As Finanças do Benfica

Zetuga

Eu interpretei as palavras do DSO de maneira um pouco diferente da generalidade da comunicacao social. Ele foi interrogado acerca da necessidade de vender. Falou que ate' agora faz parte do modelo, onde ha investimentos a fazer sejam em infraestruturas sejam na equipa. E disse depois que esses investimentos de infraestrutura deixam de ser tao relevantes e que aliados 'a possibilidade de comecar a rentabilizar o seixal (e aqui leio tanto rentabilizar no plantel, como para fora) a necessidade de vender todos os anos possa desaparecer ou, pelo menos, reduzir.

Semper Fidelis

falam em reduzir gastos e apostar nos jovens da cantera do Seixal
mas depois contratam um pack de 3 ao Rio Ave e um tal de Marçal
cheira-me que este Marçal vai ter o mesmo destino que o Djavan

Flavius Julius

Citação de: Semper Fidelis em 27 de Maio de 2015, 12:19
depois de se confirmar a venda de um pack com os três melhores da sua geração do seixal!
bate certo? NAO!

xaninhow

O Benfica não quer ser só o clube com mais socios no mundo, quer também ser o clube com mais jogadores a contrato no mundo. Se formos a ver todos os jogadores que ainda estão vinculados ao clube dá para formar no minimo 3 equipas

Maka

Citação de: xaninhow em 27 de Maio de 2015, 13:08
O Benfica não quer ser só o clube com mais socios no mundo, quer também ser o clube com mais jogadores a contrato no mundo. Se formos a ver todos os jogadores que ainda estão vinculados ao clube dá para formar no minimo 3 equipas

Os jogadores também são sócios, por isso é um 2-em-1.

lonstrup

Citação de: MALU15 em 27 de Maio de 2015, 10:51
Citação de: Flavius Julius em 27 de Maio de 2015, 10:31
Citação de: MALU15 em 25 de Maio de 2015, 22:21
Citação de: peter_slb em 25 de Maio de 2015, 22:08
Citação de: MALU15 em 25 de Maio de 2015, 21:06
Numa altura em que muito se fala se o Benfica este ano vai desinvestir ou não no plantel, deixo aqui alguns grandes números para reflexão, que compilei a partir dos R&C compreendendo o período de 5,5 anos (de 01.07.2009 a 31.12.2014):

Vl de aquisições                                         260,8M (média anual de 47,4M) (1)
Vl de aquisição das alienações                    140,9M (média anual de 25,6M)
Vl das mais valias obtidas                          269,7M (média anual de 49,7M) (2)
Vl líquido do plantel em 01JUL09              70,7M
Vl Líquido do plantel em 31DEZ14             94,4M
Vl das vendas totais                                  Superior aos 400M  (média anual de 72,7) (3)

Notas:
(1)   - Valores maiores em 2012/13 de 53,7M e de 52,3M em 2010/11
(2)   - Valores maiores em 2013/14 de 66,6M e de 40,7M no 1ºSEM 14/15
(3)   - Estimativa  a confirmar, pois é um valor difícil de apurar nos R&C

Uma conclusão podemos tirar, neste período houve títulos mas também houve forte investimento, que sem ele não  haveria  vendas para gerar as fortes mais valias, pois as vendas de jogadores oriundos da formação foram residuais (A Gomes, B Silva e outros casos menos relevantes).

além dos valores da formação que podem ser considerados residuais, temos vendas de David Luiz 25 milhões + Matic (25 milhões), Coentrão 30 milhões e Di Maria 30 milhões, que são 3 jogadores que já estavam cá na fase pré forte investimento e que já têm um peso bem considerável nestas contas.
Sim Ok, e podemos considerar tb o Oblak. Nos que referes, se houve "acção formativa" (e houve) ela deveu-se 100% ao JJ.
mas agora qual é a logica de se passar a desinvestir?
Ainda para mais com o aumento das receitas de patrocinadores e de televisão!?!
há qualquer coisa que me está a passar ao lado!
Tens de ver que os fortes investimentos na equipa também foram acompanhados de aumentos da massa salarial o que contribuiu para aumentar a capacidade competitiva e o aparecimento dos resultados desportivos.

Mas todo este investimento foi feito à custa de capitais alheios e gerou um passivo financeiro com aumento de custos (e vai continuar a gerar se não for reduzido ou reestruturado). Ora neste momento, com o aumento das receitas e redução de custos, se for aliviado o investimento ( que neste período debitou custos anuais  via amortização de passes da ordem dos 30M) há condições para ocorrer uma redução progressiva do passivo, que de imediato se repercutirá em menores custos financeiros, criando assim as condições para se melhorar a situação financeira e cumprir as regras do fair-play financeiro.

