As Finanças do Benfica

trainmaniac

Citação de: EPluribusUnum em 20 de Agosto de 2010, 20:04
Citação de: trainmaniac em 20 de Agosto de 2010, 20:03
Citação de: EPluribusUnum em 20 de Agosto de 2010, 15:04
O dinheiro das vendas e das partes vendidas ao fundo tem sido canalizado para quê?

Amortizar o passivo, reforço do plantel...?

Para já, apenas para comprar... e não chega, daí que tem sido preciso aumentar o nível de endividamento, também porque a actividade económica da SAD fora jogadores tem sido cronicamente deficitária.

Então prevê-se que o passivo vá aumentar?

Diria que sim... num Verão onde tínhamos tudo para encaixar muito mais do que supostamente iríamos despender em compras, não o fizemos... portanto não vejo nada que me leve a pensar o contrário.

EPluribusUnum

Citação de: trainmaniac em 20 de Agosto de 2010, 20:06
Citação de: EPluribusUnum em 20 de Agosto de 2010, 20:04
Citação de: trainmaniac em 20 de Agosto de 2010, 20:03
Citação de: EPluribusUnum em 20 de Agosto de 2010, 15:04
O dinheiro das vendas e das partes vendidas ao fundo tem sido canalizado para quê?

Amortizar o passivo, reforço do plantel...?

Para já, apenas para comprar... e não chega, daí que tem sido preciso aumentar o nível de endividamento, também porque a actividade económica da SAD fora jogadores tem sido cronicamente deficitária.

Então prevê-se que o passivo vá aumentar?

Diria que sim... num Verão onde tínhamos tudo para encaixar muito mais do que supostamente iríamos despender em compras, não o fizemos... portanto não vejo nada que me leve a pensar o contrário.

Pois, seguindo essa linha de pensamento é óbvio que vai aumentar...

½ a zero

Ao dinheiro das vendas de Di Maria e Ramires há que juntar os trocados de entrada na Champions. 7.1M€ só de entrar na fase de grupos mais 5.5M€ de direitos televisivos caso o Braga não consiga o acesso.. fora os possíveis ganhos com o desenrolar da competição. Esse dinheiro vai começar a entrar, pelo menos os 7.1M€ (sorteio a 25/08)..

Ruimas

Se o Benfica estiver com boa dinamica de vitorias, em principio o passivo aumentará quase sempre.

Porque se irá aproveitar para investir em bons jogadores, que custam dinheiro, e que não se pagam a pronto pagamento.

Se o passivo começar a reduzir, é sinal que o clube não se acha em condições de pagar os juros dos empréstimos.......é muuuuito mau sinal!!!!!! É sinal que se está perante uma restruturação e que o clube está a viver acima das suas possibilidades e ou corta ou é o fim.

Eu pessoalmente acredito que temos condições para sustentar a nossa actual dimensão. E até um pouco mais se nos orientarmos melhor e planearmos melhor as épocas. Se reduzirmos o desperdicio em jogadores "flops", ainda podemos crescer um pouco mais.

E crescer significa aumentar o passivo.

É um bocado como voces nas vossas vidas quando sabem que vao ganhar mais dinheiro e passam para uma casa mais cara ou compram um carro mais caro. Fazem-no porque sabem que dai para a frente vao ganhar mais e vao conseguir pagar sempre as prestações, não há risco!

Se vocês de repente sentirem necessidade de passar para uma casa mais pequena porque não podem pagar as prestações da maior......é sinal que perderam o emprego ou qualquer coisa má se passou.

Melhor este tom? :)

trainmaniac

É tão insignificante dizer que o passivo a crescer está associado a crescimento como associado a declínio... portanto não percebo minimamente qual a linha orientadora desse post, sou-te muito sincero Ruimas.

Sobretudo porque como é público, o nosso passivo exigível é elevado, tem encargos financeiros com claros prejuízos económicos para a SAD, e estejamos numa série de vitórias ou não, deve trabalhar-se para o baixar de forma o mais significativa possível para reduzir encargos que, manifestamente, não são fáceis de assumir pelo Benfica.

peter_slb

Citação de: Ruimas em 20 de Agosto de 2010, 19:55

Por amor.....sei la do que!

