Formação (2020/2021)

Ian

É possivel, e confesso que fiquei na duvida, mas do Rifen lembro-me bem.

lancadordedois

Citação de: gungunhana em 17 de Maio de 2021, 23:31
No inicio desta época o Benfica levou uma sangria a nivel de treinadores de Formação (já ouvi de quem saiu e de está na Secção tanta versão dìspar que não falo dos porquês), por acaso só agora a miudagem voltou a jogar senão o nivel tinha caido ainda mais.
O Benfica, Porto e Sporting teem os jogadores que quiserem, não precisam de andar a fazer captação como se pede aqui, os miudos(as) aparecem na Luz por si próprios ou são convidados pelos nossos técnicos directamente a partir de sub 14.
O problema está em quem treina, como e na forma e perspectiva que miudos e pais teem de futuro no Basket, como o Ian disse, enquanto não houver dinheiro duma forma transversal no basket português mta gente entende a Formação como um meio para passat tempo e não para progredir na carreira, porque a carreira não existe...

Imaginem ter treinadores no Mini, sub 14 , sub 16 e sub 18 de nivel III, pagar-lhes bem e por igual, ficar só com a miudagem que tem a ambição de melhorar, aceitar exigência e pôr o basket á frente de td (cm no futebol) pk vai ser profissional, a melhoria seria enorme e por certo que teriamos gente que chegaria a senior melhor preparado.

Agora vejam o lado dos pais e dos miudos(as), que davam o seu máximo, apostavam td e no fim de 6/7 anos de Formação não eram escolhidos para as nossas equipas seniores e não tinham sequer mais 20 equipas em Portugal para jogar profissionalmente...

Há malta aqui no site que fala com o Henrique Vieira tu cá tu lá, perguntem-lhe o que ele fez em Oliveira de Azemeis, com o apoio da Camara Municipal local, esse projecto foi tremendo, bem pensado, bem montado e ao fim de algum tempo caiu... ele melhor que ngm pode contar essa história, foi pena ter terminado, e provávelmente a razão foi a de sempre falta de dinheiro e invejas de quem não estava no projecto e queria estar.
Em Torres Vedras o Zè Tavares (agora Coordenador do Sporting) tentou fazer algo parecido, todos os alunos de todas as escolas c+s fariam Basquetebol pelo menos duas vezes por semana, apoio total da Camara, treinadores profissionais, tudo quase certinho, tudo quase a arrancar, e depois nada...

Qualidade , dinheiro, visibilidade transversalmente no basket português, para haver mais clubes capazes de se profissionalizarem. Treinadores de nivel II e III a estar pelo Minibasket, pagos como pelo menos os de sub 18, sub 19.
Atletas escolhidos pelo vontade que tem de evoluir e capazes de suportar uma cultura de esforço, este será sem duvida um bom começo.
Scouting em locais  mauzinhos para estar a nivel habitacional, salubridade  etc fora de Portugal, onde nenhum técnico endeusado quer estar, mas com atletas de potencial fisico que cá não existem e que temos de descobrir antes de outros clubes (Porto faz isso no Andebol com Cuba, Porto começou a fazer isso no Futebol na Nigéria, mas nós é que estamos 10 anos á frente...enfim...) e seria por aÍ.

O Walter Tavares foi "descoberto" por um  alemão que tinha uma empresa ligada ás pescas em Cabo Verde, que o viu a jogar futebol!!!... e percebeu que com aquele tamanho devia era estar no basket.
O sonho do Walter era vir para o Benfica jogar futebol, ngm em Cabo Verde que falava com o miudo e o via, com tantos que se dizem benfiquistas lá, conseguiu dar a dica ao Benfica para pelo menos o verem e perceberem que seria importante para nós???
O alemão falou com gente conhecida em Málaga, que rapidamente o levaram para o Unicaja e qual futebol, qual quê... vai mas é para o basket.
Acho que o meu amigo e antigo colega de Liceu  Mané actual Seleccionador de Cabo Verde já lá andava por essa altura e tivesse o Sporting equipa de basket nesse periodo (que não tinha) e o seu fanático ;D sportinguismo teria por certo feito com que o Walter estivesse em Alvalade.

