As Finanças do Benfica

Der Kaiser

Citação de: Jone em 09 de Setembro de 2026, 15:52
Citação de: Alfacinha em 09 de Setembro de 2026, 14:16A centralização em Portugal é uma aberração, quem quer que a defenda não é realista.
Tanto Benfica, como Porto, Sporting e até Braga só têm a perder com isto, o foco devia estar em criar uma liga Ibérica que pudesse competir com a Premier League, não em andar a dar esmolas a clubes de terreolas sem expressão nenhuma, que só servirão para puxar para baixo o pouco que temos de clubes competitivos na Europa.
Querem ser competitivos com clubes de aldeias ou em zonas com pouca população, é impossível. A Premier League cada vez ganha mais às outras, façam uma liga ibérica com clubes de Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Bilbao, Sevilha e deixem-se de Aroucas e Nacionais. Nivelem por cima, não por baixo, e têm um produto bem melhor.

Esta "estoria" da centralização é a coisa mais absurda que pode existir, e sempre me fez confusão de estar a criar tanta polémica.
Antes, quero dizer que não tenho qualquer formação em direito e tudo o que vou escrever é "achismo" e senso comum.

Na minha modesta opinião, a centralização vai contra as leis da constituição Portuguesa.
Onde está escrito que alguem é obrigado a vender algo que é seu?
Eu sei que para o interesse nacional uma propriedade pode ser expropriada. A centralização entra nesses interesses nacionais? Acho que não.
Os direitos de transmissão do Benfica só pertencem ao Benfica, e o clube pode vende-los a quem bem quiser, pelo preço que quiser e apenas se quiser.

Eu sei que tem de haver algo que anule tudo aquilo que acabei de escrever.
Alguem me pode dizer qual o motivo pelo qual o Benfica anda a "mendigar" para que a centralização não avance?

Diria que é mais por uma questão de ter os outros clubes a favor ou contra.

Imaginemos que metem isto em tribunal ou parecido e o Benfica ganha ao processo, depois quando fizeres alguma proposta na liga ou em algo semelhantes corres o risco de todos os outros clubes votarem contra como retaliação.

Mas o que o Benfica devia começar por questionar é o porquê de se falar sempre em valores que são irreais mas não se fala em melhorar os revaldos, as transmissões, etc que deviam ser coisas obrigatórias para sequer ponderar uma centralização. E nem vou a pontos como meter mais dinheiro em equipas como o Rio Ave que não o vai usar para melhorar a sua equipa mas para canalizar mais dinheiro para o Olympiakos (de uma liga rival).

Jone

Citação de: lonstrup em 09 de Setembro de 2026, 16:38
Citação de: Jone em 09 de Setembro de 2026, 16:32
Citação de: lonstrup em 09 de Setembro de 2026, 16:29
Citação de: Alfacinha em 09 de Setembro de 2026, 14:16A centralização em Portugal é uma aberração, quem quer que a defenda não é realista.
Tanto Benfica, como Porto, Sporting e até Braga só têm a perder com isto, o foco devia estar em criar uma liga Ibérica que pudesse competir com a Premier League, não em andar a dar esmolas a clubes de terreolas sem expressão nenhuma, que só servirão para puxar para baixo o pouco que temos de clubes competitivos na Europa.
Querem ser competitivos com clubes de aldeias ou em zonas com pouca população, é impossível. A Premier League cada vez ganha mais às outras, façam uma liga ibérica com clubes de Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Bilbao, Sevilha e deixem-se de Aroucas e Nacionais. Nivelem por cima, não por baixo, e têm um produto bem melhor.

Esta "estoria" da centralização é a coisa mais absurda que pode existir, e sempre me fez confusão de estar a criar tanta polémica.
Antes, quero dizer que não tenho qualquer formação em direito e tudo o que vou escrever é "achismo" e senso comum.

Na minha modesta opinião, a centralização vai contra as leis da constituição Portuguesa.
Eu sei que para o interesse nacional uma propriedade pode ser expropriada. A centralização entra nesses interesses nacionais? Acho que não.
Os direitos de transmissão do Benfica só pertencem ao Benfica, e o clube pode vende-los a quem bem quiser, pelo preço que quiser e apenas se quiser.

Alguem me pode dizer qual o motivo pelo qual o Benfica anda a "mendigar" para que a centralização não avance?

por esse prisma, então porque raio os clubes fazem publicidade ao patrocinador da liga? Porque raio os clubes são obrigados a usar a mesma marca de bola.

