As Finanças do Benfica

aquaris

Citação de: BERNA_1961 em 10 de Setembro de 2025, 14:59
Citação de: aquaris em 10 de Setembro de 2025, 14:07
Citação de: BERNA_1961 em 10 de Setembro de 2025, 14:03Se em julho deste ano já fizemos 77,7M de mais-valias, temos condições para não vender ninguém importante.
Seria assim sem investimento, com o investimento precisas de mais ou de uma extraordinária Champions, melhor que o ano anterior!
Para ficar na linha de água, será suficiente uma CL digna (não precisa de ser excelente).
Pelas contas, tem se ser excelente!
Fizeste o mesmo em mais valias o ano passado, até ligeiramente mais (2024/2025) tiveste a maior receita de sempre na liga dos campeões e  Mundial. Este ano não há mundial, tens de ter uma belíssima liga dos campeões!
Lembra que houve muito investimento, só nas amortizações de passes  do jogadores, em 2025/2026, levam logo muito do lucro que tiveste...

Mas o mais importante é aproveitar outubro para escolher um novo Presidente, um que nunca tenha sido Presidente! (todos os candidatos são melhor que o ruizinho e LFV)

PS: o próprio CFO diz que não há pressão para vender em... JANEIRO!.... em Junho se não tiver excelente Liga dos Campeões vai haver!

Diogo20

Se o Ruim continuar e com as contas neste estado, vai haver chumbo de orçamento no próximo ano e serão provocadas novas eleições, nem vão conseguir escapar.

Exercício de empurrar com a barriga. Se não fosse a venda de jogadores, acho que seriam apenas 3,7M positivos (vi essa informação algures).

InfernoBenfiquista

Citação de: Diogo20 em 10 de Setembro de 2025, 15:18Se o Ruim continuar e com as contas neste estado, vai haver chumbo de orçamento no próximo ano e serão provocadas novas eleições, nem vão conseguir escapar.

Exercício de empurrar com a barriga. Se não fosse a venda de jogadores, acho que seriam apenas 3,7M positivos (vi essa informação algures).

Percebes tanto disto que nem sabes que, já com os novos estatutos, só podem haver eleições 2 anos após as últimas. Mesmo com chumbo no próximo orçamento, não haveria eleições. Sem falar que ainda haveria uma segunda votação do orçamento...

InfernoBenfiquista

Citação de: rdr10 em 10 de Setembro de 2025, 14:50
Citação de: PaulinhoB em 10 de Setembro de 2025, 14:43
Citação de: InfernoBenfiquista em 09 de Setembro de 2025, 22:17Acho que muita gente aqui no Blog não vai dormir.

Boa noite a todos

Mas que granda boneco, o Benfica pode morrer de vez daqui a um mês e este vem para aqui bater no peito por causa dumas contas, isto só podem ser gajos de outros clubes a gozar

Lá está, estando-me a cagar para manteigas, noronha, meyer, cristovão ou até parreira, como é que alguém vota em rui costa ou vieira em 2025? Honestamente, pensem bem no que eu estou a aqui a perguntar, façam esse exercicio.

É possível votar em Rui Costa ou Vieira com argumentos válidos? Sendo honesto? Tendo cérebro?

Se fizerem esta pergunta ao chatgpt, o mesmo vai falar em doenças mentais, e estou a falar a sério.

🧠 1. Mecanismos Psicológicos (Cognitivos e Emocionais)

a) Dissonância Cognitiva

Quando uma pessoa já apoiou ou votou nesse presidente no passado, custa-lhe admitir que errou. Por isso, prefere continuar a apoiar para manter a coerência interna e evitar a sensação de culpa ou vergonha.

b) Viés de Confirmação

As pessoas tendem a dar mais atenção às informações que confirmam aquilo em que já acreditam, e a ignorar ou desvalorizar o que as contraria. Mesmo perante provas de corrupção, podem achar que é tudo "uma campanha contra ele".

c) Nostalgia Seletiva

Há quem se lembre apenas dos momentos de glória durante esses mandatos, como um campeonato ou uma vitória importante, esquecendo todo o mal que foi feito nos bastidores.