Parem de falar em amortizar o passivo se nem percebem o que é passivo e o que é contabilidade! :)

Só um exemplo, vocês quando juntam 20.000 euros vão a correr renegociar o empréstimo da casa ou pensam em comprar um carro novo ou pagar umas férias à maneira? Eu estou capaz de apostar que quase ninguém vai renegociar a dívida da casa!!!!!! Porquê? Já pensaram nisso? São todos burros ou existe uma razão? :)

há o passivo bom, que é usado para valorizar as empresas e que constitui ganhos financeiros para as empresas e há o passivo mau que arrasa as empresas. O Benfica neste momento já está bem longe de poder usar o passivo para se beneficiar financeiramente e está com um rácio de EBIT/ juros terrível - isto é um facto, não é uma opinião - e quem não quiser utilizar o EBIT por achar que não reflecte as verdadeiras contas do Benfica, utilize o EBITDA que o resultado é igualmente assustador e assim já não há desculpas de isto acontecer por causa do investimento feito na equipa de futebol.

É claro que há muita gente que estando a milhas de conseguir sequer pagar os juros com o resultado operacional que tem prefere comprar um carro do que amortizar o empréstimo da casa mas é também por isso que de vez em quando aparecem notícias destas http://www.agenciafinanceira.iol.pt/financas/portugueses-habitacao-banca-malparado-credito-emprestimo/1185830-1729.html

Ruimas

Ainda aqui vou acrescentar uma coisa:

Eu acho que o verdadeiro problema são os ordenados e a carrada de jogadores com contrato, e não o passivo. E já demonstro porque!

100 milhoes de emprestimo a 5% ao ano representa 5 milhoes de custo por ano. Ora nós se calhar gastamos esses 5 milhões por ano a pagar salários de jogadores como Zoros e afins.

Agora pensem que jogadores não se compram com 100 milhões......e tendo esses jogadores, ao fim de um ano com 1 deles faz-se de certeza um lucro de 5 milhões.......e magia.....ficamos com uma equipa boa, conseguimos pagar os juros, e ainda se ganha dinheiro!

O problema não é nunca pedir dinheiro emprestado. O problema é o que vamos fazer com ele!!!!!

Munha

Citação de: Ruimas em 20 de Agosto de 2010, 20:14

Se o Benfica estiver com boa dinamica de vitorias, em principio o passivo aumentará quase sempre.

Porque se irá aproveitar para investir em bons jogadores, que custam dinheiro, e que não se pagam a pronto pagamento.

Se o passivo começar a reduzir, é sinal que o clube não se acha em condições de pagar os juros dos empréstimos.......é muuuuito mau sinal!!!!!! É sinal que se está perante uma restruturação e que o clube está a viver acima das suas possibilidades e ou corta ou é o fim.

Eu pessoalmente acredito que temos condições para sustentar a nossa actual dimensão. E até um pouco mais se nos orientarmos melhor e planearmos melhor as épocas. Se reduzirmos o desperdicio em jogadores "flops", ainda podemos crescer um pouco mais.

É um bocado como voces nas vossas vidas quando sabem que vao ganhar mais dinheiro e passam para uma casa mais cara ou compram um carro mais caro. Fazem-no porque sabem que dai para a frente vao ganhar mais e vao conseguir pagar sempre as prestações, não há risco!

Se vocês de repente sentirem necessidade de passar para uma casa mais pequena porque não podem pagar as prestações da maior......é sinal que perderam o emprego ou qualquer coisa má se passou.

Confesso que pelo tom inicial pensava que percebias alguma coisa do assunto. Depois desta explicação ... sugiro que estudes um pouco mais.  Uma coisa não implica a outra.

Ruimas

A mim nao me preocupa se acham que percebo ou não :)

Não são os meus patrões e felizmente tenho emprego e ordenado.

