Sport Lisboa e Benfica - Futebol Feminino

burnvski

Citação de: blackslb83 em 20 de Outubro de 2022, 18:32
Citação de: Giant_Woman em 20 de Outubro de 2022, 18:26
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 18:11
Citação de: Iron Mask em 20 de Outubro de 2022, 13:42
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 13:31
Citação de: Limentaen em 20 de Outubro de 2022, 13:27
Citação de: Iron Mask em 20 de Outubro de 2022, 13:17
Citação de: JohnT em 20 de Outubro de 2022, 10:16
Citação de: blackslb83 em 20 de Outubro de 2022, 08:52
Resultado vergonhoso e inaceitável.

Após duas classificações históricas seguidas para a fase principal da Champions, é vergonhoso que não se aposte a sério no futebol feminino.

Digo isto, porque não se vê um treinador/treinadora de qualidade para elevar o nível de jogo da equipa e reforços a altura, não só para o onze titular como alternativas credíveis no banco.

Podemos dizer que o nível do nosso campeonato não  ajuda e isso é facto, mas tem que se ter coragem para ir a torneios internacionais com grandes equipas, ou procurar amigáveis com os grandes tubarões.

Dito isto, e não querendo também dizer que por este resultado as jogadoras que temos são más,  porque não o são, espero que levantem a cabeça e que tenham aprendido aqui uma lição para os jogos futuros.

Apostar a serio quer dizer queres um orcamento de 10 milhoes?

Ou se é competitivo ou não se tem a modalidade. O Benfica não é clube para ser enxovalhado na Europa.

Não temos 10M (se for esse o valor que falas) para investir em futebol feminino e é isso o necessário para não levar tareias como a de ontem? Então é fechar.

E isto aplica-se a qualquer outra modalidade. O Benfica não pode ter modalidades profissionais de pavilhão com 30 pessoas na bancada. Porque 30 pessoas significa que os sócios não têm interesse. E se não têm interesse só temos a modalidade por carolice.

Ora carolice é por definição algo amador. Não podemos ter modalidade profissional.

Não acredito que seja preciso um orçamento tão alto para ser competitivo na europa, mas será sempre necessário que o futebol feminino passe para a sad e o orçamento passe a ser, provavelmente, o dobro do que é atualmente. O Benfica tem que ter critério nas NFL que tem no plantel, com limite de jogadoras NFL as que tem terão sempre que ser titulares indiscutíveis, a equipa técnica terá que ser estrangeira e com experiência, não se pode ter uma treinadora a dar os primeiros passos na carreira a liderar a equipa a este nível

Uma treinadora portuguesa nunca pode estar num clube deste nível.

Se a maior parte das jogadoras portuguesas não tem nível para a Champions, o que dizer de uma treinadora?

É quase como ir buscar um treinador para o masculino do Quénia.

A escolha da Patão foi uma vieirada como o Veríssimo na equipa masculina.

A treinadora passou na formação de Palmelense, Alta de Lisboa e Benfica. Foi adjunta na equipa principal.

E pronto. É currículo suficiente para se treinar o Benfica.

A isto chama-se gestão amadora. Quando metes frente a frente uma gestão amadora transvestida de profissional a uma estrutura de fazer inveja a muita equipa masculina.....o resultado é 9-0.

Para serviços mínimos vai dando, mas nós somos o Benfica e temos uma imagem a defender na Europa.

Se tivéssemos uma estrutura competente a patao não passava do jogo de ontem

Serviu o ano passado para empatar com o Bayern e ganhar na Suécia.

E desde quando, é que o facto de ter servido o ano passado  nesses jogos, queira dizer que é a pessoa indicada para elevar o nome do Benfica feminino lá fora?

Se ambicionamos a mais tem que se planear as coisas de forma séria.

Uma equipa que quer competir na Champions não pode ter as alternativas que tem às laterais como as que tem.