apesar de sermos Benfica e socios , nao tirava a minha filha dos Lombos por nada.

gungunhana

O Lombos em femininos trabalha bem, conseguiu com apoios camarários construir um edificio que lhe dará mt poder negocial em breve, alguns quartos servirão até como "academia" para jogadores e jogadoras que vieram de fora, mas tem claramente no seu inicio um processo que mts clubes que eram da mesma importãncia não tiveram, devido á importância do seu presidente de então, Magina da Silva ao dia de hj Director Nacional da PSP...por exemplo o pavilhão era para ser Municipal e passou para as mãos do clube em "oferta", a licença para construir o edificio novo contiguo ao pavilhão e que estava destinado a paruqe de estacionamento, não é dada a outros clubes que pretendem (tendo espaço próprio) construir academias e ou pavilhões etc. 

Hj o nome e nivel granjeado no feminino em basket ( e falemos só de basket...) permite-lhe entrada directa em captações naquelas que eu chamo de "escolas de ricos" (até teem essas escolas, competições desportivas só entre elas...), onde o desporto tem peso e a miudagem cresce desportivamente de forma mais rápida e sustentada.

Depois tal como Benfica, Porto e Sporting no Masculino, os Lombos no feminino são um clube de referência e conseguem ver os convites dos seus treinadores aceites por atletas e pais, actuando em mts casos como eucaliptos de forma em tudo igual aos 3 grandes, mas olha que a vitória do Benfica este ano no campeonato vai mudar mta coisa no feminino...
E nesta época a saida da treinadora de sub 16 do Benfica para os Lombos, que até levou com ela algumas jogadoras ( tanto quanto sei), será facto que provávelmente a partir de agora não se repetirá. O factor CAR Jamor, que através da vinda de miudas de outros pontos do Paìs para Lisboa estudar e estagiar na Selecção, que até agora beneficiava os Lombos, pois acabavam por se transferir para lá, poderá agora sofrer uma inversão...
Mas eu sobre isso não gosto de falar, "silly season", transferências futuras  isso para mim vale pouco, o que me interesssa é que o meu clube perceba o que quer, quem traz e porque traz e depois que crie a quem traz (miudagem  ou adultos) condições para que se adaptem e produzam o melhor que sabem e que os fez vir e infelizmente quer em miudagem, quer em adultos temos falhado vergonhosamente nisso, porque continuamos a achar que basta atirar com dinheiro para cima de tudo, acreditando que dps tudo se resolve...

Agora acredito quando dizes que não tiras a tua filha`dos Lombos, dou mt valor á Nani e ao Zè Leite por td o que lá fizeram e  fazem, espero que a tua filha esteja a evouluir em treino e em jg, tendo minutos na equipa em que joga e que continue a desfrutar e a chegar a casa contente e ansiosa por chegar a hora de treinar no dia seguinte.

gungunhana

Citação de: Ian em 18 de Maio de 2021, 07:31

Miudos ricos Angolanos (tb só me Lembro do Rifen), que esteve no Benfica, mas apenas de passagem na sua vida por imensos países... O Rifen estava a estudar no Colégio Militar, foi indicado pelo prof de Ed.Fisica ao Benfica ( não sei se o Prof lá no Colégio ainda é o Carlos Bernardino, que foi treinador de Formação de Basket no Benfica). Agora está nos USA, formou-se e vai fazer a sua vida profissional, se será no Basket ou fora dele se verá, mas o Benfica foi apenas uma pequena janela na sua vida, creio até que jogou mt poucos jgs, porque creio que era interno no Colégio Militar e só saia ás 6ªas. O Nuno Rodrigues (Grosas) que foi treinador dele (senão me falha a memória) pode falar melhor sobre isso.

