As Finanças do Benfica

alexmon001

Pessoal o relatório deste semestre deve tar quase a ser publico nao?

peter_slb

Citação de: alexmon001 em 14 de Novembro de 2014, 02:08
Pessoal o relatório deste semestre deve tar quase a ser publico nao?

só passou 1 trimestre, o relatório desse trimestre (Julho-Setembro), sairá no final deste mês.

sergio19azb

Citação de: carvalho0407 em 13 de Novembro de 2014, 07:50
muitas pessoas aqui não têm noção do que ganham os jogadores de top do benfica, e as propostas que têm para sair.
ate o que ganha o jesus e o luisão é demais para a realidade portuguesa, ja nem quero falar de outras despesas que enfim.
quando se tem (tinha) o Carlos Martins na B a mamar 100mil por mês, é sinal que está tudo bem! :)

carvalho0407

Citação de: sergio19azb em 14 de Novembro de 2014, 16:54
Citação de: carvalho0407 em 13 de Novembro de 2014, 07:50
muitas pessoas aqui não têm noção do que ganham os jogadores de top do benfica, e as propostas que têm para sair.
ate o que ganha o jesus e o luisão é demais para a realidade portuguesa, ja nem quero falar de outras despesas que enfim.
quando se tem (tinha) o Carlos Martins na B a mamar 100mil por mês, é sinal que está tudo bem! :)
mas lestes e percebes-tes o que eu disse?

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: MALU15 em 14 de Novembro de 2014, 00:58
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 13 de Novembro de 2014, 23:45
Não tem nada a ver com finanças mas alguém me sabe indicar onde posso encontrar o Regime Jurídico das Sociedades Anónimas Desportivas completo e actualizado até ao mais recente Decreto-Lei ?

Obrigado.

Eu acho que o DL 10/2013 de 25 de Janeiro que entrou em vigor em 1 de Maio de 2013, e não em 1 de Julho como previa o DL, concentra toda a matéria, pois o mesmo revogou o DL 107/97 e todas as alterações subsequentes. Sei que já houve uma alteração posterior (DL 49/2013 de 11 de Abril), mas não sei se já houve mais alterações, mas uma consulta ao site da AR certamente que ajudará.

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/Desporto_Sociedadesdesportivas.aspx

Obrigado, MALU.

É bem pequeno o Regime Jurídico das SAD  :confused:

Foka

Citação de: tecoteco em 13 de Novembro de 2014, 06:49
Citação de: SLBaco em 12 de Novembro de 2014, 22:38
Citação de: tecoteco em 12 de Novembro de 2014, 21:06
Citação de: SLBaco em 12 de Novembro de 2014, 14:43
Citação de: JFCR em 12 de Novembro de 2014, 10:49
Resultados da Benfica SAD nas últimas 5 épocas (em milhões de Euros):

|    Época    |  CustoOp   | ReceitaOp  | CustoJog    | CompraJog |  VendaJog  |   Passivo    |  CustoFin  | Resultado |
|    09/10    |     72,5     |     66,4     |     38,2     |     24,5     |     19,3     |    373,8    |     11,6     |    -19,0    |
|    10/11    |     83,4     |     82,8     |     42,3     |     27,5     |     35,5     |    379,6    |     18,5     |     -7,7     |
|    11/12    |     83,6     |     91,1     |     48,1     |     31,3     |     28,9     |    426,1    |     22,8     |     -11,7   |
|    12/13    |     92,6     |     88,3     |     50,4     |     30,0     |     41,4     |    440,5    |     22,7     |     -10,4   |
|    13/14    |    109,2    |    105,0     |     61,2     |     26,3     |     75,6     |    449,1    |     20,8     |     14,2    |
|     Acc     |    441,3    |    433,6     |    240,3     |    139,6     |    200,7     |                 |     96,4     |    -34,5    |