Não pode jogar com jogadoras portuguesas que nunca jogaram na Champions como a Carolina Correia, mas sim uma estrangeira que faça a diferença.

burnvski

Real Madrid 0-0 ao intervalo contra uma equipa da Albânia.


tomaz

Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 10:33
Citação de: tomaz em 20 de Outubro de 2022, 02:05
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 01:48
Citação de: ajnogueira em 20 de Outubro de 2022, 01:41
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 01:14
Não deixa de ser curioso que o nosso país deve ser dos únicos europeus que só tem uma modalidade (praticamente ninguém liga a outros desportos sem ser futebol e masculino) e mesmo assim "só" tem o 6º melhor campeonato masculino da europa, na melhor das hipóteses. Será que mesmo sendo um país de modalidade única somos penalizados por termos pouca população e sermos um país pobre (em termos europeus)? O que é estranho é que mesmo assim temos menos praticantes federados (pelo menos em termos percentuais) que países onde o futebol tem menos tradição. Como se explica isto? E depois ouço dizer, e até concordo, que somos muito provincianos e que só ligamos a um desporto desprezando os outros (não havendo, portanto, cultura desportiva), mas, por outro lado, já pensaram que se não tivéssemos uma modalidade única seríamos maus em todos os desportos (não falo no hóquei em patins e no futsal porque poucos os praticam a nível europeu, mas sim das modalidades "mais importantes" a nível mundial a seguir ao futebol que devem ser o basquete, vólei e andebol), a começar pelo futebol que é logo a modalidade mais praticada a nível mundial, precisamente por sermos poucos e pobres, e no caso do vólei, basquete e andebol, ainda por questões genéticas a juntar às questões mencionadas anteriormente, isto é, por sermos dos povos mais baixos da europa?

Isso é uma certeza.

Em Portugal, para além de se gostar apenas de futebol, na verdade só se gosta mesmo dos 3 grandes. Nem das outras equipas de futebol o pessoal se interessa.

Mas também, lá está, é graças a isso que os três grandes são fortes na Europa.
Senão seríamos uma liga polaca.

E mesmo assim eu acho que os 3 grandes são fracos na europa, mas o que me espanta e ninguém aparentemente me consegue responder é como é que temos tão poucos atletas federados de futebol tendo em conta o interesse por este desporto no nosso país (parece-me, no entanto, que as novas gerações ligam menos a futebol e mesmo as mulheres ainda estão longe de gostar tanto como os homens, e nem elas querem saber do futebol feminino).

Provavelmente nem liga polaca, mas sim do luxemburgo, tal a falta de qualidade das equipas exceto os 3 grandes e braga,
Falta de cultura desportiva e infrastruturas desportivas.

Noutros países há muito mais condicoes para se jogar futebol e outros desportos, mais pavilhoes mais campos, mais tudo e muitos gratuitos e publicos.

Por cá até mesmo a nível da educação o desporto, a actividade fisica, a nutricao , sao atirados para patamares despreziveis.

A excepcão, fora dos clubes ditos "grandes" e médios, sao os pequenos clubes e tambem os clubes de bairro, alguns com grande esforço, que vao permitindo algumas condicoes minimas para os jovens e os praticantes "amadores"

Mas não é um pouco estranho quando em Portugal se liga mais a futebol do que na maior parte desses oaíses (a não ser que a minha noção esteja errada)?

"Ligar" é uma coisa, investimento nomeadamente público e cultural em infrastruturas é outra coisa completamente diferente


BlankFile

A hecatombe de ontem tem que fazer reflectir seriamente quem manda nos destinos do Benfica. O que queremos para o projecto do Futebol Feminino, agora que o consolidámos internamente e começamos a ser presença regular na fase de grupos da Champions?

Queremos ser aquela equipa que disputa sempre os títulos internos em Portugal, acreditamos nós ganhando a maioria, mas chegando à fase de grupos da Champions e apanhamos coças valentes como a de ontem? E com isso ficamos contentes, porque internamente cumprimos todos (ou quase todos) os objectivos.

Ou queremos algo mais a nível Europeu? Há vários aspectos para resolver:

- Em primeiro lugar, deveríamos passar o Futebol Feminino para a SAD, ou encontrar um grande patrocinador/colaborador que invista neste Projecto e o eleve para outros patamares competitivos. Convinha que aqueles que mandam nas Finanças, pensassem em primeiro lugar nos interesses competitivos do Benfica e menos nos bolsos deles.

