Movimento Servir o Benfica

EnglishMaestro


The_snake

enviei ontem a carta, e quando for a AG lá estarei, não quero olha para trás e pensar que não fiz nada enquanto alguém destruía o meu clube. Pode não dar em nada mas ficar de braços cruzados não pode ser uma opção.   :bandeira1:

windows10

O Luís Nazaré demitiu-se da presidencia da MAG (não defendendo os adeptos, que ficaram entregues ao mafioso do Virgilio Duque Vieira) porque defendia que a AG para aprovar o R&C devia ser feita presencialmente, em vez da vergonha que foi aquilo que se veio a passar, com perguntas limitadas a x caracteres.
Estou curioso para saber em que moldes se vai realizar esta AGE, porque tem tudo para ser limitada por todos os lados.

_Huji_Slb

A serio que aqui criticam o movimento por ter se juntando ao noronha!

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: _Huji_Slb em 29 de Dezembro de 2020, 16:15
A serio que aqui criticam o movimento por ter se juntando ao noronha!

Cenários:

Movimento vai a votos: "Deram cabo da possibilidade de tirar de lá Vieira";

Movimento apoia Noronha tendo só um lugar, a Mesa: "Cederam aos interesses dos grupos obscuros que querem controlar o Benfica";

Movimento apoio RGS: "Vão apoiar o tipo que foi Vice-Presidente de Vieira e que o defendia até à morte."

Movimento apoia Vieira (um inconseguimento, parafraseando a ex-Presidente da AR):"Querem é tachos"

Ao final de 6 meses o que é que aconteceu:

- Um grupo de sócios anónimos do clube apresentam uma candidatura aos órgãos sociais do clube;

- Apresentam propostas e para nós, o programa mais bem estruturado e fundamentado (eu sei que sou parcial);

- Tentam fazer pontes com as candidaturas de RGS e Noronha Lopes;

- Em nenhum momento atacam qualquer uma das duas listas;

- Apelam ao consenso, tomando a iniciativa de promover encontro entre as três listas;

- Não é possível entendimento a três, tentam mesmo assim uma tomada de posição pública das três face ao processo eleitoral, nomeadamente ao voto físico (não foi por nós que não aconteceu essa tomada pública);

- Decidem apoiar Noronha Lopes, recusando todos os lugares propostos só aceitando a Presidência da MAG e os compromissos de:

- Revisão Estatutária até ao final de 2021
- Revisão do Regulamento Geral de 1968
- Campanha sócio da Casa, sócio do Sport Lisboa e Benfica
- Criação da figura Provedor do Adepto
- Avaliação da criação de central de compras para as Casas do Benfica
- Apoio Jurídico a Adeptos
- Promover a aprovação de uma carta de ética de Valores Sport Lisboa e Benfica em Assembleia Geral

- Assumem logo que vão continuar presentes e por isso continuam a comunicar de forma independente à da candidatura de João Noronha Lopes;

- Respeitam a decisão de João Noronha Lopes de felicitar Luís Filipe Vieira, mas são consequentes com o que defenderam na véspera da eleição https://www.record.pt/opiniao/detalhe/tradicao-democratica?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&utm_campaign=BotoesSite&fbclid=IwAR2fnd85xoz0kDLhCW_IYepa4m1CGq2mM4KSLTcQrs1NAqFtXKlbLxVY8l4 e não felicitam Luís Filipe Vieira (https://www.facebook.com/ServirOBenfica/photos/a.118843743216994/157979302636771/) , mais dizem que vão começar desde já a trabalhar naquele que é um atentado à tradição democrática do clube, os actuais estatutos.

O que é que o Movimento fez? Já apresentou uma proposta de revisão, com nova redação e disponibilizou a mesma à discussão dos Benfiquistas.

Entretanto continuamos a lutar para que seja possível perceber:
- Como foram recolhidas as urnas?
- Onde estão guardadas as mesmas?
- Auditoria ao sistema eletrónico usado na votação, com acesso aos logs de dia 28.

