LdC 3ª Pré-Eliminatória 1ª Mão: PAOK FC 2 - 1 SL Benfica, 15Set. Ter. 19h00 *TVI*

PAOK FC 2 - 1 SL Benfica

Liga dos Campeões


PAOK FC: Zivkovic, Ingason, Varela, Michailidis, Crespo, El Kaddouri, Schwab, Giannoulis, Pelkas, Tzolis, Akpom
Treinador: Abel Ferreira
SL Benfica: Odysseas Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Jan Vertonghen, Álex Grimaldo, Julian Weigl, Adel Taarabt (Rafa [76m]), Pedrinho (Darwin Núñez [65m]), Everton, Pizzi, Haris Seferović (Carlos Vinícius [72m])
Treinador: Jorge Jesus
Golos: Rafa (90+4)

GuilhermeMFC

Apoio que o JJ tenha voltado mas neste jogo teve péssimas decisões.

Desde já começar com Seferovic e AA, são escolhas que toda a gente vê que não fazem sentido nenhum. Pizzi desaparecido em campo em jogos a valer, para variar. Vinicius joga 18(?) minutos quando é o melhor avançado do plantel. Waldschmidt fica no banco quando tem remate fácil a meia distância e passamos o jogo em cima deles, com o PAOK todo recuado na área. Era mais que óbvio que eles iam contra-atacar quando tivessem hipóteses, e por onde? Mais que óbvio.

JJ tem muita culpa nesta eliminação. Podíamos e devíamos ter despachado isto até ao intervalo, não fosse o pino suiço lá da frente.


Flavius


kramxel²

Fdx só consegui ver o jogo agora de manhã e estou em depressão profunda....

A entrada do Seferovic tinha tudo para dar merda e deu....

Mas fdx, que melão! Foi mesmo uma derrota à JJ!

Benfiquismo

Citação de: 0dr4c1r em 16 de Setembro de 2020, 10:11
Vou deixar aqui a minha opinião em relação ao jogo de ontem. Espero que tomem isto mais como um desabafo do que como uma análise "científica" e de alguém com grandes conhecimentos dos meandros técnicos e táticos do futebol.

O que eu vi ontem foi mais do mesmo em relação à época passada.
Grande parte dos comentadores dizem que o Benfica fez uma grande primeira parte e que foi dominador, pois eu acho o contrário.
O Benfica não dominou nada a não ser a posse de bola (com passes para o lado e para trás). Jogou sem grande dinâmica e com os mesmos vícios do ano passado:
- jogadores todos enfiados na linha defensiva adversária sem grande movimentação e disponibilidade para criar espaços,
- continuamos a ter um Pizzi que não se percebe onde joga (ora está na direita, ora no meio, ora na esquerda),
- um André Almeida que estar ou não estar vai dar ao mesmo (ontem foi ainda mais surreal a quantidade de cortes "artísticos" que fez),
- uma coesão tática que não lembra nem aos treinadores das distritais (as transições do PAOK pareciam uma faca a rasgar manteiga).
- continuamos a apostar no talento individual dos jogadores em vez de colocar esse talento ao serviço da equipa (quando a bola chegava ao Everton ficava toda a gente à espera que ele sacasse um coelho da cartola)
- bolas paradas ofensivas continuam a ser todas (mal) marcadas pelo nosso "especialista" sem que nenhuma cause grande coisa. Parece não haver treino nesta vertente.
- bolas paradas defensivas pouco melhores que o ano passado.
- pressão ao portador da bola sem grande objectividade, era mais pressão individual do que outra coisa, se o jogador que ia pressionar fosse batido o adversário ficava com tempo e espaço para organizar o jogo.

Resumindo a primeira parte: muita posse pouca objectividade. Tivemos 1 oportunidade clara de golo pelo Seferovic, 1 remate de Pizzi (de livre) ao poste e 2 remates (Taarabt e Pedrinho) de fora da área que assustaram.

