhor as nossas equipas femininas ...

Talvez desse modo o Benfica possa crescer mais nas modalidades e cativar as melhores do estrangeiro a se juntarem a nós !

Ninguém está a dizer que é fácil mas acho possível começar a fazer mais fundos a vender merchandising , bilheteira , etc etc etc ...

FaithNoMore

Citação de: Xonas_14 em 09 de Julho de 2021, 11:18
Citação de: miguelsousamartins em 09 de Julho de 2021, 11:08
com a saida da Janice.... devia ja ca estar a carla vanessa e a Pisko... obviamente.

Too late, foram as duas para o Nun'Alvares

O sporting pagava as clausulas e não havia problema.

Xonas_14

Citação de: FaithNoMore em 09 de Julho de 2021, 15:01
com a saida da Janice.... devia ja ca estar a carla vanessa e a Pisko... obviamente.

;D ;D

Que eu saiba a Taninha ainda não assinou por ninguém, vai Rita que pode ser tua

Acare172

Citação de: Xonas_14 em 09 de Julho de 2021, 15:21

;D ;D

Ela deve saber, digo eu..  :confused:

Cyb3rNeo

Gostava de ver a Cátia Morgado no Benfica.

Maldini

Citação de: Acare172 em 09 de Julho de 2021, 15:26
Citação de: Xonas_14 em 09 de Julho de 2021, 15:21

;D ;D

Ela deve saber, digo eu..  :confused:

Vi no zona técnica futsal que essa tampinha assinou pelo Nuno Álvares ... Ou não é a mesma?