As Finanças do Benfica

Redady

SHELL ... acho que secretamente era esse o naming desejado do Vieira! :angel:

N3ST4

Citação de: Domnul de Cauciuc em 26 de Dezembro de 2010, 23:50
Citação de: CaCo em 26 de Dezembro de 2010, 18:05
Citação de: Van Hooijdonk em 26 de Dezembro de 2010, 16:52
Tenho pena do coitado que daqui a uns anos vai para Presidente do Glorioso...

TIVE PENA FOI DO VILARINHO E DO VIEIRA QUANDO PEGARAM NO BENFICA!!!

Pois...
Agora o passivo é 6 a 7 vezes maior e activos para vender ZERO!
Mas isso não interessa nada..., o outro é que era um malandro...
Eu até acho que do SLB só mesmo a cor da camisola e ainda assim não pode ser um vermelho muito vivo, não se tem nada e até a cor da camisola se está a perder...
Santa paciencia...

JNF

Citação de: Redady em 26 de Dezembro de 2010, 23:51
SHELL ... acho que secretamente era esse o naming desejado do Vieira! :angel:
E Sir Vieira Stadium?

Domnul de Cauciuc

Citação de: Redady em 26 de Dezembro de 2010, 23:51
SHELL ... acho que secretamente era esse o naming desejado do Vieira! :angel:

Deveria ser mais Michellin ou GoodYear...

trainmaniac

Activos vendáveis efectivamente temos muito poucos... é talvez o maior factor de risco que recai sobre nós.

Domnul de Cauciuc

Citação de: trainmaniac em 26 de Dezembro de 2010, 23:59
Activos vendáveis efectivamente temos muito poucos... é talvez o maior factor de risco que recai sobre nós.

Vendáveis tens apenas algumas partes dos passes de alguns jogadores...

trainmaniac

Citação de: Domnul de Cauciuc em 27 de Dezembro de 2010, 00:01
Citação de: trainmaniac em 26 de Dezembro de 2010, 23:59
Activos vendáveis efectivamente temos muito poucos... é talvez o maior factor de risco que recai sobre nós.

Vendáveis tens apenas algumas partes dos passes de alguns jogadores...

Pois... sendo o seu valor extremamente flutuante, como ainda vimos no Verão passado... em que as duas maiores estrelas saíram pelos valores que são conhecidos.

Maat

Quais eram os activos vendáveis antes do Vilarinho?

trainmaniac

Citação de: Maat em 27 de Dezembro de 2010, 00:44
Quais eram os activos vendáveis antes do Vilarinho?

Tínhamos imensos lotes na Luz... os que foram vendidos aliás, hoje em dia há imensos prédios a nascer (e a maioria já nascidos).
Hoje só temos o perímetro do Estádio da Luz, e o CFC que não é vendável devido ao acordo com a câmara do Seixal para nos ceder aqueles terrenos. O Estádio da Luz além de não ser vendável, está dado como garantia à banca.

Maat

#15414
E qual a diferença financeira entre um bem vendável e um bem não vendável? É que não tínhamos terrenos no Seixal nem cimento e tijolos (para não falar de uma autarquia como a de Gaia, que constrói, oferece e paga renda). Corrijam-me se estiver enganado, mas o Estádio da Luz antigo também não era vendável, e no seu lugar foi erigido um novo. Ora tudo isto não teve origem em geração expontânea, por isso pergunto como a perda de lotes na Luz é mais importante que o valor dos bens que possuímos agora só porque não são "vendáveis". O meu apartamento também não é vendável pois foi avaliado antes da bolha rebentar, mas isso não quer dizer que se eu não pagar a dívida ao banco eu vou perder a casa e pagar a diferença. O valor do imóvel é o valor dele. A hipoteca/garantia é fixada com o valor da avaliação e não com o artigo ser "vendável".

Corrijam-me se estiver enganado, mas o caso Euroárea do JVA não está ligado com o Seixal e os Lotes da Luz? Ou será que quando andava tudo a mandar vir e protestar que o CFC não avançava (o célebre caso da empreitada do presidente do Braga) estavam à espera que o clube vendesse pedaços do estádio para financiar?

Nem todos têm uma Câmara da cidade que oferece terrenos para um novo estádio, e uma Câmara vizinha que oferece um centro de estágio e oferece-se para pagar renda para usufruir desse espaço que ofereceu. Isso sim é geração expontânea, e com artifícios desses o relatório da SAD de uns é levezinho, enquanto que o nosso IRS paga a factura do restante que devia estar nesses relatórios.

