As Finanças do Benfica

carvalho0407

tenham calma, que o benfica não esta em liquidação.
então uma empresa que nunca falhou nenhuma prestação ao banco, paga 20 milhoes de juro por ano, é um grande cliente de qualquer banco.
agora que era melhor indo reduzindo aos poucos o defice, ate para começar a pagar menos juros por ano, era.
é preciso calma, ate porque os jornais estão a tentar destabilizar, a mando de alguem.

Aguia_Rea1

Citação de: tecoteco em 29 de Agosto de 2014, 09:14
Citação de: Aguia_Rea1 em 29 de Agosto de 2014, 09:06
Citação de: tecoteco em 29 de Agosto de 2014, 00:17
Quem dera a uma família:
ter investido 600 mil euros numa casa,
dever 420 mil euros da compra da casa,
ganhar 200 mil euros por ano.

no caso do Benfica...
é gestão danosa...
é falência :)

a analogia correcta é esta:

Quem dera a uma família:

ter previsto pagar a casa em 5 anos e já passaram 10 e ainda deve mais de metade, raramente amortiza e ao inves pede emprestado pra pagar as dividas num roll over constante

ganhar 200 mil euros por ano, mas todos os anos gastar mais do que recebe de ordenado, tanto que as dividas valem muitas vezes o rendimento anual

quando consegue equilibrar o orçamento anual é porque vendeu umas joias, que se valorizaram imenso, o pior é se um ano não tem joias pra vender

se precisar de vender a casa ninguem a compra porque não vale o que pagou, e o banco sabe disso dai precisar de outras garantias reais

o cenário de sonho pra qualquer familia O0

bla bla bla... tanto palavreado que nem tu próprio entendes o que escreveste.

se existe um investimento de 600M€... e só se deve 420M€... eu pergunto... de onde vieram os 180M€... atendendo à tal "teoria" de que temos andado a viver acima das possibilidades????

se essa teoria fosse correcta, então após um investimento de 600M€.. vivendo acima das possibilidades... o Benfica teria um passivo de 700M€!!!!!

Isto é ÓBVIO! nem precisava de fazer um desenho :)

a vender joias... o problema é se um dia se acabam as joias... estavas desatento na leitura... o habitual.

Mas como desde que construimos o estadio o passivo disparou de uma forma louca, é natural que se tenha pedido a um banco pra amortizar a divida de outro neste caso com o estádio, ou entao com um emprestimo obrigacionista. Um classico Vieirista

comenta lá mas é os prazos de liquidação da divida do estadio? estou curioso pra ver acrobata a trabalhar

depois comenta ai onde anda o dinheiro dos terrenos que vendemos e a receita do estadio, que entre os dois pagavam o emprestimo já há uns anos!!! foram desviados pra quê? ou alguem enganou-se na matemática?

ivodaniello

Quem dera a uma família:

no caso do Benfica...
é gestão danosa...

Quem dera a uma família:

ter previsto pagar a casa em 5 anos e já passaram 10 e ainda deve mais de metade, raramente amortiza e ao inves pede emprestado pra pagar as dividas num roll over constante

ganhar 200 mil euros por ano, mas todos os anos gastar mais do que recebe de ordenado, tanto que as dividas valem muitas vezes o rendimento anual

quando consegue equilibrar o orçamento anual é porque vendeu umas joias, que se valorizaram imenso, o pior é se um ano não tem joias pra vender

se precisar de vender a casa ninguem a compra porque não vale o que pagou, e o banco sabe disso dai precisar de outras garantias reais

se existe um investimento de 600M€... e só se deve 420M€... eu pergunto... de onde vieram os 180M€... atendendo à tal "teoria" de que temos andado a viver acima das possibilidades????

se essa teoria fosse correcta, então após um investimento de 600M€.. vivendo acima das possibilidades... o Benfica teria um passivo de 700M€!!!!!

Quanto é que o Benfica pediu de empréstimo para pagar o estádio?

