Comunicação Social

Di Nes

O Tribunal de O JOGO
Penálti não assinalado mancha dérbi

Embora tenha tido apenas um lance alvo de maior polémica em toda a partida, o desempenho da equipa de arbitragem liderada por Duarte Gomes acabou por acumular vários erros, embora nem todos fossem decisivos. Na opinião do Tribunal d'O JOGO, havia, de facto, lugar à marcação do castigo máximo, punindo falta de Hélder Postiga sobre Yebda, aos 45'+2'. Nos restantes lances, apenas o fora-de-jogo mal assinalado ao avançado do Sporting, Derlei, aos 82', merece a unanimidade do painel de ex-árbitros.

Momento mais complicado
45'+2'
Yebda reclama falta de Postiga dentro da área de rigor. Havia motivo para assinalar penálti?

Jorge Coroado

-

Hélder Postiga, com ambas as mãos, puxa o braço direito de Yebda, cometendo falta passível de grande penalidade, e o árbitro, no terreno, pela forma como o jogador do Benfica se movimentou, terá dado a ideia de que era este a apoiar-se no jogador do Sporting.

Rosa Santos

-

Yebda jogou a bola com a mão, mas o que é certo é que foi Hélder Postiga que o puxou pelo braço de forma ostensiva, e por isso deveria ter sido assinalada uma grande penalidade contra o Sporting, e a Hélder Postiga sido exibido o cartão amarelo.

Soares Dias

-

No momento em que o lance ocorre, fiquei com a sensação de que não havia falta, mas, nas imagens televisivas, é possível observar que há falta para grande penalidade. Hélder Postiga agarra Yebda. Talvez o árbitro não estivesse na melhor posição para ver o lance. Mas é uma má decisão.

António Rola

-

Hélder Postiga, de uma forma intencional, puxou o braço de Yebda, impedindo este de jogar a bola. Sendo a falta cometida dentro da grande área, era grande penalidade. Ficou, assim, por sancionar um castigo máximo contra o Sporting.

Outros casos

31'

Um centro de Nuno Gomes a bola bate no braço de Polga. Bola na mão ou mão na bola?

32'

Reyes sofre uma entrada dura de Rochemback. Ficou o cartão amarelo por mostrar?

70'

Numa entrada mais ríspida, João Moutinho faz falta sobre Reyes. Deveria o árbitro ter mostrado cartão amarelo?

82'

Foi correcta a decisão do juiz assistente ao assinalar um fora-de-jogo a Derlei?

Jorge Coroado

-

Polga movimentou o braço esquerdo deliberadamente para alterar a trajectória da bola. Justificava-se o pontapé livre directo e o cartão amarelo, o que não sucedeu.

-

O comportamento de Rochemback sobre Reyes indicava que o árbitro deveria mostrar o cartão amarelo. Tal não sucedeu.

-

João Moutinho foi excessivo na combatividade que colocou no lance e devia ter visto o cartão amarelo. Um jogador que, embora seja correcto, é recorrente neste tipo de lances esta época.

-

Intervenção desajustada do árbitro-assistente, embora se compreenda que a movimentação dos jogadores tenha conduzido ao erro.

Rosa Santos

-

É uma mão claríssima. A bola bate no braço do Polga, e o árbitro deveria ter assinalado falta contra o Sporting. Decisão errada por parte de Duarte Gomes.

+

É uma entrada por trás do Rochemback sobre o Reyes, mas não é merecedora de cartão amarelo. É um lance ríspido, mas dentro das leis de jogo.

-

Era uma falta merecedora de cartão amarelo. João Moutinho não foi admoestado nesse lance, mas acabou por sê-lo mais tarde.

-

Pode-se ver que o Derlei está, no máximo, em linha com o penúltimo defesa do Benfica. Em caso de dúvida, o benefício é de quem ataca.

Soares Dias

+

A bola vai à mão. É o lance característico de bola na mão, e não o inverso e, como tal, não há lugar à marcação de falta. Para além disso, o centro é efectuado a uma curta distância e com alguma força.

+

Rochemback, de facto, faz falta sobre Reyes. Mas, no meu entendimento, não é motivo para que o árbitro tivesse agido disciplinarmente.

+

É uma falta normalíssima. Não havia quaisquer motivos para que o árbitro agisse disciplinarmente sobre João Moutinho.

-

Pelas imagens televisivas, é um fora-de-jogo mal assinalado. Mas é um lance muito rápido, e, assim sendo, dou o benefício da dúvida ao assistente.

