TdP : Leixões SC 0 - 3 SL Benfica, 09Mar. Dom. 17h00 *SportTV 4*

Competição
Fase
Final
Data
Dom, 9 Março, 2025, 17:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
SportTV 4

VEM DIREITINHA PARA A LUZ!

A pouco menos de 50 minutos de Viana do Castelo, local onde há duas épocas havia conquistado a Taça de Portugal, e menos de 24 horas depois de ultrapassar a Ala Nun'Álvares (0-3) na semifinal, o Benfica e os Benfiquistas entraram no CDC Matosinhos com a bagagem carregada de ambição e esperança, mas com espaço suficiente para trazer aquela que é a 21.ª Taça de Portugal no Museu Benfica – Cosme Damião!

Sabia-se que para fazer frente a um Leixões que jogava em casa, e que contava com um apoio aguerrido e frenético do público, era preciso um contrafogo no incentivo da massa adepta encarnada. E assim foi.

Desde o momento em que os comandados por Marcel Matz saíram do autocarro, os Benfiquistas fizeram questão de se mostrar. Muitos, principalmente os mais novos, não resistiram ao pedido para uma foto e a uma troca de palavras com os atletas, à medida que estes iam entrando no pavilhão.

Já dentro do recinto, a temperatura começou a subir com o andar do relógio. As bancadas foram-se pintando de vermelho e branco, a cor dos dois emblemas, enquanto na quadra os jogadores iam, também eles, aquecendo os motores.

O primeiro momento de fervor aconteceu na rápida recolha dos atletas, para, em poucos instantes, regressarem ao palco do jogo, chamados um a um. Quer de um lado, quer do outro, o ambiente criado para receber as equipas foi empolgante e ensurdecedor.

Com os jogadores perfilados na quadra, escutou-se e cantou-se o hino nacional português. Poucos minutos antes do arranque do desafio, a notícia de que a equipa feminina de futebol havia ganhado a Taça da Liga animou ainda mais as hostes encarnadas. O primeiro troféu do dia estava conquistado! O outro estava a caminho...

Setes colocados nos respetivos campos, últimas palavras de incentivo. Tudo a postos para a decisão da final da Taça de Portugal 2025!

Se nas bancadas o ambiente era escaldante, dentro da quadra não ficou nada atrás.

A dianteira do marcador foi mudando constantemente de dono. O Leixões foi a primeira equipa a chegar ao 10.º ponto, mas o Benfica reagiu muito bem e colocou-se a vencer por 10-12, com um grande serviço de Felipe Banderó.

Num ritmo de marcas tu, marco eu, só quando um tiro de Matheus Alejandro deu às águias o 18.º ponto é que uma das formações se conseguiu descolar mais do que dois pontos (15-18).

Embalados, os encarnados chegaram aos 20 (16-20), resistiram à pressão dos anfitriões, e fecharam o set (22-25). A honra coube a Nivaldo Gomez. Nota especial para o 24.º ponto, assinado, com grande classe, por Tiago Violas.

Águias na frente no marcador (0-1) e nos festejos vindos das bancadas: "Allez, Benfica, allez!"

Quem estivesse a ver o jogo pela televisão e não soubesse que já se jogava o 2.º parcial poderia julgar que estava a assistir à repetição do arranque do set inicial, tais as semelhanças que existiram entre os dois.

Sempre numa luta intensa por cada bola, os pontos foram caindo para os dois lados, sem que ninguém conseguisse descolar, sendo novamente o Leixões o primeiro a atingir a dezena de pontos (10-8).

Ao momento menos positivo na quadra (13-10), responderam os Benfiquistas com um potente "Glorioso, SLB", que teve efeitos práticos no marcador (14-14). Naturalmente, esta sequência de pontos deu ainda mais força ao fervor das bancadas. O "Eu amo o Benfica" ouviu-se durante largo tempo.

Elétrico, o jogo regressou à fase do ponto cá, ponto lá, e, nesse registo, o Benfica conseguiu, após muita garra, luta e determinação, finalmente, pegar na dianteira (20-21).

Um bloco de Nivaldo Gomez (23-24) deu ao Benfica o primeiro set point, que o Leixões conseguiu anular (24-24), ficando, assim, escrito que este parcial seria decidido nas vantagens. Nesta altura, já cada ponto era festejado como se todos valessem a conquista do troféu, com os atletas a serem um espetáculo dentro do próprio espetáculo.

Com o coração a bater cada vez mais forte, as águias conseguiram selar o 0-2 (25-27), após uma bola colocada para lá da quadra pelo Leixões, que, para dar um toque ainda mais dramático à cena, teve de passar pelo video check. Este confirmou: O Benfica estava a apenas um parcial de conquistar a Taça de Portugal!

