SL Benfica - Campeão Nacional de Juniores A e vencedor da UEFA YL 2021/2022!!!

poiudivino

Citação de: SwissMade em 25 de Abril de 2022, 21:17
Pude assistir ao vivo e que orgulho nesta equipa!

O GR gostei muito, os dois centrais, o Martim, o Diego e claro o Henrique.

Muito muito talento!

E que demonstraçao de Benfiquismo da comunidade Suiça Benfiquista!

Somos gigantes!

Viva o Benfica!

Que apoio inacreditável que deram. Enormes. É o chamado colinho, incrível como jogamos tão longe da Luz, mas jogamos em casa

BERNA_1961

Duvida: se perdermos o campeonato de juniores, para o ano não participamos?
Ou com esta vitória temos acesso direto?

ravie

Brian Green

Em vez de falarem em quebrar maldições, parem de falar de uma coisa que nunca aconteceu. Nunca houve qualquer maldição. A frase que lhe é atribuída está errada.

Nunca aconteceu tal coisa.

Acerca da equipa, evidentemente que por mais estranho que vos pareça agora, só 4 ou 5 serão grandes jogadores, os restantes irão ser repartidos entre bons jogadores e "ses".

Festivus

Citação de: Mjölnir em 25 de Abril de 2022, 22:36
Citação de: ForçadoBloqueio em 25 de Abril de 2022, 22:24
Quanto tempo até o nojo da CS controlada pela Aliança do Altis dizer que a maldição é só para a equipa A? :2funny:

Odd 1.05
Seria normal, naturalmente o Húngaro não se estava a referir a uma competição juvenil. Penso que nem a uma Liga Europa. Há várias interpretações, mas poderia estar a fazer menção ao que tinham acabado de conquistar.
Talvez mas a verdade é que esta equipa foi campeã europeia.

A narrativa poderia continuar se vencessemos a Liga Europa ou a Conference League pois os vencedores dessas prova não são campeões europeus.

Festivus

O pessoal fala em maldições e tal... mas por acaso fizemos alguma bruxaria ou algum exorcismo hoje antes do jogo? Ou simplesmente... fomos superiores ao adversário?

Porque não perguntam ao Salzburgo porque levou uma tareia de 6-0 numa final europeia? Esses já não foram enguicados? Simplesmente tiveram um mau dia?

BC

Citação de: Baron_Davis em 25 de Abril de 2022, 22:42

Lindo!

Os miúdos cresceram a ver o Paulo Lopes a levantar troféus em cima da baliza do estádio da luz.

Hoje, todos eles, lhes devem ter pedido para repetir o mesmo mas com eles.

Muito bom.

André Sousa

Citação de: Hölderlin em 25 de Abril de 2022, 22:06
O João Teixeira é outro exemplo. Mas lá está, confirmas um pouco o que digo, a surpresa no geral é negativa.

O meu problema é o "what if" nisto tudo. O Pêpê não teria outra carreira se tivesse sido lançado numa determinada fase do seu desenvolvimento? O Teixeira não teria tido seguimento, e motivação - que depois iria, neste cenário hipotético, fazê-lo trabalhar mais para competir num plantel superior - se o Jesus tivesse apostado nele?

Com estes, e aqueles que referiste, fica sempre a dúvida. Como com o Dantas neste momento. Como o Pote parecia uma incógnita quando chegou ao Sporting, e se calhar não teria tido a época de afirmação que teve se não tivessem apostado nele quando apostaram.

Não estou a dizer que os Agras, Caetanos, etc desta vida foram desaproveitados, a ideia é que sem talento não se faz nada. Ninguém passa o threshold que lhes conferimos, até porque sonhamos alto, mas não me lembro de um jogador limitado que tenha evoluído surpreendentemente.

O Bernardo e o Cancelo tinham qualquer coisa, o Semedo também, o João Carvalho também. Estão aqui tres tipos de carreira. Se juntarmos o Carvalhas são 4 patamares. Mas a verdade é que TODOS os que se estabeleceram como jogadores para as grandes ligas eram completamente diferenciados com 17/18 anos.

Eu acho que o Benfica tem falhado no lançamento dos seus melhores jogadores. É sintomático, e obviamente que sendo que o Jesus tem um enorme papel nisto, neste momento existe espaço para lançar jogadores num contexto mais competitivo e que está a ser desperdiçado.

