Comunicação Social

foNNtes

Citação de: rkc em 21 de Outubro de 2009, 03:21
Citação de: pedro6250 em 21 de Outubro de 2009, 03:15
Citação de: rkc em 21 de Outubro de 2009, 03:13
Isso do Izmailov só apanha tansos.

O jogador, quando lesionado, tem o seu salário pago pelo seguro, obrigatório.
ou seja, ele tava a receber 2?  :huh:

O clube não paga.

ya, não estou a perceber a notícia.

P∑T∑7

Citação de: foNNtes em 21 de Outubro de 2009, 03:39
Citação de: rkc em 21 de Outubro de 2009, 03:21
Citação de: pedro6250 em 21 de Outubro de 2009, 03:15
Citação de: rkc em 21 de Outubro de 2009, 03:13
Isso do Izmailov só apanha tansos.

O jogador, quando lesionado, tem o seu salário pago pelo seguro, obrigatório.
ou seja, ele tava a receber 2?  :huh:

O clube não paga.

ya, não estou a perceber a notícia.

É o reco-reco a ver se arranja forma de os lagartos se sentirem mais alegres... Coitadinho do Izmailov  :2funny:

dias_vld

Citação de: pedro6250 em 21 de Outubro de 2009, 03:19
"relembrar maddie mcann"

Não chegaram os meses que vi(vimos) isso na TV? :tomates:

Verdades...é pura hipocrisia e atirar poeira para os olhos das pessoas...enfim...FORÇA BENFICA!!!

No20__

Não queria ser porco, mas vão ser comidos como a Maddie. Ou por outra teoria, vão ser educados à Inglesa e desaparecer do mapa.

fail eu sei =)

pedro6250

Citação de: No20__ em 21 de Outubro de 2009, 04:57
Não queria ser porco, mas vão ser comidos como a Maddie. Ou por outra teoria, vão ser educados à Inglesa e desaparecer do mapa.

fail eu sei =)
O0 :2funny:

moondog

Citação de: dias_vld em 21 de Outubro de 2009, 04:22
Citação de: pedro6250 em 21 de Outubro de 2009, 03:19
"relembrar maddie mcann"

Não chegaram os meses que vi(vimos) isso na TV? :tomates:

Verdades...é pura hipocrisia e atirar poeira para os olhos das pessoas...enfim...FORÇA BENFICA!!!

É perfeitamente normal que falem/relembrem a miúda. É a primeira vez que o Everton vem jogar a Portugal, a miúda foi uma vez fotografada com a camisola deles.

Não alinhem é em carneiradas. No início eram todos uns santos, depois veio um atrasado mental que disse que os pais não sei quê e aí passaram todos a ser uns pecadores da pior espécie. Ou é 8 ou é 80, típico tuga influenciável.

Também eu já estou farto de ouvir falar na Maddie e nos McCann, mas espero que, façam os jogadores do Everton o que fizerem, as pessoas que forem ao Estádio saibam "estar", isto é, saibam ser Benfica, sem torpes conclusões.

Redady

Jermaine Beckford o avançado do Leeds pode vir a custo zero em Agosto.

http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-1221701/EXCLUSIVE-QPR-set-launch-1-5m-swoop-Leeds-hitman-Jermaine-Beckford.html

Será que conseguimos?

King... fala lá um pouco do rapaz!

Wanted

Red_Fraction

Marca muitos golos, mas n o conheço, parece improvavel vir para o Benfica a n ser que o Keirrison so fique ca uma epoca.

XHITA

Intervenção cirúrgica: Vamos a isto!

