Competições Nacionais Femininas 2024/2025

Cypherpunk

Nigéria, Zâmbia ou  até alguma dos palop facilmente encontramos jogadoras fortes fisicamente para juntar as jogadoras mais tecnicas da nossa formação.

paalexg

Citação de: SwissSLB em 15 de Agosto de 2024, 00:13
Citação de: paalexg em 14 de Agosto de 2024, 21:50
Citação de: Mamb em 14 de Agosto de 2024, 20:04A não ser que seja uma Ana Vitória, pronta para pegar de destaque, não vejo necessidade com a formação que temos. Essa não me parece que vá entrar de caras na equipa do Sporting. Prefiro jogadoras de 20 e tais, NFL´s, mais experientes que entrem logo para o 11 titular.
Citação de: Limentaen em 14 de Agosto de 2024, 20:23Na minha opinião, o Benfica atingiu o patamar em que as NFL tem que chegar e jogar ou, no pior dos casos, ser uma suplente com valor que lute pela titularidade, não pode ter NFL a crescer 2 anos entre a equipa a e equipa b

Discordo a 100%.

A formação que temos é, na melhor das hipóteses, num contexto europeu, de qualidade mediana (ainda não é comparável à espanhola, francesa, sueca, inglesa ou alemã). Em seis anos de projecto, até ao presente momento, nós não conseguimos produzir mais do que duas titulares no clube: Kika e Cameirão (na sua primeira passagem). Assim sendo, reforçá-la com a aquisição de jovens valores internacionais para os últimos estágios de formação seria uma opção mais que bem-vinda.

Por exemplo, no masculino, no decurso da última década, o facto de termos indubitávelmente uma das melhores formações da Europa não fez com que deixássemos de contratar jovens talentos com 17/18/19 anos para os últimos estágios da formação (e já ali na fronteira com a A, com Prestianni e Schjelderup à cabeça enquanto exemplos recentes).

Assim sendo, não vejo por que é que não poderemos ter, para esses períodos de dois anos, 2/3 atletas passíveis de se converterem em FL sujeitas a uma rotação entre as equipas A e B, a que se somariam outras 8/9 NFL "séniores" na equipa principal de qualidade indiscutível. Com lesões, castigos e rotação, as mais jovens também teriam o seu espaço e, em alguns casos, garantidamente que poderiam ter protagonismo.

Embora concorde com parte do que escreves, estás a esquecer-te de algumas jogadoras.
Seiça que saiu.
A Faria que foi também campeã-19 embora tenha vindo para a equipa A, era uma jogadora em formação/ desenvilvimento.

A Nycole quer se queira quer não, e apesar da idade com que chegou, em grande parte acabou por ser o Benfica a formá-la.

A diferença é que os tempos são outros e o futebol feminino mudou e muito nestes 6/7.
A jogadora brasileira jovem por exemplo, se tiver qualidade, já pouco interesse tem em vir para a europa, e era um mecado em que se apostava.
A diferença é que no Brasil ao dia de hoje, pagam mais ou igual aos clubes europeus.
Estão em casa e a visibilidade para serem selecionadas é maior.

Eu estava a falar somente de jogadoras que foram das sub-19 para as A e não o contrário. Mesmo que oficialmente sejam formadas no Benfica segundo a FIFA (requesito de 3 épocas completas entre os 15 e os 21), é diferente de ser contratado para a A e fazer um ou outro jogo nas sub-19 porque têm idade para isso.

De acordo contigo relativamente às jogadoras brasileiras, mas até chegarem à idade sénior ainda há alguma margem de actuação. Particularmente com aquelas que ainda não foram agarradas pelos principais clubes do Brasil.

Mas além do Brasil, há muito talento no resto da América do Sul, particularmente em países como a Colômbia. Ou no Caribe, na Jamaica e Haiti, por exemplo. O Reims foi buscar a Dumornay (hoje revelação no Lyon) ao Haiti quando ela tinha uns 18 anos.

África, como já falaram, é outro exemplo evidente e temos até hoje a prova no plantel, com uma jogadora nigeriana FL.

