David Jurásek emprestado ao Hoffenheim

Defesa, 24 anos,
Chéquia
Equipa Principal: 1 época (2023-2023), 12 jogos (389 minutos), 0 golos

Títulos: Supertaça (1)

xeriff

Citação de: pipi em 08 de Julho de 2023, 16:56Ainda vamos encaixar cerca de 35M com as vendas de Rafa e Gedson isto se Odysseias não sair também

o Rafa não sai

Ghost.Of.Red

Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 16:38
Citação de: Charliebrownsincero em 08 de Julho de 2023, 16:26
Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 15:48
Citação de: Matique21 em 08 de Julho de 2023, 15:20
Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 13:52Que corra bem.
Em relação ao Jurasek não consigo perceber muito bem porque achas não tem qualidade para jogar no Benfica. Qual a necessidade do lateral no modelo de jogo do Benfica ser muito criativo? Qual a necessidade de saber jogar em zonas interiores? O Grimaldo, apesar de até ter sido o melhor jogador do Benfica esta época em termos de regularidade, foi um jogador contranatura no modelo habitual do Schmidt. Eu prefiro laterais mais ao estilo de Jurasek, menos variabilidade de movimentos mas mais capacidade para dar largura e profundidade ao modelo. Para início de construção, teremos Kokcu a baixar para a esquerda do central esquerdo. O modelo do Benfica favorece o que Jurasek tem de melhor e esconde o que tem de pior. Além de que ainda é jovem e evoluirá certamente no que é mais fraco. Todos os dias a levar com Di Maria, Neres, João Mário, Bah, é quase obrigado a evoluir.

Escreveste muito mas não disseste nada sobre o jogador.

Já expliquei diversas vezes porque é que acho que não tem qualidade para jogar no Benfica, mas vou voltar a dar a minha opinião por uma última vez.

O Jurasek tem um entendimento do jogo muito limitado tanto com bola como sem ela. As abordagens defensivas são más e devem-se a falta de noções básicas como contenção e cobertura. É um jogador que é batido inúmeras vezes da mesma forma e não aprende com essas acções menos positivas.

Com bola tem poucos recursos, mesmo quando mete o drible é sempre na procura do cruzamento. Abusa do cruzamento, mete a bola na área demasiadas vezes logo que passa o meio-campo e falta-lhe critério (7 cruzamentos por jogo é um indicador preocupante, a meu ver).

Tem também problemas técnicos no passe (71% de eficácia numa equipa dominadora no seu contexto, é muito fraco) e primeiro toque (não raras vezes a bola foge-lhe quando é contactada), o que irá dificultar, na minha opinião, uma saída de bola limpa.

Depois, é um jogador que não se associa a não ser no tocar para ir buscar à frente na linha e não tem jogo interior.

É um jogador que é um monstro físico, que a defender e atacar a profundidade poderá ter a sua utilidade, mas que tem demasiados problemas para se gastar esta fortuna. A boa batida no cruzamento é interessante, mas apenas se vier acompanhada de um critério que ele não tem. E eu não acredito na evolução de jogadores que têm fraco entendimento do jogo.

De resto, fazer as perguntas que fazes sobre a necessidade de termos um jogador criativo depois da época que o Grimaldo fez, acho que não adianta responder. Se não compreendeste a necessidade de ter variabilidade ofensiva, de ter um jogador a desequilibrar por dentro vindo de trás, de ter um jogador criativo com qualidade de passe a jogar com mais espaço que os colegas que jogam entrelinhas, se não compreendeste isso vendo o Grimaldo jogar, não há muito que possa fazer para explicar

