CAIU PARA O OUTRO LADO
O Benfica mediu forças com o FC Porto na Supertaça, neste sábado, 28 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Sines. Os azuis e brancos venceram por 93-97 após prolongamento.
A juntar-se aos vários ausentes por lesão, Marcus Thornton foi também baixa na equipa orientada por Norberto Alves, mas por motivos burocráticos, fazendo com que as águias tivessem apenas nove jogadores na ficha de jogo.
A partida começou muito equilibrada, com a bola a cair nos dois cestos quase a cada tentativa. José Barbosa foi quem assinou o primeiro triplo do encontro (5-2). Ainda assim, o FC Porto foi conseguindo ser mais eficaz e terminou o 1.º quarto na frente (22-23).
Através de triplos, os azuis e brancos tentaram fugir ao Benfica no início do 2.º quarto. Depois de um período em que a boa prestação da defesa encarnada foi conseguindo evitar os pontos dos adversários, o FC Porto acertou dois triplos seguidos e colocou-se a vencer por 22-29.
Os encarnados não esmoreceram com a vantagem dos portistas e responderam na mesma moeda, ou seja, através de triplos. Betinho foi protagonista ao acertar dois lançamentos de três pontos em pouco tempo, colocando o resultado em 28-31.
A luta continuou intensa, com cada bola a ser disputada ao limite, e o Benfica foi encurtando distâncias, tendo chegado ao intervalo a apenas dois pontos dos oponentes (44-46), com Nico Carvacho a assinar o último ponto do 2.º quarto.
Esperava-se uma segunda parte tão ou mais intensa do que a primeira, e essa expectativa foi correspondida. Com uma ótima entrada em jogo, as águias passaram para a frente longo no arranque do 3.º quarto, graças a um triplo de Ahmaad Rorie (47-46).
Estes dez minutos foram de grande imprevisibilidade, com a dianteira a mudar várias vezes de dono, sendo que foi o FC Porto a chegar ao fim do tempo na frente (63-67).
Estava tudo em aberto para o 4.º período do encontro, e tudo em aberto ficou até ao último segundo...
Mesmo com os azuis e brancos a serem os primeiros a pontuarem (63-69), os encarnados começaram a ganhar terreno, reduzindo distâncias, e, a pouco mais de quatro minutos do fim, um triplo de Ahmaad Rorie deixou o resultado em 75-75, com Nico Carvacho, pouco depois, a meter as águias na frente (77-75).
Já dentro do último minuto, o Benfica estava na frente (79-77), e o que se seguiu foi uma verdadeira montanha-russa de emoções. As águias estiveram sempre na dianteira [84-80, a 17 segundos do fim], mas o FC Porto logrou o empate (85-85) a seis segundos do final do quarto, levando a decisão para o prolongamento.
Nesses cinco minutos de tempo extra, os dragões beneficiaram do facto de as águias terem acusado algum desgaste advindo dos jogos de intensidade altíssima referentes à qualificação para a Champions, foram mais eficazes e acabaram por vencer por 93-97.
Ahmaad Rorie (20), Nico Carvacho (17) e Betinho (13) foram os melhores pontuadores encarnados num encontro que contou com forte apoio dos Benfiquistas, que reconheceram o esforço e a luta dos jogadores até final.
O Benfica vira agora agulhas para a estreia na Liga Betclic 2024/25, prova em que vai em busca do tetracampeonato. Na 1.ª jornada, os encarnados viajam até à Madeira, onde vão defrontar a AD Galomar, no Pavilhão do Caniço, em duelo agendado para sábado, 5 de outubro, às 15h00.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "A equipa teve muito carácter. É evidente que tivemos problemas com a rotação, mas isso já sabíamos, houve muitas ausências. Eles também tiveram, portanto, não nos vamos desculpar com isso. A equipa esteve sempre coesa, ficamos com o amargo na boca, pois estivemos perto de vencer. O prolongamento ia-nos custar mais, em termos de cansaço. A equipa teve carácter, lutou muito para ganhar este troféu, mesmo com as circunstâncias atuais. Agora é pensar já no próximo jogo. Queríamos muito ganhar. Os rapazes fizeram de tudo para ganhar o jogo. Do outro lado esteve uma equipa que nos momentos decisivos teve jogadores que assumiram, e que são bons. Foi uma atitude sempre fantástica dos [nossos] jogadores, que lutaram até à exaustão. Tivemos muita dificuldade em ter sempre, pelo menos, dois criadores dentro de tempo, dois jogadores que driblassem. O Ahmaad [Rorie] teve de jogar um pouco fora da posição dele, mais a 2, mas jogou quase 38 minutos, está muito cansado. Tivemos alguma dificuldade a esse nível. [Mensagem aos adeptos] Estamos muito agradecidos pela maneira como estiveram com a equipa, e, tal como nós, acreditaram que podíamos vencer o jogo. Foram realmente o 6.º jogador que nos deu energias quando era muito difícil para nós. Triste por eles não poderem festejar no fim."
José Barbosa (base do Benfica): "Vimos de uma semana difícil na Turquia, com jogos de alta intensidade, uma qualificação para a Champions, na qual fomos bem-sucedidos, mas que nos deixou, de certa forma, massacrados. Para além disso, deparámo-nos com baixas extra basquetebol com as quais não estávamos a contar. Houve jogadores que tiveram de dar um passo em frente para assumir outro tipo de papel, que normalmente não assumem, daí o sentimento de frustração, porque fizemos de tudo para sair aqui com a vitória. Sentimos – e eu sinto – que o jogo esteve na mão, e que o deixámos fugir. Mas, para além dessa frustração, também saio daqui orgulhoso da nossa equipa. Mesmo com estas contrariedades, fizemos de tudo para sair vitoriosos. Mesmo no prolongamento, com tanto desgaste, com pouca rotação, com jogadores a jogar completamente limitados, não deixámos de lutar até ao final. Infelizmente, não caiu para o nosso lado. No Benfica jogamos todas as competições para ganhar, independentemente de ser uma Supertaça ou uma Taça da Liga. Um sentimento de grande frustração, mas ainda maior de orgulho nesta equipa. Mentalmente começa-se sempre o prolongamento, de certa forma, motivado. Mesmo assim, respondemos bem, e tentámos aguentar ao máximo. Depois, foram detalhes que fizeram a diferença, e em jogos destes pagam-se caro. Trabalhar sobre isso, sobre momentos finais de jogo, que também é importante. A equipa está em construção. Temos vários jogadores novos, que precisam de se integrar cada vez mais, têm-no feito bem, mas o processo é longo. Pensar já no próximo jogo. Agradecer a todos os adeptos que se deslocaram aqui a Sines, e dar os parabéns à equipa feminina, que venceu a Supertaça antes, e que se manteve aqui a apoiar-nos até ao último segundo. Os adeptos que continuem connosco, esta é uma equipa que tem vindo a ganhar muito, e que tem dominado o basquetebol português nos últimos anos. Não será este revés que deitará esta equipa abaixo."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: José Silva, José Barbosa, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho
Suplentes: Eduardo Francisco (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J) e Betinho (J)
Pontuadores do Benfica: Makram Ben Romdhane (12), José Barbosa (9), Ahmaad Rorie (20), Nico Carvacho (17), Daniel Relvão (10), Diogo Gameiro (12) e Betinho (13)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/28/basquetebol-jogo-benfica-fc-porto-supertaca
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 24 Setembro 2024
- Universo Benfica a Segunda, 23 Setembro 2024
- Universo Benfica a Quinta, 18 Julho 2024