As Finanças do Benfica

sergio19azb

Citação de: Cob92 em 27 de Abril de 2017, 22:25
No Proximo mercado o Benfica pode fazer isso :

Jimenez : 30-45M

Talisca : 25 M

Marçal :15 M

Nelson Semedo : 35 M

Lindelof : 30 M

Salvio : 15-20 M

Andre Almeida : 7-10M

Samaris :20M

Esqueçi-me de mais alguem ?
Há aí valores que não acredito serem possíveis.

lonstrup

Citação de: Maldini em 27 de Abril de 2017, 22:19
Citação de: lonstrup em 27 de Abril de 2017, 22:11
Citação de: Mats_Ture em 27 de Abril de 2017, 09:51
O problema no miolo e as nossas finanças (leitura longa)

A propósito das comissões (que impressionam mas que se percebem pelas vendas milionárias e sobretudo pelos chamados "custo zero") voltei aqui a ler com insistência que o Benfica podia ter comprado menos extremos ou avançados para comprar um 8 em condições. Eu percebo que este argumento seja tentador, mas não me parece que seja tão simples.

Olhemos para os médios centros titulares do Benfica, do Sporting e do Porto. E para aquilo que eles custam.

No Benfica, temos o Fejsa (um maquinão, mas que passa metade da época lesionado) e o Pizzi, que custou no total 14 milhões de euros. O suplente, Samaris, custou 10 milhões há 3 ou 4 anos. E ao que parece haverá quem dê hoje por ele até 20 milhões... Se forem 15, já será notável...

No Porto, têm Danilo, que foi aqui formado, e Oliver, que custou 20 milhões. Antes deles, tinham dado 20 milhões pelo Imbula... No Sporting são os dois formados em alcochete e nunca conseguiram arranjar alternativas noutros mercados... Lá fora, só para dar o exemplo mais flagrante, o Pogba custou 100 milhões...

Parece claro que o mercado dos médios centro é especial... Qualquer jogador de qualidade idêntica à do Pizzi e com o mínimo de experiência  vai custar mais de 20 milhões... e com um risco enorme, como se viu no caso do Imbula. Mais ainda porque ser patrão de um meio campo em 4x4x2 não é para todos... O Porto só deu 20 milhões pelo Oliver porque já sabia o que ele rendia no Porto. E, como parece óbvio, as melhores soluções têm vindo das formações.

Até por isso é também natural que se questione a venda apressada do Renato Sanches. Mas tenho sérias dúvidas de que se pudesse rejeitar um negócio de 35M + 20 ou 25... E se o Renato tivesse por cá uma época apagada como está a ter na Bundesliga? Nos mercados periféricos, como o nosso, é muito arriscado desperdiçar oportunidades... (Dito isto, não tenho dúvidas de que o Renato se vai tornar num médio de classe mundial).

E eu percebo o Rui Vitória e o LfV. Não sendo fácil encontrar uma alternativa válida no mercado a preços razoáveis, preferiram apostar inicialmente no Horta, sabendo que tinham ainda Pizzi e Danilo... Será que chegou? Foi curto, claro, mas deu para lutar até ao fim pelo tetra (e, se tudo correr com normalidade, conquistá-lo). Deu ainda para chegar à final da taça (e, se tudo correr bem, fazer a dobradinha). Deu ainda para ir pela segunda vez consecutiva aos oitavos de final da Champions, algo inédito. Tudo isto com mais uma dose industrial de lesões ao longo de toda a época.

E parece-me sobretudo que estamos numa fase de transição. Em 2 ou 3 anos, começaremos a resolver o problema do miolo de forma estrutural. Ainda que possa ir vendendo um ou outro craque todos os anos, e ainda que algum deles possa não vingar, o Benfica tem o futuro garantido para vários anos: João Carvalho, André Horta, Guga, Florentino, Gedson, Pedro Rodrigues... Estou a esquecer-me de alguém?

Isso significa que dar 50 milhões por Rafa, Jimenez e Pizzi foi um bom negócio? Não necessariamente. Talvez sim, talvez não. Mesmo que estivéssemos a falar estritamente em termos financeiros, prefiro fazer as contas na hora da saída. Por quanto vão ser vendidos?

E é por isso que começam a surgir notícias de o Pizzi ou Samaris saírem. Assim que começam a chegar aos 26, 27 anos, é hora de ver o retorno financeiro do investimento.