🧬 2. Traços Psicológicos e de Personalidade

a) Submissão à Autoridade

Algumas pessoas sentem-se confortáveis a seguir líderes autoritários ou carismáticos, mesmo que esses líderes sejam prejudiciais. Há quase uma necessidade inconsciente de serem "mandadas".

b) Pensamento Tribalista

O apoio a uma figura do clube pode tornar-se quase como o apoio a uma "tribo". Criticar o presidente é como trair a tribo — e isso, para alguns, é inaceitável.

c) Negação

Alguns adeptos entram em negação pura e dura: recusam-se a acreditar que o presidente que "deu tantas alegrias" afinal é corrupto ou incompetente. Preferem viver na ilusão.

💰 3. Motivos Não Psicológicos

a) Interesses Pessoais

Alguns sócios têm algo a ganhar (ou a manter) com o regresso dessa pessoa ao poder — seja um lugar no clube, negócios, bilhetes, viagens, ou outras regalias.

b) Desinformação

Muitos sócios não acompanham os bastidores, não lêem documentos, não seguem as assembleias. Acabam por votar com base em frases feitas, promessas ou nostalgia.

⚖️ 4. Cultura do Clube (ou do País)

Se num clube (ou país) há tolerância à corrupção e má gestão, se "rouba mas dá títulos" for aceite, então há pouco sentido de exigência. Isso perpetua a escolha de maus dirigentes.

🤯 5. Factores Patológicos (com cuidado)

Pensamento mágico ("desta vez vai ser diferente")

Fanatismo cego

Desresponsabilização moral

Vontade de pertencer a um grupo, mesmo que esse grupo esteja errado

✅ Conclusão

Ilusão e negação

Apego emocional e nostalgia

Interesse pessoal ou favores

Falta de alternativas credíveis

Tribalismo cego

Desinformação

Medo de mudar

E metade do que está aqui para um clube como o nosso nem faz sentido.

Ponto 1: Não sabes quem apoio.
Ponto 2: Estás em negação como muitos que aqui comentam e eu entendo..

Saudações Benfiquistas

Diogo20

Citação de: InfernoBenfiquista em 10 de Setembro de 2025, 15:41
Citação de: Diogo20 em 10 de Setembro de 2025, 15:18Se o Ruim continuar e com as contas neste estado, vai haver chumbo de orçamento no próximo ano e serão provocadas novas eleições, nem vão conseguir escapar.

Percebes tanto disto que nem sabes que, já com os novos estatutos, só podem haver eleições 2 anos após as últimas. Mesmo com chumbo no próximo orçamento, não haveria eleições. Sem falar que ainda haveria uma segunda votação do orçamento...

Que seja no ano seguinte e eu sei que tem que haver 2 chumbos.

No entanto foste capaz de dizer que este exercício foi muito bom quando está dependente de vendas de jogadores. No próximo ano logo vês isso a vir logo por aí abaixo.

InfernoBenfiquista

Citação de: Der Kaiser em 10 de Setembro de 2025, 01:28Depois de ler o relatório, já com algum sono em cima, isto foi o que me ficou na retina:

-Resultado líquido positivo de 34,4 milhões, o melhor de todo o mandato;
-Capitais próprios de 116,3 milhões de euros;
-Redução do passivo e da dívida líquida, em 1,8% e 2,4%;
-Rendimentos operacionais sem direitos de atletas, cresceram 30,6%;
-Melhor resultado de sempre em rendimentos operacionais com direitos de atletas, perto dos 350 milhões.
-Querem chegar aos 500 milhões a médio prazo;