Na segunda parte as coisas voltaram ao normal. Se na primeira ainda conseguíamos trocar a bola para o lado e para trás, na segunda com a mudança de estratégia do PAOK voltamos a ser uma equipa que não sabia o que fazer com bola e com imensas dificuldades nas transições defensivas.
Além disto continuamos uma equipa macia (como é possível no segundo golo o LE do PAOK correr mais de meio-campo com bola sem que ninguém tenha sequer tentado fazer falta?? Nanu diz olá.)
Depois voltamos a ver um filme tantas vezes visto nas épocas anteriores, um treinador no banco sem saber o que fazer (onde está o Jesus que passava o jogo a barafustar com os jogadores?) e que quando a equipa está em baixo mete-se a lançar avançados tirando os jogadores que podem criar desequilíbrios e deixando em campo os que não estão a acrescentar grande coisa.

O meu resumo deste jogo é: mais do mesmo, não vejo grandes melhorias nem no jogo jogado nem gestão dos jogadores.
Gastámos até agora 80+ milhões e como toda a gente percebe continuamos com as mesmas lacunas que tínhamos antes de gastar 1€.

Odysseas: Não esteve bem nem esteve mal.

André Almeida: Obrigado e adeus. Não se pode aceitar que um Benfica que queira ser grande jogue com um lateral que não defende (os 2 golos começaram do lado dele) nem ataque (acertou um cruzamento aos 90+4), que não tem compromisso e que se julga melhor do que aquilo que é.

Ruben Dias: o bombeiro da defesa. era neste jogador que devia estar a braçadeira. pode não ser um portento de técnica mas a entrega está lá.

Vertonghen: pareceu-me ainda meio alheado e fora do contexto. nota-se que tem qualidade mas ainda não me parece entrosado nas rotinas da equipa. Com a experiência que tem não pode cometer erros como o do primeiro golo (fica na expectativa e tem que reagir à pressa)

Grimaldo: jogar 90 minutos depois de ter passado os últimos 2/3 meses lesionado mostra bem o plantel desequilibrado que temos. No lance com o Zivkovic tem que ter outra abordagem, sabendo que ele só usa o pé esquerdo não lhe pode dar o meio, e dando tem que defender o primeiro poste e deixar o segundo para o GR. Tentou tapar os 2 e deu-se mal.

Weigl: bom jogador com bola, demasiado macio para ser o 6. parece-me um jogador para ser um 6 mas com um 8 destruidor à frente, para que possa organizar jogo de trás e progredir com bola com a segurança de ter alguém que cubra as movimentações.

Taarabt: demasiado trapalhão. Muitos momentos em que podia soltar a bola para um colega e decide dar mais 1/2 passos e acaba por perdê-la. Nota-se que tem magia nos pés, mas tem que ser mais rápido a decidir e a soltar a bola.

Pizzi: continua o mesmo da época passada, cobre o ataque todo sem cobrir nenhum lado em específico. Na linha não tem capacidade no 1vs1, no meio não tem rasgo para aqueles passes "a rasgar". Fez mais uma vez os 90minutos quando não estava a acrescentar nada. (está aqui um belo caso de estudo)

Pedrinho: pé esquerdo com qualidade, mas nota-se que tal como Everton ainda não está entrosado na equipa, nem a equipa com ele. Quando precisávamos de quem desequilibrasse o jogo foi o primeiro a sair.

Everton: muito talento mas sem grande resultado. meteu uma bola cheia de mel no Seferovic, mas meteu-a no Seferovic.

Seferovic: um jogo à Seferovic. não ofereceu grande coisa à equipa e na grande oportunidade que teve fez o normal, falhou.

Vinicius: ...

Darwin: fez-me lembrar o Jimenez na forma de jogar. Nunca desiste de um lance e vai a todas.

Rafa: trapalhão. Bom golo de cabeça.

