As Finanças do Benfica

tecoteco

Citação de: Ted_Bundy em 28 de Março de 2015, 15:41
Citação de: tecoteco em 28 de Março de 2015, 00:18
novidades interessantes que li hoje:

surgiu um estudo sobre os 3 grandes de 2000 até agora (15 épocas)...
http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/as-financas-dos-3-grandes-2000-2015.html

Os números em Portugal ainda estão no negativo... mas as finanças do Benfica são de longe as melhores de Portugal :)

Muito interessante esta análise. A evolução dos resultados parece indicar que afinal existe uma estratégia para o clube, ao contrario da sensação de navegação conforme as marés. 

Agora é esperar que os próximos 5 anos confirme-se o incremento das receitas operacionais, diminuição gradual do passivo e custos financeiros associados, de modo a obter-se um resultado liquido positivo. 

É óbvio que existe uma estratégia.

O Benfica, em termos de facturação:
- É o clube que tem aumentado mais a facturação em Portugal, desde 2000
- É o clube que mais factura em Portugal, desde 2010
- É o clube que tem proveitos operacionais mais elevados em Portugal, desde 2010
- É o clube que tem proveitos com venda de jogadores mais elevados em Portugal, desde 2010

O Benfica, em termos de resultados:
- É o único clube que tem melhorado sempre os resultados do exercício, desde 2000
- É o clube que está em melhor situação ao nível dos resultados do exercício, dos 3 grandes, desde 2010
- É o único clube onde os proveitos e os custos operacionais estão equilibrados, desde 2000
- E tem também os proveitos e custos com "jogadores+financeiros" equilibrados, desde 2010

J Pinto

Belo estudo, mas penso que alguns dados estão errados.

Os porcos, depois do título em 2009/2010, investiram loucamente em contratações (cerca de 65 ME, mais compras de parte de passes de Hulk's e afins) e, na época passada, mesmo perdendo, gastaram 34 ME. Este ano os gastos rondaram os 50 ME.

Logo, acho estranho que na rubrica 2010-2015, eles aparecam com um valor (141) mais baixo que o nosso (160) - este ano, por exemplo, no primeiro semestre, gastamos cerca de 30 ME, bem abaixo dos 42 ME gastos por eles - depois ainda contratam Hernani.

tecoteco

Citação de: J Pinto em 28 de Março de 2015, 16:24
Belo estudo, mas penso que alguns dados estão errados.

Os porcos, depois do título em 2009/2010, investiram loucamente em contratações (cerca de 65 ME, mais compras de parte de passes de Hulk's e afins) e, na época passada, mesmo perdendo, gastaram 34 ME. Este ano os gastos rondaram os 50 ME.

Logo, acho estranho que na rubrica 2010-2015, eles aparecam com um valor mais baixo que o nosso (este ano, por exemplo, no primeiro semestre, gastamos cerca de 30 ME, bem abaixo dos 42 ME gastos por eles - depois ainda contratam Hernani)

estás a confundir amortizações com valores pagos anualmente.
As regras da contabilidade são claras:

Se compras um jogador por 10M€, com contrato de 5 anos ... vais ter amortizações de 2M€/Ano durante 5 anos, mesmo que não compres mais ninguém :)

peter_slb

Citação de: carvalho0407 em 28 de Março de 2015, 14:29
as ditas modalidades amadoras, tem sido o melhor projecto de longe desta direção, mas muitas delas de amadoras não tem nada.
posto isto e como a diferença do benfica para o resto dos clubes portugueses, nestas modalidades não à comparação, o benfica nestas condiçoes é dos melhores do mundo.
claro que as modalidades para a benficatv é uma mais valia.
tambem é verdade que em relação ao porto o seu custo é brutal.
em relação ao porto são 2 projectos diferentes, enquanto no benfica tem-se gosto nas modalidades, embora a maior parte das vezes os pavilhoes estão vazios, 75% das cotas passaram para as modalidades.
ja no porto as modalidades são vistas como prejuizo, e tudo é canalizado para o futebol.
eu não sou contra as modalidades, longe disso, o que defendo é a aposta em 3 ou 4 profissionais, e o resto amadoras.
sobre o futebol, vir dizer do dinheiro mal gasto em alguns jogadores, tambem concordo, agora uma situação não valida a outra, ate porque defendo outro modelo para o futebol.

Qual é o custo das modalidades para o Benfica e qual é o custo para o porto? Para dizeres que a diferença é brutal, deves ter pelo menos uma ideia dos números.

50% (e não 75, porque 25% já lá estavam) das cotas passaram para o departamento de sócios, que tem um lucro orçamentado de 9 milhões, se 75% das cotas estivessem contabilizadas nas modalidades elas davam um lucro superior a 6 milhões e não o prejuízo inferior a 3 que têm orçamentado.

J Pinto

Como se pode comparar os gastos se o Benfica, e falo nas modalidades, tem, entre outras, voleibol, hóquei, andebol, futsal e atletismo em grande nível?