-AZ tem 10% de mais valias do Pavlidis;
-Dahl custou 9+2 e 20% de mais valias;
-Dedic 10+2 e 15% de mais valias;
-João Neves até agora rendeu 6M dos bónus, são 10M;
-Rollheiser foi vendido por 11M e 15% de uma futura transferência;
-Cláusula do Kokçu é obrigatória;
-United tinha 20% de mais valias do Carreras;
-Benfica ficou com 15% de mais valia do Tengsted;
-Real ficou com 50% de mais valias do Obrador;
-Aston Villa tem 30% do valor de uma mais‑valia obtida numa futura transferência, limitada a um máximo de 10 milhões de euros;
-Rios custou 27,4;
-Gilloise ficou com 20% de mais valias do Ivanovic;

-O futebol feminino foi para a SAD por 5,8M;
-Em patrocinios houve um aumento de 9,2%;
-Foi alargada a disponibilização de mais 201 lugares no Piso 2 da Bancada Sagres, onde foi possível receber mais 44 empresas no universo Corporate;
-Receita do Benfica Corporate Club, com um crescimento de 12,8%;
-A faturação de bilhética, foi mais de 25 milhões de euros, 13,6 milhões são de Red Pass, 2 milhões de euros em visitas ao estádio e museu;

-O relatório fala sobre auditoria mas vindo da atual direção parece-me palha;
-A Benfica SAD emitiu um empréstimo obrigacionista a 4/2025, de 40 milhões, que foi aumentado para os 55 milhões. As obrigações têm uma duração de quatro anos, e taxa de juro de 4,5% ao ano. A 30 de junho de 2025, o empréstimo antigo de 60 milhões ("Benfica SAD 2022-2025") já estava totalmente pago;
-O ativo passou de 562,5 para 591,2 (+4,6%), passivo 483,4 para 474,9 (-1,8%), o resultado liquido foi 34,4M (aumento de 209,8% em relação ao ultimo) e capitais próprios subiram para 116,3 (+42%);
-Camarotes renderam 10,4M e executive seats 6,2M;

-Na próxima época o dinheiro dos contratos de tv entra todo, os de algumas ultimas foram parcialmente adiantados para liquidar dividas (sem certezas se interpretei esta parte corretamente);
-Rui Costa tem 10000 ações do clube (0,04%), Rei dos Frangos 3.144.764 (13,67%), Grupo Valouro 622.636 (2,71%), LSP Lisbon 1.178.600 (5,13%), Jean-Marc Chapus 26.650 (0,11%);
-este ano os membros do órgão de administração da Benfica SAD receberam 535 milhares de euros;
-FSE 77,9....., custos com pessoal 127,7 e coisa de 93M+ em salários;
-FSE: Gestão operacional do estádio 31.587M,
           Gestão operacional do canal BTV 8.687M,
           Trabalhos especializados 7.784M,
           Deslocações e estadas 6.503M,
           Vigilância e segurança 4.017M,
           Comissões 3.819M,
           Honorários 1.922M,
           Rendas e alugueres 1.751M,
           Limpeza, higiene e conforto 1.291M,
           Conservação e reparação 1.073M
           Associações, Federações e Liga 0.979M,
            Outros fornecimentos e serviços 8.509M

Obrigado pela excelente análise.

Foi um exercício financeiro muito positivo, naturalmente pensado também para esta fase de eleições.

Apenas duas notas mais desportivas:

-> Real ficar com 50% do obrador é demasiado. É porque o Real acredita que efetivamente é uma pérola e querem ter a possibilidade de o "resgatar" no futuro ou de poder lucrar algum.

-> João Neves, o calcanhar de aquiles desta direção, está muito perto de render os 70M esperados. Infelizmente para nós benfiquistas, não é dinheiro suficiente para um jogador deste calibre que devia ter ficado mais épocas.

Giorgos Karagounis

Citação de: rdr10 em 10 de Setembro de 2025, 14:37
Citação de: InfernoBenfiquista em 09 de Setembro de 2025, 22:17Acho que muita gente aqui no Blog não vai dormir.

Boa noite a todos

Olhem-me o nível de QI desta malta que vota em cócó constantemente.

Benfica vende Neves, Neres, etc, faz uma receita recorde na champions e ainda teve um prémio nunca antes visto por ter participado no Mundial de clubes (que só existe de 4 em 4 anos), entretanto o Benfica tem um lucro marginal e estes gajos, sendo bots ou apenas e só meio burros, vêm para aqui mandar boquinhas como se o Benfica tivesse conquistado a champions.

