Benfica SAD: Estrutura Accionista e outros assuntos

PorscheLM1

Tudo muito estranho neste negócio.

Disposto a facilitar o empréstimo obrigacionista com taxa de juro mais baixa é um compromisso interessante e de boa fé mas...
Creio que o melhor seria tentar deixar esta questão para depois das eleições. Seria interessante reunir-se com todas as listas candidatas.

pipoca123

Citação de: Só tou a ver em 16 de Julho de 2021, 02:33
«I am entirely new to the community of Benfica»

«I am merely an investor that sees incredible value in the shares of SL Benfica SAD.»

«Sl Benfica, if allowed to open up its listing on the New York Stock Exchange as I propose, would be valued at a starting value of '5 times revenue', slightly less as a multiple than the slow growth Manchester United»

«Most important in valuation is the obvious principal...the loyal audience of the team, will always be more valuable than the team. Other sports and media companies have figured this out (Marvel, Star Wars, Manchester United). Why not Benfica?»

«Benfica can be such a success on the football pitch and such a failure as a public company. A valuation of 3.00 Euros a share is a joke...and I can fix it.»

«I have made clear my interest in becoming a minority owner (not a control owner) of an English football club in the future, but that means I am not a competitor now (under any definition in the Bylaws of SL Benfica)...and is it not true that SL Benfica has considered similar ideas to expand into the UK?»

«Who else would you like to see buy the shares of the outgoing Mr. Santos? Alibaba?»

«I believe its time to finally open up to the world of opportunities, beyond the narrow economy of Portugal, so that SL Benfica can take its rightful place at the top of world football.»

«More revenue, and a higher valuation for YOUR ownership of SL Benfica SAD means more money for YOUR favorite players.»

«so SL Benfica can take its rightful place among the most powerful clubs in Europe.»

O homem não sabe quase nada sobre o Benfica. Só pensa em maximizar receitas e, de quando em quando, diz o que queremos ouvir.

O que sei é que espero que os 51% seja lei para todo sempre, porque senão, vai ser a primeira vez na minha vida em que vou pensar seriamente em deixar de ser sócio!

Até esse ponte ainda dou ouvidos.

Petrucci


O Rei dos Frangos podia fazer o que Tinoco de Faria sugeriu. Que vendesse ao Benfica as ações que comprou, a preço de custo.

Agora não sei se hei-de rir ou não...


apedro.stb

Infelizmente percebo pouco disto, porém tentei ler um pouco sobre o assunto.

1. O Benfica neste momento detém 67% do capital da SAD, entre Benfica Associação e Benfica SGPS (que pertence à Associação).

2. O Benfica sabe que precisa de dinheiro se quiser ser grande fora de Portugal. É um desafio perfeitamente válido encontrar fontes novas de rendimento porque o que obtemos cá dentro é pouco comparado com o que recebem os clubes dos Big Five. Com mais dinheiro atrais os melhores, e internamente nenhum outro clube tem o potencial financeiro do Benfica.

Para isso, há a necessidade de o Benfica se tornar verdadeiramente um clube-empresa, à semelhança de grande parte dos grandes clubes ingleses, italianos ou franceses. Há a negociação para o naming do estádio entregue à americana WME Sports, os patrocínios com a Emirates, lançou-se uma ideia algo envergonhada (para ser simpático) de alteração do símbolo. Sabemos agora que outros planos, talvez ainda maiores, existiam (ou existem).

Sinceramente, é um tema complicado porque há bons e mais exemplos de intromissões de investidores estrangeiros na gestão dos grandes clubes.

3A. Do lado bom o Bayern, que abriu 25% do seu capital a três grandes parceiros (Adidas, Allianz e Audi). Com isso domina internamente, é eterno candidato à Champions. Um modelo de gestão exemplar que até à pandemia deu lucro durante 27 anos consecutivos. É um cenário ideal e que se calhar podia existir no Benfica.

Entenda-se, no entanto, que na Alemanha os clubes são impedidos de ceder a maior parte de seu controlo para terceiros. As associações que administram os clubes precisam de ter pelo menos 50% das ações, mais uma, para garantir a soberania em relação às decisões tomadas. O famoso sistema 50+1.

Segundo este artigo:
https://ge.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/09/30/entenda-como-funcionam-os-clubes-empresas-em-alemanha-italia-inglaterra-e-portugal.ghtml

"As três patrocinadoras investiram quantias consideráveis para comprar participações no controle da empresa que administra o futebol do Bayern. Elas passaram a ser donas, o que lhes dá voz nas decisões relacionadas ao clube, embora a palavra final seja sempre da associação. Isso também lhes dá óbvia facilidade na renovação de contratos para que continuem a ser respectivamente patrocinadora, fornecedora de material esportivo e dona dos naming rights do estádio."

E este:
https://observador.pt/especiais/bayern-provavelmente-o-melhor-clube-do-mundo-provavelmente-nao-de-certeza-e-tem-muito-a-ensinar-aos-outros/

3B. Por outro lado, temos clubes ingleses como o Manchester United, o Arsenal, ou italianos como o Milan. Falamos de clubes totalmente dominados por grupos americanos ou chineses, que andam longe dos títulos e perderam a sua identidade. Neste países não se aplica o 50+1 alemão (e em Portugal penso que também não).

