As Finanças do Benfica

tigerwoodss

A médio prazo não nos vejo muito mal, se as receitas de televisão duplicarem, pelo menos.
A curto prazo as coisas não são assim tão fáceis.
Para este ano vamos ter (comparativamente à época passada):
Menos 5M€ de receitas de bilheteiras;
Mais uns 8/10M€ em prémios de competições.
Isto só nos dá um saldo positivo de 3 a 5M€.

Para anularmos os 19M€ negativos da época anterior, teremos de pelo menos igualar as depesas e as receitas com compra e venda de jogadores, isto seria uma melhoria de cerca de 8M€ relativamente à  época passada (Gastamos 37M€ e recebemos 29M€).

E ainda nos ficam a faltar mais 5 a 8M€.
Este dinheiro pode ser obtido de três formas essencialmente:
- Ser campeão (aumentando dessa forma as receitas de bilheteira em cerca de 4/5M€);
- Chegar aos Quartos de final da liga dos campeões;
- Ter uma diferença entre compras e vendas que nos seja favorável financeiramente em pelo menos 5M€

Infelizmente os sócios e adeptos têm aderido pouco aos outros negócios SLB, que nos poderiam fornecer receitas para compensar estes prejuizos.
Lembrem-se que temos a Benfica Seguros e quem tem carro tem de ter sempre um seguro do carro.
Temos também a clínica do Benfica, se precisarmos de um consulta nas especialidades que ali são fornecidas, porque não aproveitar.
Temos ainda a Benmfica Viagens e Benfica telecom.

Cumprimentos

Ramiro Lopes

Eu percebo pouco disto mas pelo que entendi o Clube apresentou lucro então atira-se areia para os olhos dos benfiquistas e parece que está tudo bem. Mas isto aconteceu porque a Benfica Estádio se fundiu com a Benfica SAD. Por isso é que o passivo do clube desceu 90 milhões (de 162,2 para 72,5 milhões) e o da SAD aumentou tanto (de 178,6 para 373,8 milhões de euros).

Basicamente o passivo total é de 446,3 milhões (373,8 milhões da SAD + 72,5 milhões do Clube).

Não sei do que tenho mais medo: se o LFV continue e aumente o buraco ou se ele saia e não vejamos o quão grande realmente o buraco é...

tigerwoodss

A médio prazo não nos vejo muito mal, se as receitas de televisão duplicarem, pelo menos.
A curto prazo as coisas não são assim tão fáceis.
Para este ano vamos ter (comparativamente à época passada):
Menos 5M€ de receitas de bilheteiras;
Mais uns 8/10M€ em prémios de competições.
Isto só nos dá um saldo positivo de 3 a 5M€.

Para anularmos os 19M€ negativos da época anterior, teremos de pelo menos igualar as depesas e as receitas com compra e venda de jogadores, isto seria uma melhoria de cerca de 8M€ relativamente à  época passada (Gastamos 37M€ e recebemos 29M€).

E ainda nos ficam a faltar mais 5 a 8M€.
Este dinheiro pode ser obtido de três formas essencialmente:
- Ser campeão (aumentando dessa forma as receitas de bilheteira em cerca de 4/5M€);
- Chegar aos Quartos de final da liga dos campeões;
- Ter uma diferença entre compras e vendas que nos seja favorável financeiramente em pelo menos 5M€

Infelizmente os sócios e adeptos têm aderido pouco aos outros negócios SLB, que nos poderiam fornecer receitas para compensar estes prejuizos.
Lembrem-se que temos a Benfica Seguros e quem tem carro tem de ter sempre um seguro do carro.
Temos também a clínica do Benfica, se precisarmos de um consulta nas especialidades que ali são fornecidas, porque não aproveitar.
Temos ainda a Benfica Viagens e Benfica telecom.

Cumprimentos

Americano69

Volto a lembrar, sem querer estar a "armar-me" que quando se avalia resultados não se pode fazer contas ao que se compra e ao que se vende. Do que se compra a parcela que vai a custos é apenas a amortização do exercício (valor de aquisição dividido pelos anos do contrato, duma forma simplista) e quando se vende é considerada apenas a mais (ou até menos) valia, ou seja, também duma forma simplista o valor de venda menos o valor líquido do activo (valor de aquisição menos amortizações acumuladas).

Nramos

O Benfica tem mesmo de vender sempre jogadores, isso não oferece qualquer dúvida, obviamente que por isso mesmo é que tem de existir um grande critério nas compras.