Angola tem um acordo com alguns Colleges, que aceitam jogadores angolanos com potencial e que os desenvolvem, os miudos angolanos que aparecem por cá, teem sido melhores do que os que cá temos, mas não teem sido impactantes no sentido de ascender á equipa senior, logo considero mau o investimento que neles tem sido feito, só teem vindo para tentar ganhar campeonatos na Formação, ainda por cima em épocas de Covid...... 

Gman

Estiveram os dois Rifen fez o 1ano e meio Selton 2 e meio

Eram alunos nos Pupilos do exército
Foram vistos no desporto escolar, e não recomendados por ninguém

lancadordedois

Citação de: gungunhana em 18 de Maio de 2021, 12:18
O Lombos em femininos trabalha bem, conseguiu com apoios camarários construir um edificio que lhe dará mt poder negocial em breve, alguns quartos servirão até como "academia" para jogadores e jogadoras que vieram de fora, mas tem claramente no seu inicio um processo que mts clubes que eram da mesma importãncia não tiveram, devido á importância do seu presidente de então, Magina da Silva ao dia de hj Director Nacional da PSP...por exemplo o pavilhão era para ser Municipal e passou para as mãos do clube em "oferta", a licença para construir o edificio novo contiguo ao pavilhão e que estava destinado a paruqe de estacionamento, não é dada a outros clubes que pretendem (tendo espaço próprio) construir academias e ou pavilhões etc. 

Hj o nome e nivel granjeado no feminino em basket ( e falemos só de basket...) permite-lhe entrada directa em captações naquelas que eu chamo de "escolas de ricos" (até teem essas escolas, competições desportivas só entre elas...), onde o desporto tem peso e a miudagem cresce desportivamente de forma mais rápida e sustentada.

Depois tal como Benfica, Porto e Sporting no Masculino, os Lombos no feminino são um clube de referência e conseguem ver os convites dos seus treinadores aceites por atletas e pais, actuando em mts casos como eucaliptos de forma em tudo igual aos 3 grandes, mas olha que a vitória do Benfica este ano no campeonato vai mudar mta coisa no feminino...
E nesta época a saida da treinadora de sub 16 do Benfica para os Lombos, que até levou com ela algumas jogadoras ( tanto quanto sei), será facto que provávelmente a partir de agora não se repetirá. O factor CAR Jamor, que através da vinda de miudas de outros pontos do Paìs para Lisboa estudar e estagiar na Selecção, que até agora beneficiava os Lombos, pois acabavam por se transferir para lá, poderá agora sofrer uma inversão...
Mas eu sobre isso não gosto de falar, "silly season", transferências futuras  isso para mim vale pouco, o que me interesssa é que o meu clube perceba o que quer, quem traz e porque traz e depois que crie a quem traz (miudagem  ou adultos) condições para que se adaptem e produzam o melhor que sabem e que os fez vir e infelizmente quer em miudagem, quer em adultos temos falhado vergonhosamente nisso, porque continuamos a achar que basta atirar com dinheiro para cima de tudo, acreditando que dps tudo se resolve...

Agora acredito quando dizes que não tiras a tua filha`dos Lombos, dou mt valor á Nani e ao Zè Leite por td o que lá fizeram e  fazem, espero que a tua filha esteja a evouluir em treino e em jg, tendo minutos na equipa em que joga e que continue a desfrutar e a chegar a casa contente e ansiosa por chegar a hora de treinar no dia seguinte.

qual edificio é que falas? o do lado esquerdo (estando de frente é ) residencia a estrangeiros jovens estudantes (presumo) , o do lado direito e enorme é de uns privados , mas estao a construir algo ainda muito no inicio e parece coisa pouca na recta antes de chegar ao pavilhao

Coach_Gouveia

Citação de: Gman em 18 de Maio de 2021, 15:29

Selton é o melhor dos 2.

gungunhana

Citação de: lancadordedois em 18 de Maio de 2021, 16:31

qual edificio é que falas? o do lado esquerdo (estando de frente é ) residencia a estrangeiros jovens estudantes (presumo) , o do lado direito e enorme é de uns privados , mas estao a construir algo ainda muito no inicio e parece coisa pouca na recta antes de chegar ao pavilhao