Eu mantenho o que sempre disse, o nosso clube tem uma quantidade infindável de adeptos absolutamente mediocres, para não dizer outra coisa, só para o post não ser apagado e não levar amarelo.
Medo das palavras?

São os adeptos mais burros do mundo. E ainda se riem dos lagartos.

InfernoBenfiquista

Citação de: Kaká em 10 de Setembro de 2025, 11:21
Citação de: InfernoBenfiquista em 04 de Setembro de 2025, 19:28
Citação de: S.L.B Stars em 04 de Setembro de 2025, 16:54
Citação de: InfernoBenfiquista em 04 de Setembro de 2025, 10:03"Segundo dados a que tivemos acesso, a SAD dos encarnados promoveu, este verão, a saída de 39 jogadores. Álvaro Carreras (Real Madrid, €50 M), Orkun Kokçu (Besiktas, €30 M), Florentino Luís (Burnley, €26 M), Kerem Akturkoglu (Fenerbahçe, €22,5M), Arthur Cabral (Botafogo, €12 M), Gedson Fernandes (Besiktas, €10 M), Casper Tengstedt (Feyenoord, €7 M), Diogo Nascimento (Olympiakos, €1,9 M), João Victor (CSKA, €900.000) e Meité (PAOK, €800.000) foram vendas, a que se juntam oito empréstimos, 14 saídas com partilhas de passe, cinco saídas em final de contrato e três rescisões amigáveis.

Neste lote entram ainda João Victor e Nascimento porque as águias ainda detinham parte dos passes de ambos.

O volume de negócio traduziu-se em €161,3 M de encaixe garantido — €105,1 M em vendas, €2 M em empréstimos, €54 M em obrigações de compra, €19,5 M em opções de compra e €8,5 M em variáveis.

De €161,3 M, o Benfica pagou €7 M de comissões de intermediação, incluindo comissões de empréstimos e obrigações de compra. Ou seja: 4,3% do valor global garantido.

Nas entradas, o procedimento seguido em relação ao pagamento de comissões é ainda mais baixo, justificado pelo modus operandi do emblema encarnado, com Rui Pedro Braz a negociar com agentes, jogadores e entre clubes, sem intermediários.

Entraram no clube, este verão, nove jogadores — Dahl (Roma, €9 M), Dedic (Salzburgo, €10 M), Richard Ríos (Palmeiras, €27 M), Obrador (Real Madrid, €5 M), Barrenechea (Aston Villa, €3 M), Ivanovic (Saint-Gilloise, €22,8 M), Sudakov (Shakhtar, €6,7 M), Lukebakio (Sevilha, €20 M) e Federico Coletta (Roma, €1 M).

A SAD tem encargo garantido de €136,8 M. Em compras imediatas gasta €94,8 M, a que acrescem €9,7 M em empréstimos, €32,3 M em obrigações de compra contratualizadas, €17 M em variáveis igualmente fixadas por contrato e €1,2 M gastos com intermediações. De €136,8 milhões em compras, a SAD dos encarnados gasta somente 0,8% com comissões."

Jornal Abola

Resumindo:
161.3M Encaixe garantido (VENDAS)
136.8M Encargo garantido (COMPRAS)

Contas novamente positivas. Quando se vê por aí a falar nos gastos de 100M, esquece-se que se vendeu muito mais, o saldo é mais uma vez positivo.

Destaque positivo para o valor de comissões de intermediação que voltou a ser relativamente baixo.

E o passivo  472,3 milhões nem na era do Bigodes que chegou a estar em  385,4 milhões 2017/18 , aumentou +- 100 milhões , com tantas vendas ao longo destes anos e prémios das competições já devia estar abaixo dos 400 milhões .

Devia porquê? Os capitais próprios não estão muito positivos? Os Ativos não estão também sempre a subir?

Sabes qual é o passivo do Real e outros grandes clubes?