Por Eduardo Barroso

Aquilo que a maioria dos jogadores portugueses já julgava impossível aconteceu. Ao ganhar três dos últimos quatro jogos, a Selecção Nacional tem agora a possibilidade real de se qualificar para o mundia da África do Sul. Faltam ainda duas finais, dois jogos contra a Bósnia, mas agora só dependemos novamente de nós. Não ter acreditado que a qualificação ainda era possível antes destes últimos quatro jogos (até porque não dependíamos só de nós) não fez desses portugueses pessimistas uns traidores da pátria, e muito menos adversários de Carlos Queiroz. Muitos, como eu, continuavam a acreditar (até porque sendo sportinguista estou habituado a acreditar até ao fim), mas preferiram guardar uma réstia de optimismo no segredo dos deuses. Mas, se há pessoa que merecia ter a possibilidade de se bater pela qualificação até ao fim era Carlos Queiroz. Tirando algumas convocações que só ele sabe porquê (mas afinal não é para isso que lhe pagam?) e algumas montagens da equipa reveladoras de uma personalidade muito própria, Carlos Queiroz pôs a equipa nacional a jogar bem, sendo vítima sistemática de erros de arbitragem incompreensíveis (vêem como eu indefectivel sportinguista o entendo?) ou do mau olhado de um qualquer bruxo ibérico militante. Ter perdido com a Dinamarca em casa, quando ganhávamos com todo o mérito a dois minutos do fim, é uma situação que não pode voltar a acontecer. Não ter conseguido um golo à Albânia em quase 30 remates cheira a maldição!

Mas vamos a factos. Agora falta eliminar a Bósnia e não podemos contar com o ovo no cu da galinha. Os dois milhões de Bósnios, ultranacionalistas, vão pensar com toda a legitimidade que para eles também ainda tudo é possível. E numa eliminatória a dois jogos sabemos que uma noite má pode deitar tudo a perder.

Mas a grande vitória de Carlos Queiroz e da equipa portuguesa é ter conseguido voltar a depender apenas de si própria para se qualificar para o Mundial. Tenho a certeza que o estádio da Luz cai estar cheio a deitar por fora. Tenho a certeza que a Selecção Nacional vai ser apoiada com entusiasmo redobrado e do princípio ao fim. Tenho a certeza que Carlos Queiroz vai ser aplaudido quando entrar em campo. Tenho a certeza que Liedson vai ser tratado como português de gema. Tal como tenho a certeza que Cristiano Ronaldo vai querer jogar caso esteja apto, mesmo com algum risco. Esta qualificação para os play-off conseguida de trás para a frente, com alguma polémica, com episódios que confundiram o público e a crítica, arrancada a ferros, em total crescendo, pode ser, caso se materialize, a qualificação ideal. Ironia das ironias. A ser conseguida, como agora todos acreditamos, vai deixar todos, mas todos, reconciliados.

A era pós-Scolari previa-se e foi difícil. E os meses que vão mediar entre o previsível mas difícil apuramento e o começo do campeonato no Sul de África vão ser para Carlos Queiroz os meses da sua total aceitação. Foi bonita, muito bonita, a maneira como o nosso selecionador se referiu àqueles que já não acreditavam. Tratou-os com compreensão, mostrando que não os considera inimigos, chamando-os para se juntarem, sem quaisquer recriminações ao grupo dos sempre crentes. Foi uma atitude que contrastou com a má criação e a arrogância do mago Maradona. Que em qualquer país civilizado teria sido despedido cinco minutos após as lamentáveis declarações aos jornalistas no final do jogo com o Uruguai.

Quer isto dizer que apoiar a nossa selecção e apoiar o nosso selecionador vai ser a partir de agora a manifestação de uma total concordância com todas as suas escolhas e com todas as suas tácticas? Nem pensar. Esse apoio vai poder ser construido mesmo com divergências pontuais, sobretudo em relação às suas convocatórias e à escolha da equipa inicial. Caso contrário não tem graça nenhuma.

Pelo que me toca, quero poder continuar a discutir a Selecção conforme as minhas opiniões. E eu não costumo acertar variadíssimas vezes. Todos os portugueses têm o direito de votar nos seus jogadores preferidos. Mas quando a equipa entrar em campo, vai ser a nossa Selecção, que nos vai dar, se Deus quiser, o privilégio de em Junho de 2010 poder voltar a sonhar. Que diferente irá ser o Mundial da África do Sul com a participação de Portugal. Vamos a isso!

_________________________________________________________________________________

Estamos no bom caminho. No caminho possível

Estive a ver uma pequena peça na TVI que tentava ilustrar em poucos minutos a passagem destes quatro anos de Paulo Bento pelo Sporting senior. Comovi-me com as suas lágrimas aquando da despedida de profissional de futebol. Sorri com a reacção ao golo com a mão em Alvalade que nos tirou um campeonato. Solidarizei-me com ele outra vez quando explicou o gesto com os cinco dedos a rodar face à arbitragem de Lucílio Batista. Adorei a maneira como sempre deu a cara e defendeu o nosso Sporting.