Posto isto, é ele o escolhido, está feito, e resta-me desejar estar totalmente errado.
A tua análise é muito boa sobre o jogador,e concordo com ela até no geral,mas há algo que não estás a entender e que o comentário do Matique21 explica muito bem. Quando dizes que ele escreve muito e não diz nada,na minha opinião é o oposto, ele de forma simplista explica tudo. Roger Schmidt tem uma forma de ver o jogo diferente daquilo que estamos habituados, ele não procura essa impresivilibilidade de que falas,pelos menos nos laterais. Como treinador inteligente que é,e sabendo que não podia mudar tudo logo na primeira época,aproveitou o talento que tinha disponível. Agora obviamente vai procurando jogadores para o seu modelo.
Como digo,o treinador procura ter laterais altos,rápidos e potentes para fazerem todo o corredor durante 90' e ganhar duelos.Por exemplo, jogando com uma defesa tão subida como a nossa,ter um lateral com 1,83m ,quantas bolas nas costas são evitadas á partida? Muitas!
Depois praticamente todas as lacunas do Jurasek vão ser escondidas pelo modelo, como bem refere o Matique21,pois só lhe vão ser pedidas tarefas de acordo com as suas melhores características. Olhando para o Bah do outro lado, vês a construção passar por ele, vês a carrilar jogo carregando a bola? Não! O Bah dá a largura total e a bola só entra nele depois de atrair o adversário para o lado contrário, dando assim espaço para ele meter a sua potência, velocidade e cruzamento. É isto que podemos esperar do Jurasek do outro lado, movimentos simples e verticais. Em relação ao exagerar nos cruzamentos,Bah no Slavia também exagerava por vezes,no Benfica raramente cruza sem ser pela certa. Isto tem a ver com as ideias do treinador e o checo quando integrado não vai ter esse problema. Considero isto mais aspectos táticos do que tomada decisão do próprio jogador,ou seja, é algo facilmente treinavel.
Depois vamos á abordagem defensiva, que talvez seja o maior problema,mas temos de ter atenção que só é lateral há 2 anos. No nosso modelo será um handicap assim tão grande,dado que raramente estamos em organização defensiva e que o nosso princípio base é reagir imediatamente á perda para recuperar a bola, independentemente da zona do campo ou dos intervenientes? Não me parece!
Voltando um pouco ao início,achas que é mais fácil trabalhar um modelo como o nosso,de pressão alta constante com laterais mais capacitados tecnicamente a fazer movimentos interiores ou com laterais mais verticais e potentes? Na minha opinião é claramente a segunda hipótese. E porquê? Porque na perda da bola esses laterais garantem automaticamente o seu flanco seja reagindo imediatamente á bola,seja reocupando posição,seja até a dobrar colegas. É este o papel que o Roger quer para os seus laterais. Quer reduzir ao máximo as compensações feitas principalmente pelos médios pois estes são fundamentais a não deixar o adversário sair, garantindo sempre o controlo do jogo em todos os momentos. Podes contratar um jogador melhor individualmente que Jurasek,mas se não é o fit que o modelo pede a equipa vai ser pior no geral.
Quando falamos em impresivilibilidade ofensiva, não nos podemos esquecer da impresivilibilidade defensiva,e se a primeira é uma vantagem,a segunda pode ser um problema e é preciso muito trabalho táctico para funcionar.
E se formos analisar aquilo que foi o Benfica a época passada ou os trabalhos de Roger Schmidt ao longo da carreira facilmente perdemos que a grande virtude do seu modelo não é a criatividade ofensiva,mas sim a forte reação á perda. Não há modelos perfeitos obviamente, para se ganhar numas coisas perde-se noutras,mas o que faz sentido é analisarmos os jogadores consoante o que o modelo pede e não para aquilo que gostamos de ver num lateral.

Essa teoria toda cai logo pela base. O Grimaldo antes do Roger Schmidt chegar até problemas disciplinares tinha. Se ele tivesse querido um lateral deste estilo, tê-lo-ia pedido e teria sido fácil ao Benfica empacotar o espanhol por meia dúzia de trocos quando toda a gente o queria ver pelas costas. E mais, se ele quisesse mesmo mudar, não teria insistido tanto na renovação do Grimaldo e não teria feito do Kerkez uma prioridade.

Portanto, essa do modelo, da ideia, é desmentida factualmente pela opção do ano passado e pela primeira opção que tínhamos este ano. Agora, com este jogador é evidente que as dinâmicas vão ter de mudar.

O resto é o resto, se eu quero um lateral que saiba reagir à perda, não quero um jogador que não saiba saltar na pressão e que seja batido muitas vezes por não saber fazer contenção. Se eu quero um jogador que dobre colegas ele tem de ser forte nas coberturas. Este jogador não é bom nesses aspectos.

