EHF European League 2022/2023 - SL Benfica eliminado nos Oitavos-de-Final

Savicevic

Citação de: Damon_Fryer em 13 de Dezembro de 2022, 21:58
Se queremos dar o salto nesta modalidade... é obrigatório mudar de treinador.

O Chema com os recursos que tem... não tem cumprido.

Vamos passar em 4.º lugar na Europa.
Internamente, continuamos a ser terceiros.

O Chema só no ano passado teve um plantel para lutar pelo título. Não foi campeão mas ganhou a EHF EL. Este ano não tem plantel para ganhar nada, muito menos a um candidato ao título francês depois de um derby.

O que não significa que a equipa não pudesse jogar melhor, que pode.

JPSilva

O homem ganhou uma prova europeia... se há coisa que não precisávamos era mudar de treinador

MrJohnny

Perdemos Kukic e Rogério, os reforços claramente não são do mesmo nível, embora até goste do Izquierdo. Agora também ficámos sem o Källman. Não há milagres.

Cyb3rNeo

PP00

Citação de: MrJohnny em 13 de Dezembro de 2022, 23:12

Perdemos Kukic e Rogério, os reforços claramente não são do mesmo nível, embora até goste do Izquierdo. Agora também ficámos sem o Källman. Não há milagres.

Kukic com a idade do Izquierdo não era nem metade do jogador que ele já é.
Izquierdo veio com um hype gigante de Espanha e é uma das maiores promessas do andebol espanhol que é a ano luz superior ao andebol sérvio. Ainda não provou todo o seu valor no Benfica e teve um bocado aquém no início da época devido a não ter feito a pré-época. A cada dia que passa começa a mostrar o seu valor à medida que começa a ganhar entrosamento com os colegas.
Rogério sim faz muita falta. Vranjes já não é o mesmo jogador de há 3/4 anos atrás. Kallman faz muita falta tanto ofensivamente como defensivamente e não sei até que ponto não seria lógico ir buscar um ponta esquerda caso a lesão do Kallman seja prolongada.

Jorge Calha García

Interessante seria mesmo saber quem foi o autor deste plantel 2022/2023 e as desculpas que possa oferecer.

Nas modalidades deste clube faz-se muita merda e ninguém levanta o dedo a dizer "fui eu".

Savicevic

Citação de: Jorge Calha García em 14 de Dezembro de 2022, 07:59
Interessante seria mesmo saber quem foi o autor deste plantel 2022/2023 e as desculpas que possa oferecer.

Nas modalidades deste clube faz-se muita merda e ninguém levanta o dedo a dizer "fui eu".

O plantel tem qualidade e só não tem condições para ganhar coisas internamente porque o Porto fez um investimento enorme que vai acabar por dar os seus frutos. Ainda assim temos todas as possibilidades em aberto e já vencemos a supertaça.

O que fizemos nesta competição na época passada não pode servir de bitola.

Obviamente que há erros de casting, o Vranjes está a ser muito pior do que se esperava, não foi possível trazer a alternativa ao Källman que tínhamos acordado e teve que se encontrar uma solução de recurso. Izquierdo já se sabia que tinha qualidade e já vai mostrando o que pode fazer.

Este plantel pode jogar mais do que aquilo que tem jogado e o treinador é responsável por isso. Agora, é um plantel que não tem obrigações em face daquilo que foi feito pelo Porto.

Jorge Calha García

Citação de: Savicevic em 14 de Dezembro de 2022, 08:33

O plantel tem qualidade e só não tem condições para ganhar coisas internamente porque o Porto fez um investimento enorme que vai acabar por dar os seus frutos. Ainda assim temos todas as possibilidades em aberto e já vencemos a supertaça.

Obviamente que há erros de casting, o Vranjes está a ser muito pior do que se esperava, não foi possível trazer a alternativa ao Källman que tínhamos acordado e teve que se encontrar uma solução de recurso. Izquierdo já se sabia que tinha qualidade e já vai mostrando o que pode fazer.

Este plantel pode jogar mais do que aquilo que tem jogado e o treinador é responsável por isso. Agora, é um plantel que não tem obrigações em face daquilo que foi feito pelo Porto.

E não achas que este ano este plantel merecia um impulso (dinheiro) e não andar a contar tostões e com lacunas mais do que evidentes?

Quem trouxe o Vranjes depois do Rogério? E obviamente não pretendia outro Rogério porque é impossível, mas este está mais próximo do Ales Silva do que do próprio.

Savicevic

Citação de: Jorge Calha García em 14 de Dezembro de 2022, 09:12
Citação de: Savicevic em 14 de Dezembro de 2022, 08:33

E não achas que este ano este plantel merecia um impulso (dinheiro) e não andar a contar tostões e com lacunas mais do que evidentes?

Quem trouxe o Vranjes depois do Rogério? E obviamente não pretendia outro Rogério porque é impossível, mas este está mais próximo do Ales Silva do que do próprio.

O Benfica teve de renovar com o Sergey e com o Gustavo e isso custou dinheiro. Vencer a EHF EL também teve esse tipo de custos. Temos um jogador "a mais" em relação à época anterior. Não penso que o problema seja de volume de investimento. Mas tentou-se dar mais soluções ao plantel, sabendo nós que seria difícil substituir o Rogério.