Falo do edificio construido no antigo parque de estacionamento do pavilhão, quando se entra fica do lado esquerdo sim. O terreno era (ou é ) dos lombos e capitalizaram com essa construção.
Poderia falar de pelo menos 3 clubes que teem terrenos que tb são cobiçados por construtores para residências, mas que está mt dificil obter os ok´s para as construções.
E de um que tem terreno para pavilhão, mas falta o acordo para receber os fundos do Estado que precisa para avançar.
Como tudo na vida há que ter sorte e pessoas com conhecimentos nas Direcções.

Só mais um aparte , esqueci-me do trabalho do Tiago Almeida mesmo no inicio dos Lombos,tempo das vacas magras, quando não havia ainda Pavilhão Municipal de Carcavelos ( que repito depois passou para os Lombos) e todo o basket tinha de treinar e jogar  na Escola Secundária de Carcavelos, mesmo com os balneários para os árbitros fora do pavilhão. Sem o trabalho e força de vontade do Tiago, mais outros treinadores como   a Teresa por exemplo, naqueles  tempos iniciais bem dificeis, os Lombos não se tinham aguentado como outros clubes que tentaram tb seguir em frente mas não aguentaram o impacto inicial....

gungunhana

Citação de: Gman em 18 de Maio de 2021, 15:29

Ok, não era então o Colégio Militar eram os Pupilos...
Se foram "vistos" no Desporto Escolar, o visionamento e respectivo encaminhamento deve ter sido trabalho do meu amigo Freddy Umbelina, coach dos sub 14 do Benfica e pessoa ligada em lisboa ao Desporto Escolar na vertente do Basket...
Miudos daquele tamanho e com a constituição fisica que tinham, em Lisboa tinham de ir parar ao basket do Benfica, não passavam despercebidos.

lancadordedois

Citação de: gungunhana em 18 de Maio de 2021, 23:09
Citação de: lancadordedois em 18 de Maio de 2021, 16:31

Falo do edificio construido no antigo parque de estacionamento do pavilhão, quando se entra fica do lado esquerdo sim. O terreno era (ou é ) dos lombos e capitalizaram com essa construção.
Poderia falar de pelo menos 3 clubes que teem terrenos que tb são cobiçados por construtores para residências, mas que está mt dificil obter os ok´s para as construções.
E de um que tem terreno para pavilhão, mas falta o acordo para receber os fundos do Estado que precisa para avançar.
Como tudo na vida há que ter sorte e pessoas com conhecimentos nas Direcções.

Só mais um aparte , esqueci-me do trabalho do Tiago Almeida mesmo no inicio dos Lombos,tempo das vacas magras, quando não havia ainda Pavilhão Municipal de Carcavelos ( que repito depois passou para os Lombos) e todo o basket tinha de treinar e jogar  na Escola Secundária de Carcavelos, mesmo com os balneários para os árbitros fora do pavilhão. Sem o trabalho e força de vontade do Tiago, mais outros treinadores como   a Teresa por exemplo, naqueles  tempos iniciais bem dificeis, os Lombos não se tinham aguentado como outros clubes que tentaram tb seguir em frente mas não aguentaram o impacto inicial....

ya na secundaria ... conheço a bem. O clube nasceu/cresceu com o Surf , onde teve grandes resultados (e vai tendo) depois foi ganhando outra dimensão com as modalidades , e ainda bem.

Pena não terem basket masculino

Gradinni

Desde a retoma

Proliga

Eléctrico 90-83 Benfica Sub 22
Ginásio Olhanense 94-78 Benfica Sub 22

Torneio complementar sub 18

CB Queluz 36-38 Benfica

Feminino - Torneio complementar sub 19

Carnide 32-35 Benfica

Gradinni

Proliga
Benfica Sub22 90-87 Ginásio Olhanense (após prolongamento)

Gradinni

Sub 18
Sporting 47-42 Benfica

Gradinni

Manutenção na Proliga assegurada

Gradinni