Com a inflação que surgiu nos últimos anos sobretudo após o Covid, comparar o Passivo com anos de 2018 não faz nenhum sentido contablístico.

Contabilidade não é a minha área, mas olhando do ponto de vista de empresa:

Os nossos maiores activos são: infra-estruturas para o futebol e jogadores.
Esses dois grupos de activos apresentam dois problemas, os primeiros não é possivel fazer um "flip" caso seja necessário porque não há propriamente um mercado para compra/venda de estadios e centros de treino como tal o seu valor é mais o de "construção" caso seja necessário replicar. Os segundos são activos que podem desvalorizar a qualquer instante porque são pessoas.

Pessoalmente quando olho para negócios como o do futebol o que importa e tem mais peso, para mim como opinião pessoal, mais do que os activos são as fontes de receita. Onde o clube está inserido (liga nacional e "europeia"), revenue decorrente da marca (seja merch, acordos publicitários, autorizações de imagem, etc).

Óbvio que financeiramente tudo conta, os activos são necessários à operação. Mas uma empresa que tenha um edifício inteiro de escritórios no parque das nações e decida mudar de estratégia e mover-se para o interior+remoto para se poder capitalizar e alavancar pode perfeitamente alugar/vender o edifício. O Benfica não vai vender o estádio nem o Seixal (este até é mais provável) a ninguém. Também não vai vender o plantel para se capitalizar porque sem jogadores não tem operação (e se o tentar fazer tem um "premium" de risco como bem sabemos e temos visto nos ultimos anos).

O passivo tem desnecessariamente aumentado ao longo dos anos, às cavalitas de avaliações mais altas sucessivas dos nossos activos fruto da inflação. Tem tudo para dar merda.

Não sei se reparaste, mas o passivo desceu.

Sobre as restantes conclusões, aplicam-se a todos os clubes de futebol em regiões periféricas e tem que se encontrar este tipo de soluções para serem competitivos a nível internacional.

O Património

Boa noite a todos

Benfica vende Neves, Neres, etc, faz uma receita recorde na champions e ainda teve um prémio nunca antes visto por ter participado no Mundial de clubes (que só existe de 4 em 4 anos), entretanto o Benfica tem um lucro marginal e estes gajos, sendo bots ou apenas e só meio burros, vêm para aqui mandar boquinhas como se o Benfica tivesse conquistado a champions.

Eu mantenho o que sempre disse, o nosso clube tem uma quantidade infindável de adeptos absolutamente mediocres, para não dizer outra coisa, só para o post não ser apagado e não levar amarelo.

acho que o QI do indivíduo em questão fica apresentado quando não consegue distinguir entre um fórum e um blog.

GengisKhan

Benfanatic

Depois de tanto despesismo, aquela merda deve estar tão martelada como a macacada a que chamaram auditoria.

rdr10

Citação de: InfernoBenfiquista em 10 de Setembro de 2025, 15:44
Citação de: rdr10 em 10 de Setembro de 2025, 14:50
Citação de: PaulinhoB em 10 de Setembro de 2025, 14:43

Boa noite a todos

Mas que granda boneco, o Benfica pode morrer de vez daqui a um mês e este vem para aqui bater no peito por causa dumas contas, isto só podem ser gajos de outros clubes a gozar

Lá está, estando-me a cagar para manteigas, noronha, meyer, cristovão ou até parreira, como é que alguém vota em rui costa ou vieira em 2025? Honestamente, pensem bem no que eu estou a aqui a perguntar, façam esse exercicio.

É possível votar em Rui Costa ou Vieira com argumentos válidos? Sendo honesto? Tendo cérebro?

Se fizerem esta pergunta ao chatgpt, o mesmo vai falar em doenças mentais, e estou a falar a sério.

