Ivan Almeida (Basquetebol)

Extremo, 36 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 40 jogos, 404 pontos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

ricardo.jcg

Citação de: Festivus em 17 de Novembro de 2022, 00:38
Porque é que eu vi logo que este tópico estar com tanta actividade seria precisamente devido ao tweet dele em resposta ao tweet do Dalot?

Bem, por onde começar?

Em primero lugar, não sei muito sobre o Diogo Dalot nem é jogador que me diga alguma coisa de especial. Sou 100% neutro em relação a ele. Se o visse na rua provavelmente nem o reconheceria.

Se tivesse que adivinhar, eu diria que o Dalot não tinha mas intenções quando fez aquele tweet dele. Acho que é óbvio que ele não se orgulha nem defende a escravatura. Basicamente ele quis fazer um tweet a expressar o orgulho e entusiasmo dele por representar Portugal no Mundial e saíu-lhe um bocadinho mal. Mais uma vez, sei que não o fez por mal, mas nos dias de hoje e em redes sociais onde se cancelam pessoas a torto e a direito, ele não foi lá muito inteligente.

Provavelmente o Dalot é algo ignorante. Estamos a falar de um jogador profissional de futebol. Duvido que fosse propriamente um aluno do quadro de honra da escola.

O Ivan interpretou o tweet do Dalot de forma diferente da minha. Nada mais a dizer. Cada um interpreta as coisas à sua maneira.

Quanto à história de Portugal e sentir orgulho no período dos Descobrimentos... todos os países têm uma era dourada da sua história que romantizam de certa forma. O único país que eu conheço que se envergonha da sua história é a Alemanha. Geralmente quando se fala de um país e da sua história, pensa-se logo no seu período dourado. Principalmente se teve um grande império. Ainda hoje falamos sobre o Império Romano por exemplo. Império esse que matou e escravizou imensa gente também, mas também construiu estradas, pontes, aquedutos, etc. Não fossem os romanos e não falaríamos uma língua latina nem seríamos católicos. Não se pode negar a influência cultural enorme que tiveram em nós.

Se forem à Mongólia, verão o Genghis Khan por toda a parte. Tanto no dinheiro do país, como no nome do aeroporto da capital, numa garrafa de bebidas alcoólicas e ainda uma estaria equestre enorme. O Genghis Khan, como sabemos, também foi responsável por imensas mortes. O Império Mongol era extramente bárbaro por onde passava. Deverão os mongóis sentir vergonha de Genghis Khan e não o considerarem a maior figura da sua história?

A verdade é que a história da humanidade está repleta de guerra e atrocidades. E se um país se tornou grande ou poderoso a certa altura foi graças a guerras e atrocidades.

Se os portugueses não se podem orgulhar de Portugal ter tido outrora um império enorme apesar de ser um país pequeno, então de que é que se podem orgulhar na história do seu país? É que isso foi a era dourada de Portugal. Aquilo por o qual Portugal não é apenas uma minúscula nota de rodapé na história mundial. O português não seria a sexta língua mais falada no mundo se os Descobrimentos não tivessem acontecido. Nem haveria um país chamado Brasil.

O Portugal actual é apenas mais um país no mundo. E não se destaca em nada de especial. Convenhamos que não há muito para nos orgulhar mos do Portugal moderno.

Quase todos nós sabemos que houve escravatura nesses tempos. Mas quando as pessoas falam dos Descobrimentos não se estão a orgulhar desse aspecto, acho que isso é óbvio.

E lembrem-se que já foi há muito tempo. Ninguém desses tempos é vivo hoje e nem sequer os nossos avós conheceram gente dos séculos XVI-XVII. Falando na Alemanha de novo, ainda hoje há sobreviventes dos campos de concentração. Não há sobreviventes dos tempos do tráfico transatlântico e nem os descendentes actuais desses escravos conheceram os seus antepassados escravizados.

Acho que não se devia dar tanta importância a um tweet como o do Dalot. Pois parece-me óbvio que ele não tinha más intenções quando o escreveu.

:bow2:

rkc

Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 05:00
E os egípcios, que construíram pirâmides com trabalho escravo! É mandar as pirâmides abaixo já! E os romanos, crl? Quantos povos escravizaram? Deram-nos a língua, estradas, comércio, etc etc, mas escravizaram! Urge derrubar o Coliseu de Roma, símbolo desses esclavagistas!

Ps: amanhã vou fazer a minha parte e vou cagar no meio do templo em Évora, para esses romanos aprenderem!