Em segundo lugar, temos que FIXAR de uma vez por todas esta equipa num local de trabalho/treino 100% profissional, com as condições que as atletas merecem e ao nível da grandeza deste clube. Enquanto não existir um espaço específico, obviamente que a casa fixa delas deveria ser o Benfica Futebol Campus! Chega de desculpas de "falta de espaço", ninguém engole essa treta! Enquanto continuarem com a casa às costas, carregados de problemas de logística, nunca conseguiremos elevar o nível como desejamos.

- Em terceiro lugar é urgente DELEGAR poderes. O Fernando Tavares tem que saber delegar, entregar a pasta a um Team Manager competente, trabalhador, ambicioso e que seja conhecedor do mercado do Futebol Feminino, que seja a peça central de liderança deste projecto (a par da equipa técnica).

- Em quarto lugar, naturalmente CONTRATAR um treinador e respectiva equipa técnica ao nível da grandeza que queremos para este Projecto. A Filipa Patão é "suficiente" a nível interno, mas fica-se por aí. Temos que ir ao estrangeiro procurar um perfil específico e que aceite abraçar este projecto e fazê-lo crescer muito.

- Em quinto lugar, temos que MELHORAR o scouting. Deixar de contratar "Martas Cintras" e "Valérias" e fazer uma aposta de qualidade no mercado europeu e norte-americano! Procurar perfis físicos, técnicos e tácticos mais evoluídos que nos façam subir de nível. Posições chave a reforçar: Guarda-Redes, Lateral Esquerdo, Defesa Central, Médio Centro, Ponta de Lança. Mínimo isto. Obviamente, incluir o melhor que saia da nossa formação e também do futebol nacional em geral, jogadoras que realmente sejam mais valias. Não é lançar tudo o que é formado em casa ao calhas. É preciso que tenham o nível de uma Kika ou lá perto, esse tem que ser o padrão.


Enquanto não fizermos isto, não saímos do patamar actual. E actualmente, nem é carne, nem é peixe.

Bethinho

mantendo-se o panorama atual,se a Cloe quisesse ir embora não a censurava minimamente,aceitando uma proposta de campeonatos mais competitivos.

Limentaen

Na minha opinião a patão tem que sair, mas os próximos quatro jogos são complicados com vilaverdense, bayern, damaisense e sporting. Uma saida antes do primeiro ou a seguir ao jogo com o sporting, porque depois há pausa da seleções. Infelizmente vejo a continuidade da patão até não ser mais possível, pondo em causa os objetivos da época

burnvski

Citação de: Limentaen em 20 de Outubro de 2022, 20:23
Na minha opinião a patão tem que sair, mas os próximos quatro jogos são complicados com vilaverdense, bayern, damaisense e sporting. Uma saida antes do primeiro ou a seguir ao jogo com o sporting, porque depois há pausa da seleções. Infelizmente vejo a continuidade da patão até não ser mais possível, pondo em causa os objetivos da época

É só até haver merda como o Andrade. Só assim, tá visto.

Limentaen

Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 20:24
Citação de: Limentaen em 20 de Outubro de 2022, 20:23
Na minha opinião a patão tem que sair, mas os próximos quatro jogos são complicados com vilaverdense, bayern, damaisense e sporting. Uma saida antes do primeiro ou a seguir ao jogo com o sporting, porque depois há pausa da seleções. Infelizmente vejo a continuidade da patão até não ser mais possível, pondo em causa os objetivos da época

É só até haver merda como o Andrade. Só assim, tá visto.

O andrade até foi num timing acertado, com uma derrota na liga, não estava nada perdido

burnvski

Citação de: Limentaen em 20 de Outubro de 2022, 20:26
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 20:24
Citação de: Limentaen em 20 de Outubro de 2022, 20:23
Na minha opinião a patão tem que sair, mas os próximos quatro jogos são complicados com vilaverdense, bayern, damaisense e sporting. Uma saida antes do primeiro ou a seguir ao jogo com o sporting, porque depois há pausa da seleções. Infelizmente vejo a continuidade da patão até não ser mais possível, pondo em causa os objetivos da época

É só até haver merda como o Andrade. Só assim, tá visto.