Nós pagamos o Benfica com as quotas de sócio e os bilhetes, mas através no nosso IRS e imposto municipal (para quem é de Gaia) também pagamos o Olival.

nightcrowler

quando a euribor subir (e é uma questão de tempo), e o bce deixar de emprestar dinheiro aos bancos portugueses, EU não quereria estar a negociar nada com os bancos nessa fase. acontece que o Benfica deve andar nessa vida, lá para Março Abril...

já se falou TANTO mas TANTO disto, que sinceramente nem tenho grande vontade de escrever mais neste tópico.

T1n0_SLB

e ainda famos dar 11 pelo funes mori.

nightcrowler

Citação de: Maat em 27 de Dezembro de 2010, 01:44
E qual a diferença financeira entre um bem vendável e um bem não vendável? É que não tínhamos terrenos no Seixal nem cimento e tijolos (para não falar de uma autarquia como a de Gaia, que constrói, oferece e paga renda). Corrijam-me se estiver enganado, mas o Estádio da Luz antigo também não era vendável, e no seu lugar foi erigido um novo. Ora tudo isto não teve origem em geração expontânea, por isso pergunto como a perda de lotes na Luz é mais importante que o valor dos bens que possuímos agora só porque não são "vendáveis". O meu apartamento também não é vendável pois foi avaliado antes da bolha rebentar, mas isso não quer dizer que se eu não pagar a dívida ao banco eu vou perder a casa e pagar a diferença. O valor do imóvel é o valor dele. A hipoteca/garantia é fixada com o valor da avaliação e não com o artigo ser "vendável".

Corrijam-me se estiver enganado, mas o caso Euroárea do JVA não está ligado com o Seixal e os Lotes da Luz? Ou será que quando andava tudo a mandar vir e protestar que o CFC não avançava (o célebre caso da empreitada do presidente do Braga) estavam à espera que o clube vendesse pedaços do estádio para financiar?

Nem todos têm uma Câmara da cidade que oferece terrenos para um novo estádio, e uma Câmara vizinha que oferece um centro de estágio e oferece-se para pagar renda para usufruir desse espaço que ofereceu. Isso sim é geração expontânea, e com artifícios desses o relatório da SAD de uns é levezinho, enquanto que o nosso IRS paga a factura do restante que devia estar nesses relatórios.

Nós pagamos o Benfica com as quotas de sócio e os bilhetes, mas através no nosso IRS e imposto municipal (para quem é de Gaia) também pagamos o Olival.

não leves a mal, mas o que faz Gaia, Porto, Rio Tinto, Azambuja, Seixal, etc, passa-me ao lado. mas completamente.

o que acontece é que de momento o Benfica tem muito activos NÃO VENDÁVEIS, como seja o Estádio por exemplo (o que aconteceu já no passado ao Boavista - aliás, sendo o Estádio numa das zonas mais caras da cidade, ninguém ofereceu o que quer que seja em hasta pública por ele, portanto, se eu fosse credor do Benfica, seria bastante cauteloso na questão da avaliação da solvabilidade a curto prazo do clube).
o facto de não haver terrenos, como havia, que eram bens extremamente líquidos, é um claro revés para a tesouraria do clube.

estás a analisar o balanço do clube como algo estático, como um fim em si mesmo (tem activos de X, portanto não há problema). mas a questão é que, cada vez mais, é fundamental o que constitui esse activo, até porque há muito sobreavaliação. e neste caso, para quem tem é credor do benfica, é o que se passa. worst case, ficam passes de jogadores (que são extremamente voláteis), um estádio (que não tem valor de venda), centro estágio (que não pode ser vendido), e contratos de patrocinio diversos, que acabam por ser o mais facilmente manejável do ponto de vista de tesouraria.

nightcrowler

para 2011, temos a seguinte situação:

- empobrecimento geral do país, onde facilmente se depreende que provavelmente as receitas do benfica em bilheteiras, quotizações, venda de camisolas e afins deve cair;
- menor predisposição dos patrocinadores para darem dinheiro para marketing;
- subida abrupta de spreads;


enfim. está a fazer-se um caldinho de tal maneira que vai ser mesmo muito díficil dar seguimento a tudo isto.

lonstrup

Citação de: nightcrowler em 27 de Dezembro de 2010, 11:09
para 2011, temos a seguinte situação:

- empobrecimento geral do país, onde facilmente se depreende que provavelmente as receitas do benfica em bilheteiras, quotizações, venda de camisolas e afins deve cair;
- menor predisposição dos patrocinadores para darem dinheiro para marketing;
- subida abrupta de spreads;


enfim. está a fazer-se um caldinho de tal maneira que vai ser mesmo muito díficil dar seguimento a tudo isto.
Para mim a «solução» passava por vender passes de atletas, e reduzir a folha de custos à dimensão das receitas. Nem que viesse publicamente e dissessem algo como «nos próximos dois anos o plano é este».