CHAVE DO DÉCIMO TRIUNFO CONSECUTIVO ESTAVA NA MEIA DISTÂNCIA!
O Benfica dominou as ocorrências, não sofreu golos, nunca baixou o ritmo e encontrou a fórmula para chegar à goleada na 10.ª jornada do Campeonato Nacional.
A equipa de futsal do Sport Lisboa e Benfica triunfou por 5-0 na 10.ª jornada da Liga Placard. As águias exibiram-se a um bom nível diante do Caxinas, marcaram golos de belo efeito e abriram o apetite para o dérbi da próxima ronda...
A equipa comandada por Joel Rocha apresentou-se nos primeiros instantes da partida com uma pressão muito alta sobre o portador da bola. O Caxinas estava bastante compacto na zona defensiva e as águias acabavam por recorrer algumas vezes a uma situação de cinco para quatro com Roncaglio. Foi mesmo desta forma que surgiu uma boa oportunidade aos 3'. Os encarnados circularam o esférico ao longo da quadra entre todos os jogadores, trocaram as voltas ao adversário por completo, porém, o último passe de Henmi saiu atrasado e Fits não conseguiu finalizar.
Com um pressing constante, o golo do Glorioso acabou por surgir naturalmente. Aos 9', e embalado desde trás, depois de um passe de Robinho, Tayebi decidiu testar a sua meia distância e não perdoou. Um remate seco, poderoso e sem hipótese de defesa para Joel Silva (1-0).
O controlo das operações de jogo pertencia ao Benfica. Os benfiquistas – hoje a jogarem de preto – controlavam a posse de bola e procuravam a melhor oportunidade para visar as redes adversárias. Joel Silva, guardião do Caxinas, apresentava-se a um bom nível e ia defendendo, como podia, os remates desferidos pelos visitados. Ao intervalo: 1-0.
A formação do Caxinas mostrou-se um pouco mais atrevida no recomeço da partida. O conjunto orientado por Nuno Silva subiu um pouco as linhas, tentava chegar perto da zona de finalização, mas faltava lapidar o momento final das jogadas. Diogo Furtado – jogador emprestado pelo Benfica – era um dos mais inconformados. Tentava criar situações de perigo, situações essas que eram rapidamente resolvidas pelos da casa. Os líderes da tabela classificativa apertavam o cerco, todavia, os remates de Arthur, Fits e Fábio Cecílio não levaram o caminho do golo.
Aos 29' surgiu o primeiro momento de perigo por parte dos visitantes. A equipa nortenha trabalhou pela quadra, criou uma situação de finalização perfeita, contudo, valeu Roncaglio a impedir que Lúcio celebrasse para os forasteiros. Uma excelente estirada do guardião que cumpre a 4.ª temporada ao serviço do Clube da Luz.
O 2-0 chegou aos 33'! A equipa do Caxinas estava mais retraída e o Benfica tinha de optar pela meia distância. Silvestre Ferreira, descaído no lado esquerdo, fletiu para dentro, engatilhou, e disparou para o canto superior direito. Um belo golo!
A chave do jogo estava encontrada. Os remates de meia distância começaram a dar frutos e Henmi decidiu juntar o seu tento à contenda. Um disparo de fora da área com o esférico a entrar junto ao poste esquerdo (3-0 aos 34'). Afonso Jesus, produto da formação encarnada bastante utilizado na presente época, também colocou o seu nome na lista dos marcadores. Trabalhou bem, investiu no lance individual, ultrapassou o guardião adversário e atirou a contar (4-0 aos 35').
O fulgor ofensivo estava imparável e ainda não tinha terminado. Jacaré fez um bom trabalho de pivot, soltou-se da marcação individual e encontrou espaço para corresponder, na perfeição, à assistência de Henmi. O remate de pé esquerdo do predador tinha o destino traçado... o fundo da baliza (5-0 aos 36').
Até ao término da partida voltou a dar apenas Benfica e Arthur voltou a ter uma boa oportunidade de concretizar, porém, o remate encontrou o poste direito da baliza. Não havia tempo para mais e as águias carimbaram assim a 10.ª vitória em dez jogos realizados! Resultado final: 5-0.
Na próxima jornada da Liga Placard (11.ª) haverá dérbi eterno! O Benfica visita o Sporting na próxima sexta-feira (27 de novembro), num jogo que está aprazado para as 21h30.
DECLARAÇÕES
Joel Rocha (treinador do Benfica): "Jogámos a um ritmo mais elevado do que aquilo que era o da defesa do Caxinas. Defensivamente estivemos melhor na primeira parte, mas faltou imprimir uma maior celeridade de processos. Na segunda parte conseguimos e fomos superando a organização, a superação e a aglomeração da defensiva do Caxinas. Ficámos em melhores condições de finalização e isso permitiu sermos mais eficazes. Para além dos cinco golos marcados mantivemos a baliza inviolável. Isso, para nós, é um bom tónico, ficamos sempre satisfeitos e os três pontos foram entregues à equipa que foi melhor."
FICHA DE JOGO
Local: Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica: Diego Roncaglio, Fábio Cecílio, Rafael Henmi, Arthur e Fits
Suplentes: André Sousa (NJ), Afonso Jesus (J), Nílson Miguel (J), Robinho (J), Silvestre Ferreira (J), Hossein Tayebi (J) e Jacaré (J)
Ao intervalo: 1-0
Marcadores do Benfica: Hossein Tayebi (9'), Silvestre Ferreira (33'), Rafael Henmi (34'), Afonso Jesus (35') e Jacaré (36')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/11/22/futsal-benfica-jogo-adcr-caxinas-10-jornada-liga-placard
Coming soon
- Universo Benfica a Sábado, 23 Janeiro 2021
- Universo Benfica a Domingo, 22 Novembro 2020
- Universo Benfica a Terça, 17 Novembro 2020
- Universo Benfica a Segunda, 16 Novembro 2020
- Universo Benfica a Sábado, 31 Outubro 2020
- Universo Benfica a Domingo, 27 Setembro 2020