TRICAMPEÕES NACIONAIS!
Empurrado pelo público que encheu o Pavilhão Fidelidade, o Benfica venceu o FC Porto, por 83-76, no jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic e completou uma prestação imaculada na decisão do Campeonato.
O Benfica sagrou-se tricampeão nacional de basquetebol após vencer nesta segunda-feira, 10 de junho, o FC Porto por 83-76, no jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic. O fervor do público num Pavilhão Fidelidade lotado ajudou a equipa a completar uma prestação imaculada (3-0) na decisão do Campeonato.
Motivados pelo Presidente Rui Costa, que, antes do apito inicial, cumprimentou os jogadores um a um junto ao banco, os encarnados não demoraram a aquecer o Pavilhão Fidelidade. Logo nos primeiros minutos, Ivan Almeida fez o 4-0 com um afundanço de costas e, segundos depois, Betinho Gomes acertou um triplo e ampliou para 7-0.
No entanto, o FC Porto não demorou a responder ao início forte das águias, dando o mote para uma partida marcada por alternância no marcador e várias reviravoltas. Mais agressivos na luta pelas tabelas e eficazes no jogo exterior (cinco triplos anotados no 1.º quarto), os portistas terminaram os primeiros 10 minutos de jogo com uma vantagem de 20-25.
Respondendo à altura no 2.º quarto, o Benfica implementou uma pressão a todo o campo para condicionar o adversário e a estratégia resultou. Lutando com raça por cada bola, a equipa contagiou os adeptos, que a empurraram até à reviravolta no marcador (33-32) num contra-ataque finalizado por Toney Douglas. As águias foram para o intervalo a vencer por 41-35 e cederam o palco às campeãs nacionais Sub-18, que tiveram direito a um justo reconhecimento do público pelo título conquistado.
O 3.º quarto foi palco de nova reação azul e branca. À boleia da pontaria de Tanner Omlin (melhor marcador da partida com 24 pontos), o FC Porto virou o resultado para 50-51 e chegou a ter cinco pontos de vantagem (52-57). No entanto, após um desconto de tempo pedido por Norberto Alves, Trey Drechsel puxou dos galões e anotou quatro pontos nos últimos minutos para reduzir o diferencial (56-59) antes de soar a buzina.
Perante uma comunhão total entre público e equipa, o Tricampeonato começou a ser desenhado nos últimos cinco minutos de uma grande partida de basquetebol. Com 66-68, os árbitros assinalaram uma falta antidesportiva a Nuno Sá após revisão da jogada com o auxílio de vídeo e, com dois lances livres de Aaron Broussard e um triplo de Toney Douglas, o Benfica somou cinco pontos, saltou para a frente do marcador (71-68) e não mais abandonou a posição de liderança.
Um alley-oop construído por Trey Drechsel e Terrell Carter, para o 73-68, inflamou ainda mais os adeptos, e as bancadas do Pavilhão Fidelidade foram definitivamente abaixo com o 79-74, obra de um triplo de Betinho Gomes. Animado pelo cântico "Tudo a saltar", o público passou o resto do jogo de pé a incentivar a equipa, que, perante as constantes faltas do FC Porto, manteve-se focada e concretizou os quatro lançamentos livres de que dispôs para vencer por 83-76 e fechar a final do play-off da Liga Betclic por 3-0.