Um deles (ou até os dois) será vendido se houver propostas razoáveis e se o Vitória sentir que chega pôr o J.Carvalho e o A.Horta em concorrência.

Eu acredito que o próximo ano até pode ser ainda de transição, mas que já não faltará muito para que o meio campo do Benfica comece a dar 30-0 ao dos rivais.

Para quem, como eu, viveu as angústias desportivas e financeiras da década de 90 e do início do século, este crescimento incremental vale ouro.

O resto virá com o tempo se se continuar a apostar na formação desta forma, se continuarmos a trazer os Edersons, os Lindelofs e os Zivkovics (pagamos comissões, pois pagamos) e se aproveitarmos o dinheiro da televisão para abater a dívida de forma séria na próxima década.
Opinião muito interessante.

No tópico do Rui Vitória já referi: a tendência vai ser para «arriscarmos» mais nas apostas. Isto é, apostar no talento, nos jovens talentos que venham da formação ou recrutados fora de portas, mas vamos arriscar neles. E claro que uma aposta destas acarreta mais riscos do que termos um jogador de creditos firmados para a posição.

Neste aspecto Rui Vitoria parece ter o perfil certo para treinador do Benfica no momento. Não só pela disponibilidade para apostar, mas também pelo pragmatismo. Porque chegará o momento em que iremos perder um campeonato, e Vitória é o homem certo para manter as coisas entre eixos, sem se desviar do objectivo.

Foi um bom contributo ;)

Verdade ...

Rv nao muda de rumo ... Salvio é disso exemplo ...

Fora brincadeira ... Rv é o homem certo porque nao pede, nao exige, nao impoe a sua vontade ... Aceita as condiçoes que o presidente lhe dá...

Concordo totalmente com o risco em jovens atletas ... Sempre mas sempre conjugados com 7/8 pilares tipo luisao
a aposta extrema no salvio explica-se um pouco por aí.

no principio da época, com as mudanças do plantel e com as lesões à mistura, salvio e pizzi tiveram de assumir papel de «pilares». por esta razão a continua aposta neles no primeiro semestre da temporada, apesar de o rendimento em campo muitas vezes não o justificar.

luisão, fejsa, pizzi, salvio, mitro...estes foram os «pilares» possíveis na primeira metade da temporada.

lá está, foi o risco que corremos.

J Pinto

Sim. Daquele que deve sair primeiro: Ederson.

Por mim saiam

Ederson (30) ficamos com Júlio Moreira (Estoril) e o puro do Atlético

Lindelof (30) ficamos com Luisão Lisandro Jardel e temos de contratar outro central ou subir um B

Eliseu - Ficamos com Marcal e Grimaldo. Hermes para emprestar

Andre Almeida (10) ficamos com Semedo e Pedro Pereira... Com Buta à espreita

Samaris (10) ficamos com Danilo (deve regressar), Fejsa e Filipe Augusto. Florentino na B

Salvio (15) ficamos com Zivkovic Rafa Cervi Carrillo Pizzi e possivelmente Murillo

Talisca (20).
Muito dinheiro e sem comprometer qualidade do plantel.

Outras compras
_ Serefovic

Mats_Ture

Perspectivas para o plantel da próxima época
(leitura longa)

Analisando o comportamento do Benfica no mercado desde que realinhou a estratégia - ao trazer nomeadamente a academia para a equação -, parece-me importante sublinhar alguns aspectos:

1. A pressa que o Benfica possa ter hoje em dia para vender um ou outro jogador não se prende na maior parte das vezes com motivos financeiros strictu sensu. Isto é, os últimos exercícios mostram que para ter lucros é preciso vender apenas uma pérola. Uma basta. Podemos contratar os Zivkovics e os Cervis desta vida e podemos vender os H.Costas, mas no final tem de sair uma pérola para equilibrar as contas. Se vendermos mais do que uma, ganha-se margem para arriscar um pouco mais (como no caso do Rafa) e, espero eu, começar a abater mais a dívida...

Isto significa que quando, de uma ou duas assentadas, entram Ederson, Lindelof, Nelson, Renato, Guedes, Grimaldo, Cervi e Zivkovic, alguns destes vão acabar por fazer carreira no Benfica. E ser vendidos, como o Gaitan ou o Enzo, apenas quando se aproximarem dos 26 anos.