Edit: a título de exemplo mais abrangente, é muito raro alguém ir buscar um extremo com 27/28 anos a um clube pequeno. Seja porque ele não tem capacidade para mostrar o que é capaz em ataque continuado, seja por parecer que só ataca com espaço, ou simplesmente porque não tem talento suficiente para jogar num patamar acima, a verdade é que se andas a pastar durante 3/4 anos da tua carreira, provavelmente perdeste o barco.

É negativa porque consegues fazer uma projeção de equipa A para a maioria dos jogadores, se tiveres em conta que isto não é uma progressão linear.

Repara: tiveste uma equipa do Benfica com Guedes, Romário e Nuno Santos na frente. Podes colocar as coisas desta forma: o Guedes rendeu, hoje em dia é jogador para ser titular no Benfica. O Nuno Santos teve uma lesão grave na equipa B, mas é titular do Sporting, ou pelo menos muito utilizado. Na altura, era um jogador que jogava a extremo direito e que rendia muito, com um pé esquerdo de grande qualidade. O Romário era um poço de força, ainda júnior de primeiro ano, podia perfeitamente ter resultado. O Rochinha, que era o médio ofensivo, apareceu a grande nível, o Guzzo, que era o 8 titular, tinha-se estreado com o Norton de Matos na equipa B sendo júnior de primeiro ano, e tinha imensa qualidade. O João Nunes tinha tanto hype como o António Silva.

A verdade é que desta equipa, se formos rigorosos, só um é que cumpriu o que prometeu, os outros ficaram todos aquém. Este exercício é passível de ser feito para quase todas as equipas que tivemos na UYL, por isso sim, é natural que a surpresa seja negativa, mas defendo que temos que ser realistas e restringir um pouco o lote porque o futebol sénior é um mundo completamente diferente.

É claro que os jogadores atingem rendimentos elevados muitas vezes por alguma sorte, na medida em que são situações voláteis que faz com que eles surjam e rendam a alto nível. Tens o exemplo do Ederson, que aparece porque o Júlio César se lesiona. Tens o caso do Lindelof, que é titular depois de ficarmos sem todos os centrais disponíveis. Tens o exemplo do Félix, que se preparava para ir empandeirado para o Marítimo e o Lage assume a equipa temporariamente e aposta nele. O Nelsinho só ganhou o lugar de novo porque o André Almeida partiu o nariz na pré-época, porque ia ser banco do André Almeida como aconteceu quando regressou de lesão. Há muitos exemplos destes.

É óbvio que é preciso qualidade para singrarem e é óbvio que, como disse, isto não é uma ciência linear, o que faz com que muitas vezes não baste meter os jogadores lá dentro. O Pedro Rodrigues e o João Carvalho, por exemplo, deviam ter sido apostas no ano do tetra, porque estavam a jogar enormidades na equipa B. O Pedro, com bola, tem/tinha mais qualidade que o Rúben Neves, por exemplo. Faltava-lhe algo sem bola, mas a qualidade que dava com bola estava num nível muito, muito alto. Era criatividade por todo o lado sendo um 6. O João Carvalho era a mesma coisa. Era dos melhores jogadores no último passe e ficou queimado após aquele jogo em Belém. Ele falhou, não jogou bem, mas foi uma filha da putice queimar um jogador daquele jeito tendo em conta a qualidade que tinha. Hoje o que fica é que "ah e tal, não aproveitou as oportunidades, se fosse bom tinha dado conta do recado", quando fez 171' repartidos por 9 jogos, no campeonato. 

Isso de ser totalmente diferenciado, vai na linha do que disse anteriormente. O Nelsinho, para mim, era diferenciado. Para a maioria não era. O João Carvalho, para mim, era diferenciado. Para a maioria não era.

Estabelecidos, com essa idade, só me recordo do Renato, por exemplo. Os outros... o Bernardo e o Cancelo, com 18 anos, estavam nos juniores. Com 19 estavam na equipa B, e um ano mais tarde estavam lá fora. O Fèlix, com 18 anos, ia alternando entre a B e os sub-19 (levou o Benfica ao colo para o título de juniores). O Rúben Dias deixava muitas dúvidas, o que é normal, mas com 18 anos estava na equipa B. O Ederson estava no Rio Ave.

