As Finanças do Benfica

devermelhosempre

Citação de: lonstrup em 22 de Fevereiro de 2019, 09:32
99 milhões pelo estádio e btv, a pagar a 25 anos. Dará uns 4 milhões ano?

E não será que, sendo o estádio do clube, a sad comece a pagar uma anuidade pelo uso do estádio. É coincidência das coincidências, a anuidade poderá ser de 4 milhões de euros? 😏

4 milhões mais uns trocos para manutenção e despesas correntes.

Bailey

Para mim que sou leigo parece me  a primeira vista uma optima medida

tudo o que seja patrimonio do clube no clube (passe a redundancia) e nao na SAD so da mais forca a nos socios

Os socios nao controlam a SAD apenas o clube directamente
E nunca se sabe se hoje ou amanha ou daqui a 10 anos nao nos vemos perante o mesmo que se passou com o Belenenses. E estando o estadio que e o nosso maior patrimonio a par dos seixal, so pode ser bom para nos socios e adeptos

franciscoafonso

Segundo me lembro o Estádio passou para a SAD há uns tempos porque estávamos em falência técnica e era preciso aumentar o ativo. Plano de emergência da fabulosa gestão financeira inovadora mundial.

Agora com o dinheiro da NOS e com o que abateram de passivo possivelmente já não será preciso e voltou-se ao início.

Red Guns


Miklosf0rev3r

Em Espanha foi abolida a lei que obrigava os clubes profissionais terem SAD's. Visto que esse modelo não funcionou, em vez de criar mais estabilidade financeira aos clubes, criou mais formas dos clubes se enterrarem em dívidas. Pode ser que voltemos ao formato antigo, eu gostava.
Para além de estarmos a devolver o patrimônio ao clube, poderemos estar a antecipar uma jogada.
Os dragartos nunca na vida conseguirão fazer este tipo de operação de um ano para o outro, têm as SAD's e os clubes em falencia.

BragattiSlb

Citação de: lonstrup em 22 de Fevereiro de 2019, 09:32
99 milhões pelo estádio e btv, a pagar a 25 anos. Dará uns 4 milhões ano?

E não será que, sendo o estádio do clube, a sad comece a pagar uma anuidade pelo uso do estádio. É coincidência das coincidências, a anuidade poderá ser de 4 milhões de euros? 😏

Uma anuidade dessas, que também acho que é o que vai acontecer, rebenta nas mãos dos políticos que estipularam as rendas do Olival e da Pedreira ;)

Gonzalex

Será que isto não é a preparação de daqui a uns tempos "abrir" o capital da SAD a um investidor?

ccm

Citação de: Avante em 22 de Fevereiro de 2019, 08:50
Isso só tem uma explicação.

Vigareira tem mais mão no Benfica e nos Benfiquistas do que nos acionistas da SAD.

Ele sabe que no clube pode fazer as vigarices que lhe apetecer com as quotas do "povo" e que na SAD, e mais difícil brincar com o dinheiro dos poderosos.

Os acionistas da SAD são mais exigentes que os sócios benfiquistas. Triste.

E se estes 100 milhões não servir para pagar dividendos a acionistas, quero ver se o Benfica clube fica com a mesma percentagem da SAD.

Desde a mudança de estatutos em 2010, a pressa e em catimini, nos raros bons momentos do clube, alguém consegue dar o benefício da dúvida ao Vigareira ?

Ainda bem que só existe uma explicação. Se houvesse mais 2 ou 3 explicações alguém no Júlio de Matos oferecia-te uma camisa.

EAGLEBOY

À primeira vista vamos é uma forma de dar mais receitas ao clube.

Faltam responder a algumas perguntas:

- Quanto a SAD vai pagar de aluguer?
- Quanto o estádio vale para a SAD? (esta deve estar no relatório e contas)
- Que efeitos práticos tem essa redução de património para a SAD?

Parece-me que o namming do estádio deve estar para breve e com esse valor é feito o pagamento do clube à SAD. Com o valor de aluguer da SAD + Museu + Piscinas + Restaurantes etc ficamos com um bom valor extra para investir nas modalidades.

São suposições mas pode ser por aí...

boladeneve

Citação de: EAGLEBOY em 22 de Fevereiro de 2019, 11:47
À primeira vista vamos é uma forma de dar mais receitas ao clube.