2. O plantel do Benfica ganhou enorme qualidade de forma consistente (com um ou outro desequilíbrio) e o deste ano é o mais completo provavelmente desde o primeiro ano do Jesus. A equipa suplente (J.César, André Almeida, Jardel, Lisandro, Eliseu, Samaris, Horta, Cervi, Zivkovic, Jimenez...) lutaria pelo título.

Isto significa que qualquer venda de um craque tem cobertura automática, ainda que não necessariamente com a mesma qualidade. É possível, por exemplo, vender o Nelson, ter o Almeida como titular e o Buta a crescer na sombra.

3. Obviamente dá pena quando vemos os melhores partir, mas se há algo que aprendemos no Benfica é que o scouting e a rede de negócios do clube é de top mundial. Depois do Di Maria veio o Gaitan. E depois o Cervi e Zivkovic. Depois do David Luiz, veio o Garay. E depois a opção de recurso (Jardel) revelou-se uma bela surpresa. Agora temos Lindelof... E amanhã?

4. Há jogadores cujo valor de mercado é baixo, mas que cumprem e com o tempo ganham influência no plantel. Tipicamente são defesas (Jardel, Lisandro, André Almeida). Há também aqueles que são mais velhos mas importantes para a equipa, dentro ou fora de campo (Fejsa, Jonas, Luisão). Uns e outros só devem sair do Benfica quando quiserem ou quando o rendimento deles tiver uma queda acentuada. Até lá, são para mim intocáveis, porque, para lá do resto, permitem continuidade entre planteis.

5. Vem aí, aos poucos, aquela que é provavelmente a melhor geração do Seixal - se considerarmos, como está a ser feito, os miúdos de '99 (João Filipe, Florentino, Gedson, J.Gomes, Felix...) e os de '97 (J. Carvalho, D. Gonçalves, Guga, Buta...), de onde já saiu o Renato. Estou algo ansioso por essa invasão...

Mas de repente reparamos que metade dos sub16 da seleção portuguesa são do Benfica, tal como já aconteceu na geração do Renato. É simplesmente incrível...

Dito isto, no próximo ano, eis o que prevejo por esta altura de saídas e manutenções:

GR:

Não acredito que o EDERSON seja vendido já. Desde logo por causa do imbróglio com o Rio Ave, que tem 50% do passe. Não será fácil de resolver. Alguém imagina o Benfica ou o Rio Ave abdicar de 15 ou 20 milhões?... Calculo que durante uns anos, para reduzir a verba, uma parte da solução passe pela equipa B, com os melhores a rodarem em Vila do Conde. Mas, como o Mendes está ao barulho, se calhar até se arranja outra solução mais rebuscada...

Depois - segunda razão - sendo guarda-redes e jovem, e ganhando espaço na seleção brasileira, o valor de mercado vai subir a cada ano que passar. Imaginem só se o Ederson for titular da Canarinha no mundial... Portanto, valha-nos o imbróglio... não há pressa.

DD:

Será preciso uma óptima oferta, acima de 35 milhões, para o Benfica libertar o NELSON. É que ainda há margem de valorização e falta-lhe pegar a sério na seleção. Imaginemos também aqui o valor que atingiria se tivesse um bom mundial... É de esperar, a venda não é inevitável. Em todo o caso, o Benfica tem o Almeida e os miúdos (Buta e Pereira) na sombra.

Seria um erro tremendo vender o ANDRÉ ALMEIDA por uns trocos. Enquanto ele lá estiver (e satisfeito) é uma posição onde teremos sempre transições suaves.

DC:

O LINDELOF é a pérola deste mercado. 40 milhões seria um belíssimo (e justo) valor.

O LUISÃO vai dando umas casas de vez em quando, nem todas com consequências, mas é voz de comando e mantém qualidade na maior parte do tempo. É um caso mais bicudo, mas ainda não deve ser este ano a despedida.

Como o Almeida, vender LISANDRO ou JARDEL seria um erro, a não ser que estejam insatisfeitos.

DE:

GRIMALDO é cedo para vender.

O ELISEU não vai renovar. Eu veria com bons olhos o regresso do Marçal (alguém que já foi dos melhores laterais esquerdos em Portugal, na Turquia e em França há-de ter alguma coisa para oferecer).

6:

O FEJSA vai acabar a carreira no Benfica. Primeiro porque, apesar de ser uma máquina, ninguém arrisca comprar um jogador de cristal. Depois porque o homem só sabe ganhar. :) E, finalmente, porque é ele o pai de toda aquela miudagem que vai chegando dos Balcãs.

O SAMARIS tem de ser vendido. Gosto muito do empenho e do amor que tem ao Benfica, mas está na altura: custou 10 milhões e já tem 27 anos. Para além de que é louco, uma ameaça constante à estabilidade emocional da equipa.

Se o Samaris fosse vendido eu promoveria o Florentino, apesar dos 17 anos. É preciso acelerar a entrada dele no plantel. É o herdeiro do Fejsa, não lhe faria mal dar-lhe minutos na Taça de Portugal ou na Taça da Liga.

8:

O PIZZI custou 14 milhões e tem 27 anos. Ou ele ou o Samaris (ou os dois) têm de ser vendidos. Está na hora.

O HORTA terá provavelmente a concorrência do J.Carvalho.

7:

O Benfica bem quer vender o SALVIO, mas ele não ajuda... É que para além de ter um amor gigante pelo clube, não está fácil o regresso às grandes exibições: sérias dificuldades em gerir o esforço, agarra-se em demasia à bola, não garante muitas vezes os mínimos em termos defensivos, passa várias jornadas sem marcar ou assistir. E ainda assim, verdade seja dita, marcou ao Sporting, esteve no lance que dá penalti contra o Porto, está no lance que dá o livre do Lindelof... O Benfica só não o vende se não conseguir um valor razoável. Até porque tem muitos extremos à espera que a vaga fique livre. Se sair, o Diogo Gonçalves deve entrar no plantel.

O CARRILLO arrisca-se a ser mais um Ola John... A questão é que tem potencial para fazer pelo menos uns meses a grande nível, se ultrapassar os bloqueios que o prenderam esta época. Se o fizer, o Benfica vende à primeira oportunidade, rendendo uma pequena fortuna... Se o emprestar vai perdê-lo de vez. E neste momento, salvo intervenção inspirada do Jorge Mendes, ninguém o quer comprar. Enfim... tem 25 anos, admito que o Vitória ainda não desista dele este ano.

ZIVKOVIC de pedra e cal.

11:

CERVI e RAFA não fizeram ainda o suficiente para serem vendidos à máxima quantia possível. Deram boas indicações (e outras menos boas) mas têm potencial para muitíssimo mais.

AC:

No caso de JONAS e MITROGLOU, será que vai voltar o folhetim da China?...

O JIMENEZ foi a jogada financeira mais arriscada do Benfica. Tem potencial para muito, mostrou já que não precisa de muitos minutos para resolver jogos, tem alma e sacrifício, mas parece encaixar sobretudo com equipas que obriguem o Benfica a maiores trabalhos defensivos. Acredito que possa valer um grande encaixe financeiro, mas só depois de uma boa época como titular no Benfica... 20 milhões no banco de suplentes não é sustentável muito mais tempo...

Concluindo - e apesar das muitas incógnitas - o meu cenário base passa por vender Lindelof (40M), vender Pizzi (20-25M) e/ou Samaris (15-20M), talvez Salvio (20M). Outras dispensas: Eliseu, F.Augusto e Jovic.

Entrariam MARÇAL na esquerda;
RUBEN DIAS para 4º central;
JOÃO CARVALHO (e talvez FLORENTINO) para o meio campo;
DIOGO GONÇALVES para para 3º extremo (ou ir buscar o Nuno Santos);
SEFEROVIC para o lugar do Jovic.

O plantel:

GR: Ederson, J.Cesar, + ??
DD: Nelson, A.Almeida + Pereira (ou Buta)
DC: Luisão, Jardel, Lisandro, R.DIAS
DE: Grimaldo, MARÇAL
6: Fejsa, FLORENTINO
8: J.CARVALHO, A.Horta + Pizzi??
7: Zivkovic, Carrillo
11: Cervi, Rafa + D.GONÇALVES (ou N.Santos)
Av: Jonas, Mitroglou, Jimenez, SEFEROVIC

Bom, e admitamos surpresas, claro... Alguém pensou, quando o Horta ainda jogava no V.Setúbal, que ele seria titular do Benfica no início da época seguinte?...