Antes deste jogo estava com a esperança de este ano voltar a sentir vontade de seguir de perto o Benfica, de ficar com um friozinho na barriga, de me sentar a ver o jogo com a emoção que o Benfica nos desperta e não com aquela sensação de cumprir a rotina em que passamos mais tempo ao telefone a comentar o jogo com os colegas do que realmente a tirar proveito do jogo que estamos a ver.
No final do jogo a sensação de que podem mudar as caras, podem investir muitos milhões que enquanto não se mudar a mentalidade não é com RV, Lage ou Jesus, Pochettino ou Guardiola que as coisas voltam ao que eram. Enquanto tivermos jogadores como André Almeida e Pizzi como referências e estrelas/lendas da equipa não vamos sair deste marasmo. Enquanto se gastarem milhões apenas a pensar no retorno futuro e se deixarem as lacunas existentes há vários anos por preencher nunca nada vai mudar. Como se costuma dizer: um bom ataque ganha jogos, uma boa defesa ganha campeonatos. Nós continuamos com uma defesa que não dá grandes garantias e com um ataque que ultimamente nem cócegas faz.
Tinha esperança que com Jesus acabassem os lugares cativos e que voltasse o futebol empolgante, no final de contas continua tudo na mesma.

Perdoem-me o (longo) desabafo, mas sinto-me como nunca pensei sentir: as derrotas já não magoam (de tão frequentes) e as vitórias já não dão aquela alegria porque no jogo seguinte podemos cair.
São posts como este que valem a pena ler. Excelente análise.

bellamy

Citação de: GuilhermeMFC em 16 de Setembro de 2020, 10:44
Apoio que o JJ tenha voltado mas neste jogo teve péssimas decisões.

Desde já começar com Seferovic e AA, são escolhas que toda a gente vê que não fazem sentido nenhum. Pizzi desaparecido em campo em jogos a valer, para variar. Vinicius joga 18(?) minutos quando é o melhor avançado do plantel. Waldschmidt fica no banco quando tem remate fácil a meia distância e passamos o jogo em cima deles, com o PAOK todo recuado na área. Era mais que óbvio que eles iam contra-atacar quando tivessem hipóteses, e por onde? Mais que óbvio.

JJ tem muita culpa nesta eliminação. Podíamos e devíamos ter despachado isto até ao intervalo, não fosse o pino suiço lá da frente.
E que alternativa tens para o Almeida. Não há, o Gilberto é fraco e ponto final. Pior que o Almeida

CaCo

Antes deste jogo já se falava no Krasnodar, depois deste jogo já se houve falar em vencer a Liga Europa.

Isto assim não dá!!!

Não se aprende de umas vezes para as outras.

Devíamos estar proibidos de falar em Europa sequer.

Bekambol

Nunca acreditei que tinha-mos equipa para ganhar,
Não temos estrutura.
Mas pelo que joga-mos na primeira parte poderia-mos ter marcado.
Mas na segunda,
O adversário jogou, viu os nossos fracassos e jogou,
Viu que na segunda fomos como se estivesse-mos na primeira,
Mas eles nos enganaram e muito bem.
E a nossa equipa não tem estruturas nem equipa para estes jogos.

Troglodite

Citação de: CaCo em 16 de Setembro de 2020, 11:19
Antes deste jogo já se falava no Krasnodar, depois deste jogo já se houve falar em vencer a Liga Europa.

Isto assim não dá!!!

Não se aprende de umas vezes para as outras.

Devíamos estar proibidos de falar em Europa sequer.

Clube de arrogantes.. e mal de nós falamos

AndreGon

O nosso lugar é a Liga Europa. Íamos fazer o quê para a Champions? Mais figuras deprimentes? Enquanto não arranjarmos jogadores de nível para defesa direito, defesa esquerdo, médio box-to-box não merecemos jogar noutro patamar.

josel

É complicado de comentar este jogo.
Estou triste, estou aziado mas não estou furioso ou a querer trepar paredes como se calhar há uns anos estaria, já aceito, infelizmente, com alguma "nomalidade" o jogo de ontem, o que é, no fundo, o mais triste nisto tudo, nem consigo ficar assim tão chateado com perder com um PAOK.

Antes de analisar o jogo e rasgar no treinador, jogadores ou presidende, queria começar por tocar num tema. Se acham que o Benfica hoje é um clube grande, peço-vos para ver as últimas 5 prestações do Benfica na Europa e que me digam, com seriedade, que é de equipa grande e sequer de 2ª ou 3ª linha mundial.