O Jurasek é forte no vai e vem pelo flanco por ser um cavalão, mas tem limitações técnicas e de entendimento do jogo que na minha opinião fazem dele um jogador sem qualidade para o Benfica.

Estás a falar de um miúdo que tem muito para aprender na posição.

É diferente do Grimaldo, mas vamos ter dinâmicas diferentes com o Kokçu o Di Maria e talvez o recuo do Aursnes.

O facto de ser um jogador físico e poderoso, com excelente cruzamento é benéfico aqui em Portugal.

Por outro lado, discordo quando dizes que ter uma média de 7 cruzamentos por jogo é mau sinal. Primeiro porque o Slavia é dominante na liga deles e apresenta um futebol mais direto e físico que o nosso. Depois tens é de analisar não a quantidade de cruzamentos, mas o local de onde são realizados e a qualidade dos mesmos.

Por último, o Grimaldo nunca defendeu tão bem como na época passada. Por isso acredito que haja evolução do Jurasek também nesse prisma. E não te esqueças que todos adoravam o Gilberto e criticavam o Bah, mas a verdade é que na altura das decisões sentimos, e muito, a falta do Bah e o Gilberto passou a 3.a opção para DD.


MuadDib

Muito infiltrado aqui e nas redes sociais, a máquina criminosa do Hotel Altis continua de prego a fundo... ao estilo da contratação do Di Maria, só apontam coisas más. Doentio.

Enfim, basta ser do nível do Bah e é mais uma grande contratação. A unica coisa que sei é que o Jurasek é adorado pelos adeptos do Slavia e isso quer dizer alguma coisa, o resto veremos quando o começarmos a ver a jogar com a camisola do Benfica.

A todos os infiltrados por aqui, que a continuem a chupar bem chupadinho...

Ghost.Of.Red

Citação de: xeriff em 08 de Julho de 2023, 17:27
Citação de: pipi em 08 de Julho de 2023, 16:56Ainda vamos encaixar cerca de 35M com as vendas de Rafa e Gedson isto se Odysseias não sair também

o Rafa não sai

Já devia ter ido

20Nico Gaitan20

Citação de: xeriff em 08 de Julho de 2023, 17:27
Citação de: pipi em 08 de Julho de 2023, 16:56Ainda vamos encaixar cerca de 35M com as vendas de Rafa e Gedson isto se Odysseias não sair também

o Rafa não sai
nao sei se nao sei...se fosse a ti nao dizia isso.

JeSuisÉder


Nirvana_87

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 08 de Julho de 2023, 17:25
Citação de: Vidito em 08 de Julho de 2023, 17:21
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 08 de Julho de 2023, 17:17os adeptos do slavia adoram o rapaz.

deve ser mesmo muito mau....como o pintam aqui


um gajo entra aqui e parece que acaba de contratar o luis filipe da esquerda.




Achas que alguém conhece o rapaz? Tirando dois ou três user's...


como é obvio que nao...por isso que adoram mandar papaias para o ar.

se nao conhecem estejam calados...nao digam que é merda...porque depois daqui por um ano estao todos a salivar por ele como ficaram pelo Bah

Desconheço por completo, só vi uns vídeos, mas confio na avaliação do Savicevic. E se ele não aprecia o jogador obrigatoriamente fico com a pulga atrás da orelha. Ainda mais por esses valores.

Kurt Cobain 10

https://twitter.com/proscout_pt/status/1677710000683204609

ProScout
@proscout_pt
📣✍️ David Jurasek: Mais um reforço promissor para o Benfica! 🦅⚽️

⚪️🔴 Jurasek, lateral esquerdo de 22 anos, chega ao Benfica com um grande potencial e características que podem acrescentar muito ao modelo de Schmidt.
 
Vamos  conhecê-lo melhor! 👇

franciscoafonso

Quanto às críticas, se os grandes defeitos forem os maus timings ou os maus passes, fico mais ou menos descansado. São coisas que podem ser ensinadas e, também, que podem depender em muito das dinâmicas da equipa.

Se tivesse os pés do Nuno Tavares, e parece-me muito longe disso, assustava-me muito mais.

Agora, se um jogador para ser ensinado vale 10M ou 13 ou 15, seja o que for, é outra conversa. 

