As Finanças do Benfica

trucatruca

Sr. Malu15 eu só meti essa notícia aqui que me foi dada por alguém, só para acalmar a teoria que o homem descobriu o buraco negro do passivo e saltou fora. Tudo normal esta rotatividade.

Nramos

Citação de: ChéSLB em 03 de Janeiro de 2014, 17:40
Não percebo a vontade de criar "casos"!
As explicações do user MALU15 são de alguém que está por dentro desta temática e são bem esclarecedoras.

Já eu percebo bem a intenção de alguns apagar todos os fogos.

PS: Deste assunto, ainda me parece muito cedo para tecer considerações.

MALU15

Citação de: Nramos em 03 de Janeiro de 2014, 17:44
Citação de: ChéSLB em 03 de Janeiro de 2014, 17:40
Não percebo a vontade de criar "casos"!
As explicações do user MALU15 são de alguém que está por dentro desta temática e são bem esclarecedoras.

Já eu percebo bem a intenção de alguns apagar todos os fogos.

PS: Deste assunto, ainda me parece muito cedo para tecer considerações.
Podes arrumar este assunto na última "gaveta" que isto é daqueles "fogos" que não chegam a deitar chama.

Flirt4ever

Acho que não vale a pena extremar as coisas.

Eu postei aqui que o homem abandonado o cargo e perguntei se alguém sabia o PORQUÊ, apenas isso.

peter_slb

Citação de: MALU15 em 03 de Janeiro de 2014, 16:11
Não lancem a especulação.
O Revisor (ROC) no caso o João Paulo ..., é apenas o representante da Sociedade de Revisores ( no caso da BSAD é a KPMG) responsável pela Auditoria às contas.

A renúncia ao cargo é normal nas Sociedades de revisores e pode acontecer por rotação de ROC`s na própria Sociedade ou até pela saída dos quadros da mesma.
Compete agora à Sociedade de Revisores indicar outro ROC da mesma Sociedade para assumir o cargo.

eu não leio que tenha sido o ROC "João Paulo..." a renunciar, o que eu interpreto é que foi a KPMG a renunciar ao mandato, porque esse ROC era só o representante do revisor da SAD do Benfica (KPMG) e o que está no comunicado do Benfica é que "o revisor oficial de contas renunciou ao cargo".

Nramos

Citação de: MALU15 em 03 de Janeiro de 2014, 18:15
Citação de: Nramos em 03 de Janeiro de 2014, 17:44
Citação de: ChéSLB em 03 de Janeiro de 2014, 17:40
Não percebo a vontade de criar "casos"!
As explicações do user MALU15 são de alguém que está por dentro desta temática e são bem esclarecedoras.

Já eu percebo bem a intenção de alguns apagar todos os fogos.

PS: Deste assunto, ainda me parece muito cedo para tecer considerações.
Podes arrumar este assunto na última "gaveta" que isto é daqueles "fogos" que não chegam a deitar chama.

Acredito que sim.

O0

ivodaniello

Foi cedido ao Chelsea, no pacote do Matic.

MALU15

Citação de: peter_slb em 03 de Janeiro de 2014, 18:38
Citação de: MALU15 em 03 de Janeiro de 2014, 16:11
Não lancem a especulação.
O Revisor (ROC) no caso o João Paulo ..., é apenas o representante da Sociedade de Revisores ( no caso da BSAD é a KPMG) responsável pela Auditoria às contas.

A renúncia ao cargo é normal nas Sociedades de revisores e pode acontecer por rotação de ROC`s na própria Sociedade ou até pela saída dos quadros da mesma.
Compete agora à Sociedade de Revisores indicar outro ROC da mesma Sociedade para assumir o cargo.

eu não leio que tenha sido o ROC "João Paulo..." a renunciar, o que eu interpreto é que foi a KPMG a renunciar ao mandato, porque esse ROC era só o representante do revisor da SAD do Benfica (KPMG) e o que está no comunicado do Benfica é que "o revisor oficial de contas renunciou ao cargo".
Ó Peter, essa não.
Isto não é uma questão de interpretação tua ou minha, mas sim uma questão de facto.
O comunicado é bem claro, quem apresentou a renúncia foi o Revisor ofical de contas (ROC) enquanto representante da KPMG, Sociedade de Revisores que exerce o lugar de "revisor oficial de contas" nos Orgãos Sociais.

A expressão "renúncia ao mandato" nem sequer está no comunicado, e que a acontecer, e não havendo (penso) outra SOC. Revisores como suplente, obrigaria, salvo erro, a uma AG.
Certo?