António Rola

-

Polga faz um gesto com o braço esquerdo e impede que a bola seja cruzada. Ficou por marcar um livre directo e a exibição do cartão amarelo a Polga. Um lance que estava na área de jurisdição do árbitro assistente.

+

Dado que até essa altura do jogo, o árbitro adoptou um critério largo no aspecto disciplinar, e porque o jogador do Sporting teve intenção de jogar a bola, aceito a decisão.

+

Aqui ainda o árbitro estava com o seu critério bastante alargado no aspecto disciplinar e, porque a falta de João Moutinho não colocou em perigo a integridade física do adversário, aceito que tenha ficado somente pela sanção técnica.

-

No momento do passe, Derlei estava em posição regular. Se o árbitro-assistente deu a indicação de fora-de-jogo neste lance, teve uma má interpretação nas leis do fora-de-jogo.

LeoG

até que enfim uma capa decente no jogo. Curiosamente só traz verdades...

nandao

A chama imensa

Eu acredito na mudança de Quique

Por ricardo araújo pereira

ACABOU agora o Benfica-Sporting. Significa isto que, no momento em que começo a escrever esta crónica, o Sporting já não perde um jogo na Luz há cerca de cinco minutos. Sei que o Paulo Bento gosta imenso de estatísticas, e por isso não queria deixar de o manter actualizado. Seis minutos, agora. Outro dado interessante: mesmo sem a presença de Vukcevic e Stojkovic, houve um jogador incompatibilizado com Paulo Bento que mesmo assim conseguiu jogar o derby. O Carlos Martins. Foi um gesto bonito da parte do treinador do Sporting, ter deixado jogar o rapaz.

E neste momento o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de dez minutos. É obra. Quanto ao Benfica, arrisca uma sanção pesada das autoridades competentes. Os nossos centrais, não há que negar, são dois adolescentes. Estou a rever o jogo em alta definição e não consigo ver um único pêlo na barba dos dois petizes. E tenho quase a certeza de que vi o Quique Flores mudar a fralda ao Miguel Vítor ao intervalo. Por tudo isto, receio bem que aquilo que aconteceu ontem possa ser considerado trabalho infantil. Só não é trabalho porque os avançados do Sporting não deram trabalho nenhum. Na segunda parte, o Sidnei até se virou para trás e perguntou: «Sr. Quim, acha que posso ir lá à frente marcar um golo? Eu prometo que não demoro.» E o Quim disse: «Vai lá, pequenino. Não te percas.» E assim foi.

Entretanto, pareceu-me ver no ataque do Sporting um jogador que fazia mesmo lembrar o Liedson, mas completamente inofensivo. Não sei bem se era ele. O rabo do Rochemback tapa-me a visão sobre boa parte do jogo, por isso tenho dificuldade em dar-vos garantias, isto no momento em que o Sporting já não perde um jogo na Luz há quase meia hora.

No entanto, e apesar de tudo, para mim o aspecto mais relevante do jogo foi este: nos ecrãs do Estádio da Luz apareceram várias imagens de Quique Flores e mensagens sobre a mudança que ele está a operar no Benfica. Assim de repente, o Quique parecia-me um Barack Obama pálido. No fim, eu acreditava não só que ele é capaz de mudar o Benfica como estava convencido de que era capaz de dar um bom candidato à presidência dos Estados Unidos. Se os americanos o topam ainda são capazes de o levar para vice-presidente. Currículo tem ele. Toda a gente sabe que, comparado com gerir o Benfica, governar os Estados Unidos é uma brincadeira de Sidneis e Miguéis Vítores. Ou seja, de crianças. E com isto tudo o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de três quartos de hora.

redbullstar

o senhor paraty no record vem dizer que o lance do yebda com o postiga nao é penalty,como disse o paulo bento á uns tempos atras ainda bem que o paulo paraty PARA TI :2funny: ja nao esta na arbitragem,como é possivel o lance de o lucho e o katsouranis as imagens nao mostrarem claramente que a puxao dizerem que é penalty e este que so nao ve quem é ceguinho,ainda se poe em duvidas se é ou nao ou se é o yedba que se atira para o postiga,mas andamos a brincar :bah2:

Notguilty

fmb

voces ja ouviram o "relato" do nuno luz no resumo do jogo da sic??? ouçam..... inacreditavel!!!!

redbullstar

Citação de: fmb em 28 de Setembro de 2008, 13:33
voces ja ouviram o "relato" do nuno luz no resumo do jogo da sic??? ouçam..... inacreditavel!!!!
esse é lagarto,a lingua quando mexe para falar deita uma coisa verde,nao sei bem o que é,ou talvez saiba,é merd.....................