- Contar os talões depositados nas urnas.
Portanto, quem ataca o Movimento, tem o direito de o fazer, mas lá saberá porque é que o faz e quais os interesses que tem para o fazer :)


Peficago

Movimento Servir o Benfica, quantos votos faltam para se poder marcar a AG?

O Benfica precisa MUITO de vocês!

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Peficago em 29 de Dezembro de 2020, 20:18
Movimento Servir o Benfica, quantos votos faltam para se poder marcar a AG?

O Benfica precisa MUITO de vocês!
O Sport Lisboa e Benfica precisa de todos nós, se cada um fizer a sua parte, em meados de Janeiro o requerimento será entregue, mas ainda falta.


Karel Alinho

Quando vão voltar a recolher assinaturas e onde? Quero dar o meu contributo e depois a presença na AG.

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Karel Alinho em 29 de Dezembro de 2020, 20:31
Quando vão voltar a recolher assinaturas e onde? Quero dar o meu contributo e depois a presença na AG.
Devido aos constrangimentos dos próximos dias, é provável que só no segundo fim-de-semana de Janeiro. Assim que tivermos datas, avisamos. Muito obrigado

Bleach

Era bom haver mais pontos de recolha e mais horários, a muita gente dará mais jeito do horário de almoço ou depois das 18h quando saíem do trabalho. Ainda tenho a minha assinatura de 50 votos , mas preferia assinar numa recolha do que enviar por correio. Obrigado e força ao movimento , não tenho dúvidas que conseguiremos as assinaturas suficientes.

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Bleach em 30 de Dezembro de 2020, 15:42
Era bom haver mais pontos de recolha e mais horários, a muita gente dará mais jeito do horário de almoço ou depois das 18h quando saíem do trabalho. Ainda tenho a minha assinatura de 50 votos , mas preferia assinar numa recolha do que enviar por correio. Obrigado e força ao movimento , não tenho dúvidas que conseguiremos as assinaturas suficientes.

Também gostávamos, mas se tiveres em Lisboa envia MP que combinamos

Guardião Encarnado

Deixo o meu desabafo, a título pessoal, sobre 2020.

Um abraço a todos e que 2021 seja bem melhor...

Um balanço encarnado sobre o ano pandémico

Se o ano que termina ficou marcado, universal e transversalmente, pelo galopar incessante da pandemia, no universo Benfiquista o destaque reparte-se pelo acto eleitoral de 28 de Outubro e pelo paupérrimo rendimento desportivo da equipa de futebol profissional masculina, cara de um clube doente de corpo e de alma.

No futebol profissional, não é possível mascarar a hecatombe que foi o desperdício de significativa vantagem pontual amealhada no arranque de 2019/20, que culminou numa segunda volta terrível (mesmo antes da interrupção das competições) com o esbanjamento de dois troféus rumo a norte. Depois de avultado investimento no Verão, em sentido oposto à generalidade do mundo do futebol, o panorama não é mais animador: fora da Liga dos Campeões e mais um troféu a seguir para o maior rival interno, exibições sofríveis e apenas 26 vitórias em 48 jogos, 54%. Pior, só em 2008...

Toca-me, porém, mais profundamente a hecatombe moral, que teve um prelúdio na AG de Setembro de 2019. Disse, nesse dia, perante os Órgãos Sociais e restantes associados, que estaria na hora de Vieira sair antes que a sua contribuição fosse irremediavelmente mais deletéria do que favorável ao nosso clube, desde que integrou a estrutura do futebol em 2001. Nesse mesmo dia, interpelou fisicamente um sócio no uso da palavra e insultou toda uma bancada de Benfiquistas, no momento mais surreal a que assisti de um Presidente do clube. Devia ter-se demitido nessa noite.