O andrade até foi num timing acertado, com uma derrota na liga, não estava nada perdido

Mas já tinham bazado as brasileiras.

Se estão à espera de uma derrota na liga para a mandarem embora é muito mau. O ciclo dela está gasto. Não passa disto.

O Benfica precisa de mais


Ruud

Liga dos Campeões Feminina 2022/2023 | Fase de Grupos | 1ª Jornada

Barcelona 9 - 0 SL Benfica

Guijarro 1', Bonmatí 14', Oshoala 34' e 84', Caldentey 50', Crnogocevic 65', Geyse 67' e 88', Pina 77';

Resumo do Jogo

Giant_Woman

Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 18:32
Citação de: Giant_Woman em 20 de Outubro de 2022, 18:26
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 18:11
Citação de: Iron Mask em 20 de Outubro de 2022, 13:42
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 13:31
Citação de: Limentaen em 20 de Outubro de 2022, 13:27
Citação de: Iron Mask em 20 de Outubro de 2022, 13:17
Citação de: JohnT em 20 de Outubro de 2022, 10:16
Citação de: blackslb83 em 20 de Outubro de 2022, 08:52
Resultado vergonhoso e inaceitável.

Após duas classificações históricas seguidas para a fase principal da Champions, é vergonhoso que não se aposte a sério no futebol feminino.

Digo isto, porque não se vê um treinador/treinadora de qualidade para elevar o nível de jogo da equipa e reforços a altura, não só para o onze titular como alternativas credíveis no banco.

Podemos dizer que o nível do nosso campeonato não  ajuda e isso é facto, mas tem que se ter coragem para ir a torneios internacionais com grandes equipas, ou procurar amigáveis com os grandes tubarões.

Dito isto, e não querendo também dizer que por este resultado as jogadoras que temos são más,  porque não o são, espero que levantem a cabeça e que tenham aprendido aqui uma lição para os jogos futuros.

Apostar a serio quer dizer queres um orcamento de 10 milhoes?

Ou se é competitivo ou não se tem a modalidade. O Benfica não é clube para ser enxovalhado na Europa.

Não temos 10M (se for esse o valor que falas) para investir em futebol feminino e é isso o necessário para não levar tareias como a de ontem? Então é fechar.

E isto aplica-se a qualquer outra modalidade. O Benfica não pode ter modalidades profissionais de pavilhão com 30 pessoas na bancada. Porque 30 pessoas significa que os sócios não têm interesse. E se não têm interesse só temos a modalidade por carolice.

Ora carolice é por definição algo amador. Não podemos ter modalidade profissional.

Não acredito que seja preciso um orçamento tão alto para ser competitivo na europa, mas será sempre necessário que o futebol feminino passe para a sad e o orçamento passe a ser, provavelmente, o dobro do que é atualmente. O Benfica tem que ter critério nas NFL que tem no plantel, com limite de jogadoras NFL as que tem terão sempre que ser titulares indiscutíveis, a equipa técnica terá que ser estrangeira e com experiência, não se pode ter uma treinadora a dar os primeiros passos na carreira a liderar a equipa a este nível

Uma treinadora portuguesa nunca pode estar num clube deste nível.

Se a maior parte das jogadoras portuguesas não tem nível para a Champions, o que dizer de uma treinadora?

É quase como ir buscar um treinador para o masculino do Quénia.

A escolha da Patão foi uma vieirada como o Veríssimo na equipa masculina.

A treinadora passou na formação de Palmelense, Alta de Lisboa e Benfica. Foi adjunta na equipa principal.

E pronto. É currículo suficiente para se treinar o Benfica.

A isto chama-se gestão amadora. Quando metes frente a frente uma gestão amadora transvestida de profissional a uma estrutura de fazer inveja a muita equipa masculina.....o resultado é 9-0.