Denim

entao mas tu nao sabes a cor desse gajo?ele nem disfarça...nojento esse cão!!

Paulo89

Para mim frase da semana:

Era uma falta merecedora de cartão amarelo. João Moutinho não foi admoestado nesse lance, mas acabou por sê-lo mais tarde.

By Rosa Santos.

Bem podes matar hoje, não tem problemas nenhum se cometeres outro crime daqui por um ano e fores condenado.

Enfim....

Red_Soul

Citação de: denim em 28 de Setembro de 2008, 13:37

Mas o que é que esse artolas do Nuno Luz disse?

tiago177

inda n vi nada na televisao.moro no porto e fui ver o jogo qd cheguei inda fui pro budah e acordei agora.
o duarte gomes pra mim teve bem e p paraty numa primeira fase da carreira prejudicava o benfica mas nos ultimos tempos nao era bem assim... golo do luisao contra o smerding...qq outro tinha anulado!!!!!!! entao se fosse o antonio costa ou o lucilio batista este ultimo inda mostrava amarelo ao luisao e ao capitao de equipa!!!!!
benfica caralho :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Imperador83SLB

Citação de: Redady em 28 de Setembro de 2008, 01:40
ofendeu-se um bocadinho o Sobral na coluna do sobe e desce. Até me perspectivou uma ascenção na carreira jornalística, tudo porque em tempos escreveu esta barbaridade!

Suazo: dois remates, um golo e uma estreia estragada
[ 2008/09/19 | 00:54 ] Luís Sobral

«Chego lá, passam-me a bola e eu faço golo». Nos sonhos é assim. Para Suazo esteve perto de ser exactamente assim. Na estreia pelo Benfica marcou aos 16 minutos, de cabeça. Não contava é com o resto da história, próxima de um pesadelo. Maisfutebol passou os 90 minutos do jogo de Nápoles, para a Taça UEFA, a olhar para o avançado hondurenho e conta-lhe como foi.

A observação foi feita pela televisão e no caso de Suazo fica a ideia que perdemos muito. Para aparecer no sítio certo, como sucedeu em quase todas as ocasiões que lhe deram a bola, é preciso desenhar bons movimentos, coisa que raramente víamos.

Suazo até começou de uma forma imprópria esta partida na UEFA. Logo no primeiro minuto foi ao chão. Levantou-se e no instante seguinte ganhava a primeira bola de cabeça. Um sinal do que viria depois. Atá ao golo, o ex-jogador do Inter tabelou com Dí Maria, rematou (aos 12 minutos) e foi batido pelo ar, no meio-campo.

Este último lance sucedeu aos 14 minutos. Pouco depois estava de braços no ar. O canto saiu da esquerda e Suazo disse «sim», bem no centro da grande área, mais forte do que Santacroce. Era o tal começo de sonho no primeiro jogo com a camisola do Benfica. Poucos jogadores, ao longo da história rica do clube, terão precisado de apenas 16 minutos para fazer um golo pelo clube. Já agora fica o desafio ao leitor: sabe de quem o tenha feito mais depressa que Suazo? Deixe a informação lá em baixo. Na caixa de comentário Hernâni marcou o golo mais rápido de um estreante na Europa, em 1988, aos 8 minutos de um Montpellier-Benfica.

Voltemos ao jogo. Quando a bola regressa a Suazo, aos 25 minutos, já a festa era italiana. O avançado cometeu a primeira falta, a meio-campo, sinal de que as coisas estavam mesmo difíceis. O hondurenho é um dos primeiros a reagir e à passagem da meia hora entra em grande estilo pela grande área, sobre a esquerda. Cai ao passar por Santacroce, mas o jogador do Nápoles está inocente.

Um jogo acalma um pouco. Suazo soma quatro erros até aos 37 minutos. Perdas de bola e faltas. Também vai ao chão, empurrado por um adversário. Corta uma bola à entrada da área do Benfica. Faz um passe para Yebda, outro para Dí Maria, que está fora-de-jogo. Intervalo. Difícil pedir mais no regresso para o balneário.

Logo em Itália

A segunda parte foi bem pior. Entra com um passe atrasado e duas perdas de bola. Até aos 60 minutos, quando ensaia uma arrancada que termina em nada, ninguém repara em Suazo. O Benfica prolonga a agonia da primeira parte e sofre o 3-1. A bola distancia-se do ataque.

Passa longos minutos fora do jogo. Os movimentos nunca são correspondidos pelos colegas. Aos 70 segura a bola no ataque, à espera de uma falta que não aparece. No minuto seguinte é varrido por Contini do outro lado do campo. Uma falta vinda do futebol de outros tempos, quando os defesas estavam autorizados a bater em tudo o que mexia. Ainda falta muito tempo para o final, mas para o avançado do Benfica a história termina ali.