Mas eu só estava a combater a ideia genérica de que o passivo é uma coisa má. E vinha na sequência de se falar em utilizar mais valias de jogadores para amortizar passivo. Eu não estava a dar uma aula de "contabilidade avançada" se quiserem.

Só estava a tentar mostrar que o passivo não é um bicho papão e que até pode ser bom crescer.

E acredito sinceramente que seria bom sinal poder crescer.

Agora se o suportamos ou não......isso é outra história. A julgar pela última época, se no fim de contas registamos resultado positivo, então parece que sim, que foi o bastante para suportar o passivo.

E nesse caso perdoa-me achar que o mal é o desperdicio em ordenados e jogadores sem qualidade e não o volume do passivo em si.

Mas não levem as coisas a peito nem me tentem ler nas entrelinhas. Eu só estava a dizer que o passivo em si não é mau e que pode não haver necessidade nenhuma de o reduzir. Apenas isso!!! E escrevi que em minha opinião o Benfica pode suportar esta dimensão de passivo......e nesse aspecto, para o reduzir, não terias outra solução que não vender activos sem re-investir (jogadores). Porque imagino ninguém queira vender o estádio que faz agora parte do capital próprio.

Eu até gostava de conversar mais a sério e mais directamente com alguns. Quem sabe qualquer dia.....acho que seria interessante.

Mas não me vejam como ofensivo.

Ahhhh e eu acredito mesmo que não vale muito a pena renegociar dividas se tivermos boas soluçoes onde investir o dinheiro.......acham errado????? De que é que serve renegociar dividas se as prestaçoes da equipa forem ao ar e alem dos elevados custos financeiros ainda tivermos de viver com menos receitas e menos mais valias?

cheio

Citação de: Munha em 20 de Agosto de 2010, 20:27
Citação de: Ruimas em 20 de Agosto de 2010, 20:14

Confesso que pelo tom inicial pensava que percebias alguma coisa do assunto. Depois desta explicação ... sugiro que estudes um pouco mais.  Uma coisa não implica a outra.

Tomara o Benfica amortizar o Passivo...

Já agora a maioria das obrigações bancárias é de longo prazo certo? Ou temos alguns custos a curto-médio prazo?

Infante da Sagres

Activos e Passivos à dimensão do Maior Clube do Mundo...

Incomoda alguns mas já todos sabemos quem são...

Denim

Citação de: Infante da Sagres em 20 de Agosto de 2010, 20:45

:rir: :rir:

trainmaniac

LOL! Bem, candidato a post do ano... é uma forma de ver as coisas, de facto. Pena que os activos não cheguem ao menos para termos capitais de 57,5M€ ao menos.

Infante da Sagres

Citação de: trainmaniac em 20 de Agosto de 2010, 20:46

LOL! Bem, candidato a post do ano... é uma forma de ver as coisas, de facto. Pena que os activos não cheguem ao menos para termos capitais de 57,5M€ ao menos.

LOL

peter_slb

Citação de: Ruimas em 20 de Agosto de 2010, 20:40

Agora se o suportamos ou não......isso é outra história. A julgar pela última época, se no fim de contas registamos resultado positivo, então parece que sim, que foi o bastante para suportar o passivo.

Não sei se percebi bem esta frase. Quando dizes "no fim de contas registamos resultado positivo", estavas a referir-te à possibilidade do Benfica registar lucro no final do período a que reporta a época passada? É que o Benfica vai apresentar cerca de 20 milhões de prejuízo, mesmo tendo vendido o Di Maria, que era, a par do David Luiz, o seu jogador mais valioso.

Quanto ao teu último parágrafo, o investimento que o Benfica faz não é um investimento normal em que se consegue definir razoavelmente o retorno que teremos e em que quanto maior for o investimento, maior será o retorno. O que os dirigentes têm de fazer é encontrar uma forma de, obtendo, no mínimo, lucros operacionais, manter uma equipa competitiva e que ganhe títulos. Gastar várias dezenas de milhões na compra de jogadores, todos os anos, para ganhar um campeonato em que mais de 60% das equipas têm um orçamento inferior a 5 milhões, é muito fácil e qualquer 1 o pode fazer.