As Finanças do Benfica

Slipknot_BMC

MALU15

Citação de: osanto em 27 de Dezembro de 2015, 13:27
Citação de: MALU15 em 27 de Dezembro de 2015, 13:23
Citação de: osanto em 27 de Dezembro de 2015, 13:05
Estou curioso para ver se o nosso mercado da para pagar a 3 clubes valores semelhantes, e já agora qual destas duas empresas vai assinar com o sporting, não estou a ver outra empresa em pt com capacidade de rentabilizar esses montantes.

Outra dúvida q tenho é sobre a transmissão dos jogos, se no caso da nos havia a possibilidade da sport tv, no caso da PT não estou a ver esse cenário, vamos ter os jogos dispersos por canais diferentes? Vamos aguardar.

Não percebo tb qual será o papel da sport tv neste jogo, mesmo q compre a preço de custo os pacotes dos 3 grandes com consegue rentabilizar 3×40M ano só para 3 equipas?
O que vai acontecer é que os 2 grandes operadores (NOS e PT) vão ter um portfólio de conteúdos desportivos Premium com os quais vão criar as suas ofertas grossistas disponíveis para todos os operadores de acordo com as obrigações impostas pela AAC. Na prática tudo se passará como uma "troca", ficando a ganhar quem tiver mais conteúdos para oferecer ao mercado. O que os operadores querem é ter clientes, e esses estão em todos os operadores.

Em relação aos canais exclusivos por operador, como a Bola, e outros, continuarão a existir conforme os interesses e compromissos negociais assumidos.
Mas no teu entender onde serão transmitidos os jogos? E se sport tv e btv com custos inferiores não  rentabilizaram esses valores como vão agora nos e PT rentabiliza-los?
Convem ter presente que até há bem pouco tempo estava em curso o negócio que passava por a PT passar a deter uma posição significativa na Sport Tv, o qual caiu por terra em virtude da AAC entender que havia uma concentração monopolista que infringia a dita lei da concorrência.

Agora neste quadro, o que vai acontecer é que a PT vai criar o seu portfólio de conteúdos premium e depois surgirá um canal(s) para os transmitir, pois tem dimensão de clientes para isso.
Quanto à questão da rentabilidade da SporT TV é uma falsa questão, se pensarmos no modelo de negócio em que assentava. É verdade que a Sport Tv deu prejuízo em 95% dos cerca de 23/24 anos que leva de actividade, mas deu lucro aos seus accionistas.

Em 1º lugar à PPTV, empresa pessoal do JO que detinha os direitos que comprava aos clubes, e que depois os revendia por preços elevados, desnatando assim o negócio dos direitos. Em 2º lugar deu lucro à empresas que tinham o negócio de televisão por subscrição com o aumento da base de clientes (No inicio foi a TV cabo da PT e da PT Multimédia e depois com a separação da PTM ficou a ZON Tv Cabo e agora a NOS TV cabo, sem esquecer o mercado africano com a criação das SporT Tv África 1 e 2 e Sport Tv Américas).

É bom não esquecer que o negócio principal dos operadores é a Televisão por subscrição com a sua múltipla combinação de pacotes, e que os conteúdos desportivos é diferenciador em relação aos outros conteúdos, a maior parte importados, e que também têm custos maiores ou menores para os operadores, e em função dos quais estabelecem o preço dos pacotes ou os autonomizam (caso dos Canais de cinema, Disney, ...).

Fake Blood

Citação de: numaxaca em 27 de Dezembro de 2015, 14:01
Preocupem se só com o BENFICA ou então mudem para o Sporting!!
Amigos, foi bom enquanto durou.
Até um dia  O0

cezar_czar

Citação de: Despertar em 27 de Dezembro de 2015, 13:18
Citação de: J Pinto em 27 de Dezembro de 2015, 13:00
As minhas contas são estas:

Benfica (2016/2017) - 36 ME
- Transmissão dos jogos em casa (26 ME)
- Direitos da BTV (que inclui todas as modalidades, jogos da B, campeonato italiano e francês, outros campeonatos) (10 ME)
- Fly Emirates (7,5/8 ME)
- Publicidade estática (3/5 ME) - Não sei se estará no acordo com a NOS
- Publicidade na BTV (2/3 ME) - Penso que este valor é para o Benfica
- Custos da BTV (5/6) - Estes serão os custos sem jogos do Benfica em casa

