Eleições 2025

_Huji_Slb

Citação de: HB em 28 de Maio de 2025, 16:33Marco Galinha afasta candidatura à presidência do Benfica e ataca Rui Costa: «Alguém lhe diga que não é gestor»

Marco Galinha

Empresário considera que o tempo da atual liderança acabou e que os encarnados "precisam de sangue novo"

Spoiler
O empresário Marco Galinha afastou esta 4.ª feira uma candidatura à presidência do Benfica nas eleições de outubro, naquela que considera uma das maiores missões "nos últimos 100 anos", criticando quem coloca a emoção à frente da razão.

"O Grupo Bel atingiu uma dimensão na qual não senti conforto por parte da família e do projeto em si. Havia um grande risco de causar um dano enorme num projeto que tem mais de três mil pessoas a trabalhar e mais de 80 empresas. Era ingrato e injusto ao nível da exposição que isto ia dar. O futebol tem um defeito enorme, que é pôr a emoção à frente da razão, e isso preocupa-me. Não pretendo agarrar uma missão que, se calhar, será a mais difícil do clube nos últimos 100 anos", explicou.

À margem de um evento que liga o mundo empresarial ao desporto, numa unidade hoteleira de Cascais, o presidente do Grupo Bel apontou os motivos que o levaram a desistir da candidatura, embora entenda ser necessário "sangue novo" no clube.

"Rui Costa foi um ótimo futebolista, dos melhores de sempre, mas alguém deveria ter-lhe dito que ele não é gestor", opinou, acrescentando: "Acho que o tempo dele já acabou. O Benfica necessita de sangue novo, alguém com amor ao clube e com provas dadas. Para se ser presidente do Benfica, não é preciso conhecer tudo do Benfica ao pormenor, só necessita de conhecer uma coisa: seriedade. O futebol é das melhores indústrias portuguesas, tem de ser gerido como um produto assim".

No entanto, Marco Galinha ressalvou que ainda não encontrou nenhum candidato que tenha o perfil indicado para liderar os 'encarnados', deixando críticas a João Noronha Lopes, que voltará a se recandidatar, após as eleições perdidas de 2020.

"Se sentisse que há alguém competente e com provas dadas empresarialmente, eu estava disponível [para integrar uma lista]. Tentei falar duas vezes com o Noronha Lopes, mas deve ser uma pessoa muito importante e nunca quis falar comigo. Foi incorreto e, como empresário, não lhe reconheço mérito. As empresas dele nunca deram lucro e o Benfica não precisa disso, precisa de alguém competente", frisou.

Sobre a final da Taça de Portugal e o comunicado posterior do Benfica, alusivo ao lance que envolveu o avançado italiano Belotti, das 'águias', e os defesas Matheus Reis e Maxi Araújo, do Sporting, o empresário considerou isso um "ato criminoso".

"O que aconteceu é um ato criminoso. É uma agressão e penso que o presidente tem de defender mais os jogadores. Não pode haver injustiças constantes e tem de ser crítico", realçou, acrescentando: "O Benfica devia ter atuado muito antes".

Além de Rui Costa, Marco Galinha defendeu ainda a saída do treinador Bruno Lage, levantando os nomes de Ruben Amorim ou Sérgio Conceição na sucessão.

"O Bruno Lage é uma pessoa que lhe reconheço alguma fibra, pessoa competente e trabalhadora, mas o lugar dele não é no Benfica. Já devia ter saído e acho que já não é solução. Não tenho nada contra ele, mas já está fora de tempo", sentenciou.

O Benfica concluiu a temporada no segundo lugar da Liga Betclic, a dois pontos do bicampeão Sporting, tendo perdido igualmente a final da Taça de Portugal perante o rival lisboeta, num duelo polémico que os leões venceram por 3-1 após prolongamento.

in record
[fechar]

Fala o gajo que é dono da falida Global Media, empresa essa que antecessora da Controliveste, Muito suspeito, era para ser candidato do regime, mas nao se esta para meter nisso porque sabe que o vierissimo esta morto.

Sequel

Citação de: mojo_j0jo em 28 de Maio de 2025, 15:49Se o Galinha não vai a jogo, gostava de ver quem é que vão arranjar para ocupar o lugar dele.

Arrisco o 11 Reasons.

pexim

Citação de: axiomas em 28 de Maio de 2025, 12:40Temo que Manteigas e Noronha Lopes possam canibalizar votos e continuarmos na mesma.
Outra vez?