Paulo Bento merece um pouco de sorte. O meu Sporting merece que ele tenha essa sorte. Acho que os adeptos sportinguistas, a esmagadora maioria, também já percebeu isso. Mas que uma vitória em Riga e outra em Guimarães ajudavam a encher Alvalade contra o Marítimo, disso ninguem tenha dúvidas.

Tenho cá um pressentimento que se vai confirmar o ditado popular. Quem ri por último é que ri melhor.

_________________________________________________________________________________

Saudades do Campeonato

Já tinha saudades. No próximo fim-de-semana recomeça o Campeonato Nacional. Ainda não sei em que dia e a que horas joga o meu Sporting contra o Vitória de Guimarães, mas lá estarei, na Cida-Berço ou em frente do televisor a sofrer como manda a lei.

Espero que amanhã em Riga na Letónia o meu Sporting garanta a qualificação europeia. Não conheço o Ventspils, mas acredito que vai ser conseguida a melhor série europeia de sempre.

É disso que o meu Sporting precisa. Uma série de vitórias que devolvam à equipa a tranquilidade necessária.

Tenho saudades do tempo em que Paulo Bento (um abraço pelos quatro anos de comando) falava de tranquilidade.

Voltando ao jogo de Guimarães. Jogar contra uma equipa que acabou de sofrer uma chicotada psicológica não é bom. O novo treinador não tem nada a perder, os jogadores querem mostrar-se, o público vimaranense volta a acreditar. Confesso que tive pena que Nelo Vingada tenha saído. Tenho por ele amizade e grande consideração como homem e como treinador. Até por isso gostaria que o meu Sporting provasse em Guimarães que o problema não era Vingada. Ainda me lembro bem da derrota injusta e cruel contra o Benfica que provavelmente, a não ter acontecido, prolongaria a sua estada em Guimarães.

Mas o futebol é isto. Sobretudo o futebol português onde aos primeiros maus resultados se despedem os treinadores.

Por isso, apenas por isso, querem ver Paulo Bento fora do meu Sporting. Apenas porque esta estabilidade, consubstanciada em bons resultados pode prenunciar grandes vitórias a curto ou médio prazo. Ferguson no Manchester, nos primeiros anos, não ganhou praticamente nada, e hoje a sua continuidade há mais de 20 anos garantiu ao United a melhor série de vitórias da sua existência.

Tivesse Paulo Bento tido a estrelinha de ter ganho um campeonato (e esteve tão perto) e tenho a certeza que o fenómeno Ferguson seria replicado no meu Sporting.

Acho que as claques do Sporting começam a interiorizar isso. O apoio à equipa no fraco jogo contra o Penafiel é disso prova. E os aplausos a Angulo aquando da sua substituição foram um contraste com os assobios de há poucas semanas.

XHITA

O planeta do futebol: A 'fábrica do futebol'

Por Luís Freitas Lobo

A fábrica do futebol tem um centro de produção no qual o talento é um elemento de trabalho. No início, existe a relação com a bola. Nesse primeiro tempo, a idade da inocência, qualquer jogador parece um predestinado. O tempo, as teias de relações, vida e jogo, que se tecem no túnel do seu processo de crescimento dirão, no fim desse caminho, qual a verdadeira matéria de que esse talento é (era) feito. É o futebol de fenómeno natural» a fenómeno fabricado. Está nesta evolução cruzada, o longo caminho, silencioso e invisível, da chamada «formação». Leio Luís Castro, ainda treinador de futebol por dentro, mas hoje director-técnico da formação do FC Porto, falar das diferenças destas suas diferentes vidas e a palavra-chave, para explicar tudo, é o factor tempo: «como treinador, planeava o jogo durante a semana e via o resultado desse trabalho logo no domingo seguinte. Na formação, planeamos, trabalhamos, e passa-se um ano, dois, três... Vê-se jogadores que chegaram aqui com 10 e agora já têm 14... Ainda vai ser preciso mais quatro ou cinco para eles chegarem lá em cima». Será, então, o tempo da «recompensa do trabalho invisível».

A mesma sensação nasce quando se fala das descobertas de Aurélio Pereira, em outra fábrica, a verde. Fenómenos naturais descobertos, crescendo à espera do dia em que a mercantilização do futebol adulto os absorve. Por fim, calçar as chuteiras para pisar o relvado principal, com a primeira equipa.