TOTAL RECEITAS: 49,5 ME
TOTAL DESPESAS: 5,5 ME

LUCRO ANUAL: 44 ME (valores puxados para cima)

porcos corruptos

porto (2018/2019) - 45,75 ME
- Transmissão dos jogos em casa, direitos do porto canal - apenas tem equipa B, modalidades camadas jovens, ao contrário da BTV que tem futebol francês e italiano e modalidades e bês que sozinhos valem mais que as transmissões do porto em casa no futebol sénior... - , publicade estática e camisolas
- Custos do Porto Canal (0) -

TOTAL RECEITAS: 45,75 ME
TOTAL DESPESAS: 0 ME

LUCRO ANUAL: 45.75 ME (valores puxados para cima)

RESUMINDO: UM GRANDE NEGÓCIO PARA O fcp que recebe o mesmo ou ainda um pouco mais que temos 55 do mercado televisivo, quase metade dos adeptos em Portugal, estádios cheios semprw que jogamos e uma projecção ímpar no Mundo.

Repito, o que tinha dito antes de saber o acordo do porco: não me pareceu o negócio com a NOS assim tão bom, pore duas razões

- Pelos valores em causa
- Porque voltamos a ter os jogos do SLB em casa, o nosso orgulho, sem belas transmissões, repetições e afins, para levarmos com aziados e transmissões controladas.
nao leves a mal mas nao percebi nada das tuas contas. Entao o porto canal nao tem custos?  :huh:

Os espaços publicitários do estádio valem muito mais que 3M€. Quanto para a coca cola, Sagres e Meo para ter o nome da bancada. Quanto pagam as publicidades durante os jogos a volta do estádio?
No contrato do porco devem ser retirados estes valores porque existem receitas atuais que passam para meo. Não comparem o incomparável.

PMCA

Parece claro, e tendo em conta algum secretismo natural nestes contratos, que iremos receber (um pouco) mais quando somadas todas as receitas de tv e de publicidade (e sem esquecer que os nossos contratos terminam 2 anos mais cedo).
Agora não deixa de ser algo frustrante que os valores envolvidos sejam da mesma ordem de grandeza, quando o nosso clube tem o triplo da dimensão (apesar de termos recebido menos durante muitos anos).

Transformer

Não levem a mal mas estar a comparar previsões de receitas de exercicios com 2 anos de diferença é um bocado desonesto intelectualmente...

Ruud

Fernando Tavares
40 min ·

Sobre o contrato que o Porto assinou com a Altice e as inevitáveis comparações que sempre se fazem gostaria de fazer algumas considerações.
O contrato que o Porto assinou faz do contrato do Benfica com a NOS um mau acordo? Na minha opinião não embora faça do dito acordo de certa forma um "menos" acordo na medida em que o rival mitiga as vantagens competitivas do Benfica caso não tivesse acontecido nada. No entanto, o acordo do Benfica continua a ser um bom acordo e melhor acordo. Mas isso faz do contrato do Porto um mau acordo? Creio que não, o Porto fez um bom acordo. Era expectável que o Porto fosse a "reboque" do acordo do Benfica e principalmente com a Altice que tinha perdido o contrato na reta final das negociações.

Os contratos não são comparáveis uma vez que o contrato do Benfica apenas cobre os direitos televisivos e a exploração comercial da BTV. O contrato do Porto cobre para além disso a publicidade nas camisolas e os espaços comerciais. Para além dos aspetos temporais. O contrato do Benfica inicia-se na próxima época desportiva e o do Porto dentro de duas épocas e meia. Significa que a diferença entre os dois contratos nas próximas duas épocas e meia, em matéria de direitos televisivos, é de 50 milhões de euros (20+20+10) a favor do Benfica. A juntar a isso temos a diferença no contrato das camisolas e espaços comerciais igualmente favorável ao Benfica em cerca de 50 milhões de euros nos próximos 10 anos. Significa, que no mínimo, estamos a falar de uma diferença entre os contratos para os próximos 10 anos de cerca de 100 milhões de euros.
Digo mínima porque sem conhecer em detalhe o contrato do Porto não é possível fazer um cálculo exato.