Ao contrário dos dois primeiros, o derradeiro set revelou um Benfica muito mais eficaz em todos os aspetos do jogo. Nivaldo Gomez – um dos melhores em campo (18 pontos somados) – pontuou por duas vezes seguidas, colocando o resultado em 1-5.

Galvanizadas, as águias foram aumentando o diferencial e, quando chegaram aos 10 pontos, tinham o dobro dos do Leixões (5-10).

Os jogadores que não estavam em ação na quadra eram os principais "torcedores" dos companheiros, incentivando-os da mesma forma que, nas bancadas, os adeptos o faziam para toda a equipa.

A um compasso mais apressado, os encarnados iam desenvolvendo o seu melhor voleibol, deixando tudo e todos a sentir que dificilmente o troféu ia escapar. Os oito pontos de vantagem comprovavam esta sensação (8-16).

A somar mais e mais pontos, as águias entraram nos 20 (13-20), e era apenas uma questão de tempo até ficar selada a 21.ª Taça de Portugal da história da equipa masculina de voleibol do Sport Lisboa e Benfica.

Já preparados para celebrar com a equipa, aqueles que não constavam na ficha do encontro esperavam junto à entrada na zona de jogo, não conseguindo esconder o nervosismo. Estava quase...

Até que... bloco de Nivaldo Gomez... "E o Benfica ganhou". O 25.º ponto chegou, e os encarnados colocaram as duas mãos na prova-rainha. Com raça, querer e ambição, muita ambição! Ultrapassando, também, o inferno que os adeptos do Leixões criaram.

Festa nas bancadas, jogadores e elementos do staff todos para dentro da quadra, numa comunhão total do universo Benfica presente em Matosinhos.

O capitão Ivo Casas correu para saudar os adeptos que se encontravam nas primeiras filas, tendo sido seguido pelos companheiros, mas não sem antes cantarem o "1904".

Um a um, e visivelmente orgulhosos da mais recente conquista, os jogadores foram fazendo as delícias dos Benfiquistas. Fotos, abraços e beijinhos, tudo serviu para deixar uma recordação.

Depois de assistirem à entrega das medalhas de prata à comitiva do Leixões, os jogadores encarnados encaminharam-se para receber as de ouro.

Sob um longo "Benfica! Benfica! Benfica!", as águias juntaram-se debaixo da estrutura reservada para o efeito, e esperaram que Ivo Casas recebesse o troféu. Um passo do capitão, depois outro... "oooooh" e... É nossa!

Num dos momentos altos da festa, Tomás Natário Teixeira pegou na Taça de Portugal e levou-a até aos adeptos, para euforia dos mesmos. Pouco depois, foto de família junto daqueles que não pararam de puxar durante todo o encontro. Um reconhecimento do fundamental apoio dos Benfiquistas nesta conquista na casa do adversário.

Erguido o primeiro "caneco" da época, é agora hora de apontar baterias ao outro grande objetivo de 2024/25: o hexacampeonato.

O Benfica entra em campo no sábado, 15 de março, às 16h00, na Luz, para defrontar a Ala Nun'Álvares, no encontro da 1.ª jornada da fase de apuramento de campeão.

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "O Leixões valorizou o jogo, vem fazendo uma temporada boa, eu acho até que é a terceira equipa, não a quarta, do Campeonato. Teve alguns jogos em que não conseguiu mostrar o que podia, e vai agora entrar numa luta na mesma chave que nós, para ver quem vai passar no Campeonato. É uma equipa boa, com juventude, jogadores com bom potencial, que vêm amadurecendo no Campeonato português, bem treinada e fisicamente bem. É uma equipa que apresenta dificuldades a qualquer adversário, inclusive aos grandes. Passou pelo Sporting na meia-final, e hoje lutou, veio aqui para tentar ficar com a Taça, mas conseguimos ser superiores e merecemos vencer."

Pearson Eshenko (central do Benfica): "Estou em êxtase. Esta é a minha primeira Taça de sempre na carreira e, sim, foi uma ótima maneira de o conseguir. O Leixões deu muita luta, principalmente nos primeiros dois sets. Foram muito fortes na defesa, circularam a bola muito bem e são difíceis de jogar contra, especialmente com os fãs que se reuniram aqui nesta noite."