Para serviços mínimos vai dando, mas nós somos o Benfica e temos uma imagem a defender na Europa.

Se tivéssemos uma estrutura competente a patao não passava do jogo de ontem

Serviu o ano passado para empatar com o Bayern e ganhar na Suécia.

Sim, mas quem estava na baliza? Quem eram as laterais?

Mas com esse argumento estás a desculpar a treinadora, que é o que tu não queres fazer...

burnvski

Citação de: Giant_Woman em 20 de Outubro de 2022, 22:18
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 18:32
Citação de: Giant_Woman em 20 de Outubro de 2022, 18:26
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 18:11
Citação de: Iron Mask em 20 de Outubro de 2022, 13:42
Citação de: burnvski em 20 de Outubro de 2022, 13:31
Citação de: Limentaen em 20 de Outubro de 2022, 13:27
Citação de: Iron Mask em 20 de Outubro de 2022, 13:17
Citação de: JohnT em 20 de Outubro de 2022, 10:16
Citação de: blackslb83 em 20 de Outubro de 2022, 08:52
Resultado vergonhoso e inaceitável.

Após duas classificações históricas seguidas para a fase principal da Champions, é vergonhoso que não se aposte a sério no futebol feminino.

Digo isto, porque não se vê um treinador/treinadora de qualidade para elevar o nível de jogo da equipa e reforços a altura, não só para o onze titular como alternativas credíveis no banco.

Podemos dizer que o nível do nosso campeonato não  ajuda e isso é facto, mas tem que se ter coragem para ir a torneios internacionais com grandes equipas, ou procurar amigáveis com os grandes tubarões.

Dito isto, e não querendo também dizer que por este resultado as jogadoras que temos são más,  porque não o são, espero que levantem a cabeça e que tenham aprendido aqui uma lição para os jogos futuros.

Apostar a serio quer dizer queres um orcamento de 10 milhoes?

Ou se é competitivo ou não se tem a modalidade. O Benfica não é clube para ser enxovalhado na Europa.

Não temos 10M (se for esse o valor que falas) para investir em futebol feminino e é isso o necessário para não levar tareias como a de ontem? Então é fechar.

E isto aplica-se a qualquer outra modalidade. O Benfica não pode ter modalidades profissionais de pavilhão com 30 pessoas na bancada. Porque 30 pessoas significa que os sócios não têm interesse. E se não têm interesse só temos a modalidade por carolice.

Ora carolice é por definição algo amador. Não podemos ter modalidade profissional.

Não acredito que seja preciso um orçamento tão alto para ser competitivo na europa, mas será sempre necessário que o futebol feminino passe para a sad e o orçamento passe a ser, provavelmente, o dobro do que é atualmente. O Benfica tem que ter critério nas NFL que tem no plantel, com limite de jogadoras NFL as que tem terão sempre que ser titulares indiscutíveis, a equipa técnica terá que ser estrangeira e com experiência, não se pode ter uma treinadora a dar os primeiros passos na carreira a liderar a equipa a este nível

Uma treinadora portuguesa nunca pode estar num clube deste nível.

Se a maior parte das jogadoras portuguesas não tem nível para a Champions, o que dizer de uma treinadora?

É quase como ir buscar um treinador para o masculino do Quénia.

A escolha da Patão foi uma vieirada como o Veríssimo na equipa masculina.

A treinadora passou na formação de Palmelense, Alta de Lisboa e Benfica. Foi adjunta na equipa principal.

E pronto. É currículo suficiente para se treinar o Benfica.

A isto chama-se gestão amadora. Quando metes frente a frente uma gestão amadora transvestida de profissional a uma estrutura de fazer inveja a muita equipa masculina.....o resultado é 9-0.

Para serviços mínimos vai dando, mas nós somos o Benfica e temos uma imagem a defender na Europa.

Se tivéssemos uma estrutura competente a patao não passava do jogo de ontem

Serviu o ano passado para empatar com o Bayern e ganhar na Suécia.

Sim, mas quem estava na baliza? Quem eram as laterais?

Mas com esse argumento estás a desculpar a treinadora, que é o que tu não queres fazer...