Uma fábrica incessante. Interminável. Nos puzzles da memória, saltam-me à mente várias imagens. Um golo de Simão, ao Salgueiros, na Maia, poucos minutos depois de estrear-se no onze adulto leonino. 1997. Os primeiros toques na bola de Sérgio Oliveira na relva do Dragão no último domingo. 2009. Dois casos, distantes, o mesmo circuito sanguíneo futebolístico. O talento, o natural e o fabricado, por fim visíveis.

Tudo isto, porém, no onze principal, cruza-se com outros significados futebolísticos do factor tempo. Penso no reforço mediatizado, que chega, a cada época, já fabricado. Para ele, o tempo tem uma, duas, três semanas... Para o talento formado, o tempo tem seis, sete, oito anos... Até se cruzarem no mesmo espaço. Na mesma equipa, sujeitos aos mesmos desígnios de 90 minutos, à mesma sentença.

É difícil fazer da palavra tempo a base de um futebol actual onde só o último resultado parece verdadeiramente importar. A consciência dos diferentes significados dessa palavra (tempo-formação/tempo-contratação) no grande edifício que deve ser a estrutura do futebol de um clube (e sua equipa) é, no entanto, a base dos projectos (e sucessos) mais sólidos.

O futebol, o jogador, é um processo de construção longo. Leva anos. A equipa, o jogo, é um processo rápido. Leva uma semana. O miúdo de 12 anos que chega às escolinhas. O craque estrangeiro que chega com um batalhão de fotógrafos. Uma coisa não vive assim tão distante da outra. Entender estes diferentes tempos é entender a lógica global da chamada «fábrica do futebol».

Treinadores: 'road movie'

Oito jornadas e quase meio campeonato (7 equipas) já mudou de treinador! Não é normal. Depois das chicotadas (cinco) outros dois treinadores saltaram dos seus bancos. Paulo Sérgio e Manuel Fernandes. Por razões diferentes, ambos abandonaram os projectos com que iniciaram a época (Paços e Leiria) rumo a outros destinos (Guimarães e Setúbal).

Cada qual terá as suas razões (legítimas) mas, sinceramente, nada disto me parece saudável para o campeonato, clubes, futebol, e, até, as suas próprias imagens. Imaginar que aquela pode ser uma oportunidade que não se repita ou sair por discordar de prémios por pagar, são argumentos que resultam das areias movediças em que se tornou o território em que os treinadores tentam hoje fazer as suas carreiras. Nada disto, porém, faz qualquer sentido. Aceito que o mercado está difícil, mas uma carreira, no início como no fim, tem lógicas de construção que, na óptica mais saudável, não devem ser quebradas. Para a imagem do futebol português, todo este cenário (intérpretes: dirigentes e treinadores) é perturbante.

________________________________________________________________________________

Liedson em 4x3x3

Explicar um jogador à luz de um sistema é o caminho mais curto para lhe limitar a sua dimensão em campo. É verdade que cada jogador tem um sistema onde se sente melhor, mas é redutor dizer que ele só pode jogar nesse desenho táctico. Liedson tem sido visto como avançado de 4x4x2. A sua inclusão na Selecção deu nova vida ao debate. Porque também jogou em 4x3x3, e, claro, também jogou como sabe. De forma diferente, sem dúvida, e, talvez, menos à vontade, mas o principal ponto foi ver que também nesse outro sistema, em que diziam ser impossível ele jogar, Liedson continua a resolver. É uma questão abrangente, pois existem vários tipos de 4x3x3. Com extremos típicos a fazer cruzamentos essa aculturação de Liedson ao novo sistema seria mais difícil. Num 4x3x3 vagabundo, em vez de dois extremos e um 9, com três avançados, promovendo mobilidade desde as faixas, diagonais ou idas à linha, Liedson respira com a mesma qualidade. Perceber esta nova imagem táctica de Liedson, pode ser um bom princípio para dar também novas inspirações ao jogo leonino.

