As Finanças do Benfica

VodkaBoy

E pronto, mais 50M para pagar emprestimos... Onde e que isto vai parar?

MALU15

Citação de: T1n0_SLB em 03 de Março de 2011, 04:18
Citação de: T1n0_SLB em 03 de Março de 2011, 04:18
Citação de: MALU15 em 03 de Março de 2011, 01:21
tentando traduzir, são formas alternativas e mais diversificadas de pedir empréstimos, em condições mais vantajosas em termos de encargos  que os traticionais empréstimos junto de Bancos, com a vantagem de se poder emitir quando se precisa e liquidar antecipadamente quando já não se precisa. Os títulos estão depositados no Banco, mas quem empresta são outras Instituições que intervêm no mercado monetário ( Fundos, Seguradoras, Empresas ...)

Entendi, obrigado..

Empréstimos bancários e overdrafts
        Até 1 ano 53.238.252
        De 1 ano a 5 anos 29.100.280       
        A mais de 5 anos 57.670.230
        total -  140.008.762
Empréstimos obrigacionistas
        De 1 ano a 5 anos 40.000.000
        total---40.000.000

Outros empréstimos
        Até 1 ano 36.600.000
        total----36.600.000

total dos totais---216.608.762

Então sendo assim, parece-me que este emprestimo o 1º bold e que a venda do David + um outro jogador em julho será para pagar o segundo bold.

OBS: Numeros tirados do relatório de contas, pagina 65.
Eu julgo que é para reestruturar (substituir em condições mais vantajosas) os seguintes ( pág 64 do R&C):

Empréstimos - correntes
Empréstimos bancários "Overdrafts" 3.884.708

Emp. Bancários:
Banco Efisa                                          585.375
Intercalar BES                                 40.000.000

ednilson

Pimba....mais um empréstimo.

É desta que vou investir!  :dance:

Americano69

Se o papel comercial for apenas para reestruturar a dívida, não me choca, se bem que ache imperativo é reduzir a dívida através das mais-valias extraordinárias urgentemente.
Se o papel comercial ainda for aumentar a dívida, então é apenas mais um prego no caixão.

nightcrowler

Citação de: Americano69 em 03 de Março de 2011, 09:56
Se o papel comercial for apenas para reestruturar a dívida, não me choca, se bem que ache imperativo é reduzir a dívida através das mais-valias extraordinárias urgentemente.
Se o papel comercial ainda for aumentar a dívida, então é apenas mais um prego no caixão.
sinceramente, neste caso, até acho que é mais para reestruturar.
tenho ideia que tinhamos um empréstimo bem avultado de curto prazo no BES, que ao que parece era o que tinha taxas mais altas.
se a ideia for "substituir" esse empréstimo por este, que tem melhores condições, parece-me bem.

aliás, até gostava de saber para onde foi o dinheiro do david luiz. acho que o bom senso recomenda que parte seja para tesouraria (até porque as receitas estão abaixo do orçamentado), mas o restante canalizado para abater este empréstimo.

vamos ver o que sai daqui. mas esta gestão de "empréstimo em empréstimo" parece-me um pouco perigosa, dado que o clube parece estar bastante alavancado, numa fase em que as empresas alavancadas têm sofrido por causa da questão da escassez de capital.

VodkaBoy

Quando dizes reestruturar a divida, e prolongar no tempo o seu pagamento? (para os casos que vencem ja este ano)

A evolucao dos emprestimos do Benfica, postada por um user acima, demonstra bem a politica do emprestimo paga emprestimo. Na minha opiniao de leigo na materia, nao e a melhor opcao, pois nao nos vao emprestar dinheiro ad eternum... Mas com a corda ja no pescoco, temos de recorrer a estes artificios para o alcapao nao se abrir por baixo dos nossos pes...

nightcrowler

Citação de: VodkaBoy em 03 de Março de 2011, 10:04
Quando dizes reestruturar a divida, e prolongar no tempo o seu pagamento? (para os casos que vencem ja este ano)