Não houve nenhum escravo na construção das pirâmides.

andre_diogo

Citação de: KKK24 em 16 de Novembro de 2022, 19:28
Esquece, vais ficar como o bad guy.
É porque não se evolui para além do livro do sexto ano, é o banner do SerBenfiquista que tem de mudar para white pride, é os defensores dos ideais do Estado Novo ou é porque é nojento afirmar verdades como Cabo Verde ter sido descoberto e povoado por Portugal...

Acabo sempre por chegar à conclusão que é inutil discutir com doutrinados.

rkc

Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 09:28
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 08:28
Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 05:00
E os egípcios, que construíram pirâmides com trabalho escravo! É mandar as pirâmides abaixo já! E os romanos, crl? Quantos povos escravizaram? Deram-nos a língua, estradas, comércio, etc etc, mas escravizaram! Urge derrubar o Coliseu de Roma, símbolo desses esclavagistas!

Ps: amanhã vou fazer a minha parte e vou cagar no meio do templo em Évora, para esses romanos aprenderem!

Um total de zero pessoas pediu para destruirmos seja o que for, neste tópico. Um reconhecimento das atrocidades cometidas não é similar a mandar o Padrão dos Descobrimentos abaixo, embora pelo desconforto que cause quase pareça.

Os romanos egípcios, gregos, otomanos, vikings, astecas, visigodos, zulus, etc etc já vieram reconhecer as atrocidades que cometeram? Estão primeiros na fila. Aliás qual o povo, império ou país que nunca cometeu atrocidades? Só se forem os esquimós.

Julgar actos de um povo cometidos há 500 anos com os valores actuais é apenas e só parvo. Quando falamos de uma humanidade e sociedade que durante séculos foi construída com batalhas, invasões, pilhagens conquistas, escravização dos derrotados, etc etc. Não há inocentes, todos o fizeram, brancos, pretos ou amarelos. Europeus, asiáticos, americanos ou africanos. A história foi feita dessa forma, os mais fortes subjugaram os mais fracos, em todo o lado. E apesar dessas atrocidades que foram cometendo, criaram e espalharam dessa forma fronteiras, línguas, evolução, etc.
Sem escravização e transporte de escravos dos europeus para a América, não existia Pele ou Michael Jordan por exemplo, e sem a nossa colonização não existia uma estátua de um africano à frente do estádio do maior do Mundo. Praticamente todas as atrocidades cometidas no passado deram sempre origem também a coisas positivas.

Os esquimós matam focas bébés.

rkc

Citação de: Hölderlin em 17 de Novembro de 2022, 10:08
Bem , o gajo vem de uma ilha que nem sequer era habitada antes de lá irmos. Agora, nunca compreenderei porque não têm a mesma aversão aos tipos que os vendiam.

Os que os vendiam não tinham a cor certa para serem alvo de criticas no pós modernismo.

Está tudo em "Teorias cínicas" da Helen Pluckrose.

rkc

Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:41
Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 11:34
Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:26
Engraçado que quando o Ivan diz e faz mesmo merda, é defendido aqui, mas quando ele diz algo realmente acertado é atacado...  :2funny:

Realmente a história do colonialismo é algo para ser relembrado e glorificado  :estrelas: com povos que ainda estão a sofrer as consequências do mesmo. Perdoa-lhes Ivan!

O colonianismo foi muito mau, era preferivel ficarem todos encerrados nas muralhas tipo a aldeia do asterix.
Creio que as coisas tem que ser resumidas á epoca em que aconteceram, não se pode comparar a literacia de 500 anos atraz com a de hoje.
Obvio que olhando aos olhos de hoje cometeram-se muitos erros, ms pensas que foi tudo mau?
O que foi feito ha 500 anos ajudou para o desenvolvimento que temos hoje, para clarificar que ha hoje em dia.

Eu não tenho que comparar nada, o facto é que tiveste brancos que acharam que os pretos eram burros e poucos desenvolvidos e que deviam ir lá para os "ensinar", e acabaram a explorar, espoliar e retirar toda e qualquer cultura desses povos, deixando-os ainda hoje a recuperar dessa mesma exploração, com a desculpa que iam ensinar.

O que foi feito ajudou ao desenvolvimento? Ah está certo. O desenvolvimento de uns e a desgraça dos outros, e agora os outros é que se fodem que ainda recuperam dessa "evolução".

Ficarem encerrados nas muralhas? Desculpa? Essa ideia dos outros serem burros e nós muito espertos pelos vistos continua bem viva.

Pode doer imenso, mas a realidade é que quando os colonizadores chegaram 99% da malta que vivia nesses locais não tinha uma língua nem escrita próprias, vivia no mato, morriam antes dos 40 e faziam as merdas mais inconcebíveis aos inimigos locais. Até capturá-los para os vender, vê lá a "cultura"!

Quando os colonos saíram de lá, tinham escolas, lingua, escrita, civilização.

Foi tudo bom? CLARO QUE NÃO" Nunca é! Se ficaram melhor que estavam quando os invasores lá chegaram? Sempre. Em 100% dos casos.

Até a ibéria, com os mouros ou romanos antes deles.

Kurt Cobain 10

Estive do lado do Ivan acerca do caso que se passou no ladrão caixa ...mas esta polémica que fez sobre o comentário do dalot , que não vi mal nenhum , é só ridiculo e falta de atenção.

foca te é em ajudar o Benfica  a ganhar titulos.

andre_diogo

Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 09:28
Os romanos egípcios, gregos, otomanos, vikings, astecas, visigodos, zulus, etc etc já vieram reconhecer as atrocidades que cometeram? Estão primeiros na fila. Aliás qual o povo, império ou país que nunca cometeu atrocidades? Só se forem os esquimós.


Astecas, Incas e afins sacrificavam adultos e crianças aos milhares em celebrações religiosas. Nenhuma dessas civilizações alguma vez deixou de ser admirada por quem gosta de história.

Ou então só ando mesmo a ler os autores do livro so sexto ano e tenho de começar a prestar mais atenção ao que se diz no twitter.

benfiquista_zonanorte

Para se perceber bem a dimensão da lingua portuguesa e por onde andamos, vejam bem o número de linguas crioulas baseadas no Portugues espalhadas pelo mundo.
É algo muito interessante ...

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_crioulas_de_base_portuguesa

Uma maneira de ver que nem tudo era escravos e que havia troca de cultura e costumes com quem nos relacionamos.
O número de variantes existente no oriente é impressionante !
E ver como é que muitas ainda perduram até aos dias de hoje sem que haja um esforço nosso para isso.

ajnogueira

Citação de: rkc em 17 de Novembro de 2022, 13:05
Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 09:28
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 08:28
Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 05:00
E os egípcios, que construíram pirâmides com trabalho escravo! É mandar as pirâmides abaixo já! E os romanos, crl? Quantos povos escravizaram? Deram-nos a língua, estradas, comércio, etc etc, mas escravizaram! Urge derrubar o Coliseu de Roma, símbolo desses esclavagistas!

Ps: amanhã vou fazer a minha parte e vou cagar no meio do templo em Évora, para esses romanos aprenderem!

Um total de zero pessoas pediu para destruirmos seja o que for, neste tópico. Um reconhecimento das atrocidades cometidas não é similar a mandar o Padrão dos Descobrimentos abaixo, embora pelo desconforto que cause quase pareça.

Os romanos egípcios, gregos, otomanos, vikings, astecas, visigodos, zulus, etc etc já vieram reconhecer as atrocidades que cometeram? Estão primeiros na fila. Aliás qual o povo, império ou país que nunca cometeu atrocidades? Só se forem os esquimós.

Julgar actos de um povo cometidos há 500 anos com os valores actuais é apenas e só parvo. Quando falamos de uma humanidade e sociedade que durante séculos foi construída com batalhas, invasões, pilhagens conquistas, escravização dos derrotados, etc etc. Não há inocentes, todos o fizeram, brancos, pretos ou amarelos. Europeus, asiáticos, americanos ou africanos. A história foi feita dessa forma, os mais fortes subjugaram os mais fracos, em todo o lado. E apesar dessas atrocidades que foram cometendo, criaram e espalharam dessa forma fronteiras, línguas, evolução, etc.
Sem escravização e transporte de escravos dos europeus para a América, não existia Pele ou Michael Jordan por exemplo, e sem a nossa colonização não existia uma estátua de um africano à frente do estádio do maior do Mundo. Praticamente todas as atrocidades cometidas no passado deram sempre origem também a coisas positivas.

Os esquimós matam focas bébés.

As focas são uma praga, se se reproduzem livremente espalham-se em demasia e consomem demasiados recursos e destroem muita coisa.

Por isso é mesmo necessário matar focas, e é uma actividade até incentivada pelo governo do Canadá e assim.

joaoaria

Compreendo que existam feridas do passado, mas Portugal assumiu as suas responsabilidades do passado.
Qualquer pessoa natural de um país de uma ex colónia deve fazer também a sua cura do ódio da história e perceber que as pessoas de hoje não são as mesmas desses tempos. Aliás, foram as pessoas de hoje que lutaram por eles para que as coisas sejam hoje o que são.
Eu vivi quase 5 anos na Cidade da Praia em Cabo Verde e talvez por isso tenha legitimidade para criticar as declarações do Ivan.
Hoje, os locais, na sua grande maioria, já ultrapassaram o passado. Talvez por isso sejam felizes. E eu também fui junto deles porque me trataram bem.
O Ivan que pense que agora, haverá quem venha dizer, com esta reação dele, que afinal o Ivan exagerou nas acusações de racismo no Dragão.
O Ivan para mim é o atual ídolo do Basquetebol do Benfica, mas esta sua reação não contribui em nada para acabar com o racismo e xenofobia, bem pelo contrário, só vem desenterrar ódios do passado que não fazem sentido nos dias de hoje

Festivus

Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 13:20
Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 09:28
Os romanos egípcios, gregos, otomanos, vikings, astecas, visigodos, zulus, etc etc já vieram reconhecer as atrocidades que cometeram? Estão primeiros na fila. Aliás qual o povo, império ou país que nunca cometeu atrocidades? Só se forem os esquimós.


Astecas, Incas e afins sacrificavam adultos e crianças aos milhares em celebrações religiosas. Nenhuma dessas civilizações alguma vez deixou de ser admirada por quem gosta de história.

Ou então só ando mesmo a ler os autores do livro so sexto ano e tenho de começar a prestar mais atenção ao que se diz no twitter.
Ora aí está.

O mito do bom selvagem dá a muita gente a ideia errada desses povos. Eles não andavam propriamente a viver sossegados sem chatear ninguém até os europeus chegarem.

Os nativo americanos estavam longe de ser povos pacifistas. África também teve vários impérios, e todos sabemos como esses se constróiem.

E as atrocidades cometidas no continente asiático pelos próprios autóctones? Ui.

OmarLittle

Citação de: Rei em 17 de Novembro de 2022, 10:02
É um exagero, ponto. Ai ui... o Dalot fez um post...

Pá, deixem-se de infantilidades. É ridículo arranjar um problema onde ele não existe. Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe a intenção do post do Dalot. Hoje em dia a mesquinhez é inacreditável, querem distorcer tudo, qualquer dia nem um peido se pode dar.

É um ataque gratuito do Ivan Almeida, que em tudo vê maldade. Já começa a ser doentio.

Doentio é atacar-se o Ivan porque tem uma perspectiva diferente sobre o processo colonial português.

lancadordedois

Citação de: benficaslb1 em 17 de Novembro de 2022, 12:51
Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 12:34
Citação de: J_PN em 17 de Novembro de 2022, 12:23
Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 11:30
Citação de: J_PN em 17 de Novembro de 2022, 09:55
Citação de: Eagle 1996 em 17 de Novembro de 2022, 09:48
Já não é a primeira vez e o assunto é sempre o mesmo.

Claramente está mal resolvido e talvez precise de ajuda profissional para seguir em frente, o próprio Benfica já era tempo de lhe propor essa ajuda, caso ainda não o tenham feito obviamente.

Tendo em que conta o desconforto evidente que vemos no tópico cada vez que toca na ferida, dá para ver bem quem é que está mal resolvido...

ves alguem dizer lhe alguma coisa quando esta calado?

eu ate critiquei o marcel matz por ter "criticado" socios/adeptos.

mas agora tenho que pedir licença ou sff ?

ele esta a representar o Benfica e tudo o que tem declarado tem sido no contexto desportivo.
se ele quisesse dizer nao sei o que no contexto da musica seria um problema dele , desde que nao fosse algo grave.
ele representa o maior clube do mundo , isto nao é o focul ou algo do genero

Mas ele tem que estar calado porque tu queres?
Felizmente ainda temos atletas estes que para além da qualidade enquanto atletas revelam personalidade, inteligência e espírito crítico para se posicionarem como bem entenderem perante os temas que acharem pertinentes. Infelizmente já são poucos e cada vez mais remetem-se apenas a lugares comuns e ao politicamente correcto para não terem que levar com gajos que ficaram presos no 6º ano.

ele meteu se num tema que claramente nao domina , mas olha tem resultado bem para o Kyrie Irving , um exemplo a seguir.

volto a perguntar , ele fez isto em frança? fez em Italia? fez em Israel? 

eu ate diria que o problema é dele (e em ultima instancia vai ser..)  mas quando esta inserido num contexto desportivo como foi o caso , esta a representar o Benfica.

Se ele quer criticar num contexto pessoal , tipo criticar o governo portugues ou o cabo verdiano ou dizer que a terra é plana...

Esta falta de sensibilidade so por si ja diz muito , tal como a nossa..(clube)

Mas qual a representar o Benfica? O desporto é o assunto mais importante dos menos importantes. Antes de ele ser atleta do Benfica é um ser humano, aquilo é a página pessoal dele não do Benfica, tem todo o direito de dizer o que quiser ter a opinião que quiser, o Benfica clube não tem nada que se intrometer naquilo que ele diz, era o que mais faltava ele não poder expressar-se por jogar num clube seja ele qual for. O pessoal tem uma dificuldade enorme em separar as coisas, ele joga no Benfica mas a opinião dele é dele não do Benfica.

As consequências do que diz se está certo ou errado etc são dele e não do clube.

exactamente por nao entenderes é que ele tambem nao entendeu , nem o Kyrie Irving se bem que esse acho que nao usou o contexto desportivo ja nao recordo

O Ivan  aproveita sempre o contexto desportivo , para expor a sua visao , nos contratamos o Ivan no contexto desportivo.
Se ele vai a  podcast falar sobre isto e daquilo em que o contexto nao seja desportivo como creio que o fez , qual o mal?

agora se for a um podcast desportivo  convidado por ser atleta do Benfica achas que ele nao nos esta a representar?

ou achas que vao convidar o activista que joga em sintra ou no barreiro?

rdr10

Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:41
Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 11:34
Citação de: Schweinsteiger em 17 de Novembro de 2022, 11:26
Engraçado que quando o Ivan diz e faz mesmo merda, é defendido aqui, mas quando ele diz algo realmente acertado é atacado...  :2funny:

Realmente a história do colonialismo é algo para ser relembrado e glorificado  :estrelas: com povos que ainda estão a sofrer as consequências do mesmo. Perdoa-lhes Ivan!

O colonianismo foi muito mau, era preferivel ficarem todos encerrados nas muralhas tipo a aldeia do asterix.
Creio que as coisas tem que ser resumidas á epoca em que aconteceram, não se pode comparar a literacia de 500 anos atraz com a de hoje.
Obvio que olhando aos olhos de hoje cometeram-se muitos erros, ms pensas que foi tudo mau?
O que foi feito ha 500 anos ajudou para o desenvolvimento que temos hoje, para clarificar que ha hoje em dia.

Eu não tenho que comparar nada, o facto é que tiveste brancos que acharam que os pretos eram burros e poucos desenvolvidos e que deviam ir lá para os "ensinar", e acabaram a explorar, espoliar e retirar toda e qualquer cultura desses povos, deixando-os ainda hoje a recuperar dessa mesma exploração, com a desculpa que iam ensinar.

O que foi feito ajudou ao desenvolvimento? Ah está certo. O desenvolvimento de uns e a desgraça dos outros, e agora os outros é que se fodem que ainda recuperam dessa "evolução".

Ficarem encerrados nas muralhas? Desculpa? Essa ideia dos outros serem burros e nós muito espertos pelos vistos continua bem viva.

E tiveste pretos a achar que outros pretos eram mais burros e fizeram exactamente o mesmo.

E tiveste branco a achar que outros brancos eram inferiores e por isso tinha que desaparecer.

E tiveste asiáticos a achar que outros asiáticos eram uma praga e que tinham que os matar a todos.


O contexto histórico é super importante, Portugal foi invadido por espanhóis, franceses, árabes, etc e ninguém anda a chorar por causa de existirem pontes romanas espalhadas pelo país ou porque os Romanos mataram todos os cidadãos de uma aldeia.

O Ivan fez um post patético, que a extrema esquerda da Joacine tenta impor aos burrinhos, a história é para ser relatada como ela é, Portugal ERA dos países com maior força a nível mundial POR CAUSA dos descobrimentos, por causa da colonização, por causa da força bruta e de como impunha a sua cultura. Eram os tempos que se viviam há 500 anos atrás, no Brasil havia tribos que faziam o mesmo a outras mais fracas, em África os escravos eram negociados por reis tribais que vendiam os escravos de tribos inimigas, etc etc etc

O Dalot não fez nada de mal, é simplesmente demencial o que se faz hoje em dia, desde querer destruir monumentos ou apagar a história de um Portugal que era uma potência há 500 anos atrás.


(Estou à chuva e a escrever, não sei se dei erros)