Com torneios de formação continentais e mundiais, entre oficiais e amigáveis, há condições para fazer muito mais na identificação das jogadoras no que compete ao scouting.

SwissSLB

Citação de: paalexg em 15 de Agosto de 2024, 01:25
Citação de: SwissSLB em 15 de Agosto de 2024, 00:13
Citação de: Mamb em 14 de Agosto de 2024, 20:04A não ser que seja uma Ana Vitória, pronta para pegar de destaque, não vejo necessidade com a formação que temos. Essa não me parece que vá entrar de caras na equipa do Sporting. Prefiro jogadoras de 20 e tais, NFL´s, mais experientes que entrem logo para o 11 titular.
Citação de: Limentaen em 14 de Agosto de 2024, 20:23Na minha opinião, o Benfica atingiu o patamar em que as NFL tem que chegar e jogar ou, no pior dos casos, ser uma suplente com valor que lute pela titularidade, não pode ter NFL a crescer 2 anos entre a equipa a e equipa b

Discordo a 100%.

A formação que temos é, na melhor das hipóteses, num contexto europeu, de qualidade mediana (ainda não é comparável à espanhola, francesa, sueca, inglesa ou alemã). Em seis anos de projecto, até ao presente momento, nós não conseguimos produzir mais do que duas titulares no clube: Kika e Cameirão (na sua primeira passagem). Assim sendo, reforçá-la com a aquisição de jovens valores internacionais para os últimos estágios de formação seria uma opção mais que bem-vinda.

Por exemplo, no masculino, no decurso da última década, o facto de termos indubitávelmente uma das melhores formações da Europa não fez com que deixássemos de contratar jovens talentos com 17/18/19 anos para os últimos estágios da formação (e já ali na fronteira com a A, com Prestianni e Schjelderup à cabeça enquanto exemplos recentes).

Assim sendo, não vejo por que é que não poderemos ter, para esses períodos de dois anos, 2/3 atletas passíveis de se converterem em FL sujeitas a uma rotação entre as equipas A e B, a que se somariam outras 8/9 NFL "séniores" na equipa principal de qualidade indiscutível. Com lesões, castigos e rotação, as mais jovens também teriam o seu espaço e, em alguns casos, garantidamente que poderiam ter protagonismo.

Embora concorde com parte do que escreves, estás a esquecer-te de algumas jogadoras.
Seiça que saiu.
A Faria que foi também campeã-19 embora tenha vindo para a equipa A, era uma jogadora em formação/ desenvilvimento.

A Nycole quer se queira quer não, e apesar da idade com que chegou, em grande parte acabou por ser o Benfica a formá-la.

A diferença é que os tempos são outros e o futebol feminino mudou e muito nestes 6/7.
A jogadora brasileira jovem por exemplo, se tiver qualidade, já pouco interesse tem em vir para a europa, e era um mecado em que se apostava.
A diferença é que no Brasil ao dia de hoje, pagam mais ou igual aos clubes europeus.
Estão em casa e a visibilidade para serem selecionadas é maior.

Eu estava a falar somente de jogadoras que foram das sub-19 para as A e não o contrário. Mesmo que oficialmente sejam formadas no Benfica segundo a FIFA (requesito de 3 épocas completas entre os 15 e os 21), é diferente de ser contratado para a A e fazer um ou outro jogo nas sub-19 porque têm idade para isso.

De acordo contigo relativamente às jogadoras brasileiras, mas até chegarem à idade sénior ainda há alguma margem de actuação. Particularmente com aquelas que ainda não foram agarradas pelos principais clubes do Brasil.

Mas além do Brasil, há muito talento no resto da América do Sul, particularmente em países como a Colômbia. Ou no Caribe, na Jamaica e Haiti, por exemplo. O Reims foi buscar a Dumornay (hoje revelação no Lyon) ao Haiti quando ela tinha uns 18 anos.

África, como já falaram, é outro exemplo evidente e temos até hoje a prova no plantel, com uma jogadora nigeriana FL.

Com torneios de formação continentais e mundiais, entre oficiais e amigáveis, há condições para fazer muito mais na identificação das jogadoras no que compete ao scouting.

