Ranking da UEFA

red-dawn

Citação de: Cenotaph em 03 de Maio de 2014, 04:21
Eu acho, muito sinceramente, que falar de dinheiro é irrelevante. É certo que são os orçamentos milionários que permitem Chelsea, PSG e City estarem no nível onde estão hoje, mas o que interessa mesmo é aquilo que se passa em termos de valor desportivo alcançado.

Porque por dinheiro só, a maior parte das equipas da EPL dão 15-0 a quase todos e a maior parte deles não joga nada por aí além, basta ver o Tottenham.
Qualquer jogador de nível baixo (Stoke, Hull, etc) em Inglaterra ganha à vontade 30 mil libras por semana, podem-lhes pagar o ordenado do Messi que isso não faz deles grandes jogadores...continuam a ser cepos. E depois há os medianos a ganhar na casa das 75-100.000 libras, e o Rooney com 300.000 (!!!).

Gastam muito mas isso nem sempre garante qualidade, a "inflação" futebolista lá é enorme, qualquer marreco dos clubes fracos custa no minimo 10 milhões e exige um ordenadão.

Cenotaph

Citação de: red-dawn em 03 de Maio de 2014, 04:26
Eu acho, muito sinceramente, que falar de dinheiro é irrelevante. É certo que são os orçamentos milionários que permitem Chelsea, PSG e City estarem no nível onde estão hoje, mas o que interessa mesmo é aquilo que se passa em termos de valor desportivo alcançado.

Porque por dinheiro só, a maior parte das equipas da EPL dão 15-0 a quase todos e a maior parte deles não joga nada por aí além, basta ver o Tottenham.
Qualquer jogador de nível baixo (Stoke, Hull, etc) em Inglaterra ganha à vontade 30 mil libras por semana, podem-lhes pagar o ordenado do Messi que isso não faz deles grandes jogadores...continuam a ser cepos. E depois há os medianos a ganhar na casa das 75-100.000 libras, e o Rooney com 300.000 (!!!).

Gastam muito mas isso nem sempre garante qualidade, a "inflação" futebolista lá é enorme, qualquer marreco dos clubes fracos custa no minimo 10 milhões e exige um ordenadão.

É precisamente aí onde queria chegar. Em relação ao Atlético, principalmente, pode não ter os orçamentos de outros clubes (sem ser pobre, claro), mas a nível desportivo, tem sido regularmente superior e é expectável que continue a ser. E isto aplica-se em muitos outros casos.

Ou seja, maiores orçamentos não deve ser visto como uma maior responsabilidade de sucesso desportivo.

red-dawn

Citação de: Ermenegildo Zegna em 03 de Maio de 2014, 04:25
É muito mais gratificante ir à final e disputar um troféu europeu, do que cair nos quartos ou nas meias. Isso são zero títulos. Ganhar é ganhar.
Concordo :)
Entre ir a uma final da LE sem saber ainda o resultado final, e perder garantidamente uma meia final da LC, prefiro a LE.

MAS entre ir disputar a final da LE ou a meia final da LC sem saber nenhum resultado, prefiro claramente a LC. Quartos de final não sei bem o que escolhia...

miniMilk

Eu prefiro passar sempre na LC e depois tentar a sorte. Claro que sabendo que o resultado é um caneco na LE, ia sempre pelo caneco. Mas a LC é onde o Benfica pertence.

BenficaCAMPEAO

É muito mais gratificante ir à final e disputar um troféu europeu, do que cair nos quartos ou nas meias. Isso são zero títulos. Ganhar é ganhar.

Isso abre a discussão sobre qual a verdadeira importância da Liga Europa como troféu. Estou felicíssimo por termos a oportunidade de a disputar, mas fica sempre um amargo de boca...é como ser campeão de uma quase segunda divisão.

karlussantus

Citação de: red-dawn em 03 de Maio de 2014, 04:31
Entre ir a uma final da LE sem saber ainda o resultado final, e perder garantidamente uma meia final da LC, prefiro a LE.