Matheus Alejandro (central do Benfica): "O importante é a vitória, eu pude ajudar a equipa, todos foram bem. Parece repetitivo, mas a gente estudou muito. O Marcel e toda a comissão técnica empenharam-se e foi tudo destrinchado para nós, apenas tivemos de memorizar, entender como é que eles iam jogar e tentar pôr em prática todo esse sistema tático de jogo e anulá-los aqui em casa diante dos seus adeptos. Eles fizeram uma bela festa, mas conseguimos impor o nosso ritmo. O set começou a ficar um pouco mais complicado. Soubemos jogar atrás, recuperar e chegar no final do set. E garantir o segundo set, que eu acho que foi um momento muito importante. Eles sentiram talvez aquela derrota. E o terceiro set foi um pouco mais tranquilo. E conseguimos o título. É gratificante. Eu particularmente gosto de jogar com a torcida contra, deixa-me mais instigado. Mas foi uma festa linda. Estou cada vez mais apaixonado pelo voleibol português, pelos adeptos do Benfica, e quero só mais. Cada vez mais."

Tiago Violas (distribuidor do Benfica): "Sem dúvida, queríamos muito reconquistar esta Taça, e conseguimos com todo o mérito, apesar desta grande moldura humana do Leixões. Conseguimos imprimir o nosso jogo e finalizar da melhor maneira, que o nosso objetivo era ganhar esta Taça. Dar os parabéns aos nossos adeptos, que estiveram aqui em massa, ajudaram-nos muito nesta reconquista e foram muito importantes."

Matheus Alejandro (central do Benfica): "O importante é a vitória, eu pude ajudar a equipa, todos foram bem. Parece repetitivo, mas a gente estudou muito. O Marcel e toda a comissão técnica empenharam-se e foi tudo destrinchado para nós, apenas tivemos de memorizar, entender como é que eles iam jogar e tentar pôr em prática todo esse sistema tático de jogo e anulá-los aqui em casa diante dos seus adeptos. Eles fizeram uma bela festa, mas conseguimos impor o nosso ritmo. O set começou a ficar um pouco mais complicado. Soubemos jogar atrás, recuperar e chegar no final do set. E garantir o segundo set, que eu acho que foi um momento muito importante. Eles sentiram talvez aquela derrota. E o terceiro set foi um pouco mais tranquilo. E conseguimos o título. É gratificante. Eu particularmente gosto de jogar com a torcida contra, deixa-me mais instigado. Mas foi uma festa linda. Estou cada vez mais apaixonado pelo voleibol português, pelos adeptos do Benfica, e quero só mais. Cada vez mais."

Tiago Violas (distribuidor do Benfica): "Sem dúvida, queríamos muito reconquistar esta Taça, e conseguimos com todo o mérito, apesar desta grande moldura humana do Leixões. Conseguimos imprimir o nosso jogo e finalizar da melhor maneira, que o nosso objetivo era ganhar esta Taça. Dar os parabéns aos nossos adeptos, que estiveram aqui em massa, ajudaram-nos muito nesta reconquista e foram muito importantes."

FICHA DE JOGO

Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Nivaldo Gómez (18), Pablo Natan (7), Pearson Eshenko (7), Matheus Alejandro (11), Felipe Banderó (8) e Tiago Violas (4)

Suplentes: Bernardo Silva (L, NJ), Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Francisco Leitão (NJ), Lucas França (0), Tomás Natário Teixeira (NJ), André Aleixo (4) e Michal Godlewski (0)

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/03/09/voleibol-leixoes-benfica-jogo-final-taca-de-portugal

Coming soon

Por Universo Benfica a Terça, 11 Março 2025

Universo Benfica

Força Benfica !

cesarslb

Bilhetes? Só na NET ou há no local? Qual é o nosso setor?
Já vi que tbm há no local.... pagamento apenas em dinheiro.

antiporcos

Jogar contra o Leixões em Matosinhos e com a FPV a fazer separadores nas redes sociais com um jogador do Leixões a pedir para os adeptos aparecerem.

Contra nós nunca é só uma equipa.

Jack Bauer

Citação de: cesarslb em 09 de Março de 2025, 14:41Bilhetes? Só na NET ou há no local? Qual é o nosso setor?
Já vi que tbm há no local.... pagamento apenas em dinheiro.

Internet e no pavilhão.

A entrada dos adeptos do Benfica é na entrada principal. Que tem as escadas. Bancada das câmaras.

Vamos ficar com a bancada mais pequena.

Até ao momento a adesão leixonense é bem superior e no exterior isso é vem visível.

Atenção que nos bilhetes não há setores. Por isso pode haver pessoal misturado.

Andris

Equipa inicial: Nivaldo Gomez, Pablo Natan, Pearson Eshenko, Matheus Alejandro, Felipe Banderó, Tiago Violas e Ivo Casas.

Dandy

Vergonhoso que este jogo não seja transmitido em sinal aberto.

É para isto que uma federação deveria servir.

alex_diabólico

ForçadoBloqueio

O Alejandro já se consegue mexer sem parecer um velho de 80 anos ou é impressão minha? :confused: