Equipamentos do Sport Lisboa e Benfica 2021/22

Kurt Cobain 10



É dificil fazer um equipamento deste tipo para o futebol ?  :estrelas:

Red_Wings

Citação de: Kurt Cobain 10 em 28 de Abril de 2021, 17:55


É dificil fazer um equipamento deste tipo para o futebol ?  :estrelas:

Vinha aqui deixar precisamente isso!

Há mais Benfica num equipamento da equipa de râguebi do que em qualquer um da equipa de futebol!!











cachecolglorioso


melo7

Citação de: Once_Human em 28 de Abril de 2021, 19:37
https://mobile.twitter.com/ziovisuals/status/1387086137898975235
"Equipamento para homenagear o aniversário do bicampeonato europeu".

Têm é de explicar como é que isso é homenagem, mas pronto.

Eagle Heart


Torgal

Citação de: _Xebola_ em 28 de Abril de 2021, 14:37
Citação de: Torgal em 26 de Abril de 2021, 23:20
Vou deixar aqui a minha opinião.

1. Finalmente vamos voltar a ter branco no equipamento alternativo, sendo que esta alteração aparenta ser acompanhada de uma camisola principal vermelha com pormenores brancos e símbolo a cores.

2. Na minha opinião o símbolo monocromático no equipamento principal devia ser abolido. O símbolo dourado desta época, em si, não é feio, de todo. Acho que até se justifica utilizá-lo, num sentido emblemático, aproveitando a associação da cor dourada a campeões ou momentos de destaque e simbolismo, como por exemplo, um equipamento de final de uma ou duas competições (edição limitada) ou um equipamento comemorativo pontual utilizado num jogo especial ou comemoração justificada.

3. Não sou o defensor cego da adoção do monocromático só porque sim, mas devemos ter em conta a modernização dos designs de equipamentos de futebol atualmente. Somos um clube grande que acompanha as grandes marcas e as grandes tendências de outros colossos também, alguns deles igualmente repletos de história e valores como o SLB.



De exemplo, os equipamentos do Bayern Munique:



Estes equipamentos acima são todos na linha do que é normal no Bayern, respeitando as cores tradicionais mas inovando com pequenos pormenores que fazem toda a diferença.

No de 19/20 um equipamento muito simples apenas com vermelho e branco básico do template da Adidas dessa época, algo que até para o Benfica ficaria sublime, com o símbolo a cores claro.

Em 15/16, numa alteração que aqui se calhar já seria suficiente para ser polémica, apostaram em pormenores de vermelho mais escuro que o vermelho base da camisola. No entanto, preservaram o patrocínio e símbolo da Adidas a branco, satisfazendo se calhar o mais conservador dos adeptos em relação ao que seria um equipamento do Benfica sem os detalhes em branco.

No equipamento de 16/17 há uma clara alteração da gola para o formato polo, um look mais clássico por isso mesmo, e um ligeiro padrão subtil no vermelho da camisola, com os pormenores da marca a branco. Também algo que, curiosamente, seria um equipamento do Benfica muito bonito a meu ver.



Na imagem acima podem também verificar um dos raciocínios utilizado para os equipamentos do Bayern, sendo que devia ser um critério sempre presente em algum dos equipamentos de qualquer clube. Existe uma clara tentativa bem sucedida de recriar, e de certa forma prestar homenagem, aos equipamentos do passado histórico da equipa, encarnando neste caso cores que não se adequam ao Benfica (azul) mas ressuscitando o passado da equipa alemã. Respeito e honra pela passado são valores que também o Benfica deve ter presentes, e isso é algo que pode ser refletido nos equipamentos emblemáticos que temos tido como os que estão abaixo como exemplo:



Em relação ao que foi o dourado incluído na camisola do Benfica este ano, lembrar que o Bayern, não desrespeitando a sua história, também percebeu que o dourado está, se devidamente utilizado, associado aos campeões e a cores tipicamente ligadas a clubes vencedores. Não se pretende vincular definitivamente a cor ao clube, mas fazer uso da sua inclusão esporádica como algo festivo e enaltecedor. Claro que, a favor do Bayern, joga o fator óbvio do símbolo ser a cores na camisola principal e de terem preservado algo de branco na camisola principal. No entanto, não seria de chocar que o patrocínio fosse também a dourado. Se assim fosse, seria uma época com um equipamento diferente (com equipamentos alternativos provavelmente a preservar cores clássicas para "compensar" o equipamento principal mais alterado). O equipamento a que me refiro é este:




No que toca aos equipamentos alternativos, já mencionei acima que, na minha opinião, o monocromático não deve ser uma coisa a abolir. É algo que bem usado fica esteticamente agradável e preserva os traços de um clube no símbolo, é uma tendência global e adotada por todos os grandes com critério e até larga aprovação dos adeptos e facilita também alguns looks mais homogéneos. Com isto é preciso ter noção de que:

- o símbolo monocromático não deve ser a regra mas a excepção

- o look final de uma camisola com símbolo monocromático deve também ter peso na aprovação do equipamento, e não conduzir a uma negação instantânea da camisola. Se a camisola tem pormenores relacionados com o Benfica ou a sua história em termos de cor e faz o que é um aspeto à altura da história do Benfica, isso por si só deve balançar a inclusão do símbolo monocromático.