A buzina deu o mote para festejos efusivos na quadra. Com o Presidente Rui Costa de punho erguido na bancada, jogadores, equipa técnica e staff trocaram abraços emocionados e retribuíram o apoio do público com uma ovação. Posteriormente, foi transmitido um vídeo nos ecrãs gigantes alusivo ao Tricampeonato, e Terrell Carter foi eleito o MVP da final. O momento mais esperado surgiu pouco depois, quando o capitão Makram Ben Romdhane ergueu o troféu perante um Pavilhão Fidelidade rendido à qualidade de uma equipa que, em 2023/24, venceu três das quatro competições internas: Liga Betclic, Taça Hugo dos Santos e Supertaça.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "O trabalho dos treinadores é ajudar os jogadores a ganhar. Servir o Clube é o mais importante. Colocar os rapazes a defender como defenderam nos play-offs é a única maneira de eu dar o exemplo de compromisso, e uma liderança que tem que ver com o exemplo é mais fácil para eles perceberem. Começámos a época a perder com o FC Porto por 18 pontos, e, quando se perde num clube exigente como o Benfica, estava tudo mal, mas o FC Porto tinha muito mérito. Percebemos nesse dia que a única maneira de ganhar o Campeonato tinha que ver com o grau elevadíssimo de qualidade defensiva. A ideia que passei aos rapazes foi de trabalhar a defesa. Tem que ver com o compromisso com o Clube. É um Campeonato em que a defesa voltou a ser decisiva. Há uma grande identificação dos nossos adeptos com esta equipa. A maioria dos jogadores está cá há muito tempo, e os adeptos sabem que os jogadores têm um comportamento exemplar, dão tudo em campo. O apoio dos adeptos foi decisivo, nomeadamente quando o FC Porto teve algumas vantagens. Esta equipa está viciada em ganhar, mas sabe o que é preciso sofrer para ganhar. No início da época, muita gente dizia que esta era uma equipa de velhos. O que eles provaram foi que o desejo de conquista vence muitas vezes. Foi uma vitória de todos, da equipa, dos nossos dirigentes, do apoio constante do Presidente Rui Costa, do vice-presidente Fernando Tavares, que estiveram sempre connosco nos bons e fundamentalmente nos maus momentos. Exigem de nós, mas estão connosco, e isso é decisivo para o sucesso que temos tido no Clube."
Makram Ben Romdhane (extremo/poste e capitão do Benfica): "Estou muito orgulhoso da minha equipa. Trabalhámos forte durante toda a temporada, merecemos, e temos muita experiência. Quem controlasse melhor as emoções, quem jogasse com a mente, quem defendesse melhor, ganharia o Campeonato. Estivemos sempre juntos, a trabalhar forte. Sentimos a mentalidade dos adeptos do Benfica. Fizemos muitos sacrifícios, mas temos um espírito de equipa muito grande. Não é fácil conquistar três Campeonatos seguidos. Os adeptos acreditaram sempre em nós. Onde nós estamos, eles estão presentes. Lutamos pela camisola e pelos adeptos. Sabem que trabalhamos para eles."
Terrell Carter (poste e MVP da final): "Sinto-me fantástico! A nossa equipa trabalhou muito durante a temporada. Trabalhámos forte e de forma consistente. Aumentámos a nossa intensidade defensiva no play-off. Temos muitos jogadores experientes, mas o que interessa é o coração, não a idade. São três anos a ganhar, a nossa equipa é muito especial. Precisamos dos nossos adeptos, temos os melhores adeptos do Campeonato. São muito importantes!"
José Barbosa (base): "Sinto-me feliz. Foi uma época extremamente difícil. Ficámos a quatro pontos de ter vencido tudo, o que demonstra a hegemonia do Benfica. A Liga tem sido cada vez mais competitiva. Este tri é histórico, e ergui cinco dos últimos 6 seis Campeonatos, o que faz de mim um atleta muito feliz e sortudo. Faltava-me festejar em casa com os adeptos e com a minha família, e isto deixa-me completamente realizado. Guardámos a medalha de finalistas vencidos na Taça de Portugal, e cada vez que abríamos o cacifo lembrávamo-nos da final perdida. Começámos a crescer a partir daí e começámos a pôr a equipa ainda mais à frente. Essa foi a chave. Chegámos a esta fase do Campeonato de uma forma brilhante."
Ivan Almeida (extremo): "É o meu primeiro Tricampeonato Nacional. Estou muito contente, é um ano de trabalho em que provámos que merecíamos ganhar. Este clube é grande, é um clube mundial. É uma honra representar o Benfica e espero continuar a fazê-lo. Somos batalhadores, com jogadores experientes, veteranos, que ao longo da época provaram o que valem. Um grande obrigado aos adeptos pelo suporte que nos deram. Espero que estejam aqui em massa na próxima época."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Toney Douglas, Aaron Broussard, Betinho, Ivan Almeida e Terrell Carter
Suplentes: Eduardo Francisco (NJ), José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (NJ), Sérgio Silva (NJ) e Daniel Relvão (J)
Pontuadores do Benfica: Aaron Broussard (21), Ivan Almeida (2), Betinho (11), Thomas Drechsel (23), Daniel Relvão (1), Terrell Carter (15) e Toney Douglas (10).
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/06/10/basquetebol-benfica-fc-porto-jogo-3-final-play-off-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 25 Junho 2024
- Universo Benfica a Domingo, 9 Junho 2024
- Universo Benfica a Domingo, 9 Junho 2024