Comunicação Social

Doom

Toda a gente concorda que o futebol português é um autêntico mar de podridão, lamaçal de oportunistas, vigaristas e corruptos.
Eu vejo o Benfica como o farol que está acima diisto tudo, contudo há coisas que custam aceitar:

Se queremos dignificar efectivamente o nosso futebol, porque não começar por atacar o poder instalado?

Somos contra o empréstimo escandaloso de jogadores a outras equipas? Sim, somos.
Apresentamos um propsota contra isso? Sim, só o Benfica está contra.

Então porque é que continuamos a apoiar esta liga? Esta federação? Este conselho de justiça e de arbitragem?

Porque é que continuamos a ter relaçãoes institucionais com os clubes que votam contra nós na liga?

Porque é que lhes emprestamos jogadores?

Se achamos que o sistema está podre e que a comunicação social social branqueia esses assuntos e vangloria as conquistas do FCP, porque é que somos amigos do maior simbolo da comunicação social pro-FCP, Joaquim de Oliveira?

Se somos contra as classificações dos árbitros, porque é que não deixamos de apoiar este conselho de arbitragem e tentamos usar mecanismos para repor a verdade desportiva? Impugnações, processos judiciais/desportivos contra as instituições?

Eu digo-vos porquê: Porque andamos estes anos todos perdidos em guerras pessoas do Sr. LFV contra o Pinto da Costa (agora parece que o Moniz, pois o filão Pinto da Costa está-se a esgotar), ou seja, atacamos uma árvore numa floresta.
O Benfica esteve ocupado com uma pessoa e esqueceu-se de olhar para o quadro geral, para o resto da floresta.

the.lowlight

Até na altura do Mourinho, no célebre caso do Beira Mar (creio)..que quiseram passar a imagem que 'Oh..mas alguma vez o Porto de Mourinho precisava de ajudas...', o Porto actuou de facto. E basta rever a importância daquele jogo...com o Sporting à perna e com jogo em Alvalade na jornada seguinte.

Mas não...até gracejam ' o Porto de Mourinho alguma vez precisaria de ajuda?'

the.lowlight

Citação de: Pedro Neto em 10 de Agosto de 2009, 15:58
Eu também já fui assim, moralista e ingénuo. Depois abri os olhos. Meus caros, para vencer na vida não basta ser bom. Só se vive uma vez, temos de ser espertos ou, como costuma dizer o meu pai, "comem-nos as papas na cabeça". O mundo é dos espertos.

E depois também há aqueles que se dizem muito by-the-book, e depois na hora...

O mundo é dos criminosos. É isso que estás a dizer Pedro. Esperto é diferente de criminoso.

Vai para a Escandinávia e depois diz-me se o mundo é dos criminosos...

the.lowlight

Citação de: Doom em 10 de Agosto de 2009, 15:58
Toda a gente concorda que o futebol português é um autêntico mar de podridão, lamaçal de oportunistas, vigaristas e corruptos.
Eu vejo o Benfica como o farol que está acima diisto tudo, contudo há coisas que custam aceitar:

Se queremos dignificar efectivamente o nosso futebol, porque não começar por atacar o poder instalado?

Somos contra o empréstimo escandaloso de jogadores a outras equipas? Sim, somos.
Apresentamos um propsota contra isso? Sim, só o Benfica está contra.

Então porque é que continuamos a apoiar esta liga? Esta federação? Este conselho de justiça e de arbitragem?

Porque é que continuamos a ter relaçãoes institucionais com os clubes que votam contra nós na liga?

Porque é que lhes emprestamos jogadores?

Se achamos que o sistema está podre e que a comunicação social social branqueia esses assuntos e vangloria as conquistas do FCP, porque é que somos amigos do maior simbolo da comunicação social pro-FCP, Joaquim de Oliveira?

Se somos contra as classificações dos árbitros, porque é que não deixamos de apoiar este conselho de arbitragem e tentamos usar mecanismos para repor a verdade desportiva? Impugnações, processos judiciais/desportivos contra as instituições?