O nosso mercado não nos permite ter os grandes jogadores por mais de 1/2/3 épocas.

Seja pelo valor de mercado deles, seja pela vontade que eles terão de ir receber salários impossíveis para nós.

Para ter regularmente grandes equipas temos de vender jogadores e comprar muito bem. O segredo será vender pouco e caro, sem danificar a estrutra e conseguir fazer crescer outros jogadores.
Se quisermos "viver dentro das nossas possibilidades" sem contar com mais-valias nas transacções não conseguiremos manter equipas que consigam ter comportamentos meritórios, quer interna quer externamente.

O resto é utopia.

golfdreamer

Gostava que me confirmassem o seguinte:
                          Relatório Anterior     Reestruturação     Relatório Actual      Variação
Cap. Próprios    (11,8M)                     28M                       7.4M                       (20.6M)
Passivo              78M                          246M                     325                         (79M)
Activo                 206M                        275M                     333M                       58M

Alguém me pode tentar explicar como em cerca de meio ano:
-  se perde 20.6M de capitais próprios... a este ritmo e menos de um ano estamos outra vez em falência técnica.
- Como o passivo aumenta no mesmo período em 79 Milhões de euros.
- Já agora a que se deve o aumento do activo no valor de 58M.

Na minha perspectiva à medida que vou tentando perceber as contas só me vem uma palavra à cabeça... CATASTRÓFICAS! Para mais depois do ano que tivemos a nível desportivo.

joase

Ainda não tive a oportunidade de ler o R&C para tentar perceber o que aqui se diz.
No entanto devo dizer que existe aqui muita boa gente que percebe do assunto e já dá para ter a noção de algumas coisas.

Dá para perceber claramente e não é preciso perceber de contabilidade que o Benfica precisa de obter mais receitas. Como? Essa é a questão:
Para mim existem algumas formas que tem de ser potenciadas e destaco algumas:
1- Os sócios..Existe crise para todos e o Benfica não é indiferente a ela. No entanto temos um enorme potencial a nível de massa adepta e tem de ser esta massa adepta que tem de se pronunciar. Não é possível manter e construir equipas de elevado potencial se não se aumentar as receitas quer de quotas quer de bilheteira. Eu consigo perceber muita coisa mas não consigo perceber que num ano que somo campeões de forma brilhante que depois de tanta manifestação de Benfiquismo na rua isso não seja notório no estádio. Já sei que me vão dizer que a culpa é da direcção e do mau inicio de temporada. Isso para mim não faz sentido.
E tanto não faz sentido que todos chegamos á conclusão se não for através da venda de jogadores o nosso "prejuizo" seria ainda mais elevado.

2- Elevar as receitas em patrocínios.
3- Aumentar as receitas e a rentabilidade da Benfica TV. Um excelente projecto que tem de ser rentabilizado.
4- Elevar as receitas na medida do possível das empresas do grupo. Benfica Seguros, Benfica viagens, Clínica Benfica. Todos temos carro e precisamos de seguro. Contra mim falo, mas o próximo seguro do meu carro irá passar automaticamente para a Benfica Seguros.
5- Receitas televisivas. Esperemos que este seja, um contrato bem negociado. Aliás muito bem negociado.
6- Naming do estádio. Há muito tempo que se fala disto e é um ponto delicado. Terá de ser uma futura realidade por muito que isso nos custe.
7- Vem aí o Natal e muitas "prendinhas" deverão e poderão ser compradas em "nossa casa".

Estas são algumas das ideias que a meu ver precisam de ser rentabilizadas e certamente existirão outras.....mas no meu entender, se queremos um Benfica mais forte quer em Portugal e na Europa, para mim parte muito por nós sócios e adeptos.

Americano69

joase, o Benfica deve aumentar as receitas, mas na actual situação económica é evidente que ainda mais importante é limitar os custos. E isso não significa perder competetividade, significa gerir melhor e duma forma mais realista.
Em alturas de crise geral é impensável achar que o aumento de receita é "a" solução, é desejável mas é apenas uma das componentes a ter em conta.

joase

Citação de: Americano69 em 05 de Novembro de 2010, 15:50
joase, o Benfica deve aumentar as receitas, mas na actual situação económica é evidente que ainda mais importante é limitar os custos. E isso não significa perder competetividade, significa gerir melhor e duma forma mais realista.
Em alturas de crise geral é impensável achar que o aumento de receita é "a" solução, é desejável mas é apenas uma das componentes a ter em conta.
sim eu tenho isso presente americano69.
Aliás isso temos de fazer nós diariamente na nossa vida pessoal.
No entanto acho que para além da racionalização de custos que sem dúvida tem de acontecer e acho que de forma mais ou menos correcta tem sido feita e por isso a título de exemplo não se pode devido a isso mesmo trazer todos os anos Aimares e Saviolas, ou seja, os ditos jogadores consagrados, por outro lado devemos e temos algumas formas de potenciar as receitas, e como estamos a falar de futebol...os sócios e adeptos têm uma grande responsabilidade nisso.