Não estou a desculpar a treinadora. O investimento para a Champions não foi feito. Estamos mais fracos na baliza, sem lateral direito desde a pré época, Lúcia é boa jogadora mas é preciso uma lateral esquerda de pé esquerdo.
Uma central mais experiência e física/boa no jogo aéreo.

Isto que está a acontecer é somente culpa da treinadora por não ter pedido/exigido reforços.

Não me venham dizer que os reforços para a jogar a Champions foram a Rute e a Daniela. Estamos a falar de Champions e não para jogar na liga bpi.

Hiper Benfica

Citação de: tomaz em 20 de Outubro de 2022, 18:46
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 10:33
Citação de: tomaz em 20 de Outubro de 2022, 02:05
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 01:48
Citação de: ajnogueira em 20 de Outubro de 2022, 01:41
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 01:14
Não deixa de ser curioso que o nosso país deve ser dos únicos europeus que só tem uma modalidade (praticamente ninguém liga a outros desportos sem ser futebol e masculino) e mesmo assim "só" tem o 6º melhor campeonato masculino da europa, na melhor das hipóteses. Será que mesmo sendo um país de modalidade única somos penalizados por termos pouca população e sermos um país pobre (em termos europeus)? O que é estranho é que mesmo assim temos menos praticantes federados (pelo menos em termos percentuais) que países onde o futebol tem menos tradição. Como se explica isto? E depois ouço dizer, e até concordo, que somos muito provincianos e que só ligamos a um desporto desprezando os outros (não havendo, portanto, cultura desportiva), mas, por outro lado, já pensaram que se não tivéssemos uma modalidade única seríamos maus em todos os desportos (não falo no hóquei em patins e no futsal porque poucos os praticam a nível europeu, mas sim das modalidades "mais importantes" a nível mundial a seguir ao futebol que devem ser o basquete, vólei e andebol), a começar pelo futebol que é logo a modalidade mais praticada a nível mundial, precisamente por sermos poucos e pobres, e no caso do vólei, basquete e andebol, ainda por questões genéticas a juntar às questões mencionadas anteriormente, isto é, por sermos dos povos mais baixos da europa?

Isso é uma certeza.

Em Portugal, para além de se gostar apenas de futebol, na verdade só se gosta mesmo dos 3 grandes. Nem das outras equipas de futebol o pessoal se interessa.

Mas também, lá está, é graças a isso que os três grandes são fortes na Europa.
Senão seríamos uma liga polaca.

E mesmo assim eu acho que os 3 grandes são fracos na europa, mas o que me espanta e ninguém aparentemente me consegue responder é como é que temos tão poucos atletas federados de futebol tendo em conta o interesse por este desporto no nosso país (parece-me, no entanto, que as novas gerações ligam menos a futebol e mesmo as mulheres ainda estão longe de gostar tanto como os homens, e nem elas querem saber do futebol feminino).

Provavelmente nem liga polaca, mas sim do luxemburgo, tal a falta de qualidade das equipas exceto os 3 grandes e braga,
Falta de cultura desportiva e infrastruturas desportivas.

Noutros países há muito mais condicoes para se jogar futebol e outros desportos, mais pavilhoes mais campos, mais tudo e muitos gratuitos e publicos.

Por cá até mesmo a nível da educação o desporto, a actividade fisica, a nutricao , sao atirados para patamares despreziveis.

A excepcão, fora dos clubes ditos "grandes" e médios, sao os pequenos clubes e tambem os clubes de bairro, alguns com grande esforço, que vao permitindo algumas condicoes minimas para os jovens e os praticantes "amadores"

Mas não é um pouco estranho quando em Portugal se liga mais a futebol do que na maior parte desses oaíses (a não ser que a minha noção esteja errada)?