MAS entre ir disputar a final da LE ou a meia final da LC sem saber nenhum resultado, prefiro claramente a LC. Quartos de final não sei bem o que escolhia...

Eu tentei fazer o raciocínio para todas as fases ponderando pontos, prémios, receita, prestígio e títulos. E para mim é por esta ordem.

Vitória na Champions
Final na Champions
Vitória na Liga Europa <------- Título Europeu, acesso à Supertaça Europeia, mais pontos
Meias da Champions
Final da Liga Europa (x2) <-- Maior visibilidade, mais pontos, perda em prémios parcialmente compensada por receita em maior numero de jogos
Quartos da Champions (x1)
1/2 Final da Liga Europa (x1) <-- Maior visibilidade, mais pontos, idêntico dinheiro em prémios a que acresce a receita em maior numero de jogos
Oitavos das Champions
1/4 Liga Europa (x1)
1/8 Liga Europa
1/16 Liga Europa
Fase Grupos da Champions (último lugar)
...

red-dawn

Citação de: Cenotaph em 03 de Maio de 2014, 04:29
Citação de: red-dawn em 03 de Maio de 2014, 04:26

É precisamente aí onde queria chegar. Em relação ao Atlético, principalmente, pode não ter os orçamentos de outros clubes (sem ser pobre, claro), mas a nível desportivo, tem sido regularmente superior e é expectável que continue a ser. E isto aplica-se em muitos outros casos.

Ou seja, maiores orçamentos não deve ser visto como uma maior responsabilidade de sucesso desportivo.
O Liverpool pagou mais de 40 milhões de euros por um gajo (Andy Carrol) que se tivesse sido transferido do Guimarães ou Setubal para o Benfica nas mesmas circunstâncias custava uns 2.5 milhões. E nem falo do ordenado... o facto de todos os clubes receberem no minimo 50-60 milhões de TV faz com que a inflação seja enorme.

O Atlético, Benfica, Dortmund, etc, têm acesso a jogadores de qualidade a preços bem mais acessiveis, logo torna as diferenças de orçamento menos importantes (mas ainda assim relevantes)

20simao1

A nível da próxima Champions, li aqui algo do género (e olhando para o ranking, que já não me lembro exactamente do que li :P) que o Liverpool pode aparecer no pote 3, e a Roma e o Monaco no pote 4, será?
O Monaco deve ser de certeza.

T1n0_SLB

Não se pode andar na Liga Europa a pensar na Liga dos Campeões, o contrário também é válido.

mWo

Citação de: 20simao1 em 03 de Maio de 2014, 04:37
A nível da próxima Champions, li aqui algo do género (e olhando para o ranking, que já não me lembro exactamente do que li :P) que o Liverpool pode aparecer no pote 3, e a Roma e o Monaco no pote 4, será?

Sim, talvez.

Para o ano, o Pote 1 da Champions terá de certeza:

Real
Barça
Bayern
Chelsea
BENFICA
Atlético

Os outros dois lugares deverão ser preenchidos por Arsenal, Porto, Schalke ou Dortmund.

20simao1

Citação de: karlussantus em 03 de Maio de 2014, 04:36

Eu tentei fazer o raciocínio para todas as fases ponderando pontos, prémios, receita, prestígio e títulos. E para mim é por esta ordem.

Vitória na Champions
Final na Champions
Vitória na Liga Europa <------- Título Europeu, acesso à Supertaça Europeia, mais pontos
Meias da Champions
Final da Liga Europa (x2) <-- Maior visibilidade, mais pontos, perda em prémios parcialmente compensada por receita em maior numero de jogos
1/2 Final da Liga Europa (x1) <-- Maior visibilidade, mais pontos, idêntico dinheiro em prémios a que acresce a receita em maior numero de jogos
Oitavos das Champions
1/4 Liga Europa (x1)
1/8 Liga Europa
1/16 Liga Europa
1/32 Liga Europa
...

Punha disputar a fase de grupos da Champions claramente acima de uns 1/16 de Liga Europa, até acima de uns 1/8 de Liga Europa.
A nível de prestígio, visibilidade, dinheiro, não tem nada a ver..
1/32 não existe, lol.