Apesar de tudo considero que a diferença principal entre os dois contratos não é aritmética mas sim qualitativa, em três pontos essenciais:

1. O contrato do Benfica entra em vigor na próxima época desportiva, ou seja, dois anos e meio antes que o do Porto. Isso confere ao Benfica uma vantagem que se prende com a desvalorização do dinheiro. Isto é, considerando as melhores estimativas macro económicas o contrato do Benfica vai coabitar, no mínimo no primeiro terço de vida, num contexto de inflação quase zero. Tal significa que 40 milhões de euros dentro de 3 anos são praticamente 40 milhões de euros hoje. É possível que quanto mais se prolongue o contrato, ou seja, neste caso quanto mais tarde terminar, mais existe o risco de desvalorização, uma vez que é pouco provável que as autoridades da União Europeia permitam um cenário de inflação zero ou deflação durante muito tempo pelos riscos que comporta para a promoção do investimento.

2. A capacidade negocial do Benfica com o seu parceiro poderá permitir descontar as prestações anuais com taxas mínimas, ou seja, antecipar os pagamentos com taxas de desconto baixas e praticamente sem perda de valor. Não acredito que tal seja possível com a Altice face à forma como são financiados. Descontar com a Altice custará certamente mais. Esta possibilidade permitirá ao Benfica libertar mais rapidamente o serviço da dívida conseguindo anualmente meios financeiros adicionais.

3. Outra diferença prende-se com a origem dos fundos. Estabelecendo um paralelismo grosseiro é como comprar uma máquina sabendo que a assistência está em Portugal (caso do Benfica) ou em alternativa sabendo que não há assistência em Portugal. Tem muito a ver com a forma como a Altice se financia através de fundos de investimento estrangeiros. O dinheiro é todo igual, parece ser um detalhe mas pessoalmente sinto-me mais confortável em ter a NOS como parceiro.

Dito tudo isto continuo a pensar que o ponto mais débil do contrato com a NOS é o facto de não ter uma cláusula de saída unilateral por parte do Benfica. Mas neste ponto creio que os contratos serão comparáveis e para além disso tenho que reconhecer que em termos negociais seria difícil incluir tal cláusula. Interessante esperar para ver o que vai acontecer com o Sporting. Estimo que nesta matéria qualquer potencial contrato que o rival de Lisboa feche, confirmará o clube como a terceira força comercial em Portugal. Se assim for, significa que em termos comerciais o efeito positivo da contratação do Jorge Jesus e a expetativa dos bons resultados desportivos será, por agora, insuficiente para que o Sporting se aproxime dos valores do Benfica e do Porto. A ver vamos.

https://www.facebook.com/fernando.tavares.5070276/posts/933091380072473

VirtualKing

São os dois bons negócios. São os dois melhores clubes do país, com mais visibilidade e expressão internacional. O que não se compreende é que essas operadoras continuem a pagar ordenados miseráveis aos seus trabalhadores.

aguia de prata

Isto de ser anti-benfiquista primário tem muito que se lhe diga !!

Estava a dar uma volta pelo Facebook e vejo muita gente "preocupada" e a comentarem os valores do negócio do FC Porto com a Altice e com o facto de ser de 457 milhões , portanto- segundo eles – superiores ao do Benfica !!!

Pura ignorância e desculpem o termo.

É um bom negócio, sem dúvida, para o FC Porto. E o FC Porto devia agradecer em público ao Benfica por ter conseguido este negócio fantástico com a MEO !

Mas...não caiam em fábulas, o Benfica vendeu apenas 2 produtos: a Benfica TV e os direitos televisivos por 400 milhões, assinando um contrato de 10 anos, renovável daqui a 3 anos: ou seja, poderá sempre receber propostas superiores ao fim de 3 anos, e se a NOS não as superar, o Benfica pode denunciar sempre o contrato. Isto só em relação aos direitos de transmissão.

O FC Porto vendeu os 4 produtos : Porto TV, direitos televisivos, a publicidade das camisolas e toda a exploração comercial do estádio por 457,5 milhões, assinando um contrato de 12,5 anos! Ou seja: VENDEU TUDO !

Não comparem o incomparável!

Mas vamos às contas dos dois contratos:

FC Porto:

Direitos televisivos + direito de exploração comercial de espaços publicitários + direito de transmissão Porto canal + patrocinador principal.
O " BOLO" do FC PORTO foi vendido na totalidade : Receita : 457 MILHÕES em 12 anos

Benfica:

Direitos televisivos + exclusividade da Benfica TV. VALOR: 400 Milhões.
Patrocinador principal: Fly Emirates 8 a 10 M por ano; VALOR ( a considerar em 10 anos, embora o contrato seja de 3, renovável.) : 80 a 100 milhões.

