Ranking da UEFA

Aka

Citação de: ajnogueira em 27 de Outubro de 2022, 00:36Ou seja, os clubes ganham e ainda podem sair prejudicados por isso a longo prazo.

CitaçãoOs oito primeiros classificados passam directamente aos oitavos-de-final, enquanto os colocados entre o nono e o 24º lugar disputarão um "play-off".

Se o Club Brugge não ficar nos 24 primeiros também pode ir para o caralho. Assim evitas ver clubes a classificarem-se por terem grupos de Europa League enquanto tu apanhas tubarões.

20simao1

Citação de: Rivolt em 26 de Outubro de 2022, 23:48
Citação de: Roy Bean em 26 de Outubro de 2022, 23:47
Citação de: mojo_j0jo em 26 de Outubro de 2022, 23:09
Citação de: nfgl em 26 de Outubro de 2022, 15:20
Citação de: divica em 26 de Outubro de 2022, 15:04
Citação de: nfgl em 26 de Outubro de 2022, 14:56
Citação de: divica em 26 de Outubro de 2022, 14:53
Citação de: Crente em 26 de Outubro de 2022, 00:30
Citação de: divica em 26 de Outubro de 2022, 00:19
Citação de: JPSilva em 26 de Outubro de 2022, 00:16
Citação de: JoaoSantos87 em 26 de Outubro de 2022, 00:06
Ninguem na UEFA vê que é estupido os pontos da champions, liga europa e liga conferencia valerem todos o mesmo?

Certo que valoriza os campeonatos que têm equipas mais equilibradas, mas em termos de ranking de clubes, é muito mentiroso.

(Isto apesar do Benfica ter beneficiado muito disto quando foi os dois anos à final da liga europa)

A liga europa eu até aceito. Agora a conference valer o mesmo é um atentado.
Uma vitoria na conference devia valer 1 ponto, na liga europa 1.5 e na champs 2.

Por muito boa que pareça a ideia, isso faria aumentar o fosso entre as associações que levam 4 equipas diretamente à fase de grupos e as que nem uma levam.

Ou seja, tornaria o ranking ainda mais injusto.

Há os pontos de bónus (que são maiores na CL) e já é muito bom. Mais do que isso teria exatamente o efeito contrário do desejado.
Mas porque é que o ranking seria injusto?

Se um país leva 2 equipas à liga dos campeões e elas pontuam na liga dos campeões é normal que o seu ranking seja superior a um país que leva 2 equipas à conference league...

Podes dizer que talvez fosse mais complicado paises com rankings inferiores no presente subirem o ranking no futuro. Mas se pensares bem isso não é verdade. O que está alteração obrigava é que os países da conference league após terem sucesso na conference teriam de ter sucesso na liga Europa para encurtarem distâncias para quem joga sempre a Champs.

E é assim que deve ser. Quem tem sucesso num escalão inferior sobe de escalão. Ao contrário do que se passa hoje em dia que se for preciso a Holanda chega ao topo do ranking só a jogar a conference league...

Se premeias quem já tem a maioria das receitas com a possibilidade de ter ainda mais receitas crias um ciclo de desiquilibrio.

A conference aparece exatamente para tentar quebrar esse ciclo. E faz todo o sentido.
Estas a misturar coisas.
O que a conference faz é complicar a vida a Portugal e França é dar mais oportunidades a Holanda, Ucrânia e outros países assim.

Porque o ranking dos países serve para determinar quantas equipas cada país leva à Champs. E com o sistema actual Portugal até pode levar 3 equipas aos oitavos que no fim da época a Holanda pontua mais mesmo fazendo uma champions medonha.

Países como Inglaterra ou Espanha estão felizes da vida porque tem sempre equipas que chegam longe na Champs e então pontuam mais do que os países que fazem boas conference leagues.

Basicamente com a conference league estas a tirar da classe média para dar aos mais pobres. Os ricos continuam ricos.

Sinceramente não é a minha opinião.

Mas, por outro lado também é responsabilidade "nossa" que os nosso clubes abaixo dos grandes não sejam competitivos para terem pontos numa conference.

O sistema de pontos nem seria conversa se em Portugal fora os 3 grandes e o Braga se os outros fizessem o seu dever.

O Guimarães foi amassado por uns croatas banais e pior ainda é o Gil Vicente que luta a época inteira para chegar a um lugar europeu, chega lá e no jogo decisivo roda meia equipa, mas que raio!?