Kurt Cobain 10

Só acho para o Seferovic entrar , algum PL vai ter que sair . Penso que será o Raul.

alfredo

Citação de: Mats_Ture em 28 de Abril de 2017, 03:09
Perspectivas para o plantel da próxima época
(leitura longa)

Analisando o comportamento do Benfica no mercado desde que realinhou a estratégia - ao trazer nomeadamente a academia para a equação -, parece-me importante sublinhar alguns aspectos:

1. A pressa que o Benfica possa ter hoje em dia para vender um ou outro jogador não se prende na maior parte das vezes com motivos financeiros strictu sensu. Isto é, os últimos exercícios mostram que para ter lucros é preciso vender apenas uma pérola. Uma basta. Podemos contratar os Zivkovics e os Cervis desta vida e podemos vender os H.Costas, mas no final tem de sair uma pérola para equilibrar as contas. Se vendermos mais do que uma, ganha-se margem para arriscar um pouco mais (como no caso do Rafa) e, espero eu, começar a abater mais a dívida...

Isto significa que quando, de uma ou duas assentadas, entram Ederson, Lindelof, Nelson, Renato, Guedes, Grimaldo, Cervi e Zivkovic, alguns destes vão acabar por fazer carreira no Benfica. E ser vendidos, como o Gaitan ou o Enzo, apenas quando se aproximarem dos 26 anos.

2. O plantel do Benfica ganhou enorme qualidade de forma consistente (com um ou outro desequilíbrio) e o deste ano é o mais completo provavelmente desde o primeiro ano do Jesus. A equipa suplente (J.César, André Almeida, Jardel, Lisandro, Eliseu, Samaris, Horta, Cervi, Zivkovic, Jimenez...) lutaria pelo título.

Isto significa que qualquer venda de um craque tem cobertura automática, ainda que não necessariamente com a mesma qualidade. É possível, por exemplo, vender o Nelson, ter o Almeida como titular e o Buta a crescer na sombra.

3. Obviamente dá pena quando vemos os melhores partir, mas se há algo que aprendemos no Benfica é que o scouting e a rede de negócios do clube é de top mundial. Depois do Di Maria veio o Gaitan. E depois o Cervi e Zivkovic. Depois do David Luiz, veio o Garay. E depois a opção de recurso (Jardel) revelou-se uma bela surpresa. Agora temos Lindelof... E amanhã?

4. Há jogadores cujo valor de mercado é baixo, mas que cumprem e com o tempo ganham influência no plantel. Tipicamente são defesas (Jardel, Lisandro, André Almeida). Há também aqueles que são mais velhos mas importantes para a equipa, dentro ou fora de campo (Fejsa, Jonas, Luisão). Uns e outros só devem sair do Benfica quando quiserem ou quando o rendimento deles tiver uma queda acentuada. Até lá, são para mim intocáveis, porque, para lá do resto, permitem continuidade entre planteis.

5. Vem aí, aos poucos, aquela que é provavelmente a melhor geração do Seixal - se considerarmos, como está a ser feito, os miúdos de '99 (João Filipe, Florentino, Gedson, J.Gomes, Felix...) e os de '97 (J. Carvalho, D. Gonçalves, Guga, Buta...), de onde já saiu o Renato. Estou algo ansioso por essa invasão...

Mas de repente reparamos que metade dos sub16 da seleção portuguesa são do Benfica, tal como já aconteceu na geração do Renato. É simplesmente incrível...

Dito isto, no próximo ano, eis o que prevejo por esta altura de saídas e manutenções:

GR:

Não acredito que o EDERSON seja vendido já. Desde logo por causa do imbróglio com o Rio Ave, que tem 50% do passe. Não será fácil de resolver. Alguém imagina o Benfica ou o Rio Ave abdicar de 15 ou 20 milhões?... Calculo que durante uns anos, para reduzir a verba, uma parte da solução passe pela equipa B, com os melhores a rodarem em Vila do Conde. Mas, como o Mendes está ao barulho, se calhar até se arranja outra solução mais rebuscada...

Depois - segunda razão - sendo guarda-redes e jovem, e ganhando espaço na seleção brasileira, o valor de mercado vai subir a cada ano que passar. Imaginem só se o Ederson for titular da Canarinha no mundial... Portanto, valha-nos o imbróglio... não há pressa.