O Wendell tinha sido um grande negócio que tínhamos perdido para o Porto (muito boa gente que agora escolheu malhar no Jurásek dizia-o superior ao Grimaldo) e é um cepo do caralho.

adeptoBancada

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 08 de Julho de 2023, 17:29
Citação de: xeriff em 08 de Julho de 2023, 17:27
Citação de: pipi em 08 de Julho de 2023, 16:56Ainda vamos encaixar cerca de 35M com as vendas de Rafa e Gedson isto se Odysseias não sair também

o Rafa não sai
nao sei se nao sei...se fosse a ti nao dizia isso.
O Schmidt nao deixa. Ao contrario dos trolls do forum sabe o quão importante é o Rafa.

Charliebrownsincero

Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 16:38
Citação de: Charliebrownsincero em 08 de Julho de 2023, 16:26
Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 15:48
Citação de: Matique21 em 08 de Julho de 2023, 15:20
Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 13:52Que corra bem.
Em relação ao Jurasek não consigo perceber muito bem porque achas não tem qualidade para jogar no Benfica. Qual a necessidade do lateral no modelo de jogo do Benfica ser muito criativo? Qual a necessidade de saber jogar em zonas interiores? O Grimaldo, apesar de até ter sido o melhor jogador do Benfica esta época em termos de regularidade, foi um jogador contranatura no modelo habitual do Schmidt. Eu prefiro laterais mais ao estilo de Jurasek, menos variabilidade de movimentos mas mais capacidade para dar largura e profundidade ao modelo. Para início de construção, teremos Kokcu a baixar para a esquerda do central esquerdo. O modelo do Benfica favorece o que Jurasek tem de melhor e esconde o que tem de pior. Além de que ainda é jovem e evoluirá certamente no que é mais fraco. Todos os dias a levar com Di Maria, Neres, João Mário, Bah, é quase obrigado a evoluir.

Escreveste muito mas não disseste nada sobre o jogador.

Já expliquei diversas vezes porque é que acho que não tem qualidade para jogar no Benfica, mas vou voltar a dar a minha opinião por uma última vez.

O Jurasek tem um entendimento do jogo muito limitado tanto com bola como sem ela. As abordagens defensivas são más e devem-se a falta de noções básicas como contenção e cobertura. É um jogador que é batido inúmeras vezes da mesma forma e não aprende com essas acções menos positivas.

Com bola tem poucos recursos, mesmo quando mete o drible é sempre na procura do cruzamento. Abusa do cruzamento, mete a bola na área demasiadas vezes logo que passa o meio-campo e falta-lhe critério (7 cruzamentos por jogo é um indicador preocupante, a meu ver).

Tem também problemas técnicos no passe (71% de eficácia numa equipa dominadora no seu contexto, é muito fraco) e primeiro toque (não raras vezes a bola foge-lhe quando é contactada), o que irá dificultar, na minha opinião, uma saída de bola limpa.

Depois, é um jogador que não se associa a não ser no tocar para ir buscar à frente na linha e não tem jogo interior.

É um jogador que é um monstro físico, que a defender e atacar a profundidade poderá ter a sua utilidade, mas que tem demasiados problemas para se gastar esta fortuna. A boa batida no cruzamento é interessante, mas apenas se vier acompanhada de um critério que ele não tem. E eu não acredito na evolução de jogadores que têm fraco entendimento do jogo.

De resto, fazer as perguntas que fazes sobre a necessidade de termos um jogador criativo depois da época que o Grimaldo fez, acho que não adianta responder. Se não compreendeste a necessidade de ter variabilidade ofensiva, de ter um jogador a desequilibrar por dentro vindo de trás, de ter um jogador criativo com qualidade de passe a jogar com mais espaço que os colegas que jogam entrelinhas, se não compreendeste isso vendo o Grimaldo jogar, não há muito que possa fazer para explicar