Há segunda volta nas eleições!!!!

pexim

Citação de: goliath2k em 28 de Maio de 2025, 15:12
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 28 de Maio de 2025, 14:50
Citação de: Ricardinh010 em 28 de Maio de 2025, 14:49Um dos meus grandes receios é a dispersão de votos. Se tivermos 5 ou 6 candidatos, tal só favorece a lista da continuidade. O RC ou outro parecido.
vai haver segunda vilta se for o caso.

Nao sera por ai.

Só há segunda volta se nenhum dos candidatos tiver mais de 50% dos votos, ou seja, o receio dele é válido
O Rui Costa só será eleito à primeira volta se tiver logo maioria absoluta. Se isso acontecer, é indiferente o número de candidatos que houver, porque o Rui Costa não vai buscar votos a nenhuma dessas candidaturas.
Se houver 2 ou mais candidatos que roubem votos um ao outro, isso nunca será problema. E poderá ser vantajoso se ambos roubarem alguns votos ao Rui costa.
Na segunda volta, chegando lá, aí sim. O candidato que ficar pelo caminho tem que ser inequívoco no apoio a quem for contra Rui Costa, se for esse o cenário.

pexim

Citação de: RedHead em 28 de Maio de 2025, 16:34
Citação de: pexim em 28 de Maio de 2025, 11:19
Citação de: RedHead em 28 de Maio de 2025, 10:26
Citação de: pexim em 28 de Maio de 2025, 09:28
Citação de: RedHead em 27 de Maio de 2025, 17:51
Citação de: pexim em 27 de Maio de 2025, 12:58
Citação de: RedHead em 27 de Maio de 2025, 11:31
Citação de: The_Riggs em 27 de Maio de 2025, 11:24
Citação de: RedHead em 27 de Maio de 2025, 11:19
Citação de: The_Riggs em 27 de Maio de 2025, 11:10
Citação de: força Benfica em 27 de Maio de 2025, 11:07
Citação de: The_Riggs em 27 de Maio de 2025, 11:00
Citação de: tmcc em 27 de Maio de 2025, 10:59Alguém sabe se com os novos estatutos o voto pela internet será possível? Pergunto porque vivo fora de Portugal e sempre votei pela internet.

De certeza que terá de ser físico.

Que arranjem maneira para quem está fora de Portugal poder votar.

Se consigo pagar quotas também devia conseguir votar.

Claro que vais conseguir votar.
Eu também estou fora de Portugal,é obvio que se não conseguir votar eu e a minha família nos riscaremos de sócios.
Não temos benefícios com nada,os artigos são ao preço de não sócio,não podemos comparecer aos jogos no estádio,ainda não podemos participar nas eleições?!
É que nem penso duas vezes,continuarei a ser do Benfica mas não vou pagar para ser do Benfica,sou do Benfica de borla...

Epá, relaxem, não percebo porque a conversa está a tomar esse rumo.

Vocês só terão de cumprir o mesmo estatuto que os outros e votar em papel. Terão a desvantagem de votar uns 10-15 dias antes das eleições, mas obviamente ninguém vai ficar sem votar.
o meu stress tem a ver com o facto de ter votado em JNL e nas últimas eleições ter votado em branco,este é o meu stress,de ver que 30 mil sócios votaram no Rui Costa!
Este é o stress de qualquer benfiquista que gosta do clube.
Não havia outras opções?
Citação de: tmcc em 27 de Maio de 2025, 10:59Alguém sabe se com os novos estatutos o voto pela internet será possível? Pergunto porque vivo fora de Portugal e sempre votei pela internet.

Eu também estou fora de Portugal,é obvio que se não conseguir votar eu e a minha família nos riscaremos de sócios.
Não temos benefícios com nada,os artigos são ao preço de não sócio,não podemos comparecer aos jogos no estádio,ainda não podemos participar nas eleições?!
É que nem penso duas vezes,continuarei a ser do Benfica mas não vou pagar para ser do Benfica,sou do Benfica de borla...

Vocês só terão de cumprir o mesmo estatuto que os outros e votar em papel. Terão a desvantagem de votar uns 10-15 dias antes das eleições, mas obviamente ninguém vai ficar sem votar.
o meu stress tem a ver com o facto de ter votado em JNL e nas últimas eleições ter votado em branco,este é o meu stress,de ver que 30 mil sócios votaram no Rui Costa!
Não havia outras opções?
nenhuma me agradou.
LOL
Francisco Benítez???Rui Costa??? São do Benfica acredito,adeptos ok,bifanas minis ok tudo porreiro,para diretores e presidentes não.
Portanto, para ti, Rui Costa e Benítez são a mesma coisa?