Sobre o jogo, as lacunas do plantel e consequências do desinvestimento desde o ano do tetra começam a ser muito notórias, especialmente no setor defensivo onde tirando este ano o Gilberto e ano passado o Morato (para a equipa B) desde Grimaldo em janeiro de 2016 não se investia num jogador para este setor. E mesmo os em que se investiram (tirando o Vertonghen) não têm a qualidade para jogar no Benfica. Reformulando, não tem qualidade para jogar num Benfica à Benfica, já neste Benfica...
André Almeida continua a não servir e a ser necessário urgentemente um DD para assumir de imediato a posição. No resto da defesa sinto que Grimaldo é curto mas não foi por ele que se perdeu.
Num 4-2-3-1, o duplo pivot é muito importante para o que a equipa queira fazer. Não me parece que alguma vez Weigl + Taarabt funcionem, muito porque, apesar de ser tecnicamente muito bom, Taarabt não sabe ser o 8 que JJ precisa, como fica muito comprovado no segundo golo, analisem bem o movimento defensivo do Taarabt. Weigl + Tino deveria de ser a dupla.
Na frente de ataque, Seferovic não dá mais e o Pizzi, tirando o lance ao poste é como se não tivesse em campo, onde estavam Vinícius e Waldschmidt? Mesmo jogadores que ano passado, mesma bosta em campo, quem diria? JJ é Jesus mas não milagroso.
Só pena o Benfica não ter nenhum avançado no plantel que tenha golo, combine bem com os colegas e jogue bem no jogo de costas que não se chame Gonçalo Ramos. Talvez se se chamasse Gonzalo Rámos ou Gonçalinho Paraíba tínhamos o nosso 9 para o próximo ano, para depois vender.

Ainda sobre o JJ, abordagem péssima ao jogo e aquelas substituições de pôr mais avançados à RV/BL acabam por ser hilariantes, assim como a presença eterna de AA, Pizzi e Seferovic, o que mostra que se calhar, dentro do Benfica, não há melhor, ou então afinal JJ não tem assim tão pulso forte, ao contrário do que muita gente pensaria.

Apesar de tudo, não vamos desviar do principal culpado do desaire de hoje.
O Benfica precisa, há anos, de um médio para substituir o Renato Sanches, de um DD para assumir o lugar com garantias, de um SA de categoria e de um central certinho e de qualidade para ajudar a fazer crescer Rúben Dias e para ir rodando agora que há Vertonghen.
Que fez o Benfica? Bem a contratar um central e um SA, mas continua a faltar o médio de caraterísticas área a área e de um lateral direito (e considero até que falta um lateral esquero também), mas não tão bem a contratar tantos extremos. Entre Cebolinha e Pedrinho queria o Cebolinha, mas continua-se com Cervi no plantel, assim como Rafa.
Se há mercado com Vinícius e Rafa, e estes não contam para titular, mais vale vender e dar tempo de jogo ao Jota ou ao Diogo Gonçalves e o Gonçalo Ramos. Mas isso pressuponha apostar no Seixal a sério.
Sobre o principal culpado, é quem depois do tetra não investiu para dar balões de oxigénio ao FCP e passado 4 anos para salvar o rabinho investe 80M. Agora correu mal e ninguém vai assumir as culpas, como norma. Mas é como tudo na vida, se se deixa acumular tudo a um canto em vez de se deitar logo o desnecessário para o lixo, para limpar o canto vai dar um trabalho brutal, mas talvez não dê tanta comissão.

O único aspeto positivo que posso tirar deste resultado é que talvez os outros candidatos peguem neste resultado para apertar o Vieira e em outubro possamos ter outra pessoa na presidência do Benfica, que sinta o clube tanto como o sócio comum e que nos guie a voos mais altos.



Xanghai

O nosso maior problema são os laterais... ir para nova época com Grimaldo e André Almeida é pedir. Vejam a facilidade com que os dois são papados no um contra um e na fragilidade posicional, não há defesa que aguente.

O ataque pode não ter funcionado, mas nunca na vida podes mamar 2 golos daqueles mancos

Bleach


El_Diez