Posto isto, é ele o escolhido, está feito, e resta-me desejar estar totalmente errado.
A tua análise é muito boa sobre o jogador,e concordo com ela até no geral,mas há algo que não estás a entender e que o comentário do Matique21 explica muito bem. Quando dizes que ele escreve muito e não diz nada,na minha opinião é o oposto, ele de forma simplista explica tudo. Roger Schmidt tem uma forma de ver o jogo diferente daquilo que estamos habituados, ele não procura essa impresivilibilidade de que falas,pelos menos nos laterais. Como treinador inteligente que é,e sabendo que não podia mudar tudo logo na primeira época,aproveitou o talento que tinha disponível. Agora obviamente vai procurando jogadores para o seu modelo.
Como digo,o treinador procura ter laterais altos,rápidos e potentes para fazerem todo o corredor durante 90' e ganhar duelos.Por exemplo, jogando com uma defesa tão subida como a nossa,ter um lateral com 1,83m ,quantas bolas nas costas são evitadas á partida? Muitas!
Depois praticamente todas as lacunas do Jurasek vão ser escondidas pelo modelo, como bem refere o Matique21,pois só lhe vão ser pedidas tarefas de acordo com as suas melhores características. Olhando para o Bah do outro lado, vês a construção passar por ele, vês a carrilar jogo carregando a bola? Não! O Bah dá a largura total e a bola só entra nele depois de atrair o adversário para o lado contrário, dando assim espaço para ele meter a sua potência, velocidade e cruzamento. É isto que podemos esperar do Jurasek do outro lado, movimentos simples e verticais. Em relação ao exagerar nos cruzamentos,Bah no Slavia também exagerava por vezes,no Benfica raramente cruza sem ser pela certa. Isto tem a ver com as ideias do treinador e o checo quando integrado não vai ter esse problema. Considero isto mais aspectos táticos do que tomada decisão do próprio jogador,ou seja, é algo facilmente treinavel.
Depois vamos á abordagem defensiva, que talvez seja o maior problema,mas temos de ter atenção que só é lateral há 2 anos. No nosso modelo será um handicap assim tão grande,dado que raramente estamos em organização defensiva e que o nosso princípio base é reagir imediatamente á perda para recuperar a bola, independentemente da zona do campo ou dos intervenientes? Não me parece!
Voltando um pouco ao início,achas que é mais fácil trabalhar um modelo como o nosso,de pressão alta constante com laterais mais capacitados tecnicamente a fazer movimentos interiores ou com laterais mais verticais e potentes? Na minha opinião é claramente a segunda hipótese. E porquê? Porque na perda da bola esses laterais garantem automaticamente o seu flanco seja reagindo imediatamente á bola,seja reocupando posição,seja até a dobrar colegas. É este o papel que o Roger quer para os seus laterais. Quer reduzir ao máximo as compensações feitas principalmente pelos médios pois estes são fundamentais a não deixar o adversário sair, garantindo sempre o controlo do jogo em todos os momentos. Podes contratar um jogador melhor individualmente que Jurasek,mas se não é o fit que o modelo pede a equipa vai ser pior no geral.
Quando falamos em impresivilibilidade ofensiva, não nos podemos esquecer da impresivilibilidade defensiva,e se a primeira é uma vantagem,a segunda pode ser um problema e é preciso muito trabalho táctico para funcionar.
E se formos analisar aquilo que foi o Benfica a época passada ou os trabalhos de Roger Schmidt ao longo da carreira facilmente perdemos que a grande virtude do seu modelo não é a criatividade ofensiva,mas sim a forte reação á perda. Não há modelos perfeitos obviamente, para se ganhar numas coisas perde-se noutras,mas o que faz sentido é analisarmos os jogadores consoante o que o modelo pede e não para aquilo que gostamos de ver num lateral.

Essa teoria toda cai logo pela base. O Grimaldo antes do Roger Schmidt chegar até problemas disciplinares tinha. Se ele tivesse querido um lateral deste estilo, tê-lo-ia pedido e teria sido fácil ao Benfica empacotar o espanhol por meia dúzia de trocos quando toda a gente o queria ver pelas costas. E mais, se ele quisesse mesmo mudar, não teria insistido tanto na renovação do Grimaldo e não teria feito do Kerkez uma prioridade.

Portanto, essa do modelo, da ideia, é desmentida factualmente pela opção do ano passado e pela primeira opção que tínhamos este ano. Agora, com este jogador é evidente que as dinâmicas vão ter de mudar.