DD:

Será preciso uma óptima oferta, acima de 35 milhões, para o Benfica libertar o NELSON. É que ainda há margem de valorização e falta-lhe pegar a sério na seleção. Imaginemos também aqui o valor que atingiria se tivesse um bom mundial... É de esperar, a venda não é inevitável. Em todo o caso, o Benfica tem o Almeida e os miúdos (Buta e Pereira) na sombra.

Seria um erro tremendo vender o ANDRÉ ALMEIDA por uns trocos. Enquanto ele lá estiver (e satisfeito) é uma posição onde teremos sempre transições suaves.

DC:

O LINDELOF é a pérola deste mercado. 40 milhões seria um belíssimo (e justo) valor.

O LUISÃO vai dando umas casas de vez em quando, nem todas com consequências, mas é voz de comando e mantém qualidade na maior parte do tempo. É um caso mais bicudo, mas ainda não deve ser este ano a despedida.

Como o Almeida, vender LISANDRO ou JARDEL seria um erro, a não ser que estejam insatisfeitos.

DE:

GRIMALDO é cedo para vender.

O ELISEU não vai renovar. Eu veria com bons olhos o regresso do Marçal (alguém que já foi dos melhores laterais esquerdos em Portugal, na Turquia e em França há-de ter alguma coisa para oferecer).

6:

O FEJSA vai acabar a carreira no Benfica. Primeiro porque, apesar de ser uma máquina, ninguém arrisca comprar um jogador de cristal. Depois porque o homem só sabe ganhar. :) E, finalmente, porque é ele o pai de toda aquela miudagem que vai chegando dos Balcãs.

O SAMARIS tem de ser vendido. Gosto muito do empenho e do amor que tem ao Benfica, mas está na altura: custou 10 milhões e já tem 27 anos. Para além de que é louco, uma ameaça constante à estabilidade emocional da equipa.

Se o Samaris fosse vendido eu promoveria o Florentino, apesar dos 17 anos. É preciso acelerar a entrada dele no plantel. É o herdeiro do Fejsa, não lhe faria mal dar-lhe minutos na Taça de Portugal ou na Taça da Liga.

8:

O PIZZI custou 14 milhões e tem 27 anos. Ou ele ou o Samaris (ou os dois) têm de ser vendidos. Está na hora.

O HORTA terá provavelmente a concorrência do J.Carvalho.

7:

O Benfica bem quer vender o SALVIO, mas ele não ajuda... É que para além de ter um amor gigante pelo clube, não está fácil o regresso às grandes exibições: sérias dificuldades em gerir o esforço, agarra-se em demasia à bola, não garante muitas vezes os mínimos em termos defensivos, passa várias jornadas sem marcar ou assistir. E ainda assim, verdade seja dita, marcou ao Sporting, esteve no lance que dá penalti contra o Porto, está no lance que dá o livre do Lindelof... O Benfica só não o vende se não conseguir um valor razoável. Até porque tem muitos extremos à espera que a vaga fique livre. Se sair, o Diogo Gonçalves deve entrar no plantel.

O CARRILLO arrisca-se a ser mais um Ola John... A questão é que tem potencial para fazer pelo menos uns meses a grande nível, se ultrapassar os bloqueios que o prenderam esta época. Se o fizer, o Benfica vende à primeira oportunidade, rendendo uma pequena fortuna... Se o emprestar vai perdê-lo de vez. E neste momento, salvo intervenção inspirada do Jorge Mendes, ninguém o quer comprar. Enfim... tem 25 anos, admito que o Vitória ainda não desista dele este ano.

ZIVKOVIC de pedra e cal.

11:

CERVI e RAFA não fizeram ainda o suficiente para serem vendidos à máxima quantia possível. Deram boas indicações (e outras menos boas) mas têm potencial para muitíssimo mais.

AC:

No caso de JONAS e MITROGLOU, será que vai voltar o folhetim da China?...

O JIMENEZ foi a jogada financeira mais arriscada do Benfica. Tem potencial para muito, mostrou já que não precisa de muitos minutos para resolver jogos, tem alma e sacrifício, mas parece encaixar sobretudo com equipas que obriguem o Benfica a maiores trabalhos defensivos. Acredito que possa valer um grande encaixe financeiro, mas só depois de uma boa época como titular no Benfica... 20 milhões no banco de suplentes não é sustentável muito mais tempo...

