Eleições 2025

Noisiv

Citação de: +1benfiquista em 24 de Setembro de 2025, 19:04
Citação de: Noisiv em 24 de Setembro de 2025, 17:29
Citação de: noobshark em 24 de Setembro de 2025, 17:10Mas no estrangeiro podemos esperar em que paises europeus?

Eu ia pelas capitais mais importantes:

- Madrid,
- Paris (talvez algo a sul também),
- Londres,
- Berlim (talvez Munique também),
- Bruxelas/Amesterdão (benelux),
- Copenhaga/Estocolmo/Olso (uma das três para a Escandinávia, mas tenho um mau feeling)
- alguma das cidades mais a sul.

No máximo umas dez, porque depois tens os States (Nova Jérsia tem montes de tugas), os PALOP, e algumas mesas de voto pela Ásia, quiçá Rio de Janeiro (para cobrir também o Brasil e restante América do Sul).

Deviam meter mais em França e pelo menos uma na Suíça.

Nem me ocorreu o mais óbvio!

paalexg

Citação de: noobshark em 24 de Setembro de 2025, 17:10Mas no estrangeiro podemos esperar em que paises europeus?

- Madrid,
- Londres,
- Copenhaga/Estocolmo/Olso (uma das três para a Escandinávia, mas tenho um mau feeling)

No máximo umas dez, porque depois tens os States (Nova Jérsia tem montes de tugas), os PALOP, e algumas mesas de voto pela Ásia, quiçá Rio de Janeiro (para cobrir também o Brasil e restante América do Sul).

Paris, Marselha e Bordéus, diria eu. Genebra fica na fronteira com a França, pelo que serviria o leste francês.

Noisiv

Citação de: paalexg em 24 de Setembro de 2025, 19:12

- Madrid,
- Londres,

Paris, Marselha e Bordéus, diria eu. Genebra fica na fronteira com a França, pelo que serviria o leste francês.

É seguir o rasto das casas no estrangeiro. Não deve fugir muito disso:

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instituicao/casas-do-benfica/contactos

Contam-se 18 abertas. Mas, por exemplo, é impossível não abrirem uma secção de voto em Paris, mesmo a Casa estando, de acordo com a página, temporariamente fechada.

MrCobb

A única coisa que eu sei é que tem de ser as últimas eleições em outubro.

drteixeira

Citação de: Scorpion8 em 24 de Setembro de 2025, 14:45https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/09/24/clube-benfica-comunicado-mesa-da-assembleia-geral

108 mesas de voto
80 em Portugal Continental
3 nas ilhas
25 no estrangeiro

Finalmente já posso regularizar as quotas com a convicção que os meus 20 votos no JNL serão contabilizados. All in para recuperar o nosso Benfica!  :tocha:

Golo do Jonas

Citação de: MrCobb em 24 de Setembro de 2025, 19:22A única coisa que eu sei é que tem de ser as últimas eleições em outubro.
Daqui a 4 anos serão outra vez. Houve uma proposta para alterar isso na revisão estatutária, mas não foi essa a vontade dos sócios.

luckynascimento

Citação de: Noisiv em 24 de Setembro de 2025, 19:17
Citação de: paalexg em 24 de Setembro de 2025, 19:12

- Madrid,
- Londres,

É seguir o rasto das casas no estrangeiro. Não deve fugir muito disso:

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instituicao/casas-do-benfica/contactos

Contam-se 18 abertas. Mas, por exemplo, é impossível não abrirem uma secção de voto em Paris, mesmo a Casa estando, de acordo com a página, temporariamente fechada.

A de Bruxelas é a parte de trás do Café Portugal, mas aquilo nunca funciona só como casa do Benfica... Espero bem que ponham cá mesa de voto ou no limite em Amesterdão ou Lux

MrCobb

Citação de: Golo do Jonas em 24 de Setembro de 2025, 19:31
Citação de: MrCobb em 24 de Setembro de 2025, 19:22A única coisa que eu sei é que tem de ser as últimas eleições em outubro.
Daqui a 4 anos serão outra vez. Houve uma proposta para alterar isso na revisão estatutária, mas não foi essa a vontade dos sócios.
Erro tremendo, matam logo uma época e até um mandato se correr mal.

Golo do Jonas

Citação de: MrCobb em 24 de Setembro de 2025, 19:50
Eu só começo a avaliar a nova direção a partir da próxima época. Têm zero culpa de tudo o que acontecer este ano, que certamente será mau...