O  orçamento do Benfica em andebol é "muito inferior" ao porco. Basta olhar para o plantel deles...

O orçamento do hóquei dos porcos nºao é inferior ao nosso. Nós temos é andado a dormir nas contratações de alguns jovens, veja-se o caso do miúdo que veio do HC Braga (André) e agora brilha nos porcos. Dinheiro por ali, ou pelo menos contratos de valor atlo, não faltam

No voleibol, o Fonte Bastardo "rouba" muitos jogadors que queremos. Tem um grande orçamento, como o nosso ou talvez mais.

Porque ganhamos mais no hóquei (fomos campeões europeus, nacionais, vencemos taças, supertaças, taça continental, Taça CERS, Taça Intercontinental, etc.), voleibol (campeonatos, taças e boa figura na Europa), futsal (fomos campeões europeus em 2010, campeoes nacionais, taças e outros) e basquetebol (esta época já vencemos 4 títulos, va,os em 8 consecutivos)?

Porque temos sido mais competentes. Falta, apenas, o click no andebol.

Mas, até agora, em 2014/2015, em 14 títulos vencemos 11. MUITO BOM!

Miklosf0rev3r

A todos os interessados pelas finanças do Benfica e do futebol em geral, por favor leiam este post do blog, Geração Benfica.
É efetuada uma análise aos ultimos 15 anos das 3 SAD's.

http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/as-financas-dos-3-grandes-2000-2015.html

Muito bom.

ChamaImensaSLB

Bem no próximo ano já há grandes aumentos nos prémios da champions.
É importantissimo fazermos melhor do que temos feito.
Por exemplo, fazendo de conta que o Benfica faz 10 ou 11 pontos e passa o grupo, e depois passa aos quartos. Ou seja uma situação igual aos porcos este ano.

Vamos a contas:

12M por entrar na champions em vez dos 8,6M
5,5M por passar os grupos em vez de 3,5M. Aqui acrescem os prémios de jogo. Fazendo a conta a 3 vitorias e um empate temos 1,5M x 3 + 0,5M em vez dos 1M x 3 + 0,5. No total são então 5M pelos 10 pontos ( 3 vitorias e um empate).
Passar aos quartos de final são mais 6M em vez de 3,9M.

No total, fazendo 10 pontos com 3 vitorias, chegando aos quartos de final (quer dizer que nos oitavos pelo menos 1M de premios de jogo é certo) o Benfica conseguiria uma quantia de mais ou menos: 12M+5,5M+5M+6M+1M
Total: 29,5M

Quase 30M (que se consegue pela bilheteira) sem vender jogadores. É ainda mais importante fazer boas épocas na champions.

Han Solo

Agora com o aumento incrível das receitas na Liga dos Campeões a partir da próxima época quais serão as desculpas do Jesus e do Vieira?

Ainda quererão fazer furor na Liga Europa?

ZecaSnow

Citação de: ChamaImensaSLB em 31 de Março de 2015, 14:43
(...)
Por exemplo, fazendo de conta que o Benfica faz 10 ou 11 pontos e passa o grupo, e depois passa aos quartos. Ou seja uma situação igual aos porcos este ano.
(...)

Para isso temos de ter a sorte dos porcos nos sorteios e só apanhar equipas do nivel da Liga Europa até aos oitavos

ChamaImensaSLB

Citação de: ZecaSnow em 31 de Março de 2015, 15:28
(...)
(...)

Para isso temos de ter a sorte dos porcos nos sorteios e só apanhar equipas do nivel da Liga Europa até aos oitavos

Há duas épocas fizemos 10 pontos e não passamos

J Pinto

Citação de: ChamaImensaSLB em 31 de Março de 2015, 15:45
(...)
(...)

O Nápoles já fez 12 e não passou. Outros fizeram 6... e passaram.

lonstrup

Citação de: J Pinto em 31 de Março de 2015, 16:11
Citação de: ChamaImensaSLB em 31 de Março de 2015, 15:45
(...)
(...)

O Nápoles já fez 12 e não passou. Outros fizeram 6... e passaram.
O que conta é a classificação final, e não os pontos.

iloy

chegar aos oitavos è quase 20 milhoes de prémios!! E temos pessoal que defende um Benfica a jogar na LE porque tem mais chances de ganhar um titulo?

Flirt4ever

Citação de: lonstrup em 31 de Março de 2015, 16:14
O que conta é a classificação final, e não os pontos.

Nem mais.

lonstrup

Citação de: iloy em 31 de Março de 2015, 16:15
chegar aos oitavos è quase 20 milhoes de prémios!! E temos pessoal que defende um Benfica a jogar na LE porque tem mais chances de ganhar um titulo?
Sim, é mesmo por isso que eles defendem a ida para a LE. Nivelar por baixo, sabes o que é? Desdenhar do plantel no principio da época para depois valorizar o trabalho de outros na altura do sucesso?

São técnicas antigas.