Concluindo - e apesar das muitas incógnitas - o meu cenário base passa por vender Lindelof (40M), vender Pizzi (20-25M) e/ou Samaris (15-20M), talvez Salvio (20M). Outras dispensas: Eliseu, F.Augusto e Jovic.

Entrariam MARÇAL na esquerda;
RUBEN DIAS para 4º central;
JOÃO CARVALHO (e talvez FLORENTINO) para o meio campo;
DIOGO GONÇALVES para para 3º extremo (ou ir buscar o Nuno Santos);
SEFEROVIC para o lugar do Jovic.

O plantel:

GR: Ederson, J.Cesar, + ??
DD: Nelson, A.Almeida + Pereira (ou Buta)
DC: Luisão, Jardel, Lisandro, R.DIAS
DE: Grimaldo, MARÇAL
6: Fejsa, FLORENTINO
8: J.CARVALHO, A.Horta + Pizzi??
7: Zivkovic, Carrillo
11: Cervi, Rafa + D.GONÇALVES (ou N.Santos)
Av: Jonas, Mitroglou, Jimenez, SEFEROVIC

Bom, e admitamos surpresas, claro... Alguém pensou, quando o Horta ainda jogava no V.Setúbal, que ele seria titular do Benfica no início da época seguinte?...

boa análise, mas nao concordo em todos os pontos.
1. faz todo o sentido, e mesmo nao haver explicacoes sobre estratégias por parte da direccao, penso que nao está longe o que dizes.
2. nao concordo nada. já nao me lembro bem, mas acho que foi o jogo antes da segunda mao dos oitavos da lc em que rodamos algumas posicoes da equipa. acabamos de nos ver à rasca e lá conseguimos um 1:0 contra o feirense.
as segundas opcoes como equipa nao disputariam o título. um lugar na liga europa sim, mas nao o titulo.
3. sim, nisso somos mesmo bons.
4. tb concordo
5. uma grande incógnita. hoje sim, temos lá grande qualidade comparado com outras equipas do mesmo escalao. resta ver como se conseguem impor quando jogam contra equipas e jogadores experientes e de outro nível. jogadores de idade sub20 sao muito sujeitos a nao conseguir adatarem-se a um nível profissional e de alta competicao. quantos jogadores nao vimos que eram grandes talentos e acabaram em equipas da 2a liga, ou nem isso?
por isso penso que o clube irá aproveitar tentar lancar alguns poucos (3 ou 4) e depois provavelmente vender com grande lucuro. ao resto da geracao acontecerá o mesmo que aos dos últimos anos, que é na maioria, irem para clubes mais pequenos e infelizmente desaparecerem pouco a pouco.

quanto aos jogadores atuais, penso que veremos a saída de ederson (mesmo concordar com o que dizes e que o podiamos valorizar se o mantiveremos até ao mundial) e lindelöf/nelson. mas nao vejo que algum deles saírá pelos 40m. penso que algo a rondar os 30m com mais à vista, dependente das espectativas alcancadas...

somando as coisas, eu concordo em quase tudo, mas vejo a realidade menos cor de rosa, apesar de esperar que deve ser positiva.

Mats_Ture

Até admito que Ederson, Nelson e Lindelof possam ser todos vendidos, mas seria preciso que o mercado estivesse fortíssimo. Veremos.

(2) Digo que a nossa equipa suplente lutaria pelo título porque, na prática, se tirarmos o Luisão, aquela defesa já venceu um campeonato e foi aos quartos da Champions; os extremos são muitas vezes titulares; e o próprio Jimenez foi muitas vezes titular na Champions. O meio campo seria mais débil, sim, mas parece-me que daria para a maior parte dos jogos. Em todo o caso, essa é uma questão lateral. O que quis sublinhar é que temos suplentes fortes e um plantel muito bem composto (ainda que com fragilidades no meio campo).

