Assembleias Gerais Ordinárias, 27Jun. Sáb. 08h30/14h00

Benfiquismo

Citação de: ziggystardust em 14 de Maio de 2026, 11:41Somos o clube com mais sócios do mundo a par do Bayern de Munique mas parece que estamos sempre sozinhos quando mais precisamos deles.

Tiveste um record do guiness à pouco tempo, a legitimar a continuidade da incompetência.

Torgal

Alvi_Rubro

Citação de: Alvi_Rubro em 13 de Maio de 2026, 15:05Caros consócios,

Olá. Para quem não me conhece, estive muito activo na batalha contra as publicidades com cores no nosso equipamento. Esse foi um movimento que se iniciou aqui e teve sucesso. Temos mais força do que pensamos. Quem for da opinião que o que eu proponho em baixo "não vale a pena" escusa de postar.

Uma Assembleia Geral é um órgão deliberativo presencial do clube. Não é um referendo digital feito numa app.

Os novos estatutos do Benfica foram aprovados num contexto de enorme exigência de transparência, fiscalização e controlo democrático. Aliás, os próprios estatutos mostram clara desconfiança relativamente ao voto eletrónico, ao exigirem verificação física nas eleições.

Agora pretende-se realizar votações online para AGs através do site e da app, sem que exista uma base estatutária clara e inequívoca para transformar a Assembleia Geral num sistema remoto massificado.

Uma AG pressupõe:

- debate;
- contraditório;
- formação colectiva de vontade;
- fiscalização efectiva do acto deliberativo.

Votar remotamente, desligado da dinâmica da assembleia, descaracteriza a própria natureza jurídica da Assembleia Geral.

Mais: onde está:

- a auditoria independente?
- a verificabilidade técnica?
- a possibilidade real de fiscalização pelos sócios?
- o mecanismo de recontagem?
- o regulamento especificamente aprovado para este modelo?

Não está em causa impedir sócios de participar. Está em causa defender a legalidade, a transparência e o espírito democrático que justificou a revisão estatutária.

Por isso, considero existir fundamento sério para avançar com uma providência cautelar destinada a suspender as votações online destas AGs.

Quem tiver interesse em integrar um grupo de sócios para avaliar juridicamente e avançar com esta iniciativa, envie mensagem privada.

(Eu demoro a responder. Mas respondo)

Olá, a todos

Muito obrigado pelas mensagens privadas... estava a tentar responder individualmente a cada um mas não vou conseguir. A quem não escrevi, as minhas desculpas. Li todas as mensagens. A vossa vontade de não desistir deste clube perante a decadência institucional impulsionada por esta direcção é inspiradora. Obrigado!

Este clube é muito grande. Nessa grandeza incluem-se sócios com formação em direito que não estão a dormir. Não vou dizer mais porque, bem sabemos, a direcção tem sempre um olho neste forúm. Assim como a imprensa.

Viva o Benfica!

MiMiMiccoli10

Citação de: Di_Maria em 13 de Maio de 2026, 16:01Tudo ilegal.

E não acontece nada.

O voto eletrônico foi REJEITADO NOS ESTATUTOS e eles continuam.

É inacreditável
Não se pode fazer nada. Eles mandam como querem e podem. Senão já se tinha feito.

Beshine

Citação de: ff77 em 14 de Maio de 2026, 10:52
Citação de: Beshine em 14 de Maio de 2026, 10:37Este artigo 61 é um pouco ambíguo. Devia ser muito mais claro e direto. Claramente que a direção está a aproveitar-se desta "falha" pra utilizar o artigo da maneira que lhe convém.
Muitos podem dizer que é até 15 de junho, e têm razão. Mas também diz que será feita no final da época desportiva. Ora a 15 de junho não está terminada a época pelo que percebi.
15 de Junho não está terminada a época?????????????????????????

Não. Porque eles não referem final de época desportiva só de futebol. Se tudo correr bem no futsal por exemplo acabará muito depois e até digo mais, se forem à negra acabará depois de 27 Junho pelo que percebi.