E ainda querem que haja esperança para outubro...
Não é a mesma coisa,não são soluções,nem um nem outro.
Agora temos JNL e JDM,ambos têm experiência designadamente nos domínios da Gestão e Direito desportivo.
Para mim temos aqui duas boas hipóteses ,para breve teremos novidades de ambas as candidaturas,ou de um projeto só quem sabe.
O ideal seria isto.
O tempo provou que Rui Costa não era de todo solução. Benitez poderia perfeitamente ser. Ficaria muito longe de listar entre os mais incompetentes que já tivemos.
Podia não ser o ideal, mas seria incomparavelmente melhor do que aquilo que a maior parte das pessoas que anda neste forum alguma vez conheceu.

RedHead

Citação de: pexim em 28 de Maio de 2025, 16:56
Citação de: RedHead em 28 de Maio de 2025, 16:34
Citação de: pexim em 28 de Maio de 2025, 11:19
Citação de: RedHead em 28 de Maio de 2025, 10:26
Citação de: pexim em 28 de Maio de 2025, 09:28
Citação de: RedHead em 27 de Maio de 2025, 17:51

Não havia outras opções?

Não havia outras opções?
nenhuma me agradou.
LOL
Francisco Benítez???Rui Costa??? São do Benfica acredito,adeptos ok,bifanas minis ok tudo porreiro,para diretores e presidentes não.
Portanto, para ti, Rui Costa e Benítez são a mesma coisa?

E ainda querem que haja esperança para outubro...
Não é a mesma coisa,não são soluções,nem um nem outro.
Agora temos JNL e JDM,ambos têm experiência designadamente nos domínios da Gestão e Direito desportivo.
Para mim temos aqui duas boas hipóteses ,para breve teremos novidades de ambas as candidaturas,ou de um projeto só quem sabe.
O ideal seria isto.
O tempo provou que Rui Costa não era de todo solução. Benitez poderia perfeitamente ser. Ficaria muito longe de listar entre os mais incompetentes que já tivemos.
Podia não ser o ideal, mas seria incomparavelmente melhor do que aquilo que a maior parte das pessoas que anda neste forum alguma vez conheceu.
É possível,se calhar errei em não votar,mas também estou de consciência tranquila de que não votei no Rui Costa,não me deixa aliviado antes pelo contrário ,fico fo@d!d0 por "prever" este desfecho,mas temos agora a oportunidade de mudar o rumo.

DastanPT

Tendo em conta a roubalheira que foi alvo o Noronha nas últimas eleições, agora parte com vantagem sobre qualquer outro candidato

Se continuar a alimentar a mesma fome que apresentou da última vez, ganhará as eleições

Mas acima de tudo, humilhamos o Vieirismo e o Costimo

Rua com todos esses fdps

Mercurio_10

Citação de: Sequel em 28 de Maio de 2025, 16:46
Citação de: mojo_j0jo em 28 de Maio de 2025, 15:49Se o Galinha não vai a jogo, gostava de ver quem é que vão arranjar para ocupar o lugar dele.

Arrisco o 11 Reasons.

Ao dia de hoje é a aposta óbvia.

FelipeVazTé1904

Espero que os candidatos elaborem bem na explicação dos seus projetos desportivos, diretor-desportivo, diretor da formação, diretor técnico, etc., outra coisa importante, possivelmente a mais importante qual vai ser o estilo do jogo do Benfica durante o seu mandato, e o "vamos jogar a Benfica" não me serve, o que é jogar a Benfica? O Benfica precisa de escolher um caminho, isso vai facilitar tudo, escolha de treinadores, escolha de jogadores, até para a formação facilita a entrada dos jogadores na equipa principal

MiMiMiccoli10

O PRÓXIMO PRESIDENTE DO SPORT LISBOA E BENFICA

CHARMAR-SE-Á

JOÃO

CSalvador185

Citação de: Benfiquismo em 28 de Maio de 2025, 14:41
Citação de: CSalvador185 em 28 de Maio de 2025, 13:53
Citação de: Benfiquismo em 28 de Maio de 2025, 12:46
Citação de: merlim em 28 de Maio de 2025, 11:15
Citação de: Benfiquismo em 28 de Maio de 2025, 09:41
Citação de: BERNA_1961 em 27 de Maio de 2025, 13:26https://observador.pt/opiniao/tempo-de-rutura/
Mauro Xavier
Hoje por hoje, teria o meu voto.
Nunca votaria nele, mas este texto está muito bom.

Dá para colocar aqui o texto?
Tempo de rutura
Este sistema não serve o futebol. Muito menos serve o Benfica. O clube não pode continuar a competir em competições sem credibilidade.

"Há coisas que ultrapassam todos os limites", disse ontem Rui Costa aos jornalistas, depois da derrota na final da Taça de Portugal. Sim, ultrapassaram-se todos os limites. Mas não apenas no campo. Este domingo, o Benfica não perdeu apenas uma final. Perdeu-se, também, a última réstia de esperança numa presidência que chegou ao fim sem deixar obra feita. O que vimos foi a confirmação de um ciclo falhado, marcado pela ausência de liderança e de rumo.

É difícil escrever isto. Difícil porque, como qualquer benfiquista, habituei-me a ver Rui Costa como símbolo de talento, entrega e mística. Mas o respeito pelo passado não pode justificar a continuação de um presente sem direção. E exige-se, a quem ocupa esse lugar, muito mais do que esforço ou boas intenções. Nestes últimos quatro anos, em que lhe foram oferecidas condições únicas para governar, Rui Costa tornou-se, ele próprio, um fator de instabilidade. Ora vejamos: o clube passou a estar ainda mais dependente da venda de jogadores para alcançar a sustentabilidade financeira. Teve mais treinadores do que títulos. E mais administradores da SAD a sair do que conquistas alcançadas. Manteve-se refém de interesses externos e de circuitos que deveriam ter sido cortados. Não reteve muitos dos seus principais quadros internos. Não lançou uma única infraestrutura relevante.
Ao longo dos últimos anos, tentei contribuir de forma construtiva para o clube, com ideias, propostas e com o livro A Nossa Camisola, onde procurei pensar o Benfica de forma exigente e ambiciosa. Infelizmente, o modelo de clube estagnou. Os erros repetem-se. Os discursos sucedem-se. E o Benfica continua entregue à inércia.

Tal como defendi em A Nossa Camisola, o problema vai além do Benfica. É também do futebol português. Depois de uma das finais mais escandalosas da história das competições nacionais, o clube não protestou o jogo nem exigiu a erradicação do VAR, Tiago Martins. E quando o maior clube português não age, o sistema agradece. Não podemos continuar a tapar os olhos.

O futebol em Portugal está capturado por vícios estruturais e poderes instalados que bloqueiam qualquer tentativa de modernização. Os regulamentos são aplicados de forma desigual. As decisões disciplinares carecem de critério. A arbitragem permanece opaca e sem responsabilização. A centralização dos direitos televisivos está parada. As instituições que regem a modalidade são geridas sem rumo, tornando-se meros espaços de acomodação, onde se protegem equilíbrios e se evitam conflitos.

Este sistema não serve o futebol. Muito menos serve o Benfica. O clube não pode continuar a competir em competições sem credibilidade. E tem de agir perante a erosão da verdade desportiva.

Faltam ideias. Faltam reformas. Falta coragem. E o Benfica, que deveria ser protagonista dessa mudança, tem sido cúmplice por omissão. Hoje, mais do que nunca, é claro: se não formos nós a liderar esta transformação, não será ninguém.

O que está em causa é uma ruptura. E essa ruptura exige coragem e visão. Não se trata de um gesto impulsivo, mas de uma exigência institucional. Se o Governo continuar ausente, se a Liga e a Federação persistirem na opacidade e na conivência com o imobilismo, então o departamento jurídico do Benfica terá de analisar todas as hipóteses, incluindo ponderar a continuidade do clube nas competições nacionais. Liderar também é saber dizer basta. Com firmeza, com clareza e com autoridade.

Chegou o tempo da coragem. E essa coragem começa por reconhecer aquilo em que se falhou. Não há tempo a perder com dirigentes da velha guarda nem com candidatos que têm medo de incomodar. A ruptura não se faz com conciliadores, nem com perfis de diplomata. Faz-se com quem está disposto a enfrentar interesses, a incomodar poderes instalados e a liderar com firmeza. Chegou o momento de romper com o que falhou e construir, com exigência, um novo ciclo.