O resto é o resto, se eu quero um lateral que saiba reagir à perda, não quero um jogador que não saiba saltar na pressão e que seja batido muitas vezes por não saber fazer contenção. Se eu quero um jogador que dobre colegas ele tem de ser forte nas coberturas. Este jogador não é bom nesses aspectos.

O Jurasek é forte no vai e vem pelo flanco por ser um cavalão, mas tem limitações técnicas e de entendimento do jogo que na minha opinião fazem dele um jogador sem qualidade para o Benfica.
Não cai pela base de forma nenhuma e passo a explicar: sabemos muito bem a visão mercantilista da estrutura, dificilmente desperdiçariam um ativo valioso por meia dúzia de tostões, mesmo não sendo o ideal para o modelo do treinador. Como as propostas nunca seriam vantajosas financeiramente por motivos óbvios, preferiram aproveitar o activo desportivamente. O Roger também é inteligente e humilde para perceber que mesmo não sendo o seu tipo de lateral, é um jogador de qualidade e havia outras posições mais necessitadas de investimento. Não foi fundamentalista e bem!
Como podes dizer que essa do modelo é desmentida factualmente quando o único facto que existe é que foi Jurasek a ser contratado? Falas de Kerkerz,mas onde é que serve para a tua argumentação? Kerkerz não tem nada a ver com Grimaldo, é um lateral completo, que tanto dá aquilo que Jurasek pode dar, como aquilo que Grimaldo dava,em medidas diferentes obviamente. Por isso era a primeira opção! Mas como chegas á conclusão que foi por um factor ou por outro? A resposta chegou com a contratação de Jurasek,o que invalida totalmente o teu raciocínio. Não havia mais laterais no mercado para além de Kerkerz e Jurasek? Para o escolhido ser o checo por algum motivo foi, não achas?
Podes dizer que não tem qualidade para o Benfica,e aqui discordamos,o que não podes dizer é que as características do jogador não são exatamente aquelas que Roger Schmidt procura para o seu modelo.

20Nico Gaitan20

Citação de: Kurt Cobain 10 em 08 de Julho de 2023, 17:31https://twitter.com/proscout_pt/status/1677710000683204609
as caracteristicas do gajo sao top para o nosso modelo...parece uma locomotiva esquerdina...bah e jurasek com di maria ou neres a jogarem por dentro...ui ui.

MuadDib

Citação de: Ghost.Of.Red em 08 de Julho de 2023, 17:27
Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 16:38
Citação de: Charliebrownsincero em 08 de Julho de 2023, 16:26
Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 15:48
Citação de: Matique21 em 08 de Julho de 2023, 15:20
Citação de: Savicevic em 08 de Julho de 2023, 13:52Que corra bem.
Em relação ao Jurasek não consigo perceber muito bem porque achas não tem qualidade para jogar no Benfica. Qual a necessidade do lateral no modelo de jogo do Benfica ser muito criativo? Qual a necessidade de saber jogar em zonas interiores? O Grimaldo, apesar de até ter sido o melhor jogador do Benfica esta época em termos de regularidade, foi um jogador contranatura no modelo habitual do Schmidt. Eu prefiro laterais mais ao estilo de Jurasek, menos variabilidade de movimentos mas mais capacidade para dar largura e profundidade ao modelo. Para início de construção, teremos Kokcu a baixar para a esquerda do central esquerdo. O modelo do Benfica favorece o que Jurasek tem de melhor e esconde o que tem de pior. Além de que ainda é jovem e evoluirá certamente no que é mais fraco. Todos os dias a levar com Di Maria, Neres, João Mário, Bah, é quase obrigado a evoluir.

Escreveste muito mas não disseste nada sobre o jogador.

Já expliquei diversas vezes porque é que acho que não tem qualidade para jogar no Benfica, mas vou voltar a dar a minha opinião por uma última vez.

O Jurasek tem um entendimento do jogo muito limitado tanto com bola como sem ela. As abordagens defensivas são más e devem-se a falta de noções básicas como contenção e cobertura. É um jogador que é batido inúmeras vezes da mesma forma e não aprende com essas acções menos positivas.

Com bola tem poucos recursos, mesmo quando mete o drible é sempre na procura do cruzamento. Abusa do cruzamento, mete a bola na área demasiadas vezes logo que passa o meio-campo e falta-lhe critério (7 cruzamentos por jogo é um indicador preocupante, a meu ver).