"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que o Revisor Oficial de Contas apresentou a renúncia ao cargo com efeitos a partir de 31 de Dezembro de 2013.
O Conselho de Administração"


O Vermelhão

A Bomba está prestes a cair para os lados da luz...  :-X

GARAJAU

Citação de: O Vermelhão em 03 de Janeiro de 2014, 19:27
A Bomba está prestes a cair para os lados da luz...  :-X
Isso é já amanhã quando a claque detonar o engenho com os golos (ou auto-golos) do Benfica!

MALU15

Nem de propósito:

"PwC já comunicou substitutos de Nasser Sattar na Zon Optimus

03/01/2014

Os revisores oficiais de contas (ROC) Hermínio Paulos Afonso e Jorge Manuel Santos Costa são os representantes escolhidos pela PricewaterhouseCoopers (PwC) para a Zon Optimus, segundo comunicado recebido pela cotada e remetido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
 
A operadora era uma das principais empresas representada pelo sócio da PwC que transitou para a KPMG, Nasser Sattar, onde vai integrar a comissão executiva liderada pelo seu irmão Sikander Sattar.
 
A PwC decidiu nomear dois representantes para substituir Nasser Satar na Zon Optimus. O outro grande cliente da KPMG, no PSI-20, é a Jerónimo Martins. Resta saber se os clientes de Nasser vão acompanhar o seu representante para a sua nova morada, ou permanecer na mesma firma de auditoria, com representantes diferentes.
 
Ainda na última assembleia geral da operadora resultante da fusão, em Outubro, a PwC, representada por Nasser Sattar, foi eleita Revisor Oficial de Contas para o triénio de 2013/2015.
 
Nasser abandonou a auditora com escritórios no Palácio Sottomayor, junto à Avenida Fontes Pereira de Melo, e levou consigo ouros quatro antigos sócios para a auditora com sede no edifício Monumental, no Saldanha.
 
A notícia da transição caiu como uma bomba no mercado português que é dominado pelas quatro grandes firmas de auditoria (KPMG, Deloitte, PwC e Ernst & Young), dado ser uma movimentação inédita no mercado de auditoria.
 
Além de ter em vista o reforço da aposta em Angola, a contratação destes quadros por parte da KPMG poderá ainda resultar na transferência de alguns clientes hoje na PwC. O risco será tanto maior quanto mais forte for a ligação dos clientes aos sócios que protagonizam esta mudança de empresa que, pela sua dimensão, é inédita no panorama português das quatro grandes empresas internacionais de consultoria."

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/ATOS48078.pdf


peter_slb

Citação de: MALU15 em 03 de Janeiro de 2014, 19:19
Citação de: peter_slb em 03 de Janeiro de 2014, 18:38
Citação de: MALU15 em 03 de Janeiro de 2014, 16:11
Não lancem a especulação.
O Revisor (ROC) no caso o João Paulo ..., é apenas o representante da Sociedade de Revisores ( no caso da BSAD é a KPMG) responsável pela Auditoria às contas.

A renúncia ao cargo é normal nas Sociedades de revisores e pode acontecer por rotação de ROC`s na própria Sociedade ou até pela saída dos quadros da mesma.
Compete agora à Sociedade de Revisores indicar outro ROC da mesma Sociedade para assumir o cargo.

eu não leio que tenha sido o ROC "João Paulo..." a renunciar, o que eu interpreto é que foi a KPMG a renunciar ao mandato, porque esse ROC era só o representante do revisor da SAD do Benfica (KPMG) e o que está no comunicado do Benfica é que "o revisor oficial de contas renunciou ao cargo".
Ó Peter, essa não.
Isto não é uma questão de interpretação tua ou minha, mas sim uma questão de facto.
O comunicado é bem claro, quem apresentou a renúncia foi o Revisor ofical de contas (ROC) enquanto representante da KPMG, Sociedade de Revisores que exerce o lugar de "revisor oficial de contas" nos Orgãos Sociais.

A expressão "renúncia ao mandato" nem sequer está no comunicado, e que a acontecer, e não havendo (penso) outra SOC. Revisores como suplente, obrigaria, salvo erro, a uma AG.
Certo?

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que o Revisor Oficial de Contas apresentou a renúncia ao cargo com efeitos a partir de 31 de Dezembro de 2013.
O Conselho de Administração"



o cargo de revisor oficial de contas da Benfica SAD é desempenhado pela KPMG, SROC e o Benfica anuncia que o revisor oficial de contas renunciou ao cargo, tu estás a assumir que o Benfica está a falar da pessoa que é ROC e por isso descartas a possibilidade de se referirem à sociedade de ROCs, eu assumo que se esteja a falar da entidade que desempenha o cargo em si, talvez tenhas razão, mas para mim não é nada evidente.