Opinião pessoal: não são tão maus como alguns pintam e não são maravilhosos como outros pintam.
A estratégia parece ser simples: as mais-valias na compra e venda de jogadores pagarem o deficit operacional e os custos financeiros.
Pontos positivos
•   As receitas operacionais tem crescido imenso: 38,6 M (+58%)
•   Isso tem sido canalizado para a qualidade da equipa, pois os custos com jogadores cresceram 60%.
•   Saldo positivo em 60M na compra e venda de jogadores.
Pontos negativos
•   Resultado operacional negativo em 7,7 M. Não é muito em 5 anos, mas deve ser corrigido.
•   O passivo cresceu 20% e os custos financeiros cresceram 44%. Olhando para a última época, o custo do passivo é de 4,6%, mas como apenas parte do passivo é divida financeira, penso que a SAD paga em média 7% de juros. Acho que isto deve ser atacado. Se pagássemos apenas metade (3,5%), isso significaria uma redução em mais de 10 M anuais no custo financeiro. Não sei que mecanismos a SAD pode usar, mas acho que existe credibilidade para se financiar muito abaixo dos 7%.
•   Tenho dificuldade em perceber por que motivo o rácio custos com jogadores / custos operacionais não melhora. Eu divido os custos operacionais em dois grandes blocos: custos com jogadores (salários, prémios) e os outros custos todos (gordura). O que não percebo é por que motivo os outros custos tem subido. Na época 09/10, gastamos 72,5 M no total e desses 38,2 M foi com os jogadores. A diferença é de 34,3 M, que são os outros custos. Não entendo como nesta última época esses outros custos são de 48 M. Se calhar existe uma explicação lógica, mas para mim tudo o que for custo sem ser na qualidade da equipa (salários e prémios de jogadores) é gordura. Talvez tenha sido a equipa B e a BTV, mas deixo aqui em aberto para alguém explicar (talvez o tecoteco). Mas essa diferença de 14 M, se fosse usada em jogadores, daria por exemplo para manter dois jogadores ao nível de Garay e Matic (por exemplo).
Também morro de curiosidade... mas, devem ser lá umas clausulas

É importante ser rigoroso nos números:

2009/2010  - 72,5M€ - 38,2M€ (C. Pessoal) =  34,3M€
2013/2014 - 109,1M€ - 63,2M€ (C. Pessoal) = 45,9M€

45,9M€ - 34,3M€ = 11,6M€ de aumento nos custos operacionais.

São 45,9M€ e não 48M€. o Aumento foi de 11,6M€ e não de 14M€.

Do Aumento de 11,6M€.. a Benfica TV representa 11,2M€ ;)

OU SEJA... todo o aumento de proveitos operacionais, para além da Benfica TV, tem sido investido a 97% na melhoria dos salários dos melhores jogadores para que esses jogadores permaneçam mais alguns anos no Benfica, e não saiam logo para clubes melhores ;)
Claramente tem sido uma estratégia bem sucedida a verificar pelo numero de craques que têm ficado.
Basta ver o ultimo defeso, em que o caso mais pragmático foi o Garay.

Pelo facto de o orçamento para salários ter aumentado é que o Benfica teve jogadores como o Garay durante várias épocas a ganhar 3,5M€/Ano "brutos". Sem isso, nem tinhas tido Garay no plantel.

Agora... Renovar contratos para 7M€/Ano "brutos"????
Nem em sonhos o Benfica pode pagar isso.
Se ele foi ganhar isso para a Russia, que tudo lhe corra bem ;)
Nem mais...
Garay é sem duvida dos melhores centrais do mundo, agradece a Deus o tempo que tiveste o prazer de o ver jogar!

.:VMPT:.

Tb concordo.... Garay está de certeza nos 100 melhores centrais do mundo.....

MALU15

DSO hoje à imprensa:

"A Benfica SAD registou um passivo consolidado de 449,1 milhões de euros no final da época passada, um aumento de 2% face ao final da época anterior. Isto deve-se a uma diminuição de 17,3% das rubricas de fornecedores e outros credores em 19,5 milhões de euros, o que se justifica pelo recuo dos valores em dívida relacionados com a aquisição de direitos de atletas.