"Ligar" é uma coisa, investimento nomeadamente público e cultural em infrastruturas é outra coisa completamente diferente

Mas à partida o investimento é consequência do interesse, não?

tomaz

#5534
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 22:55
Citação de: tomaz em 20 de Outubro de 2022, 18:46
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 10:33
Citação de: tomaz em 20 de Outubro de 2022, 02:05
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 01:48
Citação de: ajnogueira em 20 de Outubro de 2022, 01:41
Citação de: Hiper Benfica em 20 de Outubro de 2022, 01:14
Não deixa de ser curioso que o nosso país deve ser dos únicos europeus que só tem uma modalidade (praticamente ninguém liga a outros desportos sem ser futebol e masculino) e mesmo assim "só" tem o 6º melhor campeonato masculino da europa, na melhor das hipóteses. Será que mesmo sendo um país de modalidade única somos penalizados por termos pouca população e sermos um país pobre (em termos europeus)? O que é estranho é que mesmo assim temos menos praticantes federados (pelo menos em termos percentuais) que países onde o futebol tem menos tradição. Como se explica isto? E depois ouço dizer, e até concordo, que somos muito provincianos e que só ligamos a um desporto desprezando os outros (não havendo, portanto, cultura desportiva), mas, por outro lado, já pensaram que se não tivéssemos uma modalidade única seríamos maus em todos os desportos (não falo no hóquei em patins e no futsal porque poucos os praticam a nível europeu, mas sim das modalidades "mais importantes" a nível mundial a seguir ao futebol que devem ser o basquete, vólei e andebol), a começar pelo futebol que é logo a modalidade mais praticada a nível mundial, precisamente por sermos poucos e pobres, e no caso do vólei, basquete e andebol, ainda por questões genéticas a juntar às questões mencionadas anteriormente, isto é, por sermos dos povos mais baixos da europa?

Isso é uma certeza.

Em Portugal, para além de se gostar apenas de futebol, na verdade só se gosta mesmo dos 3 grandes. Nem das outras equipas de futebol o pessoal se interessa.

Mas também, lá está, é graças a isso que os três grandes são fortes na Europa.
Senão seríamos uma liga polaca.

E mesmo assim eu acho que os 3 grandes são fracos na europa, mas o que me espanta e ninguém aparentemente me consegue responder é como é que temos tão poucos atletas federados de futebol tendo em conta o interesse por este desporto no nosso país (parece-me, no entanto, que as novas gerações ligam menos a futebol e mesmo as mulheres ainda estão longe de gostar tanto como os homens, e nem elas querem saber do futebol feminino).

Provavelmente nem liga polaca, mas sim do luxemburgo, tal a falta de qualidade das equipas exceto os 3 grandes e braga,
Falta de cultura desportiva e infrastruturas desportivas.

Noutros países há muito mais condicoes para se jogar futebol e outros desportos, mais pavilhoes mais campos, mais tudo e muitos gratuitos e publicos.

Por cá até mesmo a nível da educação o desporto, a actividade fisica, a nutricao , sao atirados para patamares despreziveis.

A excepcão, fora dos clubes ditos "grandes" e médios, sao os pequenos clubes e tambem os clubes de bairro, alguns com grande esforço, que vao permitindo algumas condicoes minimas para os jovens e os praticantes "amadores"

Mas não é um pouco estranho quando em Portugal se liga mais a futebol do que na maior parte desses oaíses (a não ser que a minha noção esteja errada)?

"Ligar" é uma coisa, investimento nomeadamente público e cultural em infrastruturas é outra coisa completamente diferente

Mas à partida o investimento é consequência do interesse, não?

Depende do tipo de investimento de que estás a falar. Faz falta um investimento que não seja apenas com a perspectiva clubistica de vender jogadores e fazer dinheiro com isso. Faz falta investimento publico em estruturas que permitam a amadores jogar futebol ou praticar outras modalidades no espaço publico sem ter de pagar valores absurdos por isso. Estive há pouco tempo na Eslovénia, neste caso especifico em Koper, e é impressionante a quantidade de espaços publicos com balizas, cortes de ténis, etc que estão abertos ao publico e com imensas pessoas a praticar desporto. Outra mentalidade, outra cultura completamente diferente. Aqui em Portugal o investimento é quase nulo a esse nível. Basta ver a importancia que tem educacao fisica nas escolas e as estruturas desportivas que a maior parte têm