Portugal tem é que se esforçar para elevar a qualidade dos clubes médios, quando isso acontecer,  esta discussão deixa de fazer sentido, porque teremos também equipas a pontuar na conference league

Sinceramente não ha vontade para isso, um campeonato com 16 equipas era muito mais competitivo e com menos jogos talvez tb se focassem melhor na europa...

Já tivemos um campeonato com 16 equipas e a porcaria era a mesma. Alias 30 jornadas é muito pouco.

Foram os anos em que o tugão esteve melhor na europa.

Crente

Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:34
Citação de: Crente em 27 de Outubro de 2022, 00:34
Mas isso quer dizer que só se sabe com quem se joga numa determinada jornada depois de jogar a anterior? Pelo menos foi o que percebi.
Acho estranho a UEFA meter-se nisso...

É isso mesmo.


Vamos ver. Não me parece uma ideia descabida.

Se for assim, há espetáculo garantido com várias "finais antecipadas" na fase de grupo e dificilmente uma equipa de jeito ficará eliminada, pois há repescagem do 9.º ao 24.º...

E depois vem a fase a eliminar.

Pode haver uma ou outra injustiça temporária, mas "in the long run" irá estabilizar e premiar a consistência.

BENFICA76

#9018
Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:37
Citação de: BENFICA76 em 27 de Outubro de 2022, 00:34
Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:28
Citação de: BENFICA76 em 27 de Outubro de 2022, 00:27
Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:25
Citação de: BENFICA76 em 27 de Outubro de 2022, 00:22
Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:14
Citação de: BENFICA76 em 27 de Outubro de 2022, 00:02
Citação de: Roy Bean em 26 de Outubro de 2022, 22:38
https://pt.uefa.com/uefachampionsleague/news/0268-121596105392-0908f942a319-1000--novo-formato-da-champions-league-pos-2024-saiba-tudo/
Que cagada.
Onde se pode ler as condicionantes do sorteio dos jogos?

Não é cagada, vai criar mais equilíbrio.

Imagina que um Bayern começa a ganhar. Vai disputar jogos contra adversários mais fortes. Se continuar a ganhar-lhes é porque merece estar na frente.

Mas se começar a perder pontos é porque não era tão bom quanto isso e vai para o seu verdadeiro nível. Depois logo se vê se afinal era melhor do que isso ou até inferior.

O Benfica começa com um papão. Perde, vai jogar com um adversário mais fraco. Ganha, enfrenta um mediano. Se ganhar é porque tem nível para jogar com alguém mais forte. Se perder é porque merece estar a jogar contra mais fracos. Se perder sempre com os fracos só tem de estar no fundo da tabela.
Como assim começa a ganhar e por isso joga contra equipes mais fortes? Os jogos não ficam logo definidos no início da competição?

Vai seguir o sistema suíço.
Desconheço.

Podes meter link com essas informações?

https://en.wikipedia.org/wiki/Swiss-system_tournament
Poderá ser mais equilibrado nesse modelo se não colocarem condicionantes.

Mas no final vai dar ao mesmo, os big 5 continuam com a faca e o queijo na mão. Até abriram mais um lugar para o 5° classificado do ranking.

Mas em vez de teres um clube a limpar uma fase de grupos esse clube vai ter resultados mais equilibrados porque enfrentou adversários mais fortes. Se um clube menor não conseguir grandes resultados é porque também não era tão bom quanto isso.

Por exemplo, a Juventus este ano andaria a disputar jogos contra adversários mais fracos como o Maccabi Haifa e, mesmo assim, perder pontos. O Benfica poderia jogar mais vezes contra adversários mais fortes e, quem sabe, até fazer pontos. Se corresse mal baixava para o seu nível onde faria mais pontos e já trazia alguns dos outros jogos.
Isto é uma parvoíce da uefa novamente motivada pelo dinheiro (e aqui cede às pressões dos clubes).
Não é a superliga mas é um passo para o fazer.
O play off a meio é outra estupidez, carrega algumas equipas com mais jogos, isto é para equilibrar?

EDIT: O que já podiam fazer era retirar o 'Campeões' do nome da competição. Vai para 3 décadas que não merece esse titulo.

ajnogueira

Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:41
Citação de: ajnogueira em 27 de Outubro de 2022, 00:36Ou seja, os clubes ganham e ainda podem sair prejudicados por isso a longo prazo.