Tem também problemas técnicos no passe (71% de eficácia numa equipa dominadora no seu contexto, é muito fraco) e primeiro toque (não raras vezes a bola foge-lhe quando é contactada), o que irá dificultar, na minha opinião, uma saída de bola limpa.

Depois, é um jogador que não se associa a não ser no tocar para ir buscar à frente na linha e não tem jogo interior.

É um jogador que é um monstro físico, que a defender e atacar a profundidade poderá ter a sua utilidade, mas que tem demasiados problemas para se gastar esta fortuna. A boa batida no cruzamento é interessante, mas apenas se vier acompanhada de um critério que ele não tem. E eu não acredito na evolução de jogadores que têm fraco entendimento do jogo.

De resto, fazer as perguntas que fazes sobre a necessidade de termos um jogador criativo depois da época que o Grimaldo fez, acho que não adianta responder. Se não compreendeste a necessidade de ter variabilidade ofensiva, de ter um jogador a desequilibrar por dentro vindo de trás, de ter um jogador criativo com qualidade de passe a jogar com mais espaço que os colegas que jogam entrelinhas, se não compreendeste isso vendo o Grimaldo jogar, não há muito que possa fazer para explicar

Posto isto, é ele o escolhido, está feito, e resta-me desejar estar totalmente errado.
A tua análise é muito boa sobre o jogador,e concordo com ela até no geral,mas há algo que não estás a entender e que o comentário do Matique21 explica muito bem. Quando dizes que ele escreve muito e não diz nada,na minha opinião é o oposto, ele de forma simplista explica tudo. Roger Schmidt tem uma forma de ver o jogo diferente daquilo que estamos habituados, ele não procura essa impresivilibilidade de que falas,pelos menos nos laterais. Como treinador inteligente que é,e sabendo que não podia mudar tudo logo na primeira época,aproveitou o talento que tinha disponível. Agora obviamente vai procurando jogadores para o seu modelo.
Como digo,o treinador procura ter laterais altos,rápidos e potentes para fazerem todo o corredor durante 90' e ganhar duelos.Por exemplo, jogando com uma defesa tão subida como a nossa,ter um lateral com 1,83m ,quantas bolas nas costas são evitadas á partida? Muitas!
Depois praticamente todas as lacunas do Jurasek vão ser escondidas pelo modelo, como bem refere o Matique21,pois só lhe vão ser pedidas tarefas de acordo com as suas melhores características. Olhando para o Bah do outro lado, vês a construção passar por ele, vês a carrilar jogo carregando a bola? Não! O Bah dá a largura total e a bola só entra nele depois de atrair o adversário para o lado contrário, dando assim espaço para ele meter a sua potência, velocidade e cruzamento. É isto que podemos esperar do Jurasek do outro lado, movimentos simples e verticais. Em relação ao exagerar nos cruzamentos,Bah no Slavia também exagerava por vezes,no Benfica raramente cruza sem ser pela certa. Isto tem a ver com as ideias do treinador e o checo quando integrado não vai ter esse problema. Considero isto mais aspectos táticos do que tomada decisão do próprio jogador,ou seja, é algo facilmente treinavel.
Depois vamos á abordagem defensiva, que talvez seja o maior problema,mas temos de ter atenção que só é lateral há 2 anos. No nosso modelo será um handicap assim tão grande,dado que raramente estamos em organização defensiva e que o nosso princípio base é reagir imediatamente á perda para recuperar a bola, independentemente da zona do campo ou dos intervenientes? Não me parece!
Voltando um pouco ao início,achas que é mais fácil trabalhar um modelo como o nosso,de pressão alta constante com laterais mais capacitados tecnicamente a fazer movimentos interiores ou com laterais mais verticais e potentes? Na minha opinião é claramente a segunda hipótese. E porquê? Porque na perda da bola esses laterais garantem automaticamente o seu flanco seja reagindo imediatamente á bola,seja reocupando posição,seja até a dobrar colegas. É este o papel que o Roger quer para os seus laterais. Quer reduzir ao máximo as compensações feitas principalmente pelos médios pois estes são fundamentais a não deixar o adversário sair, garantindo sempre o controlo do jogo em todos os momentos. Podes contratar um jogador melhor individualmente que Jurasek,mas se não é o fit que o modelo pede a equipa vai ser pior no geral.
Quando falamos em impresivilibilidade ofensiva, não nos podemos esquecer da impresivilibilidade defensiva,e se a primeira é uma vantagem,a segunda pode ser um problema e é preciso muito trabalho táctico para funcionar.
E se formos analisar aquilo que foi o Benfica a época passada ou os trabalhos de Roger Schmidt ao longo da carreira facilmente perdemos que a grande virtude do seu modelo não é a criatividade ofensiva,mas sim a forte reação á perda. Não há modelos perfeitos obviamente, para se ganhar numas coisas perde-se noutras,mas o que faz sentido é analisarmos os jogadores consoante o que o modelo pede e não para aquilo que gostamos de ver num lateral.