- nem todos os equipamentos serão bem conseguidos. há que tentar inovar, experimentar e arriscar, mesmo que algumas ideias, com ou sem monocromático, saiam "demasiado" outside the box. Nisto cabe bem o conceito de termos sempre 3 equipamentos em que 2 preservam alguma da identidade do clube e o terceiro se torna uma tela 100% livre para inovar. As marcas têm o seu peso na decisão, e querem vender, por isso não se põe a inventar equipamentos que julgam ser maus e não vão vender, pois isso prejudicaria a sua própria receita. Há estudos internos e de mercado que se traduzem, às vezes não tão bem, em conclusões gráficas.

- no caso do Benfica, o preto não representa uma cor histórica como base da camisola, mas tem vindo a ser adoptada, na minha opinião bem, como uma alternativa ao branco (juntamente com outras combinações mais infelizes como aquele equipamento cinzento e vermelho de 19/20). Ao contrário do que se diz, e eu entendo a intenção mais que nobre, o equipamento alternativo do Benfica não pode ser sempre branco se só existirem 2 equipamentos. Seria ideal, eu próprio provavelmente aderia a comprar essa camisola anualmente, mas também seria algo que pelas limitações impostas pelos sócios, poderia vir a saturar em termos de vendas e mercado. A cor preta é neutra e também serve de base para combinar com os vermelhos, brancos e outras cores do Benfica. Também é de apontar que tivemos o símbolo da Adidas em perto no passado.




Repescando a realidade do Bayern, em baixo também podemos ver a variação de cores no terceiro equipamento, com uma base da camisola preta ou escura, variando o símbolo a cores ou monocromático, símbolo este que permanece a cores na camisola principal das respetivas épocas.




A utilização de 3 equipamentos durante todas as épocas, como já foi acima sugerido, permite satisfazer mais facilmente todos os gostos, quer seja dos adeptos mais conservadores ou dos que não se importam de ver algumas alterações novas esporadicamente. O Bayern quase sempre consegue ter um equipamento alternativo de base branca, também variando o símbolo que usa, deixando a base preta da camisola ou de outras cores para o terceiro equipamento. Exemplo abaixo:




Resumindo o meu ponto de vista e reforçando que é a minha opinião apenas:

- Um clube como o Benfica deve ter 3 equipamentos, fruto da dimensão histórica e massa adepta.

- A existência de 3 equipamentos confere as vantagens supramencionadas, que permitem manter uma linha de cores históricas e com simbolismos aproveitados do passado. Em simultâneo, existe a possibilidade de, sempre que a marca entender, usar o terceiro equipamento para "experiências" e efeitos criativos.

- A marca tem o papel preponderante, mas a proatividade tem de estar do lado do clube. A passividade de uma Direção ou departamentos direcionados para estes assuntos claro que vai originar os equipamentos polémicos que temos visto. Mais uma vez, e talvez algo ingrato no clima que vivemos dentro das 4 linhas, a responsabilidade passa para o nosso lado que temos de pressionar. Qualquer que seja o tema do clube, não devemos deixar o nosso descontentamento passar despercebido, argumentando de melhor forma que eles e não acalmando só porque de vez em quando vem um equipamento que todos gostam.

- O pessoal mais conservador tem 100% de razão quando diz que os monocromáticos vão contra os estatutos do clube mas, aqui perdoem-me, como insinuei acima, nos alternativos deve ser aberta excepção (mas nunca tornada regra).


Não deixo a minha apreciação específica do equipamento alternativo que anda a circular, tirando que alterava o símbolo monocromático preto para o inverso, como fiz numa imagem num post anterior neste tópico.

Espero que a minha apreciação vos seja útil e, acima de tudo, ajude conservadores e "libertários" a encontrar common ground no assunto dos equipamentos. Não vale a pena darem pontapés uns nos outros por causa de gostos, tentem justificar-se e arranjar solução comum que possa parecer credível para ambos os lados.

Deixo também aqui a proposta que enviei há uns meses (com comentários) para o movimento "Servir o Benfica" relativamente a uma possível mudança dos estatutos e regulamento nesta temática. Existe também uma proposta nas últimas páginas sobre a criação de um comité criativo.

https://docdro.id/2lrThWT

Saudações Benfiquistas!


Epah nunca mais comentaste no VM, pois não?

Boas, muito raramente deixo lá um comentário mas nunca mais enviei nada escrito. Também comentas por lá?

FlavioGSLB

Citação de: cachecolglorioso em 28 de Abril de 2021, 19:44
Citação de: Once_Human em 28 de Abril de 2021, 19:37
https://mobile.twitter.com/ziovisuals/status/1387086137898975235

Faz-me lembrar as túnicas dos empregados de um restaurante Chinês que havia para os lados da Rua da Palma em Lisboa...

Bora fazer um equipamento para homenagear o bicampeonato europeu!

Alguma sugestão?

Claro, um equipamento preto!

Desapareçam mas é!


diableimage

Citação de: johnnybgood em 29 de Abril de 2021, 01:34



Caputa de Sagres gigante. Daqui nada os nomes dos jogadores estão na regueifa

Já nem falo do facto de o monocromático ser dispensável. Mas pelo menos podiam fazê-lo bem.

diableimage

Qual é a cena de, quando jogamos nas competições europeias, os nomes dos jogadores continuarem a ser colocados mais a baixo, como se fosse para dar espaço para colocar o patrocinio da Sagres?

Cheira a amadorismo puro.

jose99slb


Sexta-Feira

Oh que merda do caralho...

Fiquem com ela.

Camisola feia meu...


Once_Human