Por esse prisma, porque os clubes têm de aceitar que a UEFA venda os direitos TV das provas europeias e não eles? Porque os clubes não vendem a publicidade estática nos seus jogos europeus, e são obrigados a meter as publicidades negociadas e impostas pela uefa?

Mais, porque os clubes não vendem os direitos da taça da liga cada um? E na taça de Portugal, e supertaça, porque não são os clubes a negociar os direitos TV?

Provavelmente porque são regras impostas a quem quer participar na competição.
A diferença é que enquanto o Benfica tem interesse em participar na champs, é a liga portuguesa que tem interesse que o Benfica participe na liga.
Ou achas que a liga espanhola ou francesa não acetaria a participação do Benfica nas ligas deles?
Para ires para outra federação, terias de deixar de jogar em Portugal, inscrever na dita federação, e começares pelas divisões secundárias, porque os clubes daqueles países não vão papar grupos.

tens certeza?
olha o o dinheiro abre muitas portas

lonstrup

Citação de: Jone em 09 de Setembro de 2026, 16:49

por esse prisma, então porque raio os clubes fazem publicidade ao patrocinador da liga? Porque raio os clubes são obrigados a usar a mesma marca de bola.

Por esse prisma, porque os clubes têm de aceitar que a UEFA venda os direitos TV das provas europeias e não eles? Porque os clubes não vendem a publicidade estática nos seus jogos europeus, e são obrigados a meter as publicidades negociadas e impostas pela uefa?

Mais, porque os clubes não vendem os direitos da taça da liga cada um? E na taça de Portugal, e supertaça, porque não são os clubes a negociar os direitos TV?

A diferença é que enquanto o Benfica tem interesse em participar na champs, é a liga portuguesa que tem interesse que o Benfica participe na liga.
Ou achas que a liga espanhola ou francesa não acetaria a participação do Benfica nas ligas deles?
Para ires para outra federação, terias de deixar de jogar em Portugal, inscrever na dita federação, e começares pelas divisões secundárias, porque os clubes daqueles países não vão papar grupos.

tens certeza?
tu é que aparentemente tens muitas certezas, sobre coisas que nunca se irão passar.

Jone

Citação de: lonstrup em 09 de Setembro de 2026, 16:50
Citação de: Jone em 09 de Setembro de 2026, 16:49

tens certeza?
tu é que aparentemente tens muitas certezas, sobre coisas que nunca se irão passar.

desculpa.
confundi-te com outra pessoa.

Kurt Cobain 10

Quer dizer que o porto já pagou os 800 mil euros do roubo que fizeram ao Benfica... ao pagarem assumem que fizeram o crime.

E o Benfica vai se ficar sem meter mais uns processos em cima dos porcos?

o Noruego

Citação de: Kurt Cobain 10 em 09 de Setembro de 2026, 17:43Quer dizer que o porto já pagou os 800 mil euros do roubo que fizeram ao Benfica... ao pagarem assumem que fizeram o crime.

E o Benfica vai se ficar sem meter mais uns processos em cima dos porcos?
se realizassem isso, também iam assumir a incompetência e falta de liderança e preocupação e de tudo de todos estes anos...

desde que não seja ataque à figuras destes actuais responsáveis, nada feito
até nisso as mentes do caso dos emails foram visionárias, pqp

Jack Teller

Benfica Investor Dos Santos in Fresh Talks to Sell Stake in Club - Bloomberg https://share.google/Ylmx8bySPLr5Aj4lm

Alguém consegue ler o artigo?

darth vader

Era interessante ser público, o porquê de, em casos similares, as indemnizações serem incomparavelmente maiores, mas os dirigentes do Benfica ficarem quietos e satisfeitos por recuperarem migalhas, apesar dos brutais danos reputacionais para o clube.

Era interesssante, perceber porquê, e isso também ser público, ter havido uma cobertura sufocante da comunicação social quando este caso apareceu, e agora, ser apenas uma notinha de rodapé. Aqui também, perante a passividade conivente da direção.

Era interessante haver uma investigação, uma reportagem que explicasse estes fenómenos, não para mim, nem para outros poucos, que já perceberam o que se passou, e se passa, mas para os milhares de bestas que não perceberam, passadas já décadas (!!!) o que está a acontecer ao clube.

Zetuga

Citação de: Lebohang Mokoena em 09 de Setembro de 2026, 14:24As declarações do Nuno Catarino são um tratado de patetice pegada, desde o Juventus x Milan ter apenas um jogador de topo (quem já agora?), Países Baixos ter decaído no Ranking quando estiveram anos taco a taco com Portugal ou a Centralização dos DT provocar um processo de compras das SAD's de clubes portugueses quando 18% da SAD do Benfica foi vendida recentemente a dois fundos norte-americanos.