Ora, Vieira, Rei dos Frangos e certamente DSO encarregaram-se da execução desses planos. E sabemos nós que o que verdadeiramente sempre moveu Vieira na gestão do Benfica foi precisamente o dinheiro. Talvez esteja a ser ingénuo, mas acredito que Vieira viu nesta parceria com investidores estrangeiros uma oportunidade, um verdadeiro jackpot. Para ele, para António dos Santos, e claro está, para o Benfica, porque é através do Benfica que Vieira tira esse mesmo proveito.

4. Face ao contexto desportivo e financeiro catastrófico nestes últimos dois anos, essa necessidade de dinheiro é agora urgente. O Benfica precisa de dinheiro, aliás todos precisam, grandes ou pequenos.

5. Face a isto, surge John Textor.

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/quem-e-john-textor-conheca-o-pioneiro-dos-hologramas-e-efeitos-especiais-que-quer-comprar-um-quatro-da-sad-encarnada

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/de-que-serviria-a-john-textor-entrar-no-capital-da-sad-do-benfica-eis-a-resposta-13941810.html

Através do Benfica, John Textor provavelmente vê uma porta de entrada para um mundo em que já mostrou ter interesse em entrar. Um clube europeu que joga a Champions, com adeptos em todo o mundo. Um empresário ligado ao negócio dos direitos televisivos, que agora acena com a possível entrada do Benfica na bolsa americana (à semelhança do que os Glazer fizeram com... o Manchester United). Seja através da venda de ações, da aquisição de informação (porque teria administradores na SAD e consequentemente informação privilegiada sobre o Benfica e não só) ou direitos televisivos, o cenário para Textor é apelativo e a "sede" para ter mais do que 25% do Benfica se calhar também.

Não obstante, e apesar da ligação a Vieira, apesar do risco... não vejo razão para rejeitar investidores como este sem mais nem menos, apenas porque se desconfia do que é estranho. Parece-me mais uma questão de se ter medo do desconhecido (legítimo), medo de quem negociou com ele e com que intenções o fez (também legítimo). Mas para mim e face ao contexto delicado (porém, espero, não desesperado) do Benfica atual, desdenhar parceiros endinheirados como este ou como o Alibaba...acho que é sobretudo precipitado. Será preferível a situação atual? Não sei, mas quem nos dera ter um modelo semelhante ao do Bayern...

Quem neste momento gere o clube, e se o faz com os interesses do Benfica acima de tudo, tem de se sentar à mesa e estar disposto a ouvir.

peter_slb

Citação de: mojo_j0jo em 16 de Julho de 2021, 00:41
Citação de: gugabenfica em 16 de Julho de 2021, 00:38
Citação de: melo7 em 16 de Julho de 2021, 00:36
https://www.abola.pt/nnh/2021-07-15/benfica-empresario-norte-americano-pede-reuniao-a-direcao/898067

Ainda não consegui perceber as reais intenções deste gajo...

Escrevi noutro sítio.

Mas penso que seja, fazer dinheiro com academias com a brand Benfica. Toda a gente quer jogadores formados por nós.

E levar as acções a serem transaccionadas em bolsa americana. Facilmente chegariam a valores superiores a 10 euros por acção. E em só com isso faria uma porrada de dinheiro.

As acções só chegam a 10 euros por acção ou qualquer outro valor relevante se houver retorno para os accionistas, de resto o seu valor é meramente sentimental e valem 0 para americanos.

Se o Textor quiser ter acções do Benfica, que as compre, se quiser fazer negócios com o Benfica, que sejam vantajosos para ambos, que os faça (não precisa de ter acções para ser nosso parceiro). Se quiser comprar acções para ter poder de decisão no Benfica e receber dividendos que vá procurar outro clube porque o Benfica é dos sócios e os lucros devem ser reinvestidos na totalidade no crescimento desportivo.


Kyoto

um tipo que esta a tentar entrar na SAD no momento mais conturbado da historia do clube. metido em negociatas com o rei dos frangos, vieira e figuras que tais.

e ainda ha aqui ingenuos que acham que pode ser um grande negocio, bayern e tal.

houve-se falar em injeccao de dinheiro no futebol e as pessoas ficam cegas.

ramalho1

Se um administrador saiu tem de ser substituido

Quem vai ser?

Designado pelo presidente substituto?

Pelo Rui da OPA

Motörhead


BENFIKA

O Textor que se mantenha longe, especialmente nesta altura.

Estou a ve-lo com muita vontade de fazer um negócio que aparentemente não lhe ia trazer grandes vantagens...
E tendo em conta com quem tinha as coisas combinadas não me cheira bem.

Serdeira23

Citação de: ramalho1 em 16 de Julho de 2021, 07:50
Se um administrador saiu tem de ser substituido

Quem vai ser?

Designado pelo presidente substituto?

Pelo Rui da OPA

Subiu o grande vice presidente suplente Jaime Antunes

BENFIKA

Até já quer ajudar no empréstimo...está cheio de vontade de entrar cá  :buck2:

Muito cuidado porque esta direção pode muito bem deixar isso.

onnel

Ontem foi um dia onde se faz historia, resta saber quanto tempo vai o clube pagar por toda a merda feita e acabar a limpeza

Silveralho

O problema do Benfica não é entrar dinheiro, mas sim o que fazem com ele e a forma magistosa como ele desaparece, em que o passivo se mantém e reforços dignos desse nome são nulos.

van33

O americano deve ter visto a quantidade de
adeptos que tivemos na ICC em 2018 e nos outros anos e deve ter ficado confuso como um clube de um país minúsculo conseguia fazer aquilo no meio de tantos tubarões