A evolucao dos emprestimos do Benfica, postada por um user acima, demonstra bem a politica do emprestimo paga emprestimo. Na minha opiniao de leigo na materia, nao e a melhor opcao, pois nao nos vao emprestar dinheiro ad eternum... Mas com a corda ja no pescoco, temos de recorrer a estes artificios para o alcapao nao se abrir por baixo dos nossos pes...

reestruturar é, por norma, transformar dívida de curto prazo (que costuma ter custos mais elevados) em dívida de médio longo prazo, permitindo "respirar melhor" aos clubes

Didiman

Nada melhor do que no dia de um Benfica vs Sporting anunciar mais esta medida.

Já parece o Governo deste país....

Americano69

Exacto Vodka, como disse o night se for tornar o curto prazo em médio/longo prazo a condições iguais ou melhores, trata-se apenas duma operação financeira sem consequências graves, se bem que eu reafirme que uma grande parte das mais-valias deve ser canalizada para abater a dívida, daí que seja fundamental equilibrar a gestão operacional sem transferências. Se for para aumentar a dívida então é obviamente muito mais grave, e na verdade é isso que tem acontecido nos últimos anos, tem sido empréstimo paga empréstimo mais uma verba adicional que aumenta a dívida anterior. Na economia actual julgo ser suicídio total continuar a aumentar a dívida em vez de atacar a despesa.

Americano69

Citação de: Didiman em 03 de Março de 2011, 10:06
Nada melhor do que no dia de um Benfica vs Sporting anunciar mais esta medida.

Já parece o Governo deste país....

De parvos não têm nada. Aliás se copntinuar a série de vitórias até podem propor papel comercial de 500 milhões que mais de 90% apoiam e até batem palminhas.

Rui Costa

"Sport Lisboa e Benfica, SAD... a reestruturar divida desde 2003."

Como diria o Cristiano: "Faça como eu e saia sempre a somar".

Começar a pagar o que devem em vez de o substituir sempre por outros empréstimos é que está quieto...

nightcrowler

Citação de: Americano69 em 03 de Março de 2011, 10:09
Exacto Vodka, como disse o night se for tornar o curto prazo em médio/longo prazo a condições iguais ou melhores, trata-se apenas duma operação financeira sem consequências graves, se bem que eu reafirme que uma grande parte das mais-valias deve ser canalizada para abater a dívida, daí que seja fundamental equilibrar a gestão operacional sem transferências. Se for para aumentar a dívida então é obviamente muito mais grave, e na verdade é isso que tem acontecido nos últimos anos, tem sido empréstimo paga empréstimo mais uma verba adicional que aumenta a dívida anterior. Na economia actual julgo ser suicídio total continuar a aumentar a dívida em vez de atacar a despesa.

exactamente.
se tempos houve em que ter dívida até era racional do ponto de vista financeiro, porque a facilidade de obter credito era imensa, actualmente já não é nada assim.

atacar a dívida deve ser a prioridade. sem  margem para dúvidas.

Slb23

Ñ é uma boa noticia claramente, no entanto acho k ñ é surpresa para ninguém....

Dandy

Pensamento de leigo:

Em vez de pagar juros de 8%, por exemplo, à banca, sobre 50 Milhões... não é preferível contrair um empréstimo de 50 milhões, ao povão, a 4% ao ano, por exemplo?

Polaco

Se é para reestruturar a dívida, ou seja, para pagar dívida que vence agora, não me choca. Como já disse, na fase em que vive o País não é muito de pensar em reduzir dívida. Pode-se encarar isto como se fosse um prolongamento dos empréstimos anteriores por mais uns anos.
O que é para verificar será se os juros destes "novos" 50 M" serão superiores aos do "antigos 50 M", nesse caso já discordo, e então a novo empréstimo deveria ser inferior para não aumentar a conta de exploração. 
Não concordo DE MANEIRA NENHUMA é se for para aumentar a referida dívida no seu total.
Espero o dia em que a gestão do plantel em termos financeiros passe a ser autosuficiente e não para pagar passivos sacrificando jogadores decisivos.