LUZ ACESA PARA O TRICAMPEONATO
Benfica venceu o FC Porto por 62-73, abriu uma vantagem de 2-0 na final do play-off da Liga Betclic e está a um triunfo de sentenciar o terceiro título consecutivo.
A equipa masculina de basquetebol do Benfica venceu nesta sexta-feira, 7 de junho, o FC Porto por 62-73, no jogo 2 da final do play-off da Liga Betclic. Superados, com distinção, os desafios na casa do adversário, as águias podem fechar as contas do Tricampeonato em casa, na próxima segunda-feira, 10 de junho.
Galvanizada pelo triunfo no jogo 1, a equipa encarnada entrou a todo o gás, construiu uma vantagem de 0-6, mas não conseguiu manter o ritmo e permitiu a reação do adversário, que virou para 11-10. Apesar da falta de pontaria (apenas 28% de eficácia nos lançamentos de campo durante o 1.º quarto), o Benfica logrou equilibrar a partida, com os primeiros 10 minutos a terminarem com um score de 16-13.
No 2.º quarto, as águias continuaram a acusar algumas dificuldades no pintado, mas melhoraram a sua produção no jogo exterior, somando três triplos consecutivos (dois de Ivan Almeida e um de Trey Drechsel), e conseguiram manter-se na discussão do resultado. Quando a buzina soou para o intervalo, o marcador mostrava um 37-28 e convidava a uma reação digna de um campeão, que não tardou a vir à tona.
Resiliente e eficaz, a equipa comandada por Norberto Alves regressou dos balneários com mais agressividade e serenidade, chegando ao empate (47-47) aos 8 minutos do 3.º quarto. Na jogada seguinte, as águias fizeram o 47-48, chegaram à vantagem pela primeira vez desde o 1.º quarto, e começaram a dominar por completo as operações.
Entrando no 4.º quarto à frente no marcador (50-51), os encarnados mostraram toda a sua qualidade e, uma vez mais, o jogo exterior foi decisivo, com Aaron Broussard e Trey Drechsel a destacarem-se neste capítulo. Um contra-ataque finalizado por Toney Douglas colocou a diferença entre as duas equipas em 10 pontos (59-69), e, nos minutos finais, o Benfica geriu a vantagem para sentenciar um triunfo precioso por 62-73.
Na sequência das duas vitórias no Dragão Arena, o Benfica construiu uma vantagem de 2-0 na final do play-off da Liga Betclic e vai jogar o primeiro match point pelo título na próxima segunda-feira, 10 de junho, no Pavilhão Fidelidade (15h00).
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Este jogo foi muito mais difícil [face ao jogo 1 da final do play-off]. A equipa teve de fazer uma segunda parte extraordinária em termos defensivos, ir buscar o jogo num ambiente difícil. Acho que na segunda parte voltámos a encontrar aquilo que era a nossa defesa, ajustámos uma ou outra questão em que estávamos a falhar. Começámos a condicionar o FC Porto em termos ofensivos e isso foi determinante. No final da primeira parte disse aos jogadores que, não estando a jogar bem, o jogo não estava perdido. E sentia que podíamos entrar naquilo que é a nossa forma de jogar defensiva e ofensivamente. Isso aconteceu na segunda parte. Muito mérito dos nossos jogadores, que acreditaram e nunca desistiram. Deram este passo em frente. [Jogo 3 do play-off?] O mais importante é manter o foco, é preciso ganhar outro jogo. Temos de dar tudo como se estivesse 0-0. Voltar a olhar para o que fizemos bem, procurar replicar, e corrigir uma ou outra questão em que não estivemos tão bem. Manter este espírito de equipa e capacidade de sofrer, que é decisivo."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Toney Douglas, Aaron Broussard, Betinho, Ivan Almeida e Terrell Carter
Suplentes: Eduardo Francisco (NJ), José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (NJ), Sérgio Silva (NJ) e Daniel Relvão (J)
Pontuadores do Benfica: Betinho (11), Aaron Broussard (14), Ivan Almeida (9), Terrell Carter (10), Makram Ben Romdhane (4), Thomas Drechsel (14) e Toney Douglas (11)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/06/07/basquetebol-jogo-fc-porto-benfica-jogo-2-final-play-off-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica a Quinta, 6 Junho 2024