Isto para dizer que o ser diferenciado é subjetivo e, infelizmente, para muita gente depende do resultado final, ignorando todo o processo.

Dos que passaram pelo CFC, o grupo de elite, para mim, era composto por Bernardo, Cancelo, João Carvalho, Renato, Pedro Rodrigues, Félix e Gédson. Depois, vinha o Guedes, o Rúben, o Florentino, o Jota, o Guga, o Paulo Bernardo, Buta, João Teixeira e afins. Agora, o primeiro lote, e à exceção do Gédson que me desiludiu bastante na equipa A, acho que todos tinham capacidade para singrar e chegar a um nível altíssimo (grande parte chegou mas lá fora).

Redaguia2017

Tem que se ter cuidado nas etapas que se colocam os miúdos. As vezes é um erro apressar o processo. Relembro que muitos destes miúdos nem jogos tem na equipa B.
Ainda hoje o Gouveia a comentar falava do Henrique que tinha muitos jogos com centrais batidos na 2 liga, e isso fe-lo crescer muito.

Diego Moreira, Pedro Santos, Antônio Silva, Tome, o próprio Ndour, acho que devem passar pelo processo normal e ganhar calo na equipa B. Relembro o exemplo do Ruben Dias, os jogos que fez já B.

Agora para a A temos outros valores já num nível mais preparado para ser aposta ou pelo menos para integrar o plantel. Casos do Henrique, Tomás Araújo, o Martim está num nível muito bom, o Tiago Gouveia, o Rafael Brito ( se bem que para mim só faz sentido o Brito ou o Tino, apenas 1 dos 2),o Samuel Soares para 3 GR.
Podia incluir aqui o Umaro, mas não tenho grandes expectativas, acho que não evoluiu tanto como se esperava. Acho o Gouveia um talento maior.

André Sousa

Citação de: Hölderlin em 25 de Abril de 2022, 22:28
A ideia de lançar todos é bizarra e surreal até dado ponto, mas não percebo muito bem porque o Brito não tem oportunidades, ou o Umaro. Especialmente na total ausência de objetivos na qual vivemos atualmente. Agora, acho que é a segunda melhor equipa que foi à final.

O Brito talvez, mas só se fosse em função do Weigl. Contudo, com o estado das coisas, acho que provavelmente seria queimado.

O Umaro não faz sentido. E muito defendi-o eu, mas acho que perdeu o comboio com as sucessivas lesões que teve. Faria muito mais sentido o Gouveia.

Mercurio_10

Foi das maiores alegrias que tive como Benfiquista.

Orgulho enorme nestes miúdos e equipa técnica. Que limpeza! Que jogo incrível!

Parabéns a todos! Vocês são BENFICA! E obrigado a todos os que estiveram no estádio num apoio que transformou Nyon num mini estádio da Luz.

Kurt Cobain 10

Tenho de dar o braço a torcer e dizer que hoje foi gigante . Talvez até mereça assumir a equipa B na próxima época.

BlankFile

Não havia maldição que pudesse travar a vontade, a união, o espírito guerreiro, qualidade de jogo colectiva e ambição desta equipa em vencer esta prova e dar este título ao SL Benfica pela primeira vez na sua história, quando já tínhamos estado em 3 finais anteriores. Eu confesso que ao início dei favoritismo ao Red Bull Salzburgo, mas assim que vi a equipa a entrar a matar desta maneira... depois do 0-2 percebi logo que não nos fugia. Foi uma exibição a roçar a perfeição, um resultado avassalador e esmagador que não deixa margem nenhuma para duvidas sobre a justiça do vencedor desta final.

Duas curiosidades:

- Relembrar que começámos a Youth League 21/22 com uma derrota copiosa em Kiev por 4-0, contra o Dinamo e desde aí nunca mais perdemos. Kiev hoje que é um dos muitos cenários de guerra nos dias que correm.

- Luís Castro. Em tempos muito criticado nos escalões de formação do Benfica (inclusive por mim), acaba por ser ele a quebrar a malapata do Benfica na Youth League, uma conquista que fortalece o seu currículo como treinador. O Futebol é de facto uma caixinha de surpresas. 

Parabéns a toda a equipa por esta conquista fantástica. Ficarão eternamente na história do Sport Lisboa e Benfica! 

:slb2: :slb2: :winner: :winner: :flagglorioso: :flagglorioso: