Ivan Almeida

Extremo, 35 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 28 jogos, 270 golos
Em 2023/2024: 28 jogos, 270 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

BC

Citação de: APM em 16 de Junho de 2022, 09:57
Citação de: BC em 16 de Junho de 2022, 09:23
Citação de: APM em 16 de Junho de 2022, 07:45
Há racismo em Portugal como há racismo em todos os outros países do mundo.
Agora dizer que Portugal é um país racista ou sistematicamente racista é falso.
Sistematicamente também não concordo. Mas é um país racista, como qualquer país de origem de cor branca.

Isso não corresponde à realidade. A larga maioria de todos os brancos em todos os países do mundo não são racistas. E falo por experiência própria, de quem vive e viveu toda a carreira profissional em países maioritariamente brancos, negros, dominados por castas ou asiáticos. A maioria das pessoas quer levar a sua vida, ter emprego, saúde e dinheiro. Querem lá saber da cor da pele dos outros.
Isto sem prejuízo, como disse antes, de existirem racistas em todos os países. Tal como existem alcoólicos, pedófilos ou violadores.
Por isso é que é um país racista e não sistematicamente racista.

La está, o branco continua a olhar para a cor e para as ofensas como algo de natural se tratasse.

E se viveste nessas culturas todas, podias ter observado melhor certas situações raciais que estão intrínsecas nos brancos.

_JonasThern_

Citação de: BC em 15 de Junho de 2022, 22:55
Querem um exemplo mais básico ainda?

Se virem duas pessoas a vossa frente (um branco e um negro) e quiserem comentar uma delas, se for com o branco dizem: olha aquele. Se for com um negro dizem logo: o preto que está ali.

Mas, é que nem há dúvidas nem a mínima discussão.

Comecem a ver isso dessa forma (da forma que eles vêem e sentem) e vão entender melhor o que eles querem dizer e transmitir.

Se vires um magro e um gordo também te vais referir ao magro  como "aquele" e ao gordo como o gordo.

Se vir um branco na rua e um preto lado a lado, provavelmente poderei referir-me numa fase inicial ao preto como "preto" não sei, mas admitindo que o pudesse fazer, depois se fosse falar com eles tenho a certeza que não faria distinção e se tivesse que falar melhor e me identificasse mais com o preto do que com o branco, fá-lo-ia sem pensar em mais nada. Será isto racismo por numa fase inicial ter identificado a pessoa como preto? Epah para mim não é, mas acredito que para os teóricos (não me estou a referir a ti) que estudam esta temática o possam considerar e aí sim, secalhar somos todos profundamente racistas (sem o ser, na minha opinião).

BC

Citação de: _JonasThern_ em 16 de Junho de 2022, 10:12
Citação de: BC em 15 de Junho de 2022, 22:55
Querem um exemplo mais básico ainda?

Se virem duas pessoas a vossa frente (um branco e um negro) e quiserem comentar uma delas, se for com o branco dizem: olha aquele. Se for com um negro dizem logo: o preto que está ali.

Mas, é que nem há dúvidas nem a mínima discussão.

Comecem a ver isso dessa forma (da forma que eles vêem e sentem) e vão entender melhor o que eles querem dizer e transmitir.

Se vires um magro e um gordo também te vais referir ao magro  como "aquele" e ao gordo como o gordo.

Se vir um branco na rua e um preto lado a lado, provavelmente poderei referir-me numa fase inicial ao preto como "preto" não sei, mas admitindo que o pudesse fazer, depois se fosse falar com eles tenho a certeza que não faria distinção e se tivesse que falar melhor e me identificasse mais com o preto do que com o branco, fá-lo-ia sem pensar em mais nada. Será isto racismo por numa fase inicial ter identificado a pessoa como preto? Epah para mim não é, mas acredito que para os teóricos (não me estou a referir a ti) que estudam esta temática o possam considerar e aí sim, secalhar somos todos profundamente racistas (sem o ser, na minha opinião).
Jonas, os teóricos são eles que sentem na pele essa distinção. Não somos nós.

O branco nem deve entrar nessa discussão. Deve ouvir e calar.

BC

Em relação ao magro e ao gordo essa nem é uma distinção racial mas sim de minoria ou o nome mais correto que lhe queiram chamar. 😂

Logo, se metemos no mesmo saco as distinções raciais com as distinções de minorias, estamos a colocar o "preto" nas minorias e a banalizar o que se diz ou como se chama.

josel

Eu estou a ver que por aqui também há uma certa dificuldade em encontrar o sentido da palavra racismo.

Falamos de racismo no sentido de preconceito, ou no de facto discriminar?
Portugal tem imenso do primeiro, mas felizmente menos do segundo. Infelizmente, ainda há quem tenha preconceito, e depois discrimine; mas também temos preconceituosos que não descriminam e não deixam isso lhes toldar o julgamento.

Portugal é, na sua globalidade, preconceituoso, seja de pessoal preto/negro, asiático ou até mesmo brasileiro. Se não viram muito isso, fico muito contente por vocês, mas enquanto pessoa do norte interior, que já viveu no Porto, agora em Lisboa e contactou com muita gente de vários lados, iriam ficar surpreendidos com a quantidade de pessoal que, sem contacto nenhum com pessoal preto/negro, tem ódio a esse pessoal.
Penso que irem falar com a maior parte das pessoas em Portugal acima dos 35 anos fora das grandes cidades portuguesas ia ser um choque para algum de vocês.

Giant_Woman


Foi mostrado um ao utilizador em questão por ter excedido o nº de amarelos permitidos.
O utilizador estará banido durante 7 dias.

BC

Giant aqui o pessoal está a discutir ideias e a dizer o que pensa.

Uns concordam outros não.

Mas quando não concordam connosco é mais fácil partir para a ofensa. Está errado.

lancadordedois

as pessoas ou algumas pessoas quando estao chateadas usam de tudo , o que podera ser o ponto fraco de alguem.
ao Ivan escolheram o mais facil , em verdade ele nem é negro e deve ser mais claro que muito portugues...
Mas é algo que nao deve sair impune e ir se ate as ultimas consequencias

contudo volto a insistir , e irem com a vossa familia , namorada , filhos , pais e chamarem vos filhos da puta de 5m em 5m ?
é que toda a gente aceita isto e nao vejo ninguem chateado , a nao ser eu .

.:VMPT:.

Citação de: BC em 16 de Junho de 2022, 09:23
Citação de: APM em 16 de Junho de 2022, 07:45
Há racismo em Portugal como há racismo em todos os outros países do mundo.
Agora dizer que Portugal é um país racista ou sistematicamente racista é falso.
Sistematicamente também não concordo. Mas é um país racista, como qualquer país de origem de cor branca.

É que os países de cor preta, não são racistas....

Um branco,  chamado José, tira uma foto no meio 4 pretos. Pergunta um castanho a um preto. "Qual é o José"....

Sabes qual seria a resposta?

Racismo, é chegares a um grupo e não cumprimentar uma pessoa pela sua cor. É não respeitar o ser humano como um igual..... Tanto seja pela cor da pele, pela estatura, pela beleza.... Chamar preto a um preto ou gorda a uma gorda, na minha opinião, é a mesma coisa... Depende é do sentido que se dá.... Mas hoje em dia, quase tudo é considerado racismo e em outro nível, assédio.... Triste mundo que se está a tornar....

Para que conste, não sou de direita, muito longe disso....

lancadordedois

Citação de: .:VMPT:. em 16 de Junho de 2022, 13:08
Citação de: BC em 16 de Junho de 2022, 09:23
Citação de: APM em 16 de Junho de 2022, 07:45
Há racismo em Portugal como há racismo em todos os outros países do mundo.
Agora dizer que Portugal é um país racista ou sistematicamente racista é falso.
Sistematicamente também não concordo. Mas é um país racista, como qualquer país de origem de cor branca.

É que os países de cor preta, não são racistas....

Um branco,  chamado José, tira uma foto no meio 4 pretos. Pergunta um castanho a um preto. "Qual é o José"....

Sabes qual seria a resposta?

Racismo, é chegares a um grupo e não cumprimentar uma pessoa pela sua cor. É não respeitar o ser humano como um igual..... Tanto seja pela cor da pele, pela estatura, pela beleza.... Chamar preto a um preto ou gorda a uma gorda, na minha opinião, é a mesma coisa... Depende é dia sentido que se dá.... Mas hoje em dia, quase tudo é considerado racismo e em outro nível, assédio.... Triste mundo que se está a tornar....

Para que conste, não sou de direita, muito longe disso....

ha racistas do outro lado e ate entre eles , nao vale a pena dizer o contrario ja que eu vi varias vezes , mas o denominador comum é igual a ignorancia.

O que ha mais é discriminaçao e muitas vezes nem racial é.

Gudjohnsen

Para mim racismo nem devia ser tema, visto que todos nós somos da mesma raça, a humana.
Em relação à tonalidade da pele, aí sim existe sempre algum conflito, mas também depende sempre da força mental e disposição de cada, já tive em países maioritariamente de pretos que me chamavam "white boy", e daí?
Ria-me sempre que o diziam, sem qualquer problema.

zerocool

Perante a gravidade da situação, a minha pergunta é só uma...
Onde está a reacção do SLB a esta situação? É a inexistência de uma postura dura perante este tipo de acontecimentos, que lamentavelmente permite e incentiva este tipo de comportamentos...e o SLB está a ser cunivente com toda esta vergonha.
Afrontar o Porto, tá quieto.... Vergonha de dirigentes!!!!

Gonçalo Santos

Citação de: zerocool em 16 de Junho de 2022, 14:20
Perante a gravidade da situação, a minha pergunta é só uma...
Onde está a reacção do SLB a esta situação? É a inexistência de uma postura dura perante este tipo de acontecimentos, que lamentavelmente permite e incentiva este tipo de comportamentos...e o SLB está a ser cunivente com toda esta vergonha.
Afrontar o Porto, tá quieto.... Vergonha de dirigentes!!!!

Um dos nossos grandes campeões é Ivan Almeida, vítima de insultos racistas no Dragão Arena durante o jogo 3 da final com o FC Porto. Como temos dito e repetido, o racismo é abjeto e o Benfica está e estará sempre empenhado no combate a este flagelo da sociedade. Repudiamos todas e quaisquer manifestações de racismo", pode ler-se na "News Benfica" desta quarta-feira.

"O racismo não se relativiza, condena-se e combate-se. O que torna ainda mais incompreensíveis as recentes declarações de um dirigente do basquetebol portista sobre este episódio lamentável. A forma digna como ambas as equipas lutaram pelo Campeonato Nacional não merecia nada disto. E sobretudo ninguém merece ser vítima de insultos racistas"

ramalho1

Citação de: BC em 16 de Junho de 2022, 09:22
Citação de: ramalho1 em 16 de Junho de 2022, 05:17
Citação de: BC em 15 de Junho de 2022, 22:55
Querem um exemplo mais básico ainda?

Se virem duas pessoas a vossa frente (um branco e um negro) e quiserem comentar uma delas, se for com o branco dizem: olha aquele. Se for com um negro dizem logo: o preto que está ali.

Mas, é que nem há dúvidas nem a mínima discussão.

Comecem a ver isso dessa forma (da forma que eles vêem e sentem) e vão entender melhor o que eles querem dizer e transmitir.

As coisas não são assim tão lineares.

Se vires um gordo e um magro. Podes dizer gordo. Se vires um homem de estatura normal e um anão podes dizer um anão. Se vires uma loira e uma morena dizes loira ou morena. Não é no sentido pejorativo. É numa identificação. Se tiveres dois filhos na fotografia e te perguntarem quem é o mais moreno e te disserem que é um. Não estás a ser xenófobo. O racismo é algo complexo. Na minha rua havia miúdos e ninguém fazia distinção pela cor. Não havia nenhuma discriminação
Neste exemplo prático que dei é linear é.

Custa entender e banaliza-se o exemplo, porque a superioridade branca está lá.

Os exemplos que referiste podes catalogá-los como "ofensas" ou identificações.

Agora sempre que se quer identificar alguém que não seja de cor branca dizem "é o preto". Isso é racismo. Ponto.

Podem dar as voltas que quiserem e acharem que não é, mas eles sentem como racismo, e a partir do momento que o sentem, nós temos de aceitar e respeitar. E há muita gente que desvaloriza e não aceita.

Eu nunca digo isso.
Percebo o que queres dizer. Só quis dizer que a identificação de uma característica não pode ser julgada como se a pessoa fosse cruel ou racista. Eu nunca distingo as pessoas dessa forma. Mas também não acho que seja algo tão simples. Se um africano vir dois homens ao longe na praia e um amigo lhe perguntar quem é que vai de chapéu. Pode dizer que é o branco ou o negro. Quando ele diz branco não está ser racista.
Existe é o elemento depreciativo sociológico que muitas pessoas têm. Isso sim é racismo

Velazquez

Citação de: .:VMPT:. em 16 de Junho de 2022, 13:08
Citação de: BC em 16 de Junho de 2022, 09:23
Citação de: APM em 16 de Junho de 2022, 07:45
Há racismo em Portugal como há racismo em todos os outros países do mundo.
Agora dizer que Portugal é um país racista ou sistematicamente racista é falso.
Sistematicamente também não concordo. Mas é um país racista, como qualquer país de origem de cor branca.

É que os países de cor preta, não são racistas....

Um branco,  chamado José, tira uma foto no meio 4 pretos. Pergunta um castanho a um preto. "Qual é o José"....

Sabes qual seria a resposta?

Racismo, é chegares a um grupo e não cumprimentar uma pessoa pela sua cor. É não respeitar o ser humano como um igual..... Tanto seja pela cor da pele, pela estatura, pela beleza.... Chamar preto a um preto ou gorda a uma gorda, na minha opinião, é a mesma coisa... Depende é do sentido que se dá.... Mas hoje em dia, quase tudo é considerado racismo e em outro nível, assédio.... Triste mundo que se está a tornar....

Para que conste, não sou de direita, muito longe disso....
Triste mundo não era quando havia racismo e não se via mal nisso.Triste mundo é agora quando não se compadece com racismo.Logo isto diz tudo tal como se achar o mesmo chamar preto ou gorda

Claro que depois se vai dizer que hoje em dia tudo é racismo.