Mzungo

Citação de: Beshine em 14 de Maio de 2026, 15:24
Citação de: ff77 em 14 de Maio de 2026, 10:52
Citação de: Beshine em 14 de Maio de 2026, 10:37Este artigo 61 é um pouco ambíguo. Devia ser muito mais claro e direto. Claramente que a direção está a aproveitar-se desta "falha" pra utilizar o artigo da maneira que lhe convém.
Muitos podem dizer que é até 15 de junho, e têm razão. Mas também diz que será feita no final da época desportiva. Ora a 15 de junho não está terminada a época pelo que percebi.
15 de Junho não está terminada a época?????????????????????????

Não. Porque eles não referem final de época desportiva só de futebol. Se tudo correr bem no futsal por exemplo acabará muito depois e até digo mais, se forem à negra acabará depois de 27 Junho pelo que percebi.

b) Anualmente, até 15 (quinze) de junho, para apreciar e discutir o anterior planeamento, gestão e respetivos resultados desportivos da modalidade principal de futebol, bem como das restantes modalidades do Clube após o final de cada época
desportiva e com vista ao necessário balanço desta;

1. Estamos todos de acordo que está escrito em relação à equipa principal de futebol, certo? Até 15 de Junho.

2. Em relação às outras modalidades, após o final de cada época desportiva, não da corrente época desportiva. (Tivessem escrito de forma correcta)

3. Na dúvida, é até 15 de Junho.

Beshine

Repara que eu percebo totalmente a tua questão. Eu também me faz confusão, a explicação da Mag foi "A primeira assembleia geral é uma inovação dos estatutos aprovados. A norma que a rege tem duas condicionantes: por um lado deve ser realizada até dia 15 de junho, mas apenas se a época desportiva não estiver terminada até então. Como a 15 de junho não estão fechadas as épocas desportivas das modalidades, há seis modalidades que têm ainda a época a decorrer, tínhamos de encontrar a data mais disponível. Sendo que a época desportiva do futebol começa a 1 de julho".
Isto foi uma artimanha por parte da mag agora se vai ou não contra os estatutos não consigo dizer. Não percebo de leis.

Covenant

E não acontece nada.

É inacreditável
Pessoas como o JNL é nesta altura que deviam aparecer e bater o pé a esta gente de merda.

stavares77

Citação de: Covenant em 14 de Maio de 2026, 16:41

E não acontece nada.

É inacreditável
Pessoas como o JNL é nesta altura que deviam aparecer e bater o pé a esta gente de merda.
Nem tem que ser obrigatoriamente o JNL. Se nos formos limitar apenas aos candidatos nas últimas eleições, há várias alternativas para contestar esta irregularidade do voto eletrônico. João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas , João Leite, Gonçalo Almeida Ribeiro. Assim haja vontade

J_PN

Citação de: stavares77 em 14 de Maio de 2026, 17:08

E não acontece nada.

É inacreditável
Nem tem que ser obrigatoriamente o JNL. Se nos formos limitar apenas aos candidatos nas últimas eleições, há várias alternativas para contestar esta irregularidade do voto eletrônico. João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas , João Leite, Gonçalo Almeida Ribeiro. Assim haja vontade

PAra serem acusados de terroristas? O mote foi dado na palhaçada de AG o ano passado, quem vai as AGs são os terroristas e virou verdade universal.

Chappu

Citação de: Alvi_Rubro em 14 de Maio de 2026, 14:57
Citação de: Alvi_Rubro em 13 de Maio de 2026, 15:05Caros consócios,

Olá. Para quem não me conhece, estive muito activo na batalha contra as publicidades com cores no nosso equipamento. Esse foi um movimento que se iniciou aqui e teve sucesso. Temos mais força do que pensamos. Quem for da opinião que o que eu proponho em baixo "não vale a pena" escusa de postar.

Uma Assembleia Geral é um órgão deliberativo presencial do clube. Não é um referendo digital feito numa app.