Mas para integrar na equipa B, até será viável, se as atletas aceitarem.
Caso contrário e com esta regra das estrangeiras e com o patamar a que o Benfica já chegou, fica dificil.

Já disse aqui há 1/2 dias, foi antes da saída da Lacasse ser anunciada.
O Arsenal,tinha um plantel de 26 jogadoras. 6 inglesas e 20 estrangeiras.
Se tivessem a mesma lei que em Portugal, e que atualmente em nada favorece o crescimento da vertente , a abordagem deles ao mercado, assim como de muitas outras equipas teria de ser forçosamente diferente.

Isto é uma enorme condicionante que, quer se queira, quer não, os clubes portugueses dispostos a investir se deparam.

A lei em Inglaterra protege a competitividade, aqui protege a jogadora portuguesa.
O Arsenal e outros clubes de outras ligas dessa forma podem contratar "tudo o que mexe", inseri-las nas equipas e dar-lhes tempo para maturar porque no fundo quando são contratadas, muitas vezes o plano já é esse e não o da aposta imediata.

Contudo, concordo que há muita coisa que podia ser feita ao nível do scouting e de se anteciparem a esses clubes que poderia ser feita e não é.
Mas, não é menos verdade a enorme condicionante que falei e à qual os clubes portugueses que querem investir estão sujeitos.
Pior, agora não é só a lei das NFL, é também esta merda da emigração.
Entra aqui todo o tipo de merda: Ladrões,Corruptos, Violadores ou Assassinos, mas há que dificultar a vida a quem vem com contrato de trabalho, servir uma instituição de utilidade pública.

C'est la vie...

Mamb

Citação de: paalexg em 14 de Agosto de 2024, 23:36
Citação de: Mamb em 14 de Agosto de 2024, 22:49

Discordo a 100%.

É fácil responder à tua última questão. Isto não é masculino onde se pode ter os estrangeiros que se quiser nem a equipa B joga no mesmo contexto da equipa B masculina.

Não há espaço para isso e neste momento se perguntares a um adepto qualquer, ainda te dizem que tens de ir  contratar mais duas estrangeiras para o lugar da Kika e uma central. Não há espaço de manobra.

Ah, e boa sorte em tentar convencer espanholas, Francesas etc .. para uma II divisão

E não esquecer, que para o ano podem ser menos (pelo menos) 8 jogos que tenhamos de fazer. Ainda m nos rotação será necessário fazer.
É verdade que não é o mesmo contexto, mas por isso mesmo é que a plasticidade entre a A e a B poderia ser maior nesse mesmo modelo que enunciei, havendo mais subidas e descidas de acordo com as necessidades de minutos das mais jovens. Quanto à competitividade da II divisão, mesmo não sendo famosa, vai inegavelmente crescer, tanto devido à redução do número de equipas na Liga BPI, como da própria II divisão, a acontecer no ano seguinte; assim como pela presença de clubes mais tradicionais do futebol nacional, com maior capacidade de investimento e que decidam finalmente apostar numa secção feminina.

E quanto a essas estrangeiras a contratar e que seriam prioritárias, pode-se perfeitamente fazê-lo com as vagas de jogadoras NFL que já cá estão e não deveriam estar. Acho que isso é mais ou menos claro para todos.

E nem estava a pensar em espanholas ou francesas. Bem pelo contrário. Estava a pensar precisamente em mercados emergentes e mais periféricos, como no centro e leste da Europa, América do Sul, Central e Caribe, África, etc., assim como no mercado Norte-Americano, competindo directamente com as universidades e apresentando-lhes outro caminho para a profissionalização - como, de resto, fez agora o Sporting.

E eu não estou a dizer que o que proponho e defendo não está ausente de problemas, mas acho que os benefícios são ainda maiores. E quem sabe se a FPF não aprova regulamentos muito mais permissivos num futuro próximo? Até lá, acho que isto que sugiro tem claro mérito e deve ser considerado.

Quanto ao número de jogos, é relembrar que o Benfica foi a segunda equipa na Europa com mais jogos na época passada. A redução do número de jogos nunca será dramática quanto à distribuição de minutos desde que nos qualifiquemos para a Champions.