Na tua perspectiva vamos estar a trabalhar para repor os capitais próprios? É isso?

Semper Fidelis

Citação de: xaninhow em 27 de Maio de 2015, 13:08

a única explicação lógica para uma aberração dessas é que quem decide obtém ganhos com isso...?

CitriC

Citação de: lonstrup em 27 de Maio de 2015, 14:18
Na tua perspectiva vamos estar a trabalhar para repor os capitais próprios? É isso?

os capitais próprios neste momento são positivos, algo não se verificava desde o
3º trimestre de 2011/2012.

Cerca de 5milhões de euros positivos de acordo com o R&C do 1 semestre.

|OnE|

Citação de: CitriC em 27 de Maio de 2015, 14:44

os capitais próprios neste momento são positivos, algo não se verificava desde o

Mau era.

Captain

Citação de: Flavius Julius em 27 de Maio de 2015, 10:23
uma coisa muito intrigante!
As nossas receitas aumentam como nunca, novos patrocínios, etc!
As nossas vendas estão melhores que nunca até o Ivan Cavaleiro ou o Hélder Costa valem 15 M!

Moral da historia continuamos obrigados a vender os nossos melhores jogadores e a reduzir orçamentos!

Alguém que me explique que há qualquer coisa que me está a falhar!

É aquilo a que o Luís Filipe Vieira chama de Milagre Financeiro.

É de facto mesmo um milagre, mas não no bom sentido.

MALU15

Lonstrup,

Na minha visão, num prazo de 3 anos vamos ter de reduzir o passivo financeiro num valor da ordem dos 125M, valor que eu já apelidei de "mau passivo" e que é o correspondente aos prejuízos acumulados da SAD  +/- até 2008/09, que não só contribuíram  para degradar os capitais próprios, como oneraram (e continuarão a onerar) as contas da SAD num valor significativo de custos financeiros.

O restante passivo financeiro está mais directamente relacionado com o investimento, e para esse o retorno vem via mais valias das vendas, e potenciação do crescimento das receitas e desenvolvimento de projectos (Estádio, BTV, Seixal,...).

Esbutenado

Citação de: MALU15 em 27 de Maio de 2015, 14:50
Lonstrup,

Na minha visão, num prazo de 3 anos vamos ter de reduzir o passivo financeiro num valor da ordem dos 125M, valor que eu já apelidei de "mau passivo" e que é o correspondente aos prejuízos acumulados da SAD  +/- até 2008/09, que não só contribuíram  para degradar os capitais próprios, como oneraram (e continuarão a onerar) as contas da SAD num valor significativo de custos financeiros.

O restante passivo financeiro está mais directamente relacionado com o investimento, e para esse o retorno vem via mais valias das vendas, e potenciação do crescimento das receitas e desenvolvimento de projectos (Estádio, BTV, Seixal,...).

Reduzir 125M de passivo em 3(!!!!!) anos?
Já agora, como é que iremos reduzir, em média, 41M de passivo por ano?
Redução de custos? Venda de jogadores?
Parece-me um número completamente impossível.

MALU15

Citação de: CitriC em 27 de Maio de 2015, 14:44

O problema não está nesse número, mas sim nos capitais já comidos, via resultados negativos acumulados, e que dentro da lógica de funcionamento destas "técnicas" transparece sempre no passivo, pois estes défices foram financiados por empréstimos, e como não tivemos uma "reestruturação à Sporting" transparecem nas contas.

MALU15

Citação de: Esbutenado em 27 de Maio de 2015, 14:54
Lonstrup,

Meu caro é a minha visão, que não é igual à tua porque eu também não acho que na época anterior tenhamos efectuado compras de "entulho" na ordem dos 30M, e que depois foram emprestados.

Esbutenado

Citação de: MALU15 em 27 de Maio de 2015, 15:02
Citação de: Esbutenado em 27 de Maio de 2015, 14:54
Lonstrup,

Meu caro é a minha visão, que não é igual à tua porque eu também não acho que na época anterior tenhamos efectuado compras de "entulho" na ordem dos 30M, e que depois foram emprestados.

OK, é a tua visão. Redução de 125M de passivo nos próximos 3 anos, depois do que temos visto nos últimos 10, mas oxalá estejas carregado de razão.
E já agora vai lá ler novamente o que escrevi, com mais atenção, que eu não escrevi que comprámos 30M de entulho na época passada, escrevi que a sistemática compra de entulho todos os anos se traduziu em termos 30M investidos em jogadores emprestados na época passada, o que é muito diferente.
E olha que estes 30M se calhar até estou a ser simpático, o valor investido na compra desses jogadores é bem capaz de ser ainda maior.