Eu digo-vos porquê: Porque andamos estes anos todos perdidos em guerras pessoas do Sr. LFV contra o Pinto da Costa (agora parece que o Moniz, pois o filão Pinto da Costa está-se a esgotar), ou seja, atacamos uma árvore numa floresta.
O Benfica esteve ocupado com uma pessoa e esqueceu-se de olhar para o quadro geral, para o resto da floresta.

Concordo contigo...isso é de facto verdade.

Pedro Neto

Citação de: the.lowlight em 10 de Agosto de 2009, 16:03
O mundo é dos criminosos. É isso que estás a dizer Pedro. Esperto é diferente de criminoso.

Dos espertos, não necessariamente dos criminosos. E tenho tentado ir, estive quase na Noruega no ano passado mas depois não se proporcionou. Emigrar é um dos meus objectivos profissionais, daqui a um/dois anos.

the.lowlight

Citação de: Pedro Neto em 10 de Agosto de 2009, 16:07

Dos espertos, não necessariamente dos criminosos. E tenho tentado ir, estive quase na Noruega no ano passado mas depois não se proporcionou. Emigrar é um dos meus objectivos profissionais, daqui a um/dois anos.

Se esperto for estar um passo à frente dos outros, ter iniciativa e capacidade para ver as oportunidades..concordo contigo. Se envolver actos ilicitos... como acho que todos concordamos que existe.. é diferente, e eu não consigo defender esse tipo de postura para o nosso clube.

Quanto à Noruega, nunca fui...mas estive de passagem na Suécia e Dinamarca..e não precisas de muito tempo para perceber que é uma sociedade mais avançada que a maioria dos países. Espero que consigas ir ;)

Gnr. Keenan

Eu também já fui assim, moralista e ingénuo. Depois abri os olhos. Meus caros, para vencer na vida não basta ser bom. Só se vive uma vez, temos de ser espertos ou, como costuma dizer o meu pai, "comem-nos as papas na cabeça". O mundo é dos espertos.

Vim de lá há pouco tempo.
Para eles é impensável não pagar impostos, entre outras coisas que aqui são normais e para eles não fazem sentido.
Não quer dizer que hajam excepções, que as deve haver, mas a mentalidade do povo não é essa.
Eu não minimamente com o post do Pedro Neto, cada um de nós se pensar, e agir, por si ( o belo "Think for yourself, question authority", que o senhor do meu nick imortaliza), as coisas podem-se mudar. Esse é o maior erro no nosso país, ninguém acredita que pode fazer a mudança e acabam por se acomodar às situações.
Isso também é válido para a corrupção no desporto, se por um lado ela deve ser combatida judicialmente, no plano desportivo o Benfica tem uma enorme palavra a dizer. Só que os sucessivos erros que têm ocorrido têm-lhes facilitado a vida.
Para além de que na liga se podia tomar uma posição de maior força, na minha opinião.

the.lowlight

É uma questão cultural.. claro que acredito que haverão excepções e nem tudo será um mar de rosas..mas as diferenças são visiveis até para um turista.

Golden

A mentalidade escadinava é completamente oposta à nossa. Desde logo no pensar do indivíduo como pessoa e integrado numa sociedade. Lá um ser humano é visto como uma peça que movimenta um relógio muito maior, que é o bem comum de todos. E por isso são recompensados como por exemplo a ausencia de impostos, desde que a sua produtividade seja sempre contínua ao longo do tempo.

Assim se motiva um povo. Assim se faz crescer um país.

Red-Blood

Ser esperto é não deixar escapar o Jardel quando ele veio para o porto em 96, é não deixar fugir o Mourinho porque o Vieira queria "impor" que o juju fosse o adjunto, é contratar os melhores jogadores a actuar em portugal fora dos tres grandes,, é ter pessoas de confiança em lugares chave, é conseguir sensibilizar os clubes pequenos a serem mais nossos amigos, etc, etc...

