Fredrik Aursnes

Médio, 29 anos,
Noruega
Equipa Principal: 3 épocas (2022-), 123 jogos (9941 minutos), 8 golos
Em 2024/2025: 26 jogos (2072 minutos), 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1), Taça da Liga (1)

cacetadas

Citação de: LR em 22 de Julho de 2022, 01:17
Citação de: cacetadas em 22 de Julho de 2022, 01:05
Citação de: LR em 22 de Julho de 2022, 00:19
Citação de: Sheu em 22 de Julho de 2022, 00:12
Citação de: LR em 21 de Julho de 2022, 15:40
Ponto prévio, não conheço o jogador. Vi a final da Conference League e nem me lembro dele em particular.

Finalizei recentemente um projecto de machine learning que visava planear o mercado de transferências do Wolverhampton (que também posso partilhar se alguém quiser)

Tomei a liberdade de ir ver à base de dados pós-modelo matemático (que rankeia os jogadores por métricas) para verificar como se compara com o Weigl. São dados, valem o que valem, mas eu pessoalmente gosto de olhar para eles antes do teste de olho.

Primeiro dado expectável mas curioso é que ficou categorizado no mesmo cluster do Weigl, pelo que na sua genese serão jogadores mais ou menos semelhantes (notar que o peso das métricas foi aplicado tendo como base o modelo de jogo do Wolves e não o do Benfica).

As notas têm um peso de 1 a 10. Vou apresentar algumas categorias que são compostas por várias métricas cada uma. Se alguém tiver interesse em saber quais métricas compõem cada categoria, posso clarificar.

Disponibilidade Fisica:
Weigl - 7,51
Aursnes - 9,77 (é o segundo jogador com mais disponibilidade fisica de toda a BD, que contempla mais de 20k jogadores. Só superado por Rudiger)

Comportamento de Passe:
Weigl - 6,56
Aursnes - 6,79

Criação de Golo:
Weigl - 3
Aursnes - 9,10

Finalização:
Weigl - 2,03
Aursnes - 3,83

Participação Ofensiva:
Weigl - 4,66
Aursnes - 6,93

Técnica Criativa:
Weigl - 3,14
Aursnes - 6,74

Participação Defensiva:
Weigl - 4,63
Aursnes - 5,38

Disputa Aérea:
Weigl - 5,72
Aursnes - 2,77

Denotar que os dados são referentes à última época.

Bottom Line, a nível estatístico parece superiorizar-se a toda à linha ao alemão, com especial destaque para a sua propensão ofensiva e disponibilidade física. Perde na disputa aérea, muito provavelmente contribuindo para isso os -7cm que tem em relação ao Weigl.
Excelente conteúdo.
Qual a Base de dados utilizada para obter estes dados?
Podes partilhar mais sobre o modelo utilizado?
Obrigado

Tendo em conta que já me questionaram via MP, vou transcrever.

Não posso, ainda, partilhar o modelo.

A base de dados é Wyscout e contempla 12 ligas (as principais ligas europeias e sul americanas com algumas 2as divisões  e com foco especial na CommonWealth dado ser um projecto para o Wolves).

O que me propus a fazer foi quantificar para o modelo de jogo dos Wolves, e por posição, quais as métricas (60+) que maior preponderância deveriam ter. (Para um lateral do Wolves é mais importante chegada à área e imiscuição no eixo central do que para um lateral do Benfica por exemplo, pelo que é personalizado ao clube em questão e à sua forma de jogar).

Criei categorias para aglomerar estas métricas de forma a categorizar o momento do jogo que representam.

Criei clusters com base na similitude de resultados, ignorando a posição (o que me dá resultados como laterais e médios no mesmo cluster, dado que no modelo do Wolves os mesmos se imiscuem).

Por fim, com recurso a linguagem python apliquei um modelo de machine learning recorrendo a MinMax, Box Plot e PCA que me rankeou com as notas de 1 a 10 os jogadores de cada cluster.

O objectivo final é planear o mercado de transferências dos Ingleses, sugerindo os jogadores a contratar por categorias (alto investimento, investimento moderado, baixo investimento, jovem promessa e jogador experiente).

Neste caso o Weigl e o Norueguês fazem parte do mesmo cluster, e para o modelo do Wolves posso dizer-te que ocupavam as posições 122 e 31 do ranking, respectivamente.
Consegues fazer comparativo com sangare já agora?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Sim, já me tinham pedido para o Sangaré e Stach na verdade. Abaixo.

Disponibilidade Fisica:
Aursnes - 9,77
Stach - 5,72
Sangaré - 8,63

Comportamento de Passe:
Aursnes - 6,79
Stach - 5,78
Sangaré - 6,52

Criação de Golo:
Aursnes - 9,10
Stach - 7,20
Sangaré - 4,92

Finalização:
Aursnes - 3,83
Stach - 6
Sangaré - 7,77

Participação Ofensiva:
Aursnes - 6,93
Stach - 7,28
Sangaré - 6,15

Técnica Criativa:
Aursnes - 6,74
Stach - 7,27
Sangaré - 5,69

Participação Defensiva:
Aursnes - 5,38
Stach - 5,27
Sangaré - 7,38

Disputa Aérea:
Aursnes - 2,77
Stach -  9,67
Sangaré - 7,84

Obrigado

johncleese

Citação de: tulio_slb em 22 de Julho de 2022, 10:34
Citação de: adeptoBancada em 22 de Julho de 2022, 10:32
Citação de: dsdsds44 em 22 de Julho de 2022, 10:27
Está-me a parecer que não vem.