Pedro Nunes 28

Aguia Real não percas tempo....quem acha que estamos a ter uma boa gestão nem merece qualquer argumento de quem quer que seja.
Um clube que se orgulha de estar entre os 20 com maiores receitas a nivel Mundial, que tem das maiores massas associativas, que tem vendas astronómicas e que ao fim de 12 anos tem 3 titulos, um passivo de quase 500 milhões de euros e que pagou nesse periodo mais de 200 milhões em juros, ou é mal gerido ou alguem anda a roubar.....
Em qualquer empresa séria (que não um BES desta vida) estes senhores que estão no Benfica já teriam sido corridos e estavam no desemprego.
Há quem ache tudo isto normal...quando um dia se acabarem as vendas dos jogadores e se tiver que viver com aquilo que se tem e ainda pagar um passivo absurdamente elevado....vamos fazer outra operação "coração".

Aguia_Rea1

Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:25
Citação de: Pedro Nunes 28 em 29 de Agosto de 2014, 10:00
Aguia Real não percas tempo....quem acha que estamos a ter uma boa gestão nem merece qualquer argumento de quem quer que seja.
Um clube que se orgulha de estar entre os 20 com maiores receitas a nivel Mundial, que tem das maiores massas associativas, que tem vendas astronómicas e que ao fim de 12 anos tem 3 titulos, um passivo de quase 500 milhões de euros e que pagou nesse periodo mais de 200 milhões em juros, ou é mal gerido ou alguem anda a roubar.....
Em qualquer empresa séria (que não um BES desta vida) estes senhores que estão no Benfica já teriam sido corridos e estavam no desemprego.
Há quem ache tudo isto normal...quando um dia se acabarem as vendas dos jogadores e se tiver que viver com aquilo que se tem e ainda pagar um passivo absurdamente elevado....vamos fazer outra operação "coração".

Eu acho é que temos de concordar em discordar. Mas evito esses comentários de não mereceres resposta por teres uma leitura divergente.

"Um clube que se orgulha de estar entre os 20 com maiores receitas a nível Mundial"

consequência do investimento/passivo

"que tem das maiores massas associativas"

"que tem vendas astronómicas"

"um passivo de quase 500 milhões de euros"

falso, é inferior em quase 100 milhões

A minha análise dos vossos comentários, de uma forma geral, é que preferiam um clube com investimento mas sem passivo, com um orçamento excedentário a transitar resultados para financiar esse mesmo investimento.

Penso que não têm é a mínima noção de onde estaríamos hoje a nível desportivo e de infraestruturas se assim fosse.

nem tanto ao mar nem tanto á terra. Mas mentiram quando disseram como se pagaria o estádio, nem 50 anos quanto mais 5. E sucesso desportivo, entras no topico do luis e vês por ti, 13 anos 3 campeonatos, 2 taças.

KATSO75

Quem dera a uma família:

no caso do Benfica...
é gestão danosa...

Quem dera a uma família:

onde foram investidos esses 600 milhões?
no estádio não foram... esse foi pago com os terrenos!... o resto não vale metade! foi mesmo o milagre financeiro!

ivodaniello

e o passivo do Benfica clube, quem paga? a Federação?

ivodaniello

Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:40
Citação de: ivodaniello em 29 de Agosto de 2014, 10:39

quanto é?

Tem-se vindo a reduzir, mas acho que deve andar à volta dos 80M€.

Aguia_Rea1

Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:37
Citação de: Aguia_Rea1 em 29 de Agosto de 2014, 10:27

Eu acho é que temos de concordar em discordar. Mas evito esses comentários de não mereceres resposta por teres uma leitura divergente.

"Um clube que se orgulha de estar entre os 20 com maiores receitas a nível Mundial"

A minha análise dos vossos comentários, de uma forma geral, é que preferiam um clube com investimento mas sem passivo, com um orçamento excedentário a transitar resultados para financiar esse mesmo investimento.

Penso que não têm é a mínima noção de onde estaríamos hoje a nível desportivo e de infraestruturas se assim fosse.

nem tanto ao mar nem tanto á terra. Mas mentiram quando disseram como se pagaria o estádio, nem 50 anos quanto mais 5. E sucesso desportivo, entras no topico do luis e vês por ti, 13 anos 3 campeonatos, 2 taças.

Muitas vezes é uma questão de interpretação, mas não sei exactamente o que foi dito.

Posso te dizer que em gestão, quando analisas um investimento num equipamento, muitas vezes pensas/dizes: "Esta máquina fica paga (ou paga-se a ela própria) em x anos". Significa que o equipamento gera receitas ou permite uma poupança que paga o seu investimento. Agora a forma como tu aplicas essa receita pode ser a financiar outros investimento, continuando o equipamento a ser pago e amortizado de acordo com o plano estipulado.