Refiro-me a disputar a fase de grupos claro.
Só se tu te referes a ficar em 4º na fase de grupos da Champions

Cenotaph

E podemos falar dos Andy Carrolls desta vida, como das loucuras que o russos cometem, etc. etc.

----

Para mim a Liga Europa é um título que tem muita importância para um campeonato da nossa dimensão, mas que não vale uma Premier League ou uma liga espanhola, por exemplo. Enquanto que uma Champions pode ser mais saborosa do que tudo, inclusivamente que a conquista dos maiores campeonato do mundo.

É uma questão de dimensão, para a nossa dimensão, temos que olhar para a Liga Europa como um troféu de alto prestígio, e não há necessidade de sentir qualquer amargo de boca por o disputar. A Liga dos Campeões é mesmo outro campeonato.

20simao1

Citação de: mWo em 03 de Maio de 2014, 04:40
Citação de: 20simao1 em 03 de Maio de 2014, 04:37

Sim, talvez.

Para o ano, o Pote 1 da Champions terá de certeza:

Real
Barça
Bayern
Chelsea
BENFICA
Atlético

Os outros dois lugares deverão ser preenchidos por Arsenal, Porto, Schalke ou Dortmund.

cum crl, então poderá ser uma Champions fortíssima, ou pelo menos grupos muito abertos.
Nalguns grupos o clube de pote 3 será mais favorito que o do pote 2, de certeza.

Pode finalmente haver um "grupo da morte" com 4 equipas fortes.
Normalmente são logo considerados grupos da morte  aqueles que têm 3 equipas fortes. Tipo Arsenal Borussia e Nápoles, ou a nível de selecções Itália Inglaterra Uruguai, por exemplo.

red-dawn

Citação de: Cenotaph em 03 de Maio de 2014, 04:42
E podemos falar dos Andy Carrolls desta vida, como das loucuras que o russos cometem, etc. etc.

----

Para mim a Liga Europa é um título que tem muita importância para um campeonato da nossa dimensão, mas que não vale uma Premier League ou uma liga espanhola, por exemplo. Enquanto que uma Champions pode ser mais saborosa do que tudo, inclusivamente que a conquista dos maiores campeonato do mundo.

É uma questão de dimensão, para a nossa dimensão, temos que olhar para a Liga Europa como um troféu de alto prestígio, e não há necessidade de sentir qualquer amargo de boca por o disputar. A Liga dos Campeões é mesmo outro campeonato.
Quando a liga dos campeões se transformou num enorme circo em que só contando os clubes participantes dos 4 países mais fortes (Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália) são 15, quando na antiga taça dos campeões europeus seriam 4, é óbvio que está tudo muito mais dificil para os clubes de países mais pequenos. Benfica, Ajax, PSV, Celtic, Anderlecht, etc... Assim sendo a Liga Europa é um bom troféu para se ambicionar.

karlussantus

Citação de: 20simao1 em 03 de Maio de 2014, 04:41
Citação de: karlussantus em 03 de Maio de 2014, 04:36

Vitória na Champions
Final na Champions
Meias da Champions
Oitavos das Champions
1/4 Liga Europa (x1)
1/8 Liga Europa
1/16 Liga Europa
...

Punha disputar a fase de grupos da Champions claramente acima de uns 1/16 de Liga Europa, até acima de uns 1/8 de Liga Europa.
A nível de prestígio, visibilidade, dinheiro, não tem nada a ver..
1/32 não existe, lol.

Refiro-me a disputar a fase de grupos claro.
Só se tu te referes a ficar em 4º na fase de grupos da Champions

Precisamente, é preferível 3º e ser de seguida eliminado na LE, do que ficar logo em 4º na fase de grupos.

Ficando em 2º e passando aos oitavos ultrapassa logo aquelas fases todas da Liga Europa, ficando acima dos 1/4 e abaixo das 1/2 finais da LE.

P.S. Sim está a mais os 1/32! :)