O treinador bem pede médios, mas a estrutura acena-lhe com o Weigl e com o Meite.

Além de temos tantos cepos no plantel pagos a preço de ouro, estes ainda impedem a contratação de bons jogadores.
Acenar com o Meité devia dar justa causa ao Schmidt para rescindir.

Isso é treta! Segundo o Romano já temos tudo acordado com o jogador e o seu empresário, se isso aconteceu foi porque o Feyenoord deu permissão revelando assim que o acordo deve estar próximo. Ninguém avança numa negociação assim e depois fica à espera de uma saída. Meité ou Weigl devem estar próximos da saída 

Exactamente o que eu acho. O Romano não inventa estas coisas. Outros sim, este não. E é sintomático que tenha sido ele a avançar primeiro o nome e "fornecer" primeiras páginas aos jornais portugueses, que nada sabiam, para seu grande desespero. É óbvio que se há um acordo com o empresário e negociações com o Feyenoord o Weigl estará (praticamente) vendido

Kyoto

Citação de: tulio_slb em 22 de Julho de 2022, 10:34
Citação de: adeptoBancada em 22 de Julho de 2022, 10:32
Citação de: dsdsds44 em 22 de Julho de 2022, 10:27
Está-me a parecer que não vem.

O treinador bem pede médios, mas a estrutura acena-lhe com o Weigl e com o Meite.

Além de temos tantos cepos no plantel pagos a preço de ouro, estes ainda impedem a contratação de bons jogadores.
Acenar com o Meité devia dar justa causa ao Schmidt para rescindir.

Isso é treta! Segundo o Romano já temos tudo acordado com o jogador e o seu empresário, se isso aconteceu foi porque o Feyenoord deu permissão revelando assim que o acordo deve estar próximo. Ninguém avança numa negociação assim e depois fica à espera de uma saída. Meité ou Weigl devem estar próximos da saída
provavelmente a ida do weigl para o Eintracht esta tb ela avançada

Adrian31

LR

Citação de: Aslio em 22 de Julho de 2022, 10:28
Citação de: LR em 22 de Julho de 2022, 01:20
Citação de: rkc em 22 de Julho de 2022, 01:20
Citação de: LR em 22 de Julho de 2022, 01:19
Citação de: rkc em 22 de Julho de 2022, 01:16
Citação de: LR em 22 de Julho de 2022, 01:13
Citação de: rkc em 22 de Julho de 2022, 01:07
Citação de: LR em 22 de Julho de 2022, 00:55
Citação de: rkc em 22 de Julho de 2022, 00:43
Citação de: LR em 22 de Julho de 2022, 00:11
Citação de: rkc em 21 de Julho de 2022, 23:28
Citação de: Johnny7 em 21 de Julho de 2022, 23:26
Citação de: LR em 21 de Julho de 2022, 15:40
Ponto prévio, não conheço o jogador. Vi a final da Conference League e nem me lembro dele em particular.

Finalizei recentemente um projecto de machine learning que visava planear o mercado de transferências do Wolverhampton (que também posso partilhar se alguém quiser)

Tomei a liberdade de ir ver à base de dados pós-modelo matemático (que rankeia os jogadores por métricas) para verificar como se compara com o Weigl. São dados, valem o que valem, mas eu pessoalmente gosto de olhar para eles antes do teste de olho.

Primeiro dado expectável mas curioso é que ficou categorizado no mesmo cluster do Weigl, pelo que na sua genese serão jogadores mais ou menos semelhantes (notar que o peso das métricas foi aplicado tendo como base o modelo de jogo do Wolves e não o do Benfica).

As notas têm um peso de 1 a 10. Vou apresentar algumas categorias que são compostas por várias métricas cada uma. Se alguém tiver interesse em saber quais métricas compõem cada categoria, posso clarificar.

Disponibilidade Fisica:
Weigl - 7,51
Aursnes - 9,77 (é o segundo jogador com mais disponibilidade fisica de toda a BD, que contempla mais de 20k jogadores. Só superado por Rudiger)

Comportamento de Passe:
Weigl - 6,56
Aursnes - 6,79

Criação de Golo:
Weigl - 3
Aursnes - 9,10

Finalização:
Weigl - 2,03
Aursnes - 3,83

Participação Ofensiva:
Weigl - 4,66
Aursnes - 6,93

Técnica Criativa:
Weigl - 3,14
Aursnes - 6,74

Participação Defensiva:
Weigl - 4,63
Aursnes - 5,38

Disputa Aérea:
Weigl - 5,72
Aursnes - 2,77

Denotar que os dados são referentes à última época.