Não o tendo feito, 2020 representou uma espiral descendente alucinante, desde a OPA nunca devidamente explicada e com óbvios conflitos de interesse, passando pelos múltiplos casos de justiça e culminando num processo eleitoral que envergonharia qualquer país governado por um regime ditatorial. Os órgãos de comunicação do clube demitiram-se da sua cobertura (desejo que Pedro Pinto os  reformule totalmente em 2021), Filipe Vieira recusou liminarmente todo e qualquer debate, Virgílio Vieira deu um péssimo exemplo de condução de todo o processo, de tal forma errática que acabou a dar informações contraditórias no dia em que terão votado mais de 38 mil sócios.

Digo "terão votado" mais de 38 mil sócios porque os números apresentados pelo Benfica, correspondentes ao número total de votantes e à soma de todas as mesas, diferem entre si. O sistema electrónico, não auditado por nenhuma entidade independente e "vendido" como seguro e que terá alegadamente dado uma vitória expressiva a Vieira, não consegue fazer uma simples soma de total de votantes que coincida com o total de votantes anunciado pelo clube. Mais: todas as promessas de organização eleitoral de Virgílio Vieira, desde os talões de voto físico (em fuga em viaturas descaracterizadas no final da noite...) ao tempo de antena para todas as candidaturas, passando pela possibilidade de auditoria pelas várias listas, não passaram de palavras vãs. Os mandatos resultantes de 28 de Outubro estão envoltos num nevoeiro cerrado que alimentam todas as dúvidas sobre a sua legitimidade e que os mesmos não pretendem, aparentemente, dissipar.

Há dois meses foram às urnas, desafiando Vieira, Rui Gomes da Silva e João Noronha Lopes. Se, do primeiro, parece evidente, sondando o Benfiquismo no terreno, que nunca teria nem terá hipótese de ser presidenciável, o segundo surgiu com imponente mediatismo e rodeado de figuras públicas, retratado como o mais forte opositor de Luís Filipe Vieira. No decorrer da campanha veio a contar com Francisco Benitez e o apoio do Movimento Servir o Benfica - um grupo de sócios militante e do qual me orgulho de fazer parte, acrescentando o valor do benfiquismo da bancada e das AGs à sua lista.

Volvidos dois meses sobre o acto eleitoral, todos parecem ter desaparecido, à excepção do Movimento Servir o Benfica. Os membros deste Movimento participam há muito na vida activa do clube, já o faziam antes das eleições e continuá-lo-ão a fazer. Não nos contentamos sem uma explicação cabal de todo o processo eleitoral e, por isso, está em curso uma recolha de assinaturas para convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária que o esclareça. Estamos, também, na vanguarda de um processo de revisão estatutária do clube, que pretendemos participado por todos os sócios e cuja discussão pública se afigura fundamental para revitalizar o Associativismo do clube.

Que 2021 nos traga as vitórias desportivas, desígnio maior do clube fundado em 1904 para ganhar, ganhar muito e ganhar em tudo, não para simplesmente "tentar ganhar", muito menos para se "habituar a conviver com o insucesso". E que no novo ano a militância revelada pelos números da votação de Outubro tenha continuidade, em que os sócios integrem a vida activa do Sport Lisboa e Benfica e em que sejam a força motriz da reabilitação do Associativismo que, por vezes, parece não ser desejado por quem tem liderado o clube. O Benfica vive da sua base de sócios anónimos, tão bem representada pelo Movimento Servir o Benfica. Não deve viver - nunca viveu - de messianismo nem de sebastianismo. Não é hora de desaparecer. É hora de, mais do que nunca, participar na vida activa do clube, de lutar por um clube honrado, dentro e fora dos campos, por esse mundo fora!

Viva o Benfica!!!

Só tou a ver

Que 2021 seja o ano deste movimento!

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Só tou a ver em 01 de Janeiro de 2021, 01:22
Que 2021 seja o ano deste movimento!
Obrigado, mas que 2021 seja mais um ano do Sport Lisboa e Benfica (felizmente foram na nossa História mais os anos que foram nossos do que dos outros) :)

DaTrueMister

Salvem o Benfica sff! Contem comigo para o que for preciso! Abraço e um bom ano