Sobre a possibilidade do Benfica aumentar o seu endividamento, o gestor foi peremptório. "Nós não temos nenhuma intenção de aumentar o endividamento. Também quero deixar claro é que temos a intenção de cumprir escrupulosamente aquilo que são as condições acordadas com os nossos parceiros financeiros".

No final da época passada, o Benfica devia 191 milhões de euros a instituições financeiras, mais 35 milhões de euros face a período homólogo. Uma linha de crédito de 17,5 milhões de euros foi reembolsada a 15 de Outubro, enquanto um crédito de 50 milhões de euros vai ser reembolsado a 15 de Dezembro.

Todavia, Soares de Oliveira garante que esta rubrica não vai sofrer aumentos durante esta época. "Nós não temos necessidade de aumento de dívida, as receitas que temos hoje são as receitas adequadas àquilo que a nossa operação exige. Não estamos a contrair mais dívida e não temos propriamente necessidade de estar a pedir novas linhas de crédito"."

Theroux

Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2014, 23:20
DSO hoje à imprensa:

"A Benfica SAD registou um passivo consolidado de 449,1 milhões de euros no final da época passada, um aumento de 2% face ao final da época anterior. Isto deve-se a uma diminuição de 17,3% das rubricas de fornecedores e outros credores em 19,5 milhões de euros, o que se justifica pelo recuo dos valores em dívida relacionados com a aquisição de direitos de atletas.

Sobre a possibilidade do Benfica aumentar o seu endividamento, o gestor foi peremptório. "Nós não temos nenhuma intenção de aumentar o endividamento. Também quero deixar claro é que temos a intenção de cumprir escrupulosamente aquilo que são as condições acordadas com os nossos parceiros financeiros".

No final da época passada, o Benfica devia 191 milhões de euros a instituições financeiras, mais 35 milhões de euros face a período homólogo. Uma linha de crédito de 17,5 milhões de euros foi reembolsada a 15 de Outubro, enquanto um crédito de 50 milhões de euros vai ser reembolsado a 15 de Dezembro.

Todavia, Soares de Oliveira garante que esta rubrica não vai sofrer aumentos durante esta época. "Nós não temos necessidade de aumento de dívida, as receitas que temos hoje são as receitas adequadas àquilo que a nossa operação exige. Não estamos a contrair mais dívida e não temos propriamente necessidade de estar a pedir novas linhas de crédito"."

MALU15, sublinhas essa informação porque razão? Ele a seguir diz que não prevê um aumentos mas também não fala numa redução.

MALU15

Theroux,

Se não afirma que não reduz, tambem é verdade que pode estar implícito que vai haver redução, porque anteriormente já falou na amortização  da linha crédito dos 17,5M e do crédito de 50M, até porque ele afirma que não tem necessidade de pedir novas linhas crédito.

flsb

MALU entendo-te ,mas acho muita fruta .

trucatruca

Isso quer dizer que aos 191M€ da época passada se amortiza 67.5M€ o que significa que ficamos no final desta época a dever 123.5M€ às instituições financeiras?

MALU15

Citação de: flsb em 21 de Novembro de 2014, 23:45
O que é natural é que o valor possa ter variações trimestre a trimestre, e que em termos médios possa haver uma redução e consequente impacto nos juros.

flsb

Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2014, 23:51
Citação de: flsb em 21 de Novembro de 2014, 23:45
O que é natural é que o valor possa ter variações trimestre a trimestre, e que em termos médios possa haver uma redução e consequente impacto nos juros.

Espero que assim seja . Era bem bom .

Abidos

Citação de: trucatruca em 21 de Novembro de 2014, 23:47
Isso quer dizer que aos 191M€ da época passada se amortiza 67.5M€ o que significa que ficamos no final desta época a dever 123.5M€ às instituições financeiras?
Esses 191M€ eram o total com os Obrigacionistas, ou era só os empréstimos tradicionais?!