CitaçãoOs oito primeiros classificados passam directamente aos oitavos-de-final, enquanto os colocados entre o nono e o 24º lugar disputarão um "play-off".

Se o Club Brugge não ficar nos 24 primeiros também pode ir para o caralho. Assim evitas ver clubes a classificarem-se por terem grupos de Europa League enquanto tu apanhas tubarões.

Então a ideia é abdicar da fase de grupos, para passarmos a ter uma espécie de amigáveis casuais e sem grandes consequências.

Aka

Citação de: BENFICA76 em 27 de Outubro de 2022, 00:44Isto é uma parvoíce da uefa novamente motivada pelo dinheiro (e aqui cede às pressões dos clubes).
Não é a superliga mas é um passo para o fazer.
O play off a meio é outra estupidez, carrega algumas equipas com mais jogos, isto é para equilibrar?

Pá, assim nunca vamos chegar a acordo.

Citação de: ajnogueira em 27 de Outubro de 2022, 00:44Então a ideia é abdicar da fase de grupos, para passarmos a ter uma espécie de amigáveis casuais e sem grandes consequências.

Não, porque até um 24.º pode seguir em frente.

E dizes tu "mas um clube pode ganhar tanto que lá no final mete os suplentes e isso afecta o resto do torneio". É para isso que existe prémio monetário por vitória. E também são tão poucos jogos que dificilmente terás muitos irrelevantes.

ajnogueira

Hoje a Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: caga-se toda, adeptos stressam, assobiam a equipa, e tentam recuperar essa perdida.

No próximo formato, Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: está-se bem, por causa disso vamos agora apanhar uns mancos quaisquer... E ainda temos mais 6 jogos a seguir, onde basta ganhar 3 ou 4 para irmos pelo menos ao playoff, tranquilo.

Vai ter sequer interesse ver estes jogos?
Vai ter tanto como vê-los naquele torneio amigável nos EUA.

iSLBenfica

Não tem lógica nenhuma esse sistema e vai ter uma série de jogos sem absoluto interesse.

Porque tendo em conta aquilo que estão a dizer que se uma equipa fraca vai apanhar outra fraca, vamos ter muitos jogos de "fracos contra fracos".

Maccabis com Plzens e etc. Estas equipas a pontuar e o Benfica a levar com Bayerns e Liverpools e arrisca-se a nem à Liga Europa ir. Tá aí uma bela merda está.

Aka

Citação de: ajnogueira em 27 de Outubro de 2022, 00:47
Hoje a Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: caga-se toda, adeptos stressam, assobiam a equipa, e tentam recuperar essa perdida.

No próximo formato, Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: está-se bem, por causa disso vamos agora apanhar uns mancos quaisquer... E ainda temos mais 6 jogos a seguir, onde basta ganhar 3 ou 4 para irmos pelo menos ao playoff, tranquilo.

Vai ter sequer interesse ver estes jogos?
Vai ter tanto como vê-los naquele torneio amigável nos EUA.

Não estás a perceber. A Juventus perde com o Benfica e vai jogar não com uns mancos mas com um clube que está a ter resultados semelhantes. Ganha o jogo seguinte, sobe de nível e vai enfrentar adversários mais fortes. Só irá apanhar três ou quatro fracos seguidos se perder esses jogos todos.

Aka

Citação de: iSLBenfica em 27 de Outubro de 2022, 00:48Maccabis com Plzens e etc. Estas equipas a pontuar e o Benfica a levar com Bayerns e Liverpools e arrisca-se a nem à Liga Europa ir. Tá aí uma bela merda está.

A mesma coisa que disse ao ajnogueira. Se o Benfica levar com Bayerns e Liverpools é porque está a ter bons resultados contra eles. Se não tiver vai jogar contra outros do seu verdadeiro nível. Se ganhar joga com um melhor, se voltar a perder joga com outro mais fraco. E isto é válido para todos, daí o equilíbrio. Se só jogar contra adversários fracos é mau sinal.

20simao1

Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:34
Citação de: Crente em 27 de Outubro de 2022, 00:34
Mas isso quer dizer que só se sabe com quem se joga numa determinada jornada depois de jogar a anterior? Pelo menos foi o que percebi.
Acho estranho a UEFA meter-se nisso...

É isso mesmo.