Esta realidade, aplicada ao Benfica, faz ainda mais sentido, quando os juros dos empréstimos de longo prazo contraídos para edificar património são muito mais baixos do que os praticados em linhas de gestão corrente. Ou seja, porquê aplicar as receitas do estádio para pagar rapidamente o próprio estádio, quando isso representa um custo financeiro acrescido (de forma indirecta)?

Isto é facilmente constatado quando observamos que foi amortizado passivo em quase 200 milhões de euros nos últimos 10 anos.

Sobre o sucesso desportivo referia-me a muito mais do que futebol.
tudo bem, senao fosse os 500M de passivo até via o teu ponto de vista. e ver como era o passivo no inicio. e como destruimos valor em cima disso com os terrenos que vendemos. ou seja em buraco somas as vendas do terreno aos 500M em +/- 10 anos. é obra  ^-^

nao foi uma questao de gerir emprestimos e pagar este ou aquele numa analise de qual a tx mais baixa. isso é falacioso.

o ultimo paragrafo é completamente absurdo. O0

Aguia_Rea1

Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:45
Citação de: ivodaniello em 29 de Agosto de 2014, 10:41

quanto é?

O passivo do clube está diretamente relacionado com o passivo da SAD por via da participação direta (40%) e indireta através da SGPS (100%).

Não se podem somar passivos dessa forma! Uma grande parte do passivo é afinal o mesmo. Por isso se falam em contas consolidadas...

o clube nao tem passivo, disse o lider. o do grupo é +/- 500M e não 400M

fmocorreia

Citação de: fmocorreia em 29 de Agosto de 2014, 08:40
No relatório trimestral os valores que encontro para activo e passivo são ligeiramente diferentes dos aqui enunciados, na pág. 14 do relatório trimestral:

Total do activo: 416.031M
Total do passivo 423.384M

Em que ponto estão os 500M de activo que já foi aqui falado?

Alguém?

Aguia_Rea1

Citação de: fmocorreia em 29 de Agosto de 2014, 10:53
Citação de: fmocorreia em 29 de Agosto de 2014, 08:40
No relatório trimestral os valores que encontro para activo e passivo são ligeiramente diferentes dos aqui enunciados, na pág. 14 do relatório trimestral:

Total do activo: 416.031M
Total do passivo 423.384M

Em que ponto estão os 500M de activo que já foi aqui falado?

Alguém?

facil não consolidamos todo o grupo, aliás nem nunca o fizemos.

Vou tirar férias deste tópico de tão deprimente que é. Nem sei se querem á força acreditar num aldrabão, num milagre financeiro que nos está a levar á ruina, ou se são tão somente mal intencionados e/ou servem um qualquer proposito. O0

Aguia_Rea1

Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:57
Citação de: Aguia_Rea1 em 29 de Agosto de 2014, 10:44
Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:37
Citação de: Aguia_Rea1 em 29 de Agosto de 2014, 10:27

Muitas vezes é uma questão de interpretação, mas não sei exactamente o que foi dito.

Posso te dizer que em gestão, quando analisas um investimento num equipamento, muitas vezes pensas/dizes: "Esta máquina fica paga (ou paga-se a ela própria) em x anos". Significa que o equipamento gera receitas ou permite uma poupança que paga o seu investimento. Agora a forma como tu aplicas essa receita pode ser a financiar outros investimento, continuando o equipamento a ser pago e amortizado de acordo com o plano estipulado.

Esta realidade, aplicada ao Benfica, faz ainda mais sentido, quando os juros dos empréstimos de longo prazo contraídos para edificar património são muito mais baixos do que os praticados em linhas de gestão corrente. Ou seja, porquê aplicar as receitas do estádio para pagar rapidamente o próprio estádio, quando isso representa um custo financeiro acrescido (de forma indirecta)?

Isto é facilmente constatado quando observamos que foi amortizado passivo em quase 200 milhões de euros nos últimos 10 anos.