Quique Flores já tinha esgotado as substituições. Suazo aguenta e honra a nova camisola. Mas pouco mais faz do que passes laterais. Compreende-se, mal conseguia mover-se, quanto mais jogar futebol. Balboa ainda se aproxima do 3-3, mas já nada evitará o final infeliz para o sonho de Suazo. Rematou duas vezes, fez um golo na estreia, mas o Benfica perdeu na Europa. E logo em Itália.

NOTA: esta é uma análise feita exclusivamente com base nas imagens televisivas do Nápoles-Benfica (Sport TV). Pretende ser um olhar atento e razoavelmente objectivo sobre as acções com bola de um jogador, nesta partida. Só isso.

e eu critiquei por a achar minimalista e escrevi esta

Luis Sobral: dois apontamentos e uma estreia estragada
[ 2008/09/28 | 00:54 ]

«Sento-me no sofá, passam-me as pipocas e idealizo a vitória». Nos sonhos é assim. Para o Jornalista esteve perto de ser exactamente assim. Na minha estreia como LCD oficial que substitui o velho «plasma» do Jornalista Sobral, cabe-me a tarefa de analisar o jornalista, isento ... sentado no sofá e conta-lhe como foi.

A observação foi feita pela televisão e no caso do Jornalista, fica a ideia que perdemos muito. Para escrever no sítio certo, como sucedeu em quase todas as ocasiões que lhe deram a chance no passado, é preciso desenhar boas frases, coisa que raramente víamos falhar.

Sobral até começou de uma forma imprópria esta partida no Sofá. Logo no primeiro minuto foi ao chão. Levantou-se e no instante seguinte ganhava a primeira frase do seu texto. Um sinal do que viria depois. Atá ao golo, o Jornalista Desportivo, movimentou-se em sintonia com o sofá, rematou no ar(aos 42 minutos) e foi batido pelo desespero antes do intervalo. Igualdade a zero, tempo de ir verter águas!

Segunda parte, voltemos ao jogo. A coisa piorou, bastante. Quando a vontade de escrever regressa ao jornalista, aos 67 minutos, já a festa era do Benfica e Castelhana! Neste momento como LCD competente e atento, reparo que não há qualquer anotação do gesto técnico do cigano da Andaluzia, outrora adjectivado como «maravilhosa trivela» se o artista fosse outro. O Jornalista esboçou um ar enfadado, quiçá descrente, sinal de que as coisas estavam mesmo difíceis. E não estava enganado.

O jornalista acalma um pouco, acredita pensando na possível reviravolta, rói mais um pouco da sua BIC gel, mas Sidnei troca-lhe as notas aos 72minutos, e, deixa o jornalista sem matéria para enaltecer a Academia Leonina, e toda uma panóplia de alucinações felinas. Paciência, fica para a próxima.

NOTA: esta é uma análise feita exclusivamente com base nas imagens televisivas do Benfica - Sporting (Sport TV). Pretende ser um olhar atento e razoavelmente objectivo sobre as acções do jornalista Luis Sobral, no sofá, nesta partida, visto pelo olhar imparcial dum LCD com FULLHD, absolutamente imparcial. Só isso.

Com os meus cumprimentos
ManCam

e ele responde

RespostaCaro leitor, o texto está engraçado, agradeço o tempo que perdeu em vez de se divertir. Só tem dois problemas. Não está assinado (mas vou deixar passar mesmo assim) e estive a trabalhar na redacção, não no sofá. Mas continue que talvez lá chegue. Obrigado.

:angel: :-X ... a ironia é uma coisa macabra!  :2funny:

Brilhante. :clap1:
Esse Sobral é um palhaço que com as palas que tem nos olhos envergonha a classe jornalistica.

nandao

Citação de: Red_Soul em 28 de Setembro de 2008, 13:42

Vê o 3º vídeo (highlights), não consegue disfarçar o seu desgosto, que resumo faccioso da SIC Notícias.

http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1222552393&archive=&start_from=&ucat=39&;

trainmaniac

O resumo da SIC é mesmo uma vergonha...

Red_Soul

Citação de: nandao em 28 de Setembro de 2008, 14:03
Citação de: Red_Soul em 28 de Setembro de 2008, 13:42

Vê o 3º vídeo (highlights), não consegue disfarçar o seu desgosto, que resumo faccioso da SIC Notícias.

http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1222552393&archive=&start_from=&ucat=39&

Obrigado