_-Tiago-_

Citação de: Dandy em 24 de Setembro de 2025, 09:56
Citação de: _-Tiago-_ em 23 de Setembro de 2025, 22:22ou isto muda dia 25 ou cago para isto de vez, estou farto

E já pagaste as quotas para poder votar, Amor? ...

já sim

SLBRulez

Citação de: Noisiv em 24 de Setembro de 2025, 19:06

- Madrid,
- Londres,

Luxemburgo?

Diferreira

Desconfio de tudo o que venha da corja. Ou seja, não confio na tal empresa Multicert.

Se percebi bem, querem apenas os cadernos eleitorais em formato electrónico, certo? Espero que isso não seja aceite.

sinbad

Citação de: Mattamouros em 24 de Setembro de 2025, 17:11
Citação de: Savicevic em 24 de Setembro de 2025, 16:27Meus caros,

O comunicado da MAG apazigua algumas questões, no etanto:

1) não representa qualquer proposta de alteração ao regulamento eleitoral proposto pela direção e que vai a votação, portanto, é um comunicado na base do "juro, Joca" e que contraria até comunicações anteriores, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de apresentação de cartão de identificação;

2) é, a meu ver, incompreensível que não se divulguem, desde já, os locais de votação e o número de mesas em cada uma dessas secções de voto, para que os sócios e os próprios candidatos se possam organizar para fazer uma campanha justa e com armas idênticas às do incumbente - que, como é óbvio, já tem conhecimento de onde se vai votar e até já terão sido feitos contactos com as respetivas casas para a instalação das secções de voto;

3) ainda sobre isto, não divulgar imediatamente os locais de voto condiciona as candidaturas que queiram designar delegados para as mesas no estrangeiro, sobretudo;

4) continua por esclarecer em que consiste a propalada certificação dos cadernos eleitorais e quais os mecanismos de controlo existentes para que se impeça um sócio de votar mais do que uma vez;

5) com a esperteza saloia que caracteriza quem nos dirige, continuam a não convocar as eleições com o objetivo único de não colocarem os estatutos novos em vigor e não haver o risco da direção ser demitida em AG na votação do relatório e contas;

6) nada é dito sobre a questão dos delegados, a direção propôs um regulamento eleitoral que apenas admite que sócios efetivos sejam delegados nas mesas, o que é uma limitação, quanto a mim, violadora dos estatutos e que cerceia os direitos dos sócios;

Portanto é mobilizar massivamente para a AG e votar contra o RE.

MUITO IMPORTANTE

Alteraram o Regulamento Eleitoral que estava no site !

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/09/03/clube-benfica-regulamento-eleitoral-para-as-eleicoes-dos-orgaos-sociais-dia-25-de-outubro-2025

Artigo 7, alínea 4.

Retiraram o efectivos !

A sorte é que a noticia saiu em mais sítios, aqui podemos ver como estava originalmente: https://sapo.pt/artigo/benfica-divulga-regulamento-eleitoral-do-voto-eletronico-a-segunda-volta-68b8365cc7454b5b670e14a8

Há também a sorte de que aqui os carolas guardam estas merdas todas quando saem, podemos ver como estava originalmente e a menção de que têm de ser sócios efectivos:

Portanto, alteraram isto, tiraram o 'efectivos' de lá, e não disseram nada a ninguém!

EDIT: E agora a ler isto novamente, tb retiraram a parte que diz 'com capacidade eleitoral activa'. Ou seja, tinha de ter no minimo um ano de sócio para poderem ser delegados.
Agora podem ser sócios feitos 'ontem' e vão prás mesas vigiar o processo?

Temos de ler esta merda duma ponta à outra novamente, a ver o que mais alteraram do original !

Estive a rever através de uma AI as diferenças entre textos.

O restante são erros gramaticais e de síntaxe.
Esse erro de "sócios efetivos" e "sócios" tem de ser esclarecido.