Notas da Taça

A primeira aparição dos grandes na Taça deu algumas indicações sobre o que podem ser outros jogadores no decorrer da época, na chamada rotatividade. No Benfica, Felipe Menezes faz da técnica um estilo. Necessita, agora, de fazer da maior velocidade uma característica. Nunca será, porém, um substituto de Aimar, porque é incapaz de, mesmo em iguais espaços, fazer o mesmo que o argentino. Carlos Martins é o que se aproxima mais. Weldon é um excelente avançado que pode entrar e virar um jogo a qualquer altura. Impressiona ver a falta de agressividade de Sidnei, um excelente central que pode ver a carreira turvada por essa limitação no jogo.

No FC Porto, Farias, é a versão anterior, pré-upgrade, de Falcao, mas que continua formatado para os golos. Valeri necessita de ritmo e perceber a equipa. Combina, porém, algo de muito importante num bom médio: condução da bola e passe. O miúdo Sérgio Oliveira é para construir. Não o vejo na rotatividade, mas sim num programa de protecção e crescimento. Do qual não deve mais sair Yero até ao fim da época.

Atenção a... Hugo Vieira (Gil Vicente)

A velocidade no processo atacante. Será esta a melhor forma de descrever o futebol de Hugo Vieira, uma promessa à solta no ataque do Gil Vicente, uma das melhores revelações da II Liga esta época. Com 21 anos, esquivo a passar defesas (1,72m. e 70kg.), no centro ou mais sobre a faixa, tem sempre a área e a baliza na cabeça. Também remata, mas necessita ainda definir o tempo certo para o passe, mas em cada lance que entra mete imaginação no jogo. Precisa, agora, de lhe dar critério. O talento está lá. O futebol apoiado que a equipa de Rui Quinta pratica, pode, nesse sentido, ajudá-lo a crescer como jogador.

XHITA

Editorial: Alguém falou em barafunda?

Por Santos Neves

O ritmo já era de frenética fanfarra: 5 treinadores despedidos em 7 jornadas da nossa I Liga! E eis que, pensando melhor nesta interrupção da prova, outros dois técnicos decidem ser eles a trocar de clube... Logo, apenas 7 jornadas bastaram para também 7 serem as equipas que já mudaram de treinador! (mais uma e teremos exactamente metade das que disputam o campeonato...). Alguém falou em ainda maior barafunda no futebol português?

Verdade que a vontade própria de Paulo Sérgio na troca de Paços de Ferreira por Guimarães foi acompanhada por absoluta cortesia: o Vitória contactou o Paços, entenderam-se também em indemnização financeira, tudo OK. Na decisão de Manuel Fernandes, saindo de Leiria para o seu amado Vitória de Setúbal, é que há mosquitos por cordas... (curioso: na época passada, o U. Leiria pagou ao ASA de Angola para ir buscar Manuel Fernandes... – e veio a ter enorme mais-valia, subindo à I Liga). Importante é o balanço disto tudo: tamanho frenesi, chicotada para lá, chicotada para cá... dá vertigens!; e é outra prova da gravidade da doença... – parem de chorar débeis finanças, pois, pelos vistos, dinheiro, afinal, até há demais...

Desanuviemos o ambiente...: semana europeia para FC Porto, Sporting, Benfica, Nacional. Todos bem, ou razoavelmente, colocados para mais dias de palco europeu após os seis que souberam assegurar nesta fase. Atenção: os jogos de hoje e amanhã, a meio da liça, devem ser vistos com acrescida importância – darão embalagem para subir ou descer... Na Europa e na lusitana Liga que tanto se deleita em requintes de originalidade...

darkwolf

Citação de: Redady em 21 de Outubro de 2009, 08:56
Jermaine Beckford o avançado do Leeds pode vir a custo zero em Agosto.

http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-1221701/EXCLUSIVE-QPR-set-launch-1-5m-swoop-Leeds-hitman-Jermaine-Beckford.html

Será que conseguimos?

King... fala lá um pouco do rapaz!

Mais um nome para a lista. Fábio Faria e Jermaine Beckford. Quem é que saía ? Talvez Luís Filipe, Jorge Ribeiro , Balboa e K11 ?

Blitz

Este Jermaine Beckford é muito bom jogador. Conheço-o há cerca de meses e é um matador ao nível de Emile Heskey.

Red skin

Citação de: blitz0 em 21 de Outubro de 2009, 10:48
Este Jermaine Beckford é muito bom jogador. Conheço-o há cerca de meses e é um matador ao nível de Emile Heskey.

FIXE... qd é q alguém abre o tópico do mercado de Janeiro... já temos um inglês e um costa-riquenho!