O Vranjes é um jogador que na época passada marcou mais de 30 golos na Champions. Veio de um bom clube e tem uma boa carreira, incluindo na selecção. Não é nenhum desconhecido, jogou nos últimos 2 anos a um bom nível. Naturalmente que a expectativa seria que mantivesse esse rendimento, o que não está a acontecer. Mas não fomos buscar um jogador à sorte. O mercado dos pivots é complicado, não há assim tantos e cada equipa de alto nível por norma tem 3, por isso não é fácil encontrar soluções. Muito menos quando se tem de substituir o Rogério. O problema é que está a sair pior do que era suposto e isto não é basket onde o mercado é gigante e podemos trocar jogadores com relativa facilidade a meio da época para emendar erros.

Eu disse logo aqui que íamos perder qualidade na defesa e que era preciso mais um jogador para compensar a perda do Rogério e equilibrar a equipa. Infelizmente não foi possível, por razões que desconheço.

De todo o modo, olhas para os últimos jogos (tirando o de ontem) e reduzimos o Kadetten, Montpellier e Sporting a 25, 26 e 27 golos, o que são números interessantes no andebol actual. O treinador parece já ter encontrado a fórmula para meter a equipa a defender razoavelmente bem.

Falta atacar melhor, muito melhor. E aqui há alguns problemas que são colectivos e da responsabilidade do treinador. Se não temos um Rogério para dividir a defesa e atirar a bola lá pra cima em caso de desespero, temos de saber encontrar outras soluções. Há o padrão de jogadores que chegam começarem a render mais na segunda época, depois de entrarem no sistema de jogo, mas há qualidade individual para jogar melhor do que temos feito. A questão das superioridades numéricas é para mim um caso evidente disso.

Em suma, o plantel não é melhor que o da época passada, se todos os plantéis estiverem a jogar o que sabem o Porto é claramente favorito a ganhar tudo. Ainda assim, no estado actual das coisas, o plantel do Benfica pode jogar melhor do que aquilo que tem jogado.

Jorge Calha García

Obrigado por la resposta e também pela informação especializada, a qual agradeço.

Mas, acho que não podemos ser tão benevolentes. Ficamos muito longe das expectativas que todos tínhamos após a final EHF. Nesta modalidade devíamos ter o único objetivo de jogar a Champions League e para tal é obrigatório ganhar o título nacional. Deixar o trabalho a meio caminho não é digno deste clube e acho que foi mesmo o que aconteceu.

Para o ano temos mais do mesmo sem o Sergey.

Savicevic

Citação de: Jorge Calha García em 14 de Dezembro de 2022, 10:00
Obrigado por la resposta e também pela informação especializada, a qual agradeço.

Mas, acho que não podemos ser tão benevolentes. Ficamos muito longe das expectativas que todos tínhamos após a final EHF. Nesta modalidade devíamos ter o único objetivo de jogar a Champions League e para tal é obrigatório ganhar o título nacional. Deixar o trabalho a meio caminho não é digno deste clube e acho que foi mesmo o que aconteceu.

Para o ano temos mais do mesmo sem o Sergey.

Eu não estou a ser benevolente, eu fui o primeiro a dizer aqui que, com este plantel, era provável acabarmos em terceiro. Quase fui linchado, mais ainda depois de termos vencido a supertaça e do Porto ter arrancado pessimamente a época.

Passados alguns meses, continuo a achar que esse é o cenário mais provável. Mas nem Porto nem Sporting estão a jogar ao nível que eu achava que podiam jogar, pelo que as coisas serão mais equilibradas do que incialmente seria de supor - e o Porto perdeu em Águas Santas.

A equipa tem qualidade suficiente para crescer ao longo da época. Mesmo o Vranjes estou convencido que vai render mais do que aquilo que tem apresentado. Ainda ontem fez um jogo bastante interessante.

O Petar não vai continuar neste momento miserável a época inteira, o Grigoras pode e certamente vai fazer melhor também, assim que o Izquierdo atinja o nível que eu acho que ainda vai atingir esta época.

Só voltamos a ter jogo grande em abril, entretanto voltam o Arnau (que pode ser fundamental na defesa) e o Källman, que é obviamente indispensável.

Se não falharmos nos jogos pequenos, temos uma chance razoável de podermos ser campeões, ainda que não sendo favoritos. Como não precisamos do confronto directo, basta ganhar em casa ao Porto por um golo. E depois é ir ao João Rocha com tudo. O Sporting vai ter um caminho acessível até à final 4 da EHF EL, o grupo deles é super acessível e devem ganhá-lo, quando jogarmos lá devem estar também com o aperto de calendário e o plantel deles é curto.

joao12soares

Uma equipa que já apresenta deficiências a defender, um Arnau já faz falta quanto mais um Kallman. Não tendo visto o jogo, acredito que os jogadores fazem o que podem e conseguem, mas é necessário obviamente fazermos os ajustes certos no plantel para elevar mais o nível.

TeamRocket37

Benfica por si só tem poucos defensores.

Saiu o Keita e o Rogério.
Arnau está no estaleiro.
Kallman esta KO, Vranjes nem 1/3 do Rogério dá, Bingo defende melhor que Keita a "2", não creio.
Temos 3 LD+2C, nenhum defende.
Paulo Moreno tem de ter demasiado tempo de jogo, sendo apenas um defensor razoável menos.

A defender estamos demasiado curtos.
O ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos.

JM21