Ser esperto no futebol não tem necessariamente a ver com comprar árbitros e  contratar um guarda abel. Isso é esperteza saloia, típica daqueles presidentes da junta de freguesia com a 4ª classe.

mochila

Citação de: Gnr. Keenan em 10 de Agosto de 2009, 16:11

Vim de lá há pouco tempo.
Para eles é impensável não pagar impostos, entre outras coisas que aqui são normais e para eles não fazem sentido.
Não quer dizer que hajam excepções, que as deve haver, mas a mentalidade do povo não é essa.
Eu não minimamente com o post do Pedro Neto, cada um de nós se pensar, e agir, por si ( o belo "Think for yourself, question authority", que o senhor do meu nick imortaliza), as coisas podem-se mudar. Esse é o maior erro no nosso país, ninguém acredita que pode fazer a mudança e acabam por se acomodar às situações.
Isso também é válido para a corrupção no desporto, se por um lado ela deve ser combatida judicialmente, no plano desportivo o Benfica tem uma enorme palavra a dizer. Só que os sucessivos erros que têm ocorrido têm-lhes facilitado a vida.
Para além de que na liga se podia tomar uma posição de maior força, na minha opinião.

Ora bem. É a diferença entre a resignação e a revolta. Entre entrar no jogo ou mudá-lo. E tudo se resume a uma questão: educação. O exemplo escandinavo é prova cabal disso. Ali interessa apenas e só o mérito. Ou seja: o jogo ainda se joga como o jogo que é.

Tudo se resume a educação. Nos livros de história aparece o Martin Luther King. E todos lhe devemos agradecer. Mas devemos agradecer também a quem teve a coragem de o educar contra a maré, a quem apelou ao seu sentido de revolta. Quem o fez salvou aquele rapaz, caso contrário seria só mais um bebido pelo jogo. E quem salvou aquele rapaz salvou milhões de pessoas. Uma mãe ou um pai ou quem quer que seja que ensinou àquele jovem condenado  o sentido de justiça, de honestidade e de igualdade mudou o mundo.

Nunca me venham dizer que é demais falar da corrupção. É preciso é passar das palavras às acções. E há um preço a pagar. Bem o soube Martin Luther King. Quantos de nós estaremos dispostos a ser um como ele? Quantos preferiremos o sacrifício pessoal, o altruísmo ou a honestidade? Muitos poucos, os poucos que mudam o mundo.

Mas uma coisa é certa: quando Luther King caiu, milhões de pessoas se levantaram.

Gnr. Keenan

Queres outro exemplo simples, the.lowlight ?
Nos semáforos, quando ficam amarelos eles param, em vez de acelerar como aqui.
Pode parecer insignificante, mas também ajuda a compreender a mentalidade cumpridora daquele povo.
Altero o que escrevi para dizer: Post inspirador e lúcido mochila !
Assim dá gosto !

Golden

Citação de: Gnr. Keenan em 10 de Agosto de 2009, 16:24
Pode parecer insignificante, mas também ajuda a compreender a mentalidade cumpridora daquele povo.

Os alemães, por exemplo, tb são assim.

a13263

Citação de: Gnr. Keenan em 10 de Agosto de 2009, 16:24
Altero o que escrevi para dizer: Post inspirador e lúcido mochila !
Assim dá gosto !

Embora parar nem sempre seja a opção mais segura. Especialmente se vier outro condutor português atrás de ti.

the.lowlight

O Benfica, a meu ver, raramente teve planteis mais fracos que o Porto. O Porto foi N vezes campeão a jogar com Esquerdinhas e João Manuel Pintos também..
Houve alguns anos de desorganização, aproveitados por eles...mas no geral, acho que o problema nunca foi a diferença de qualidade dos jogadores.

'Ter pessoas de confiança em lugares chave, sensibilizar os clubes pequenos a serem mais nossos amigos', chama-se, por outras palavras, tráfico de influências e é crime.