Bottom Line, a nível estatístico parece superiorizar-se a toda à linha ao alemão, com especial destaque para a sua propensão ofensiva e disponibilidade física. Perde na disputa aérea, muito provavelmente contribuindo para isso os -7cm que tem em relação ao Weigl.

Muito interessante.
Obrigado pelo teu post e pelo teu projecto que gostaria de num futuro próximo explorar mais.

Também eu acredito que os dados em qualquer ciência nos ajudam a tomar melhores decisões!

Também achei graça, sem conhecer as variáveis.

No entanto, o retirar o elemento humano da equação...

Tem elemento humano aquando da avaliação do peso das métricas por posição para o Wolves, que foi feita de forma manual com recurso ao conhecimento e análise da forma de jogar da equipa.

Que na verdade gostaria de mitigar, ao fazer a avaliação do peso das métricas com recurso a regressão linear, só não o fiz por falta de tempo mas seria uma adição que valorizaria os resultados.

De qualquer forma, para qualquer análise é determinante um eye test posterior, concordo contigo nesse sentido.

Ou seja, de forma totalmente subjectiva?

A que te referes? À avaliação da preponderância das métricas por posição? Sim, não sendo aplicada a correlação linear, é feita de forma subjectiva consoante a equipa a quem está a ser aplicado.

E ao jogador?

Não entendi. Ao nível do jogador (que é resultado final e não intermédio) existe apenas algum bom senso de remover da equação alguma atleta de top rank que esteja fora da orbitra (de política de contratacao, valor de mercado ou realismo) que tenha ficado mal classificado enquanto outlier no modelo.

Posso explicar em maior detalhe por MP, se quiseres.

Só quando tiver as arestas limadas.

Achei graça ao abstrato.

Limado está, foram meses a fazê-lo mas tem certamente por onde melhorar. Um modelo nunca é final 😁

Força nisso. Bom trabalho e muito sucesso.

Agradeço!
Antes de mais, espero que tenhas um tremendo sucesso na tua carreira profissional. Parece-me que tens aí algo muito interessante e com potencial.

Curiosidade, não sei se já falaste sobre isto: penso que li que fizeste o mesmo para alas (laterais/médios-alas); alguém interessante para a ala esquerda que pudesse ser alvo do Benfica?

(Podes responder por PM, se preferires)

Boas,

Como disse o projecto foi criado à volta do modelo de jogo do Wolves, pelo que os resultados estão ajustados aos Ingleses e não os confiaria para o Benfica. Especialmente ao nível das laterais, já que o Wolves joga com alas que se imiscuem no eixo central, o que não acontece no Benfica, pelo que as métricas mais valorizadas para uma e outra equipa são necessariamente diferentes.

No entanto, e com uma breve análise aos resultados o Castro Montes (RB, Gent) e o Noah Katterbach (LB, Basileia) são estatisticamente interessantes para a realidade do Benfica de Roger Schmidt.

krak

E se vos disserem que foi metido a circular para se descobrir o bufo...?!

MasteRed

Citação de: krak em 22 de Julho de 2022, 11:36

Sim. E o bufo tinha contactos directos com o Fabrizio.  :rir:

LECN

Diria que não sabes o que estas a dizer.

20Nico Gaitan20

foi o fabrizio que deu o exclusivo.

Logo isso não tem muita lógica.

Adrian31

tive a ver uns videos no youtube e o homem marca golos que se farta!

redeagle7

Citação de: Adrian31 em 22 de Julho de 2022, 11:44
tive a ver uns videos no youtube e o homem marca golos que se farta!

Marcava...no Molde.

franciscoafonso

Pá, a ver se se acaba com esta fantochada de uma vez por todas.

Não é difícil descobrir quem dá com a língua nos dentes. Eu sei que a malta acha que a bola é um mundo muito especial, mas há indústrias onde as fugas de informação são bem mais relevantes e há métodos universais para se assegurar que a informação não sai. Nem é uma questão de ter de se descobrir o método, é pagar e acabar com isso.

O famoso "bufo" é... o Benfica. Porque lhe interessa. Dá uns exclusivos e depois pede umas notícias plantadas em troca. Quem diz o Benfica diz o Sporting e o Porto. Não tem nada que saber.

Aliás, basta ver a imagem pública do Rui Pedro Braz há dois meses e agora. A malta acha que é por acaso e que ele este ano é que ficou mesmo muito competente. Não é por acaso. É PR.

KKT

Citação de: Dogs Corleone em 22 de Julho de 2022, 09:47
Se estiver dependente da saída de Leite, como vem nos jornais, não vem. 😅

Os jornais não sabem é mer*inha nenhuma, claramente. Ainda bem que assim é

ana_lopes2009

Que bufo?

OLHO DE LINCE

Citação de: Liveforever em 22 de Julho de 2022, 11:23
Citação de: dfernandes em 21 de Julho de 2022, 20:43
Não conheço o Aursnes. Gosto mais do primo dele, o Aurmegadrive.

Megadrive era top.
Mas a sega Saturn marcou uma era.

Ainda antes da Mega drive a Master System.

A Sega Saturn foi um booom, primeira consola de CD, ainda me lembro como se fosse hoje, custou me 45 contos.
Deve andar algures pelo sotão da casa dos meus pais.