As Finanças do Benfica

CitriC

Rácio relativo ao FPF recomendado pela UEFA:


139,954M de proveitos operacionais

85.660M de gastos com o pessoal


Rácio 61,2%

tcn

Sim está lá explícito essa parte. Fica-se é sem noção dos valores do cálculo que leva aos 69%, porque não temos essa informação consolidada neste R&C. É uma diferença grande, podiam explicar melhor mesmo não sendo obrigados a isso.

MANOCAS37

19 mil euros por mes ao Rui Costa. Vidas boas.

tcn

Penso que também já foi feita a questão mas alguém sabe qual o fundamento do empréstimo do Novo Banco? Aparece ali de pára quedas, pelo menos nunca tiva ouvido falar.

Jiujitsu

Este tópico é completamente assustador.

É inacreditável a iliteracia financeira de grande amostra da população, e estamos a falar de um fórum, que arrisco a dizer é representativo, na sua grande maioria, de pessoal com algum grau de instrução.

Ainda assim, é chico-espertismo e disparate, por tudo quanto é lado, para mais dito com uma segurança e senso de propriedade assinalável.

A crítica parece que queima na língua, e em tudo é para meter fel. Mesquinhice bem típica nossa, diga-se.

Já há muito que, na minha opinião, devia ser, a partir do ensino primário, prevista uma disciplina com base de educação financeira, pelo menos finanças pessoais, impostos, o valor do dinheiro, a base das coisas.


Polaco

Citação de: BERNA_1961 em 10 de Setembro de 2020, 11:21
Duas coisas que tento não confundir: a gestão financeira/económica e a gestão desportiva.

a) Embora uma ou outras rubrica possam ser criticadas (que eu próprio questiono), a gestão financeira/económica tem sido muito positiva (resultados consistentemente positivos, passivo controlado, capitais próprios largamente positivos, ....)

b) A gestão desportiva, essa sim, a meu ver, dececionante. Não tanto pelo lado das vendas, mas sobretudo pelas compras. Desde 2014 as compras (incluindo os treinadores) têm sido, no meu entendimento, muito más.

Em suma:
Contas boas; gestão desportiva, má!
Não podemos é confundir as coisas. 

é exactamente isto que eu penso. Só acrescentaria :

ao ponto a, que chegámos aqui a partir de um ponto de quase desaparecimento do clube por falência.
No ponto b estou de acordo a 100%.
um ponto C onde acho que não se faz nem próximo do que se deveria fazer para manter a enorme popularidade do Benfica em Portugal. Nisto incluo a fraca política financeiro-desportiva das Modalidades.

Polaco

Citação de: Jiujitsu em 10 de Setembro de 2020, 12:52
Este tópico é completamente assustador.

É inacreditável a iliteracia financeira de grande amostra da população, e estamos a falar de um fórum, que arrisco a dizer é representativo, na sua grande maioria, de pessoal com algum grau de instrução.

Ainda assim, é chico-espertismo e disparate, por tudo quanto é lado, para mais dito com uma segurança e senso de propriedade assinalável.

A crítica parece que queima na língua, e em tudo é para meter fel. Mesquinhice bem típica nossa, diga-se.

Já há muito que, na minha opinião, devia ser, a partir do ensino primário, prevista uma disciplina com base de educação financeira, pelo menos finanças pessoais, impostos, o valor do dinheiro, a base das coisas.



O que tu criticas aqui, é menos falta de Formação como indicas e muito mais falta de Educação, o que deve ter lugar muito precocemente na vida das pessoas e ao contrário da Formação já não se corrige mais tarde.

MALU15

Citação de: pamalmeida79 em 10 de Setembro de 2020, 12:29
Citação de: MALU15 em 10 de Setembro de 2020, 12:24
Citação de: pamalmeida79 em 10 de Setembro de 2020, 12:03
Citação de: Roting em 10 de Setembro de 2020, 12:01
Citação de: pamalmeida79 em 10 de Setembro de 2020, 12:00
Citação de: Roting em 10 de Setembro de 2020, 11:22
Citação de: pamalmeida79 em 10 de Setembro de 2020, 10:49
Citação de: Roting em 10 de Setembro de 2020, 10:47
Citação de: pamalmeida79 em 10 de Setembro de 2020, 10:46
Não tendo, até agora, lido todo o R&C, peço a ajuda de alguém para confirmar uma dúvida. Os valores de quase 70% de gastos com pessoal que o maisfutebol indica foram apurados pelo Benfica? Estão divulgados no R&C? Ou são contas do MF?

É que, pelas minhas contas, a % de gastos com pessoal face aos RO a 30.06.2020 é de 61,21% (85,66M€/139,95M€), face aos 60,66% a 30.06.2019 (88,2M/€145,4M€).
Obrigado, desde já.

É de 69% , e sim está no RC

Ok, já verifiquei que são adicionados os gastos com honorários.
Obrigado.
Ainda assim parece-me um pouco estranho estarem considerados quase 11M€ de honorários. A menos que parte dos rendimentos apresentados como operacionais sem transacções de atletas, de facto, não o sejam...

Estou com a mesma dúvida.
Não percebo onde está o valor em falta para dar o rácio de 69%.

Julgo que só há três hipóteses:

1- Haverá algum valor nos rendimentos apresentados como operacionais sem transacções de atletas que não é considerado neste cálculo;
2 - Além dos honorários apresentados nos FSE (1,6M€), há mais alguns considerados noutras rubricas (???);
3 - O valor foi mal apurado (ainda mais estranho).

Ainda se tornou mais estranho se o DSO pelos vistos diz na entrevista que são 62%.