Eis a resposta do AI:

Spoiler
Com base na análise comparativa entre o "Texto 1" (versão votada) e o "Texto 2" (versão publicada no site oficial), foram identificadas as seguintes diferenças no novo regulamento eleitoral do Sport Lisboa e Benfica:
Análise das Diferenças Encontradas
1. Qualificação dos Delegados de Lista (Artigo 7.º, n.º 4):
Texto 1: "Os delegados efetivos e suplentes devem ser sócios efetivos com capacidade eleitoral ativa, sendo que a respetiva indicação deve ser acompanhada de cópias do respetivo cartão de sócio e do documento de identificação civil."
Texto 2: "Os delegados efetivos e suplentes devem ser sócios, sendo que a respetiva indicação deve ser acompanhada de cópias do respetivo cartão de sócio e do documento de identificação civil."
Implicação: Esta é a alteração mais significativa. A versão inicial e votada (Texto 1) restringia a função de delegado de lista aos "sócios efetivos", uma categoria específica que, segundo os estatutos do clube, implica determinados requisitos de antiguidade. A versão publicada (Texto 2) alarga esta possibilidade a todos os "sócios" com capacidade eleitoral ativa, removendo a exigência de serem "efetivos". Esta mudança pode alterar o universo de sócios elegíveis para fiscalizar o ato eleitoral em representação das candidaturas.
2. Referência ao Processo Eleitoral (Artigo 15.º, n.º 2):
Texto 1: "O sistema de voto eletrónico será operado exclusivamente na plataforma da entidade que acompanhará o processo eleitora, referida no n.º 3 do artigo 5.º."
Texto 2: "O sistema de voto eletrónico será operado exclusivamente na plataforma da entidade que acompanhará o processo eleitoral, referida no n.º 5 do artigo 3.º."
Implicação: Neste ponto, foram detetadas duas correções. A primeira é um erro ortográfico ("eleitora" por "eleitoral"), que foi devidamente corrigido no texto publicado. A segunda é a referência ao artigo que menciona a entidade certificadora. O Texto 1 remetia incorretamente para o "n.º 3 do artigo 5.º", enquanto o Texto 2 corrige para a referência correta, que é o "n.º 5 do artigo 3.º", onde efetivamente se menciona a "empresa creditada" que acompanha as eleições.
3. Título dos Cadernos Eleitorais (Artigo 12.º):
Texto 1: "Encerramento e verificação dos cadernos eleitorais"
Texto 2: "Encerramento e verificação do caderno eleitoral"
Implicação: Trata-se de uma alteração gramatical mínima, do plural para o singular. Não acarreta qualquer mudança de significado ou de procedimento, sendo considerada uma correção de estilo.
4. Oposição ao Voto Eletrónico (Artigo 21.º, n.º 1):
Texto 1: "...e no caso das candidaturas a tal não se oponham..."
Texto 2: "...e no caso de as candidaturas não se oporem a tal..."
Implicação: Esta é uma alteração puramente sintática e de estilo de escrita. O sentido da frase permanece exatamente o mesmo em ambas as versões, não tendo qualquer impacto prático ou legal no regulamento.
Em resumo, a principal e mais relevante discrepância entre os dois textos reside na qualificação dos sócios que podem ser delegados de lista, com a versão publicada a ser mais abrangente do que a versão que foi votada. As restantes diferenças consistem em correções de erros ortográficos, de referências internas e pequenas alterações de estilo que não alteram o conteúdo normativo do regulamento. A questão da legalidade da alteração no Artigo 7.º, n.º 4, por modificar uma condição de elegibilidade após a votação, é o ponto que suscita a necessidade de retificação, como foi apontado.
[fechar]

Noisiv

Citação de: SLBRulez em 24 de Setembro de 2025, 20:12
Citação de: Noisiv em 24 de Setembro de 2025, 19:06

- Madrid,
- Londres,

Luxemburgo?

Benelux, está lá. Mas deve bastar uma casa para esses três. Bruxelas deve ser meio caminho para todos.

goliath2k

Citação de: Golo do Jonas em 24 de Setembro de 2025, 19:53
Citação de: MrCobb em 24 de Setembro de 2025, 19:50
Eu só começo a avaliar a nova direção a partir da próxima época. Têm zero culpa de tudo o que acontecer este ano, que certamente será mau...
Sim e não. A não ser que estejamos quase afastados do título por exemplo perder com o Porto, têm de fazer bom mercado de inverno para corrigir alguns pontos do plantel. Não os coloco logo em causa mas é um bom primeiro teste e digo isto mesmo que o meu candidato (JNL) ganhe. O facto de apoiar agora um candidato não quer dizer que o vá seguir e aprovar cegamente, quando achar que devo criticar cá estarei para o fazer.