Faltam responder a algumas perguntas:

- Quanto a SAD vai pagar de aluguer?
- Quanto o estádio vale para a SAD? (esta deve estar no relatório e contas)
- Que efeitos práticos tem essa redução de património para a SAD?

Parece-me que o namming do estádio deve estar para breve e com esse valor é feito o pagamento do clube à SAD. Com o valor de aluguer da SAD + Museu + Piscinas + Restaurantes etc ficamos com um bom valor extra para investir nas modalidades.

São suposições mas pode ser por aí...

Creio que estamos a complicar o que é simples.

Esta operação visa restituir o que é do clube, e - no caso da BTV - retirar da esfera da SAD uma operação que nada tem a ver com o seu core, que é a gestão do futebol profissional.

No fundo está-se a corrigir uma medida que foi tão importante como temporária, com vista à manutenção dos capitais próprios da SAD num patamar "aceitável".

Trata-se portanto de uma reversão para aquilo que é justo, tanto para os sócios (Clube) como para os acionistas (SAD).

Jesus disse: "A César o que é de César", e o estádio é do Clube.
Já na lusofonia dizemos: "cada macaco no seu galho". O galho da SAD é a gestão do futebol profissional.

NS11

Ainda ninguém se lembrou do Ed Sheeran?
O estádio está a ser usado para outros fins além do futebol.
Não fazia sentido a Sad ficar com o aluguer.
Pode ser que se comece a rentabilizar ainda mais o que é nosso.

klik

#66851
Todos os estádios dos principais clubes começaram no Clube, e foram sendo transferidos para a SAD com o agravar das contas da SAD!!!! soluções de "emergência"... No Benfica , No Porto.. etc etc.

Quando se dá o inverso , é um claro sinal do inverso tb ao nivel da estabilidade dos capitais proprios da SAD!! E isso não é novidade nenhuma.. porque a Benfica SAD, confirmando-se a venda do Jimenez, com mais uma ( basta uma saída de um jogador da A, um Grimaldo por exemplo) passaria a ter capitais proprios positivos na ordem dos 150M€..

É muita fruta, coisa que em 2014 era impensável.. chegamos a andar nos -50M€ quase. Agora podemos estar próximos dos +150M... RLE quase de 200M€. Isso é valor muito alto para o clube em Portugal, num espaço de 5 anos.. recuperar.

Woodwaid

Assim podem pagar mais ao clube como o sporting faz financiando o clube com o aluguer de activos....senao nao tinham activos para o CAR...nem fluidez financeira....é como eu encaro isto...

tecoteco

Citação de: klik em 22 de Fevereiro de 2019, 15:09
Todos os estádios dos principais clubes começaram no Clube, e foram sendo transferidos para a SAD com o agravar das contas da SAD!!!! soluções de "emergência"... No Benfica , No Porto.. etc etc.

Quando se dá o inverso , é um claro sinal do inverso tb ao nivel da estabilidade dos capitais proprios da SAD!! E isso não é novidade nenhuma.. porque a Benfica SAD, confirmando-se a venda do Jimenez, com mais uma ( basta uma saída de um jogador da A, um Grimaldo por exemplo) passaria a ter capitais proprios positivos na ordem dos 150M€..

É muita fruta, coisa que em 2014 era impensável.. chegamos a andar nos -50M€ quase. Agora podemos estar próximos dos +150M... RLE quase de 200M€. Isso é valor muito alto para o clube em Portugal, num espaço de 5 anos.. recuperar.

pois, mas muita gente andou a perguntar durante algum tempo para onde ia o dinheiro das vendas de jogadores ;)

o tempo veio demonstrar que, apesar da sangria, alguma coisa de bom resultou dai.

Sérgio 83134

Citação de: Bailey em 22 de Fevereiro de 2019, 09:49
Para mim que sou leigo parece me  a primeira vista uma optima medida

tudo o que seja patrimonio do clube no clube (passe a redundancia) e nao na SAD so da mais forca a nos socios

Os socios nao controlam a SAD apenas o clube directamente
E nunca se sabe se hoje ou amanha ou daqui a 10 anos nao nos vemos perante o mesmo que se passou com o Belenenses. E estando o estadio que e o nosso maior patrimonio a par dos seixal, so pode ser bom para nos socios e adeptos

LFV que papel teve aqui?