Pois, se assim foi (eu não vi a entrevista), ganha alguma força a tese do engano no R&C.
Isso está muito explicito na parte final da pag. 30 e inicio da pag.31 do R&C e dos critérios que são seguidos pelas recomendações da UEFA, bem como a referência à preparação de contas combinadas da BSAD, BEstádio e BTV, para que isso possibilite uma análise correcta do indíce, que neste exercício se fixou nos 69%, ainda que o mesmo esteja influenciado pela redução das receitas operacionais provocadas pela Covid-19.

Ok.
Então, para efeitos deste cálculo, os valores devem então ser "combinados" com os da Benfica Estádio e Benfica TV, que deixaram de ser participadas pela Benfica SAD. Será isto?
Sim, mas convem ler os textos que referi nas pags. 30 e 31.



MALU15

Citação de: Jiujitsu em 10 de Setembro de 2020, 12:52
Este tópico é completamente assustador.

É inacreditável a iliteracia financeira de grande amostra da população, e estamos a falar de um fórum, que arrisco a dizer é representativo, na sua grande maioria, de pessoal com algum grau de instrução.

Ainda assim, é chico-espertismo e disparate, por tudo quanto é lado, para mais dito com uma segurança e senso de propriedade assinalável.

A crítica parece que queima na língua, e em tudo é para meter fel. Mesquinhice bem típica nossa, diga-se.

Já há muito que, na minha opinião, devia ser, a partir do ensino primário, prevista uma disciplina com base de educação financeira, pelo menos finanças pessoais, impostos, o valor do dinheiro, a base das coisas.


E o problema ainda é mais agravado com os posts sistemáticos off-topic que são feitos por alguns users que só têm como objectivo lançar a confusão. O post do user Beannaloch que cito abaixo carateriza bem o que se passa. Acho mesmo que a Administração do SERB devia estar mais atenta a isso, para evitar que o tópico fique "intragável" como várias vezes acontece.
___________________________________________________________________

Citação de: Beannaloch em 10 de Setembro de 2020, 01:00
Principalmente nestas alturas, este tópico mostra bem a importância de ter que se filtrar a informação consumida na Internet.

Qualquer um manda a sua posta de pescada, números e contas são manipuladas para que adaptem a posições previamente tidas (mais ou menos conscientemente), a opinião de pessoas com conhecimentos tende a ficar perdida no meio do ruído (ainda que fique disponível para quem a procure especificamente), etc.

O problema é que nem toda a gente tem o discernimento, capacidade, interesse ou vontade de o fazer. Diga-se tambem que não é nada exclusivo deste tópico, deste fórum ou deste paísz sequer. É o que temos e o que nos vai moldar...

Obrigado a quem se esforça por fazer análises credíveis da coisa, adicionando valor ao documento em si.

Apenas como nota e conclusão da ideia feita  (e não relacionado com alguém em particular ou este tópico), para um melhor consumo de informação e segurança, a própria leitura da "informação credível", deve ser acompanhada de uma análise individual crítica, para não cair no risco de seguir cegamente opiniões erradas (consciente ou inconscientemente).

ACampos

Citação de: MANOCAS37 em 10 de Setembro de 2020, 12:38
19 mil euros por mes ao Rui Costa. Vidas boas.
Isso está no RC? Não vi

Flavius Julius

a seguir ao lançamento dos R&C é impossível vir a este tópico!

Eterno Benfica

Citação de: rsd em 10 de Setembro de 2020, 12:01
Citação de: Roting em 10 de Setembro de 2020, 11:59
Citação de: rsd em 10 de Setembro de 2020, 11:57
Citação de: Roting em 10 de Setembro de 2020, 11:55
Citação de: rsd em 10 de Setembro de 2020, 11:37
Uma coisa curiosa, o rascord lançou aquela noticia do fairplay financeiro do Benfica e disse que estavamos com 69%. O DSO em entrevista disse 62%. Será outro episodio de fake news?

No RC diz 69%.
No entanto não consigo chegar aos valores para dar esses 69% e aos 62% consigo.
Talvez o Malu possa ajudar.

Não vi o R&C. Mas não foi isso que o DSO disse na entrevista.

Não vi a entrevista, o que diz no RC é o seguinte :

"A Benfica SAD atingiu um rácio de 69% na época 2019/20, o qual está significativamente influenciado pela quebra de
receitas operacionais decorrente dos impactos associados à COVID-19, uma vez que os gastos com pessoal sofreram
um decréscimo de 1,3%.
Desta forma, neste exercício verificou-se um aumento da percentagem deste rácio face ao que tem sido habitual nas
últimas épocas. Contudo o rácio continua a ser inferior ao limite máximo recomendado pela UEFA (70%), o que significa
que a Sociedade cumpre os níveis de eficiência sugeridos no âmbito do Fair Play Financeiro."

O Benfica continua a cumprir os critérios do fair play financeiro?

Sim. Em todos eles, e não temos tido nenhuma incidência junto da UEFA e no processo de licenciamento junto da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol. Normalmente, há um indicador crítico que é o total de custos salariais versus o total de receitas, e esse valor manteve-se perto dos 60 por cento. A UEFA impõe-nos que esteja abaixo dos 70 por cento, e no último exercício a percentagem era de 62 por cento.
Ele quando diz último exercício está se a referir ao R&C do ano passado, apesar de não ser tecnicamente certo, porque aí é que foi de 62% creio eu

sergio19azb

Jardel
Taarabt
Zivkovic
Samaris

Todos com ordenados muito elevados, deviam ser transferidos.