Sobre o sucesso desportivo referia-me a muito mais do que futebol.
tudo bem, senao fosse os 500M de passivo até via o teu ponto de vista. e ver como era o passivo no inicio. e como destruimos valor em cima disso com os terrenos que vendemos. ou seja em buraco somas as vendas do terreno aos 500M em +/- 10 anos. é obra  ^-^

nao foi uma questao de gerir emprestimos e pagar este ou aquele numa analise de qual a tx mais baixa. isso é falacioso.

o ultimo paragrafo é completamente absurdo. O0

Creio que podemos descansar sobre uma opinião divergente.

A minha leitura, é que o passivo que temos se justifica face ao investimento feito, tendo produzido resultados ao nível da alavancagem de receita e modernização do clube.

Vamos estar vários anos a pagar este investimento? Vamos!

Revejo nesta gestão o que procuro praticar nas minhas empresas: Investir para deixar um futuro melhor para os meus filhos. Se tiver que me sacrificar eu, que seja.

Mas aceito opiniões diferentes. Aceito o teu entendimento que estaremos é a deixar um clube mais pobre para os nossos descendentes.

Na realidade só o futuro o dirá.

À vezes parece-me que o descontentamento se generaliza com muita facilidade, o que dificulta a discussão objectiva. Eu consigo e sou crítico da gestão do futebol, simultaneamente sendo favorável à gestão do património. Muitos compadres aqui do forum não...

JAMAIS sobrescevo a "Escola Socrática de pensamento económico", construir obra e deixar um passivo medonho como legado pros mais novos pagarem a factura á custa do sucesso deles mesmos. Nem no Benfica, nem no pais, nem numa empresa qualquer.

Curioso que no pais já ninguem cai neste idiotice, no Benfica continuamos a apoiar o nosso "Socrates". Mas ao menos podia-se dizer epá os resultados nestes 13 anos mostram que valeu a pena. Mostram é o real crl. E o futuro empenhado.

Relembrar os mais desatentos que NINGUEM tem uma passivo tão alto como o nosso no mundo do futebol, volto a repetir, NINGUEM. Mas devem vir "beber" este conhecimento e nos proximos anos é ver passivos a disparar pelo mundo da bola fora. A imitar o milagre financeiro e desportivo do Vieira e comparsas.

Bom já chega.

ivodaniello

Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:58
Citação de: Aguia_Rea1 em 29 de Agosto de 2014, 10:46
Citação de: pempitas em 29 de Agosto de 2014, 10:45
Citação de: ivodaniello em 29 de Agosto de 2014, 10:41

quanto é?

O passivo do clube está diretamente relacionado com o passivo da SAD por via da participação direta (40%) e indireta através da SGPS (100%).

Não se podem somar passivos dessa forma! Uma grande parte do passivo é afinal o mesmo. Por isso se falam em contas consolidadas...

o clube nao tem passivo, disse o lider. o do grupo é +/- 500M e não 400M

Mostra como. Discrimina valores. Está errado. Consolidação!

A consolidação não é a seguinte?

100% Benfica Estádio
100% Benfica TV
50% Clinica Benfica
15% Benfica Stars Fund
2% Benfica Seguros

Benfica clube e Benfica SGPS estão de fora, ou não?

O que tenho conhecimento é de um empréstimo feito da SAD para o clube, mas assumo que não tenho valores memorizados pois já não vejo as contas do Benfica clube há alguns tempos.

supersueca

Quem dera a uma família:

no caso do Benfica...
é gestão danosa...

Quem dera a uma família:

a família sempre pode tentar vender a casa e ir para uma mais pequena alugada ou então para casa da sogra! Entendo e concordo com o q dizes mas não percebo com é q somos constantemente arrastados para esta analogia entra casa/família e estádio/Benfica. Como disse aqui um user e bem Balboa valia contabilisticamente 4 milhões... às vezes até fico com a impressão de q se tivessemos investido num mega-estádio à brasileira avaliado em 900 milhões não haveria problema em ter um passivo de 850 milhões. Como eu sempre fiz contas de merceeiro - que são os os q sabem fazer contas, pq mexem como o dinheiro que é DELES - preocupa-me mto mais o q entra e sai na caixa, e qdo tenho de recorrer a empréstimos sobre empréstimos pq a "casa" não rende o suficiente, fico preocupado. Pq como em mtos outros negócios o meu limite (o do Benfica) é o tamanho do meu "bairro" e a dimensão da carteira os meus "clientes".