Os novos estatutos do Benfica foram aprovados num contexto de enorme exigência de transparência, fiscalização e controlo democrático. Aliás, os próprios estatutos mostram clara desconfiança relativamente ao voto eletrónico, ao exigirem verificação física nas eleições.

Agora pretende-se realizar votações online para AGs através do site e da app, sem que exista uma base estatutária clara e inequívoca para transformar a Assembleia Geral num sistema remoto massificado.

Uma AG pressupõe:

- debate;
- contraditório;
- formação colectiva de vontade;
- fiscalização efectiva do acto deliberativo.

Votar remotamente, desligado da dinâmica da assembleia, descaracteriza a própria natureza jurídica da Assembleia Geral.

Mais: onde está:

- a auditoria independente?
- a verificabilidade técnica?
- a possibilidade real de fiscalização pelos sócios?
- o mecanismo de recontagem?
- o regulamento especificamente aprovado para este modelo?

Não está em causa impedir sócios de participar. Está em causa defender a legalidade, a transparência e o espírito democrático que justificou a revisão estatutária.

Por isso, considero existir fundamento sério para avançar com uma providência cautelar destinada a suspender as votações online destas AGs.

Quem tiver interesse em integrar um grupo de sócios para avaliar juridicamente e avançar com esta iniciativa, envie mensagem privada.

(Eu demoro a responder. Mas respondo)

Olá, a todos

Muito obrigado pelas mensagens privadas... estava a tentar responder individualmente a cada um mas não vou conseguir. A quem não escrevi, as minhas desculpas. Li todas as mensagens. A vossa vontade de não desistir deste clube perante a decadência institucional impulsionada por esta direcção é inspiradora. Obrigado!

Este clube é muito grande. Nessa grandeza incluem-se sócios com formação em direito que não estão a dormir. Não vou dizer mais porque, bem sabemos, a direcção tem sempre um olho neste forúm. Assim como a imprensa.

Viva o Benfica!

Da minha parte, tudo aquilo que for preciso subscrever contem comigo.

Não tenho formação jurídica mas estou disponível para ajuda no que seja necessário.

stavares77

Citação de: J_PN em 14 de Maio de 2026, 17:09

E não acontece nada.

É inacreditável

PAra serem acusados de terroristas? O mote foi dado na palhaçada de AG o ano passado, quem vai as AGs são os terroristas e virou verdade universal.
E por isso assobiam todos para o lado? Estive em todas as sessões da revisão dos estatutos e tenho muito orgulho nisso mas exijo ser respeitado enquanto sócio! Se não foi aprovado, não pode avançar! Farto desta m... em que toda a gente coloca os seus interesses pessoais e a imagem pública em primeiro lugar e o Benfica que se foda!

Chappu

E quando o cabrão do PMAG parecia ser um gajo sério?

Lobo em pele de cordeiro.

J_PN

Citação de: stavares77 em 14 de Maio de 2026, 17:13

E não acontece nada.

É inacreditável

E por isso assobiam todos para o lado? Estive em todas as sessões da revisão dos estatutos e tenho muito orgulho nisso mas exijo ser respeitado enquanto sócio! Se não foi aprovado, não pode avançar! Farto desta m... em que toda a gente coloca os seus interesses pessoais e a imagem pública em primeiro lugar e o Benfica que se foda!

Neste momento acho que ganhamos mais em fazer pouco alarido com a AG. Assim a chalupada não vai em massa votar "contra" os terroristas

stavares77

Citação de: J_PN em 14 de Maio de 2026, 17:28
Citação de: stavares77 em 14 de Maio de 2026, 17:13

E não acontece nada.

É inacreditável

Neste momento acho que ganhamos mais em fazer pouco alarido com a AG. Assim a chalupada não vai em massa votar "contra" os terroristas
É como o Benfica está. Todos os que pouco se importaram com o clube e com a importantíssima revisão dos estatutos é que terao a última palavra porque este clube virou uma seita. Eu quero lá saber dos chalupas. Há estatutos por algum motivo e se estão a ser desrespeitados em função do que uma maioria que NAO ESTEVE PRESENTE pensa então é oficial: Neste clube não há democracia!