Realmente confirma-se a velha máxima de quando não há argumentos inventa-se

18% da SAD nao foi vendida a fundos norte-americanos. E mesmo que tivessem sido, teria sido pelos accionistas e nao pelo clube.

Gonçalo Santos

Citação de: Jack Teller em 09 de Setembro de 2026, 18:31Benfica Investor Dos Santos in Fresh Talks to Sell Stake in Club - Bloomberg https://share.google/Ylmx8bySPLr5Aj4lm

É o Rei dos Frangos a trazer o assunto novamente. Diz que tem dois ou três investidores interessados em comprar as ações dele.

redfox1904

Citação de: Jack Teller em 09 de Setembro de 2026, 18:31Benfica Investor Dos Santos in Fresh Talks to Sell Stake in Club - Bloomberg https://share.google/Ylmx8bySPLr5Aj4lm

Não sei se é bem isto, mas pedi a um chat de AI para resumir o artigo:

Aqui está um resumo mais desenvolvido da notícia da Bloomberg (9 set. 2026):

O que está a acontecer
José António dos Santos, segundo maior acionista da Benfica SAD (com cerca de 16,4% do capital), disse à Bloomberg que foi contactado por "dois ou três" investidores interessados em comprar a sua participação, depois de o negócio anterior com o fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partners (EEP) ter sido cancelado.

Preço que exige
Dos Santos afirmou que só vende a cerca de 15 euros por ação, um valor mais do dobro do preço de mercado recente (as ações fecharam na terça-feira em torno de 6,5 euros).

Contexto do negócio anterior
Em abril, dos Santos e o Grupo Valouro tinham acordado vender os 16,38% ao fundo EEP, liderado por Tim Leiweke, por cerca de 10–11 euros por ação (prémio de ~70% face ao fecho anterior).

Contudo, em junho, o Benfica bloqueou essa

O artigo indica que José António dos Santos, conhecido como o "Rei dos Frangos" e segundo maior acionista da Benfica SAD, voltou a procurar uma saída para a sua participação de cerca de 16,4%, após o anterior acordo com o fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partners (EEP) ter falhado. A venda anterior acabou por ser cancelada depois de o Benfica ter impedido a operação, invocando potenciais conflitos ligados a investimentos do comprador noutros clubes europeus.

Segundo Dos Santos, há atualmente "dois ou três" investidores interessados no bloco de ações. Não divulgou identidades nem pormenores concretos das conversas, mas confirmou estar em contacto com alguns potenciais compradores.

O empresário fixou uma referência de cerca de 15 euros por ação para aceitar a venda. Esse valor representa um prémio muito elevado: as ações da Benfica SAD negociavam perto de 6,52 euros no dia da notícia, pelo que o preço pretendido é superior ao dobro da cotação de mercado.

O contexto ajuda a explicar a ambição de preço. Em abril, a EEP tinha acordado adquirir os mesmos 16,38% por aproximadamente 10 a 11 euros por ação, uma valorização que já implicava um prémio de até 70% sobre a cotação então registada. Contudo, esse negócio não avançou, deixando a participação novamente disponível para novos interessados.

A reportagem também deixa claro que não há, nesta fase, uma negociação com o próprio Benfica para recomprar essas ações. Como o clube detém a posição maioritária na SAD e dispõe de mecanismos estatutários para bloquear certas aquisições por investidores com interesses considerados incompatíveis, qualquer futuro comprador terá de ultrapassar essa questão regulatória e societária

flsb

Era desejável que a SAD conseguisse comprar as ações do  Rei dos Frangos .

ff77

Citação de: flsb em 10 de Setembro de 2026, 10:35Era desejável que a SAD conseguisse comprar as ações do  Rei dos Frangos .
A SAD?
Fazemos uma redução de capital da SAD com financiamento bancário para comprar ações próprias?

jorslb

Citação de: flsb em 10 de Setembro de 2026, 10:35Era desejável que a SAD conseguisse comprar as ações do  Rei dos Frangos .

Era desejável que o Benfica encontrasse um parceiro estratégico para comprar as acções.

fdpdc666

Quer 15€ por ação quando essas ações estão cotadas a 6,50€ aprox.
Como parece que os 16,38% que detém representam 3.767.400 ações estaríamos a falar de um investimento na ordem dos 56,5M€.

Não creio que seja viável.