SL Benfica - Vencedor da EHF European League 2021/2022!!!

ac95

Citação de: antiporcos em 07 de Dezembro de 2021, 23:30
Tem que haver uma explicação, sem entrar no domínio do sobrenatural, para estes excelentes resultados na europa (parte até já se tinha conseguido com o Carlos Resende) e o bloqueio que temos em Portugal em todos os jogos contra o porto, quase todos contra o sporting e as duas ou três escorregadelas anuais (a escolher entre belém, setúbal, horta, madeira sad, etc).

Arbitragem, preparação do adversário, qualidade do treinador, público, esforço dos jogadores, o que é falta para transportarmos estas exibições para Portugal?

Como é que se perde com o setúbal com o plantel todo (quase) e se empata em Nantes com meia dúzia de baixas. Já tivemos destas noutros anos, é super irritante esta montanha russa. Por exemplo, tenho praticamente a certeza que, com estas ausências, vamos ser violados com o porto, até porque pagaremos a factura física.  Mas não é porque teoricamente consiga fazer essa análise, é porque sei que com o porto nos vamos abaixo, fosse com o Magdeburg e acho que íamos dar luta. É como se fosse um bloqueio psicológico só por ser o porto só que afecta também os jogadores estrangeiros que, à partida, deviam ser um pouco imunes a essas rivalidades pouco sadias.
Num passado recente, em termos europeus, nunca nos conseguimos bater contra equipas do nível do Nantes como o estamos a fazer este ano. Acho que o facto de termos o melhor plantel de andebol que eu alguma vez vi no Benfica ajuda. Em Portugal o contexto é diferente. Tens um campeonato a 3 equipas, em que a melhor equipa nacional dos últimos anos (Porto Sofarma) foi, durante esse período (hoje em dia já não é, pelo menos nesta época não tem demonstrado ser) uma equipa top-15 Mundial (e em alguns momentos quiçá top 12). Essa superioridade do Sporting face a nós o ano passado, por exemplo, não existiu, dado que ganhamos um jogo em casa para o campeonato nacional e perdemos outro no estádio do Sporting (e eles até tinham melhor plantel que nós, na minha opinião).
O problema é que o Andebol é um mundo à parte. Não interessa se tens muitos adeptos no estádio de futebol se não tens 500/600/700 pessoas para encher um pavilhão e apoiar a tua equipa.
Uma história completamente à parte, mas que pode ajudar a ilustrar o meu ponto : fui ver o jogo com o Gog na Luz. Estavam menos de 200 pessoas no pavilhão. O facto de termos perdido recentemente com o Sporting e em Setúbal ajudou a que o apoio tivesse sido quase nulo. Atrás de mim estava uns alemães. Percebi que eram alemães porque, apesar de não ser fluente em alemão, cada vez que o Rahmel tocava na bola, faziam quase uma festa. Eu pensei para mim 'epah, devem ser amigos do Rahmel, ou assim, deixa cá meter conversa'. Começamos a falar. Pensava que eram amigos pessoais dele e perguntem-lhes se eles já o tinham convencido a renovar. Eles disseram algo como ' nós não conhecemos o Rahmel, apenas gostamos de andebol e do Benfica. Estamos cá em Portugal há uns meses e aproveitamos para vir ver o Benfica (equipa que eles diziam que tinham começado a apoiar desde que estão em Portugal) e o GOG'. Posto isto, a situação é simples. Faltam pessoas que gostem do Benfica e pessoas que gostem suficientemente de algo que não seja futebol para ir aos pavilhões e puxar pela(s) equipa(s). É óbvio que o contexto de sucessivas ausências de vitórias no campeonato nacional, época após época, afasta as pessoas. E que o facto de termos perdido jogos anteriormente a essa partida com os dinamarqueses também contribuiu para a ausência de público. Caramba, mas uns alemães que estão em Portugal há meses (que pura e simplesmente gostam de andebol e do Benfica) mexeram as pernas e foram ao pavilhão. E é dessa forma que tu medes a grandeza de uma modalidade de um clube. Pela quantidade de pessoas que acompanha a equipa. E as derrotas não devem servir como justificação para abandonar as equipas (excepto em contextos excepcionais, como, por exemplo, ser notório que ninguém da equipa quer saber daquilo. Algo que, ao contrário do que as pessoas pensam, não me parece que aconteça no andebol)

Dr.Lecter

Citação de: Duaarte em 08 de Dezembro de 2021, 00:06
Citação de: Dr.Lecter em 07 de Dezembro de 2021, 23:58
Citação de: ForçadoBloqueio em 07 de Dezembro de 2021, 23:50
Já agora, este resultado não serve para nada, pois não?

Serve. Volta a abrir boas hipóteses de ficarmos em segundo no grupo e ter um caminho mais "amigo" rumo a uma possível final 4.
Para ficarmos nos 2 primeiros lugares temos "obrigatoriamente" que ganhar ao nantes ou gog certo ?

Poderá não ser preciso.