Competência, ambição, coragem, exigência e respeito. São estas as cinco condições essenciais para voltar a vencer. Quando estão presentes, constroem-se equipas, instituições e campeonatos. Quando faltam, colecionam-se desculpas. Rui Costa teve tempo, teve legitimidade, teve meios. Faltou-lhe o essencial: visão estratégica e capacidade de ruptura. Quem ama o Benfica, como ele ama, terá sempre lugar no clube. Mas não é à frente dos seus destinos.

Neste momento, a melhor decisão que compete à atual direção é apenas uma: demitir-se em bloco e permitir que o clube avance, de imediato, para eleições. O Benfica já perdeu tempo demais.

Precisamos de um Benfica capaz de se modernizar por dentro e de transformar o futebol por fora. Um Benfica que lidera sem hesitar, que protege os seus interesses sem medo e que constrói o futuro com seriedade. Esse é o compromisso que hoje se exige — um compromisso à altura do amor à nossa camisola, que deve estar sempre acima de qualquer agenda pessoal ou ciclo dirigente.

O Benfica tem de estar sempre em primeiro.

Então não está, está ai um grande texto sim senhor!

Até parece o grande comunicado que o Benfica emitiu depois da final da taça... Um texto em que deixa a bicada ao JNL, mas que diz que o Rui Costa, como ama o clube, tem lugar no mesmo.

Porque amar o clube é, no mínimo, ser conivente com todos os roubos, escândalos e faltas de respeito que temos sofrido ao longo dos últimos 20 anos.

O que ele quer sei eu! Oferecer-se ao regime, chamar o Rui Costa para o seu e ter a máquina vieirista toda a funcionar para ele, mas só se deixa enganar quem quer!
Ele até está contra esta liderança.

E a parte em que diz que o Rui Costa continua a ter lugar e o clube? E a bicada ao JNL?

Está cansado desta liderança porque quer abrir espaço para a sua, tal como o comunicado foi muito bom... dizer o que as pessoas querem ouvir para enganar tolos, neste país funciona!

omgjh

Citação de: FelipeVazTé1904 em 28 de Maio de 2025, 19:13Espero que os candidatos elaborem bem na explicação dos seus projetos desportivos, diretor-desportivo, diretor da formação, diretor técnico, etc., outra coisa importante, possivelmente a mais importante qual vai ser o estilo do jogo do Benfica durante o seu mandato, e o "vamos jogar a Benfica" não me serve, o que é jogar a Benfica? O Benfica precisa de escolher um caminho, isso vai facilitar tudo, escolha de treinadores, escolha de jogadores, até para a formação facilita a entrada dos jogadores na equipa principal
Concordo, mas apanhar uma equipa já com a liga em andamento, acho que será contraprocedente defensor a partir das eleições mudanças drásticas na maneira de pensar da equipa. Acho que deve a partir do mercado de Inverno, incutir as suas ideias e caminhos a seguir.

xtream

Citação de: FelipeVazTé1904 em 28 de Maio de 2025, 19:13Espero que os candidatos elaborem bem na explicação dos seus projetos desportivos, diretor-desportivo, diretor da formação, diretor técnico, etc., outra coisa importante, possivelmente a mais importante qual vai ser o estilo do jogo do Benfica durante o seu mandato, e o "vamos jogar a Benfica" não me serve, o que é jogar a Benfica? O Benfica precisa de escolher um caminho, isso vai facilitar tudo, escolha de treinadores, escolha de jogadores, até para a formação facilita a entrada dos jogadores na equipa principal
vão dizer que vamos voltar a ganhar tudo pois vamos ter mais rigor, etc. isso tudo é importante, mas sem aumentar as receitas temos de vender todos os anos perto de 100M, logo começamos a temporada a correr atrás do prejuízo

FelipeVazTé1904

Citação de: xtream em 28 de Maio de 2025, 19:30
vão dizer que vamos voltar a ganhar tudo pois vamos ter mais rigor, etc. isso tudo é importante, mas sem aumentar as receitas temos de vender todos os anos perto de 100M, logo começamos a temporada a correr atrás do prejuízo
Esse será um dos grandes desafios da próxima direção, colocar a equipa a ganhar com uma identidade pode atrair melhores patrocinadores, outra coisa a fazer é o corte de custos com o pessoal.