MALU15

Citação de: golfdreamer em 05 de Novembro de 2010, 13:02
Gostava que me confirmassem o seguinte:
                          Relatório Anterior     Reestruturação     Relatório Actual      Variação
Cap. Próprios    (11,8M)                     28M                       7.4M                       (20.6M)
Passivo              78M                          246M                     325                         (79M)
Activo                 206M                        275M                     333M                       58M

Alguém me pode tentar explicar como em cerca de meio ano:
-  se perde 20.6M de capitais próprios... a este ritmo e menos de um ano estamos outra vez em falência técnica.
- Como o passivo aumenta no mesmo período em 79 Milhões de euros.
- Já agora a que se deve o aumento do activo no valor de 58M.

Na minha perspectiva à medida que vou tentando perceber as contas só me vem uma palavra à cabeça... CATASTRÓFICAS! Para mais depois do ano que tivemos a nível desportivo.
Se vires 2/3 páginas de posts anteriores, encontrarás respostas para as tuas dúvidas.
Os aumentos de activos e passivo tem fundamentalmente a ver com a inclusão da Benfica estádio na Benfica SAD. Uma boa parte das receitas que advêm do ano desportivo muito bom, só serão consideradas no ano seguinte ( inicio 1JUL10), como será o caso da CL.

iloy

isto vai ser cada vez pior, fizemos grandes negocios o ano passado mas infelizmente este ano gastamos 40 milhoes de euros em reforços e nao vejo 1 unico jogador que vai ser vendido mais de 20 milhoes.

Pedro Neto

Citação de: Americano69 em 05 de Novembro de 2010, 09:40
Olhar para as nossas contas e dizer que "estamos a melhorar" é digno do ministro iraquiano que apareceu aí umas páginas atrás.

Se um tipo estiver a ser sodomizado por dois africanos, e se hoje só estiver a ser por um, não está a melhorar a sua situação?

trainmaniac

Citação de: Pedro Neto em 05 de Novembro de 2010, 17:40
Olhar para as nossas contas e dizer que "estamos a melhorar" é digno do ministro iraquiano que apareceu aí umas páginas atrás.

Se um tipo estiver a ser sodomizado por dois africanos, e se hoje só estiver a ser por um, não está a melhorar a sua situação?

Isso faz lembrar o filme indiano... "o dia até me estava a correr bem".

Theroux

Citação de: Pedro Neto em 05 de Novembro de 2010, 17:40

Já que estamos na onda dos estereótipos, podemos trocar os dois africanos por um asiático. Ou um branquelas dentro de água. Já seria uma situação bem mais aprazível.

ccm

O pessoal tem é a memória curta ou gosta de se fazer deparvo.
Há 5 anos atrás o mais alto responsável pelo Benfica dizia que:

- Havia equilibrio financeira

- Era necessário apenas vender um jogador por ano por 10M para se pagar o estádio.

- O Estádio estaria pago em 2012

- Rapidamente o clube começaria a dar lucro, pelo que em vêz de se vender (10M) para pagar o estádio, teria-mos dinheiro para comprar jogadores sem ser necessário vender.

- O Benfica baixou o passivo em 60M e os benfiquistas ainda iriam ficarde boca aberta com o que iria diminuir no futuro (esse abatimente deu-se por se antecipar uma receita)

- O passivo era de 300M

- Esta lançadas as bases para se começar a ganhar no mínimo 3 camp~eonatos acada 5 anos

5 ou 6 anos depois, ou melhor dizendo 150 milhões de agravamento do passivo depois:

- As contas só dão prejuízo.

- Vender um jogador por 10M não chega nem para pagar os juros

- O estádio estará pago quando os meus espermatozoides tiverem netos.

- Continuamos com 1 campeonato ganho a cada 5 anos.

- Os mesmos (ir)responsáveis continuam com o mesmo discurso que o Benfica está
bem e que só basta vender meia equipa para não dar prejuízo.

Podem vir dizer que "se isto...", "se aquilo...". Daqui a meia dúzia de anos estamos a vender patrimonio como os sapos.