Quanto à necessidade de haver uma AG, também tenho ideia que seja necessária para a nomeação dum novo revisor oficial de contas (SROC ou ROC), mas não tenho certeza.

MALU15

Citação de: peter_slb em 03 de Janeiro de 2014, 20:03
Citação de: MALU15 em 03 de Janeiro de 2014, 19:19
Citação de: peter_slb em 03 de Janeiro de 2014, 18:38
Citação de: MALU15 em 03 de Janeiro de 2014, 16:11
Não lancem a especulação.
O Revisor (ROC) no caso o João Paulo ..., é apenas o representante da Sociedade de Revisores ( no caso da BSAD é a KPMG) responsável pela Auditoria às contas.

A renúncia ao cargo é normal nas Sociedades de revisores e pode acontecer por rotação de ROC`s na própria Sociedade ou até pela saída dos quadros da mesma.
Compete agora à Sociedade de Revisores indicar outro ROC da mesma Sociedade para assumir o cargo.

eu não leio que tenha sido o ROC "João Paulo..." a renunciar, o que eu interpreto é que foi a KPMG a renunciar ao mandato, porque esse ROC era só o representante do revisor da SAD do Benfica (KPMG) e o que está no comunicado do Benfica é que "o revisor oficial de contas renunciou ao cargo".
Ó Peter, essa não.
Isto não é uma questão de interpretação tua ou minha, mas sim uma questão de facto.
O comunicado é bem claro, quem apresentou a renúncia foi o Revisor ofical de contas (ROC) enquanto representante da KPMG, Sociedade de Revisores que exerce o lugar de "revisor oficial de contas" nos Orgãos Sociais.

A expressão "renúncia ao mandato" nem sequer está no comunicado, e que a acontecer, e não havendo (penso) outra SOC. Revisores como suplente, obrigaria, salvo erro, a uma AG.
Certo?

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que o Revisor Oficial de Contas apresentou a renúncia ao cargo com efeitos a partir de 31 de Dezembro de 2013.
O Conselho de Administração"



o cargo de revisor oficial de contas da Benfica SAD é desempenhado pela KPMG, SROC e o Benfica anuncia que o revisor oficial de contas renunciou ao cargo, tu estás a assumir que o Benfica está a falar da pessoa que é ROC e por isso descartas a possibilidade de se referirem à sociedade de ROCs, eu assumo que se esteja a falar da entidade que desempenha o cargo em si, talvez tenhas razão, mas para mim não é nada evidente.

Quanto à necessidade de haver uma AG, também tenho ideia que seja necessária para a nomeação dum novo revisor oficial de contas (SROC ou ROC), mas não tenho certeza.
Decorre do CSC (Artºs 413 a 415) sobre o orgão de fiscalização, o lugar do ROC é atribuído a uma Sociedade de Revisores, que por sua vez é representada por um ROC normalmente sócio. Postei há momentos a mudança que se passou hoje na Optimus/Zon, e segue os mesmos moldes. O que pude concluir, é que está a haver uma "guerra" na caça aos ROC`s nas Soc. Auditoria que dominam o mercado.

peter_slb

agora que falaste nisso fui ver o comunicado da Zon Optimus sobre essa mudança http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/ATOS48078.pdf e ainda fiquei mais convencido que terá sido a KPMG a renunciar ao cargo no Benfica, quer dizer, também pode ter sido o Benfica a escrever o comunicado de forma estranha, mas se tivesse sido só o revisor João Paulo... a sair, o comunicado do Benfica deveria ser muito mais parecido a este da Zon Optimus.

chama.ardente

Soube através de uma pessoa que trabalha na KPMG que não houve saídas de partners, que é o que o João Paulo Pratas é.

Pode simplesmente ter havido uma rotação em termos de quem é a pessoa responsável pela auditoria do Benfica? Sim, é possível, mas altamente improvável.

Para além disso, isso já tinha acontecido no passado e o Benfica não fez nenhum comunicado à CMVM. Limitou-se a dizer no R&C a seguir à mudança que a pessoa que representava a KPMG era outra.

Eu diria que é caso para nos preocuparmos a sério. De qualquer forma, basta ler o último R&C. Na parte final, no relatório da Auditoria, há um ponto que salvo erro é o 8, em que está tudo dito.