O que dizes obviamente também faz sentido. Uma das opções seria talvez contratar e emprestar à primeira liga até se tornarem FL. Seria eventualmente mais fácil elas aceitarem vir para cá jogar na I divisão do que passarem mais tempo na II divisão.

fdpdc666

Telma Encarnação: «Sou sportinguista, tenho um amor grande pelo clube»

in A Bola

Entretanto a Mégane Sauvé esfatachou-se toda num treino.

Spoiler
[fechar]

Notguilty

Citação de: fdpdc666 em 15 de Agosto de 2024, 18:59Telma Encarnação: «Sou sportinguista, tenho um amor grande pelo clube»

in A Bola

Spoiler
[fechar]
poe spoiler nessa merda. só quem torceu o pé sabe que impressão isso faz.

HB

Citação de: fdpdc666 em 15 de Agosto de 2024, 18:59Telma Encarnação: «Sou sportinguista, tenho um amor grande pelo clube»

in A Bola

Spoiler
[fechar]

FDX... deve ter acabado a época.

Notguilty

in A Bola

Spoiler
[fechar]
inserir foto da Telma com a camisola do Benfica.

Quem tem para lateral esquerda? alguma miuda da formação.

Não se admirem se a final da supertaça fôr Benfica vs Racing Power.

Limentaen

Citação de: Notguilty em 15 de Agosto de 2024, 19:10

in A Bola

Spoiler
[fechar]

A Alicia deve ocupar a posição de LE, se é suficiente boa para o FN a convocar para a equipa da fpf, deve ter qualidade para o sporting

Notguilty

Citação de: Limentaen em 15 de Agosto de 2024, 19:18

in A Bola

Spoiler
[fechar]

A Alicia deve ocupar a posição de LE, se é suficiente boa para o FN a convocar para a equipa da fpf, deve ter qualidade para o sporting
ela jogou a lateral direita no Troféu Internacional do Algarve? A  Megane fez o jogo todo na esquerda.

Limentaen

Citação de: Notguilty em 15 de Agosto de 2024, 19:19

in A Bola

Spoiler
[fechar]

ela jogou a lateral direita no Troféu Internacional do Algarve?

Acho que não, ela quando joga é na ala esquerda ou central pela esquerda

Notguilty

Citação de: Limentaen em 15 de Agosto de 2024, 19:20
Citação de: Notguilty em 15 de Agosto de 2024, 19:19

in A Bola

Spoiler
[fechar]

ela jogou a lateral direita no Troféu Internacional do Algarve?

Acho que não, ela quando joga é na ala esquerda ou central pela esquerda
Ja fui ver , jogou a central esquerda, saiu aos 45 para entrar a Norheim.
A Megane Sauvé fez os 90 minutos a lateral esquerda.

Mamb

Não é grande notícia para nós a médio/longo prazo visto que a Megane não é nada de especial e eventualmente vão trocar de NFL. Não deve ser difícil (digo eu) substituí-la. Isto, se for lesão para meses.

Para sofrer uma lesão, que não desejo a ninguém, teria sido bom ter sido fora da Janela de transferências.

Limentaen

Citação de: Mamb em 15 de Agosto de 2024, 19:33Não é grande notícia para nós a médio/longo prazo visto que a Megane não é nada de especial e eventualmente vão trocar de NFL. Não deve ser difícil (digo eu) substituí-la. Isto, se for lesão para meses.

Para sofrer uma lesão, que não desejo a ninguém, teria sido bom ter sido fora da Janela de transferências.

Provavelmente vão contratar mais uma NFL mas depende da gravidade da lesão. Mesmo uma troca pode ser complicada, porque a Megane tinha sido contratada na liga bpi, qualquer jogadora NFL com mais qualidade terá que vir de fora, e o salário pode ter que ser maior, numa altura que o orçamento já deve estar fechado

Crente

in A Bola

Spoiler
[fechar]

Parece tudo menos suave para a Sauvé...

Um ano a jogar em sintético e não se lesionou (creio). Agora, em relva (?), lesiona-se em poucas semanas.

Boa sorte para a rapariga. Não lhe desejo mal.