BTV sinal aberto , retorno financeiro da publicidade na BTV e exploração comercial de espaços publicitários no Estádio na totalidade para os cofres do Benfica : 20 Milhões sensivelmente por ano = 200 milhões/10 anos

RECEITA TOTAL DO BENFICA : 700 MILHÕES em 10 anos

Atenção que no negócio do FC Porto toda esta receita de publicidade estática em todo o Estádio é para a MEO.

Isto é simples de explicar: Imaginem que o SLB e o FCP têm 4 casas cada um. O BENFICA vende uma casa por 300 milhões, outra por 100 milhões, outra por 40 milhões e outra por 90 milhões. O Porto vende as 4 casas juntas á mesma pessoa por 457 milhões. Simples de perceber cada negócio.

O Benfica recebeu só pelos direitos televisivos e Benfica TV, o Porto recebe por tudo o que há a explorar, até pela publicidade estática em todo o Estádio.

E é bom não esquecer que por algum motivo o Benfica recusou este contrato, como é do conhecimento público.

Para tanta gente "preocupada" com o Benfica, principalmente a lagartagem, sigo a recomendação de um comentador/colunista dele, hoje, num jornal diário:

Era conveniente que o trinca bolotas viesse a terreiro justificar muita coisa, pois vai ser muito difícil à NOS e à MEO utilizarem os mesmos valores num outro negócio, pois o dinheiro escassa.

Mas é como esse colunista diz " na lagartagem continua a passar-se muito tempo no facebook a falar do Benfica e da Doyen...

E sabem o que vos digo mais ?

Os benfiquistas que têm Meo em casa vão começar a desistir e a mudar para a NOS.
Se a MEO não comprar os direitos da lagartagem ( pelos mesmos valores do FC Porto) vai à falência.

E mesmo assim, não sei. Cà estaremos ! A estratégia de mercado é simples: a MEO e a NOS andam a degladiarem-se : quem perder a guerra vai à falência.

Porque o mercado português não tem tanta relevância para os valores que estão em causa e que têm vindo a lume. Valores incomportáveis para o nosso País. Simples conclusão.

Zetuga

E' mesmo garantido que os direitos de publicidade estatica nao estao incluidos no acordo com a NOS?

aguia de prata

Citação de: Zetuga em 27 de Dezembro de 2015, 16:06
E' mesmo garantido que os direitos de publicidade estatica nao estao incluidos no acordo com a NOS?

Não estão incluídos. Aliás, o mesmo contrato que o FC Porto assinou foi recusado pelo Benfica, precisamente porque os valores negociados por transmissão eram inferiores e o Benfica não quis hipotecar os restantes patrocínios que detêm. Mais ainda: toda a publicidade do Estádio e da BTV vai direitinha para os cofres do Benfica ao contrário do Porto que vão para a MEO.

Despertar

Citação de: VirtualKing em 27 de Dezembro de 2015, 15:25
São os dois bons negócios. São os dois melhores clubes do país, com mais visibilidade e expressão internacional. O que não se compreende é que essas operadoras continuem a pagar ordenados miseráveis aos seus trabalhadores.
o dono da Altice já disse que nao gosta de pagar ordenados

aguia de prata

REFLEXÃO DO DIA.
Estava eu aqui a pensar para com os meus botões:
- Eu vendi o meu carro por 5 mil euros.
- O meu vizinho, que tem um carro parecido ao meu só que mais fraquinho, vendeu o carro dele, a casa onde habita, a casa de praia, um terreno onde planta os tomates e ainda ofereceu o Bobby e o Tareco, por 6 mil euros.
- Assim com os nervos, olhei de repente para o (rei) sol e deu-me uma espécie de cegueira e cheguei á seguinte conclusão.
O CABRÃO DO MEU VIZINHO, "COMEU-ME DE CEBOLADA" porque faturou 6 mil euros e eu apenas 5 mil...
(E depois fui lavar a cara e acordei)

REDTHUNDER

Citação de: Zetuga em 27 de Dezembro de 2015, 16:06

Nem a publicidade estáctica nem a publicidade passada na BTV.Por isso alguns falam em despesa com a BTV da responsabilidade do SLB e omitem que a publicidade da BTV reverte para o SLB.

BlankFile

Excelente a opinião do Fernando Tavares. Faz muito sentido o que ele diz.