Grande estupidez não dar para estudar as equipas. Vais aumentar o número de jogos brutalmente (para as ligas grandes, que têm jogos de semana, vai ser mais complicado), e se jogares por exemplo 4ª - sábado - 3ª, se só sabes na 5ª qual é o adversário, tens que passar os dois dias antes da liga nacional a estudar o adversário europeu. Se não der para estudar as equipas, é bom para as equipas grandes...

Esse formato é uma confusão do crl. Portanto não vai haver sorteio nenhum sem ser a primeira jornada, está já definido que o 1º defronta o 2º na 2ª jornada whatever?
Fizeram esse formato basicamente para haver menos surpresas.

ajnogueira

Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:49
Citação de: ajnogueira em 27 de Outubro de 2022, 00:47
Hoje a Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: caga-se toda, adeptos stressam, assobiam a equipa, e tentam recuperar essa perdida.

No próximo formato, Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: está-se bem, por causa disso vamos agora apanhar uns mancos quaisquer... E ainda temos mais 6 jogos a seguir, onde basta ganhar 3 ou 4 para irmos pelo menos ao playoff, tranquilo.

Vai ter sequer interesse ver estes jogos?
Vai ter tanto como vê-los naquele torneio amigável nos EUA.

Não estás a perceber. A Juventus perde com o Benfica e vai jogar não com uns mancos mas com um clube que está a ter resultados semelhantes. Ganha o jogo seguinte, sobe de nível e vai enfrentar adversários mais fortes. Só irá apanhar três ou quatro fracos seguidos se perder esses jogos todos.

Eu percebi, mas mal a Juventus perca um jogo na 1ª jornada, na jornada a seguir dão logo um doce para compensar.
E depois tem mais 6 jornadas (seja contra quem for), onde "basta" ganhar 3 joguitos para evitar arrumar.

Ou seja, parece uma fase inteira sem qualquer consequência.
Hoje em dia um Barcelona apanha um Inter no grupo e vai logo de vela.
A Juventus apanha o Benfica e vai de vela.

Neste novo formato, nenhum tubarão vai logo de vela, e arrisco dizer que nenhum tubarão vai sequer estar em algum momento em risco de arrumar... Porque vai sempre ter imensa margem de manobra para ir pelo menos ao tal playoff.

Quer com isto dizer que a "fase de grupos" vai ser uma fantochada sem interesse para a larga maioria dos clubes, só terá interesse real a partir do playoff.

Aka


Acho que só quando a coisa estiver em prática é que vão perceber realmente.

Aka

Citação de: ajnogueira em 27 de Outubro de 2022, 00:52
Citação de: Aka em 27 de Outubro de 2022, 00:49
Citação de: ajnogueira em 27 de Outubro de 2022, 00:47
Hoje a Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: caga-se toda, adeptos stressam, assobiam a equipa, e tentam recuperar essa perdida.

No próximo formato, Juventus perde em casa com o Benfica.
Resultado: está-se bem, por causa disso vamos agora apanhar uns mancos quaisquer... E ainda temos mais 6 jogos a seguir, onde basta ganhar 3 ou 4 para irmos pelo menos ao playoff, tranquilo.

Vai ter sequer interesse ver estes jogos?
Vai ter tanto como vê-los naquele torneio amigável nos EUA.

Não estás a perceber. A Juventus perde com o Benfica e vai jogar não com uns mancos mas com um clube que está a ter resultados semelhantes. Ganha o jogo seguinte, sobe de nível e vai enfrentar adversários mais fortes. Só irá apanhar três ou quatro fracos seguidos se perder esses jogos todos.

Eu percebi, mas mal a Juventus perca um jogo na 1ª jornada, na jornada a seguir dão logo um doce para compensar.
E depois tem mais 6 jornadas (seja contra quem fora), onde "basta" ganhar 3 joguitos para evitar arrumar.

Ou seja, parece uma fase inteira sem qualquer consequência.
Hoje em dia um Barcelona apanha um Inter no grupo e vai logo de vela.
A Juventus apanha o Benfica e vai de vela.

Neste novo formato, nenhum tubarão vai logo de vela, e arrisco dizer que nenhum tubarão vai sequer estar em algum momento em risco de arrumar... Porque vai sempre ter imensa margem de manobra para ir pelo menos ao tal playoff.

Quer com isto dizer que a "fase de grupos" vai ser uma fantochada sem interesse para a larga maioria dos clubes, só terá interesse real a partir do playoff.

Não é sem consequência porque ficar em oitavo não é o mesmo que ficar em 15.º.

Aka


É que se isto é fantochada então parem de ver NBA.