Essa teoria toda cai logo pela base. O Grimaldo antes do Roger Schmidt chegar até problemas disciplinares tinha. Se ele tivesse querido um lateral deste estilo, tê-lo-ia pedido e teria sido fácil ao Benfica empacotar o espanhol por meia dúzia de trocos quando toda a gente o queria ver pelas costas. E mais, se ele quisesse mesmo mudar, não teria insistido tanto na renovação do Grimaldo e não teria feito do Kerkez uma prioridade.

Portanto, essa do modelo, da ideia, é desmentida factualmente pela opção do ano passado e pela primeira opção que tínhamos este ano. Agora, com este jogador é evidente que as dinâmicas vão ter de mudar.

O resto é o resto, se eu quero um lateral que saiba reagir à perda, não quero um jogador que não saiba saltar na pressão e que seja batido muitas vezes por não saber fazer contenção. Se eu quero um jogador que dobre colegas ele tem de ser forte nas coberturas. Este jogador não é bom nesses aspectos.

O Jurasek é forte no vai e vem pelo flanco por ser um cavalão, mas tem limitações técnicas e de entendimento do jogo que na minha opinião fazem dele um jogador sem qualidade para o Benfica.

Estás a falar de um miúdo que tem muito para aprender na posição.

É diferente do Grimaldo, mas vamos ter dinâmicas diferentes com o Kokçu o Di Maria e talvez o recuo do Aursnes.

O facto de ser um jogador físico e poderoso, com excelente cruzamento é benéfico aqui em Portugal.

Por outro lado, discordo quando dizes que ter uma média de 7 cruzamentos por jogo é mau sinal. Primeiro porque o Slavia é dominante na liga deles e apresenta um futebol mais direto e físico que o nosso. Depois tens é de analisar não a quantidade de cruzamentos, mas o local de onde são realizados e a qualidade dos mesmos.

Por último, o Grimaldo nunca defendeu tão bem como na época passada. Por isso acredito que haja evolução do Jurasek também nesse prisma. E não te esqueças que todos adoravam o Gilberto e criticavam o Bah, mas a verdade é que na altura das decisões sentimos, e muito, a falta do Bah e o Gilberto passou a 3.a opção para DD.


O Grimaldo subio muito a nível defensivo porque o Otamendi passou para o lado esquerdo do centro da defesa com a entrada do Toni Silva na equipa.

O Jurasek também vai contar com o Oatmendi na esquerda, a dar-lhe indicações e a prteger-lhe as costas. Com a força de locomotiva que tem o Jurasek vai encaixar como uma luva. Vamos ganhar mais peso, altura e fisico na equipa e isso é muito bom.

Os vídeos do Youtube valem o que valem, mas quem diz que o Jurasek não tem técnica, anda muito enganado ou então anda mesmo por aqui só para meter nojo...


VelhaGuarda

Citação de: Red Zeppelin em 08 de Julho de 2023, 17:11Não conheço, não posso avaliar...
Mas pelo que pagamos, não valia mais ter insistido no primeiro alvo?

Ninguém nos garante que fosse a melhor opção.

RedWinner

Citação de: MiguelAlmeida em 08 de Julho de 2023, 17:23As propostas do Benfica por Jurasek e por Bento são muito semelhantes: Cerca de 10M€ fixos + 2/3M€ em objetivos + 10/15% em futura venda. #Benfica #Transfers #Trutas

Quando chega a PT?