(5) O que me dá mais segurança quanto à afirmação destas gerações é o histórico recente. Houve excepções, mas quase todos os jovens que o Rui Vitória chamou da equipa B acabaram por vingar: Ederson, Lindelof, Nelson, Guedes, Renato. Não foi um ou dois, foi uma mão-cheia num só ano. Junta Bernardo e Cancelo. Não é por acaso: para lá do mérito que os treinadores e as inovações introduzidas no Seixal possam ter, a Youth League e os torneios internacionais, a participação em seleções nacionais que lutam por títulos e, sobretudo, o período de adaptação na segunda liga, no contexto da equipa B, dá-lhes um suplemento que antes não havia. O facto de as portas estarem abertas na equipa principal também conta muito, transmite confiança (elemento chave nestas idades). Há hoje mais garantias de que o potencial não vai ser desperdiçado. O Benfica nesse aspecto está a trabalhar muito bem.

E quando digo isto não me refiro aos juniores todos, claro, mas a um aproveitamento considerável. Vejo 9/10 miúdos com enormíssimo potencial. Se 5 ou 6 forem devidamente aproveitados, será uma colheita fantástica. Aliás, se forem aproveitados 2 ou 3 todos os anos ao mais alto nível será já notável.

the_phalanx

Citação de: pablito77 em 28 de Abril de 2017, 03:32
Só acho para o Seferovic entrar , algum PL vai ter que sair . Penso que será o Raul.

Sinceramente, não sei se quem sairá não sera o Mitro, e até pode não ser mal negocio. É mais velho que o Raul, e neste momento poderá ser vendido por uma quantidade maior.

Também mostrou-se muito irregular ao longo da época, tendo alturas em que a equipa dependia dele para ganhar, e outras em que ele era apenas mais um defesa central da equipa adversária.

Não sei até que ponto um Raul jogando regularmente não poderia ser melhor que o Mitro, tendo sempre em conta que tem estilos diferentes.

Soundwave

Não te acanhes e mete o Ederson, Grimaldo, Rafa, Cervi, Zivkovic e Carrillo na lista. Vamos vender tudo e jogar com os Juniores.

J Pinto

Citação de: pablito77 em 28 de Abril de 2017, 03:32

Mas não devia. Jogamos em 4x4x2, com dois pontas, logo deveríamos ter, como acontece nos centrais, 4 opções. Não adaptações como Rafa, Zivkovic, Cervi e outros. É bom ter jogadores polivalentes mas no caso específico dos centrais e dos pontas precisamos de 4.

nightcrowler

o ideal seria que, dos 4 mais pretendidos (Ederson, Nelson, Lindelof e Grimaldo), apenas saísse o sueco.

o Grimaldo esteve lesionado, portanto tem muito a ganhar em ficar mais um ano.
Ederson e Nelson ainda podem ganhar a titularidade nas selecções e ganharem mais reconhecimento.

o Lindelof seria mais facilmente substituível, até porque temos no banco o Jardel e o Lisandro.

mas, infelizmente, não acredito muito.
existe uma falta de gk's por essa Europa fora. o Real vai buscar o De Gea por 75 milhões de euros. logo, o United vai andar atrás de um gk.
o City e o Barcelona também me parece que andem atrás de um gk, e se jogar bem com os pés, tanto melhor.

além disso, mesmo que nenhum venha buscar o Ederson, se vierem buscar o Oblak (falou-se que o Arsenal o queria e o Atlético pediu 100M), o Atlético vira-se na hora para o Ederson. já estou a ver, dinheiro e mais jogadores.
portanto, não vejo como fácil.

o Nelson igual. se no ano passado antes da lesão já se falava dele, creio que agora ainda mais. Barcelona, Bayern, United, qualquer um deles pode vir cá. aliás, um dos maiores "concorrentes" na saída dele deve ser o Cancelo.

portanto, excepto o Grimaldo, e espero bem que me engane, não me admirava que saíssem os 3 que referi.

Pedro Nunes 28

Citação de: sergio19azb em 27 de Abril de 2017, 23:48

Com o Mendes a ajudar o Benfica ? Vamos conseguir o dobro disso !

APM

O United pode vir buscar o Ederson e o Lindelof. É a forma de baixarmos os direitos do Rio Ave no negócio.

Flavius Julius

Citação de: Pedro Nunes 28 em 28 de Abril de 2017, 12:15
Citação de: sergio19azb em 27 de Abril de 2017, 23:48

Com o Mendes a ajudar o Benfica ? Vamos conseguir o dobro disso !
e depois ainda falas mal das comissões do Mendes  ;D

ivodaniello