🧠 1. Mecanismos Psicológicos (Cognitivos e Emocionais)

a) Dissonância Cognitiva

Quando uma pessoa já apoiou ou votou nesse presidente no passado, custa-lhe admitir que errou. Por isso, prefere continuar a apoiar para manter a coerência interna e evitar a sensação de culpa ou vergonha.

b) Viés de Confirmação

As pessoas tendem a dar mais atenção às informações que confirmam aquilo em que já acreditam, e a ignorar ou desvalorizar o que as contraria. Mesmo perante provas de corrupção, podem achar que é tudo "uma campanha contra ele".

c) Nostalgia Seletiva

Há quem se lembre apenas dos momentos de glória durante esses mandatos, como um campeonato ou uma vitória importante, esquecendo todo o mal que foi feito nos bastidores.

🧬 2. Traços Psicológicos e de Personalidade

a) Submissão à Autoridade

Algumas pessoas sentem-se confortáveis a seguir líderes autoritários ou carismáticos, mesmo que esses líderes sejam prejudiciais. Há quase uma necessidade inconsciente de serem "mandadas".

b) Pensamento Tribalista

O apoio a uma figura do clube pode tornar-se quase como o apoio a uma "tribo". Criticar o presidente é como trair a tribo — e isso, para alguns, é inaceitável.

c) Negação

Alguns adeptos entram em negação pura e dura: recusam-se a acreditar que o presidente que "deu tantas alegrias" afinal é corrupto ou incompetente. Preferem viver na ilusão.

💰 3. Motivos Não Psicológicos

a) Interesses Pessoais

Alguns sócios têm algo a ganhar (ou a manter) com o regresso dessa pessoa ao poder — seja um lugar no clube, negócios, bilhetes, viagens, ou outras regalias.

b) Desinformação

Muitos sócios não acompanham os bastidores, não lêem documentos, não seguem as assembleias. Acabam por votar com base em frases feitas, promessas ou nostalgia.

⚖️ 4. Cultura do Clube (ou do País)

Se num clube (ou país) há tolerância à corrupção e má gestão, se "rouba mas dá títulos" for aceite, então há pouco sentido de exigência. Isso perpetua a escolha de maus dirigentes.

🤯 5. Factores Patológicos (com cuidado)

Pensamento mágico ("desta vez vai ser diferente")

Fanatismo cego

Desresponsabilização moral

Vontade de pertencer a um grupo, mesmo que esse grupo esteja errado

✅ Conclusão

Ilusão e negação

Apego emocional e nostalgia

Interesse pessoal ou favores

Falta de alternativas credíveis

Tribalismo cego

Desinformação

Medo de mudar

E metade do que está aqui para um clube como o nosso nem faz sentido.

Ponto 1: Não sabes quem apoio.
Ponto 2: Estás em negação como muitos que aqui comentam e eu entendo..

Saudações Benfiquistas

Negação? Acabei de assumir que grande parte da massa adepta que é sócia tem um claríssimo problema de QI.

Em relação a quem apoias la esta, até pode ser o varandas ou o vilas boas não te conheço, pareces bot, mas se factualmente fores benfiquista e não votares Noronha ou Manteigas entras na lista do chatgpt.

rdr10

Citação de: Giorgos Karagounis em 10 de Setembro de 2025, 16:09

Boa noite a todos

Medo das palavras?

São os adeptos mais burros do mundo. E ainda se riem dos lagartos.

Não é medo, ja tive mensagens apagadas por ofensa, e prefiro transmitir de una outra forma.

O que realmente penso sobre muitos sócios toda a gente que acompanha o SB sabe, começa com tris e acaba e somia.

DBdennisDB

Boa noite a todos

um venfiquistecorporates...vota num Vieira e no Ruiee porque sao os "campeoes das vendas".

Podiam ir todos para o Marques quando vendem os Neves, ou os Felix. Tem alguma taça comemorativa?

yerlow

Incrível que a gestão do Estádio esteja nos 32M€, que são exactamente TODAS as receitas de Red Pass + bilhética+ Corporate + receitas de dia de jogo.

Ou seja, fazer um jogo no Estadio da Luz, neste momento dá-nos 0€.

Ou seja, por alto, temos gastos de 1M€ por cada jogo que fazemos no nosso estádio.

Alguem tem alguma ideia do porquê de isto acontecer?