Mas o mais provável é termos de ganhar em casa ao Nantes. É esperar pra ver.

ppfinder

ac95

Serve. Volta a abrir boas hipóteses de ficarmos em segundo no grupo e ter um caminho mais "amigo" rumo a uma possível final 4.
Para ficarmos nos 2 primeiros lugares temos "obrigatoriamente" que ganhar ao nantes ou gog certo ?
Isso era se tivéssemos perdido este jogo. Presumivelmente passámos a poder perder com o Gog e a ter que ganhar em casa com o Nantes (não é crível que o Nantes vá perder pontos na Alemanha... mas já não digo nada ) (e assim ficaríamos em segundo) ( isto porque é previsível que o Gog, Nantes e Benfica ganhem os jogos que não disputam entre si, isto claro no plano teórico)

TeamRocket37

Citação de: Duaarte em 08 de Dezembro de 2021, 00:09
Citação de: TeamRocket37 em 08 de Dezembro de 2021, 00:08

Podes perder no GOG, ganhar aos alemães em casa, e quem sabe basta empatar com Nantes em casa, caso o Nantes perca no GOG.
O nantes já fez os 2 jogos com o gog, ganhou e empatou! Joga é no Lemgo

Fiz confusão.
Pode perder na Alemanha perfeitamente.

Dr.Lecter

Citação de: ac95 em 08 de Dezembro de 2021, 00:18

Isso era se tivéssemos perdido este jogo. Presumivelmente passámos a poder perder com o Gog e a ter que ganhar em casa com o Nantes (não é crível que o Nantes vá perder pontos na Alemanha... mas já não digo nada ) (e assim ficaríamos em segundo) ( isto porque é previsível que o Gog, Nantes e Benfica ganhem os jogos que não disputam entre si, isto claro no plano teórico)

Só nos servirá um empate contra o Nantes em casa caso eles não ganhem na Alemanha (o que não é descabido).

Mas bem antes disso temos dois jogos muito complicados, em casa contra os alemães e na Rússia. Os russos em casa complicam a vida a toda a gente, não vai ser fácil ir lá ganhar. Lemgo só ganhou por 2 e o Nantes por 4.

Jorge.P_

Dadas as condicionantes, resultado fabuloso.

Pena é tudo isto das ausências, dificilmente não fará mossa no que ai vem...

ac95

Citação de: Dr.Lecter em 08 de Dezembro de 2021, 00:24
Citação de: ac95 em 08 de Dezembro de 2021, 00:18

Só nos servirá um empate contra o Nantes em casa caso eles não ganhem na Alemanha (o que não é descabido).

Mas bem antes disso temos dois jogos muito complicados, em casa contra os alemães e na Rússia. Os russos em casa complicam a vida a toda a gente, não vai ser fácil ir lá ganhar. Lemgo só ganhou por 2 e o Nantes por 4.
Não penso que o empate com o Nantes nos sirva! Acho que só a vitória com o Nantes será suficiente porque, mesmo que empatemos com o Nantes e eles empatem com o Lemgo (e nós só percamos com o Gog e ganhemos o resto dos jogos) ficaríamos em igualdade pontual e nem sequer sei qual o critério de desempate. (Confronto directo com vantagem para quem tiver sofrido menos golos em casa, talvez??)
Mas sim, temos que pensar jogo a jogo e ter a noção que todos os jogos terão a sua dificuldade (já não há jogos com os finlandeses)

antiporcos

Citação de: Dr.Lecter em 07 de Dezembro de 2021, 23:33
Foi o jogo de fase de grupos desta competição com maior assistência de sempre, estiveram presentes 9.124 espectadores. Na segunda competição europeia jogos com mais gente no pavilhão só mesmo em Final 4.

O que levou a haver tanta gente a ver o jogo, que até mudaram de pavilhão para um maior? Ser contra o Benfica? Pelo nome? Portugueses que foram ver (duvido)? Era um jogo importante, mas daí até ter 9.000 pessoas...

Cyb3rNeo

Excelente resultado!
Esta equipa vai do 8 ao 80 com uma facilidade...

Dr.Lecter

Citação de: antiporcos em 08 de Dezembro de 2021, 00:44
Citação de: Dr.Lecter em 07 de Dezembro de 2021, 23:33
Foi o jogo de fase de grupos desta competição com maior assistência de sempre, estiveram presentes 9.124 espectadores. Na segunda competição europeia jogos com mais gente no pavilhão só mesmo em Final 4.

O que levou a haver tanta gente a ver o jogo, que até mudaram de pavilhão para um maior? Ser contra o Benfica? Pelo nome? Portugueses que foram ver (duvido)? Era um jogo importante, mas daí até ter 9.000 pessoas...

Organizaram uma série de 3 jogos contra Benfica, Chambery e PSG naquele pavilhão. Este foi o primeiro, o do PSG já está esgotado e contra o Chambery devem ter outra bruta assistência. É outra realidade.

paraguaio3

Antes do jogo não acreditava num bom resultado, face às muitas baixas.

Se sou dos primeiros a criticar quando estão mal, hoje há que dar os parabéns pela imagem deixada na Europa, frente a uma boa equipa, com 10000 pessoas no pavilhão.

Rui Nogueira

Não vi o jogo. Estou boquiaberto com o resultado.
Este resultado com toda a gente disponível já seria incrível,com todas as condicionantes que existiram é um resultado de outro mundo.
Continuem assim.

Rui Nogueira

O Grigoras ao que parece foi só uma indisposição. Era bom recuperá-lo para o Porto.