VITÓRIA NO CLÁSSICO E VOO PARA A LIDERANÇA
Clássico vermelho e branco! O Benfica recebeu e bateu o FC Porto, por 4-2, no jogo da 3.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional. Com este desfecho, as águias são líderes da prova.
Foi numa autêntica fortaleza vermelha e branca (1557 espectadores nas bancadas) que o Benfica recebeu o FC Porto no Pavilhão Fidelidade, nesta quarta-feira, 29 de outubro. Com o 3.º triunfo em outros tantos jogos da competição na mira, a concentração, intensidade e paciência foram identificadas por Edu Castro como fatores-chave para ultrapassar o rival.
Para o clássico – que teve a CIN como Match Day Sponsor –, o treinador escalou um cinco inicial composto por Conti Acevedo, Zé Miranda, Roberto Di Benedetto, Nil Roca e João Rodrigues.
Depois de muito insistir, e pela frente encontrar um Xavi Malián sempre pronto a dizer "presente", o Benfica chegou ao golo aos 9', através de um penálti convertido por Zé Miranda. Inaugurado o marcador, o jogo entrou numa toada mais equilibrada e aos 13' e aos 14' foi Conti Acevedo a mostrar serviço na baliza encarnada, ao defender os remates de Hélder Nunes e Gonçalo Alves.
Na resposta, o Benfica ampliou a vantagem (15'). Pela direita do ataque, Zé Miranda rematou forte, mas o esférico ainda encontrou Gonçalo Pinto, que, à boca da baliza, tocou para o 2-0.
Os comandados por Edu Castro continuaram a carregar e, nos minutos 17 e 18, Zé Miranda voltou a ameaçar, mas o guardião azul e branco negou. Numa 1.ª parte que dominou por completo, o conjunto benfiquista fixou o 3-0 com que se chegou ao intervalo aos 20': pela direita do ataque encarnado, Viti rematou forte e indefensável, fazendo abanar novamente as redes azuis e brancas.
Durante o descanso, os atletas encarnados João Antunes, Martim Nunes e Vasco Moreira foram homenageados pela conquista do Campeonato Europeu Sub-17 em representação da Seleção Nacional do escalão.
No reatar, aos 30', o FC Porto reduziu para 3-1 com um golo assinado por Hélder Nunes. Três minutos volvidos, o Benfica atingiu a 10.ª falta cometida e os visitantes beneficiaram da execução de um livre direto. No frente a frente, Conti Acevedo negou a Hélder Nunes.
O jogo entrou numa toada mais física, emocional e, aos 35', uma falta de Xavi Malián sobre Roberto Di Benedetto concedeu ao Benfica a execução de uma grande penalidade. Zé Miranda atirou ao lado e, na recarga, também errou o alvo.
Sempre à procura de mais, o Benfica esteve perto de dilatar aos 40', mas Nil Roca atirou ao lado.
Em grande plano na baliza encarnada, Conti Acevedo voltou a negar ao FC Porto o golo de livre direto, desta feita executado por Gonçalo Alves (43'). O mesmo não sucedeu aos 45' e, numa grande penalidade, o avançado bateu o guardião das águias e encostou a 3-2.
Num clássico em que, impulsionado pelo apoio dos adeptos, impôs o seu jogo, o Benfica fechou as contas do marcador com chave de ouro: com a baliza contrária desprotegida, Nil Roca rematou da área encarnada e fez o 4-2 final!
Com este resultado, os encarnados são líderes e a única equipa com registo 100 por cento vitorioso na prova.
Segue-se o duelo da 4.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, agendado para as 19h00 de sábado, 1 de novembro, na casa da AD Sanjoanense.
DECLARAÇÕES
Edu Castro (treinador do Benfica): "Tudo correu na perfeição no 1.º tempo. Na 2.ª parte, dependia muito de quem marcasse o primeiro golo. O jogo estava aberto, e eles aproveitaram a oportunidade. Subiram mais as linhas, e nós tentámos jogar um pouco com a ansiedade que eles poderiam trazer de jogos anteriores. Tiveram de arriscar mais no 2.º tempo e, defrontando equipas deste nível, é impossível não enfrentar dificuldades em algum momento das partidas. No terceiro jogo, sofremos o nosso primeiro golo no Campeonato, e aconteceu na 2.ª parte. Essa foi uma situação nova com que tivemos de lidar. Porém, estávamos bem na defesa e, no final do jogo, pensei que terminaria 3-2, como costuma acontecer nestas partidas. Mas, mais uma vez, os jogadores, tal como na final [da Elite Cup] contra o Sporting, decidiram que 4-2 era mais bonito, e foi mesmo. Temos de ser capazes de repetir o início da época passada, que foi espetacular. Estamos no bom caminho, focados em ser muito competitivos. Precisamos de nos lembrar que estamos na melhor liga do mundo e que temos de corresponder às expectativas dos nossos adeptos. Somos mais fortes com eles. Queremos dar-lhes alegrias, não só nos jogos, mas também conquistando títulos."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Conti Acevedo, José Miranda, Roberto Di Benedetto, Nil Roca e João Rodrigues
Suplentes: Pedro Henriques (NJ), Diogo Rafael (J), Viti (J), Lucas Ordoñez (J) e Gonçalo Pinto (J)
Marcadores do Benfica: José Miranda (1), Gonçalo Pinto (1), Viti (1) e Nil Roca (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/10/29/hoquei-em-patins-jogo-benfica-fc-porto-3-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Andris a Quinta, 30 Outubro 2025
- Universo Benfica a Segunda, 27 Outubro 2025
- Universo Benfica a Segunda, 18 Agosto 2025
- Universo Benfica a Segunda, 18 Agosto 2025


