As Finanças do Benfica

Bleach

O processo nao terminou porque nao o deixaram seguir!

O Benfica ganhou (foi-lhe dada razao) no tribunal de 1a instancia.
A Olivedesportos recorreu e perdeu no recurso e.... subitamente... o processo nao terminou pois as partes, chegaram a acordo.

Foi Bom, acordo?
Foi mau?

Nas duas primeiras instancias o tribunal deu razao ao Benfica (contratos com a Olivedesportos eram "nulos").

algarvio

Bleach

É um facto que o Benfica ganhou nas duas primeiras instâncias. Não é garante da vitória final, mas indiciava que ganhássemos.

Não concordo que se tenha efectuado um acordo, que inclui entrega acções da Multimedia como contrapartida (parte da indemnização), que poderia não ter que ser paga).

Seja como for, a não ser que a SIC ou outro, avancasse com um canal de desporto codificado, seria sempre impossível ao Benfica vender os direitos para Portugal de todos os jogos que disputa em casa. Quem se lembra dos presidentes do Chaves e Rio Ave a protestar no tempo do JVA?

Os clubes na LPFP aprovaram um regulamento que limita o número de transmissões em casa em canal aberto. Poderíamos é vender para o estrangeiro.

Tambem ninguem nos garante que a LPFP ou o inútil, não venham a aprovar alguma lei ou regulamento, que obrigue a vender todos os jogos de uma determinada competição a um canal de televisão.

Acho que neste país à beira-mar plantado, tudo é possível.

Abraço

João

PS: se os contratos fossem nulos era porque tinham como objecto (Direitos Televisivos) um conteúdo que não estava incluido no objecto social da empresa (Olivedesportos), e aí a empresa teria que ser extinta. Mesmos que os contratos tivessem algumas claúsulas que violassem a legislação portuguesa que originássem a nulidade do contrato, o Benfica teria sempre que indemnizar a Olivedesportos em virtude de ter recebido dinheiro por jogos que ainda não tinham sido transmitidos. E neste último caso, por muita argumentação que houvesse, o Benfica tinha usufruido de um bem (dinheiro) que não era seu, pois esse bem era para pagar a transmissão de jogos.

Bleach

Citação de: algarvio em 16 de Fevereiro de 2007, 10:34
Bleach

É um facto que o Benfica ganhou nas duas primeiras instâncias. Não é garante da vitória final, mas indiciava que ganhássemos.

Não concordo que se tenha efectuado um acordo, que inclui entrega acções da Multimedia como contrapartida (parte da indemnização), que poderia não ter que ser paga).
Seja como for, a não ser que a SIC ou outro, avancasse com um canal de desporto codificado, seria sempre impossível ao Benfica vender os direitos para Portugal de todos os jogos que disputa em casa. Quem se lembra dos presidentes do Chaves e Rio Ave a protestar no tempo do JVA?

Os clubes na LPFP aprovaram um regulamento que limita o número de transmissões em casa em canal aberto. Poderíamos é vender para o estrangeiro.

Tambem ninguem nos garante que a LPFP ou o inútil, não venham a aprovar alguma lei ou regulamento, que obrigue a vender todos os jogos de uma determinada competição a um canal de televisão.

Acho que neste país à beira-mar plantado, tudo é possível.

Abraço

João

parece que muita gente não sabia disso..
o que estará por trás de um contrato tão longo com a oliverdesportos....e da entrega de acções da benfica multimedia á oliverdesportos ?
visto que estavamos a ganhar 2-0 á oliverdesportos...porquê atirar a toalha ao chão ? e dar á oliverdesportos aquilo que lhes estavamos a ganhar ?
o que está por detrás disto ?  telhados de vidro ?

lonstrup

Pois, e era preciso o Benfica também apresentar garantias de receitas seguras durante os próximos anos aos credores e para poder ter acesso a investimento.

E nesse sentido, tal como aconteceu com o contrato com a TBZ e com a ADIDAS, era necessário agir rápido e acordou-se com a Sporttv.

Seria mais prejudicial para o Benfica deixar a coisa correr em recursos no tribunal

Era uma necessidade preemente.

A direcção tinha que decidir e agir, e assim o fez.

Corrosivo

A verdade é que a legislação que permite a transmissão de apenas 1 jogo em canal aberto não fomenta a concorrência, não torna os direitos de transmissão muito interessantes para os 3 canais abertos. Todos os clubes estão nas mãos dos Oliveiras. E se não aceitam as propostas dos Oliveiras ficam sem nada.

É uma vergonha

algarvio

Bleach

Vê o meu PS (colocado à posteriori).

Quanto à Benfica Multimedia, o clube não tinha, nem tem dinheiro para indemnizar seja quem for. É só verificar nas contas da SAD que o Benfica clube deve à SAD qualquer coisa como +/-47M€, que vão ser pagos a médio/longo prazo. A alternativa era assinar um contrato ainda mais longo, ou entregar acções como contrapartida. Entre a Benfica Estádio, Benfica SAD, Benfica Comercial e Benfica Multimédia, acho que foi um bom acto de gestão dar acções desta última, até porque, no contrato eles têm os conteúdos e uma empresa que faz e gere sites.

Abraço

João

Bleach

ok joão , no entanto continuo sem perceber pq se fez um contrato tão longo com a oliverdesportos..

um abraço e viva o nosso slb.

lonstrup

A vergonha maior é que a nossa Liga só funciona como organizadora de competições.

Devia ser ela a principal orientadora do negócio futebol. Os clubes deviam delegar na Liga mais poderes de negociação.

Abordar a Liga como uma empresa que tem um negócio para vender e desenvolver.

Mas cá, os interesses instalados não deixam, nem os clubes se unem para procurar o melhor para o seu negócio.

Corrosivo

Citação de: lonstrup em 16 de Fevereiro de 2007, 10:43
A vergonha maior é que a nossa Liga só funciona como organizadora de competições.

Devia ser ela a principal orientadora do negócio futebol. Os clubes deviam delegar na Liga mais poderes de negociação.

Abordar a Liga como uma empresa que tem um negócio para vender e desenvolver.

Mas cá, os interesses instalados não deixam, nem os clubes se unem para procurar o melhor para o seu negócio.

acho que em Inglaterra a Liga intervem mais para que os clubes tenham um melhor negócio para si. Mas os interesses de algumas pessoas da Liga e das pessoas da Olivedesportos parecem estar muito interligados

algarvio

Bleach

Esse comentário, vindo de ti, não percebo.

O Benfica necessitava de contrair empréstimos para resolver progressivamente a situação. Qual as garantias que pode apresentar à Banca?? Garantias pessoais de Dirigentes e contratos em que há dinheiro a receber.

Quanto maior os empréstimos, maior a duração dos contratos.

Daí o contrato tão longo (Olivedesportos, Adidas, TBZ, naming das bancadas, etc...), e a minha tranquilidade em relação à não anteciipação de receitas, ou pequena antecipação de receitas, simplesmente porque as entidades bancárias, às quais os empréstimos foram solicitados não o permitem.

Abraço e até amanhã

João

Olho de Aguia

Citação de: Bleach em 16 de Fevereiro de 2007, 09:19
O processo nao terminou porque nao o deixaram seguir!

O Benfica ganhou (foi-lhe dada razao) no tribunal de 1a instancia.
A Olivedesportos recorreu e perdeu no recurso e.... subitamente... o processo nao terminou pois as partes, chegaram a acordo.

Foi Bom, acordo?
Foi mau?

Nas duas primeiras instancias o tribunal deu razao ao Benfica (contratos com a Olivedesportos eram "nulos").

Alto la.

Aqui ha qualquer coisa estranha.

Este texto esta atribuido ao Bleach e fui eu que o escrevi!

Atencao Sr Moderador.

Deve haver algum erro de sistema.

Bleach

não , olho de aguia , tu escreveste esse texto , dentro da citação do user anterior , eu postei o fora para o pessoal ler melhor.

Olho de Aguia

Citação de: fredenho em 13 de Fevereiro de 2007, 15:34
Citação de: omgjh em 13 de Fevereiro de 2007, 15:03
Nu & Cru
Rico Benfica

Se o Benfica fosse o vigésimo clube mais rico do Mundo, não teria Marco Ferreira no plantel.

1. Depois de ter entrado para o Guinness e ter alardeado o facto, Luís Filipe Vieira, na qualidade de presidente do Benfica, não ia perder o ensejo de agradecer aos associados e aos patrocinadores a entrada no 'top 20' da Football Money League, cuja análise – com a assinatura da Deloitte, Sport Business Group – é realizada através da avaliação das receitas conseguidas no dia-a-dia das operações financeiras dos clubes de futebol. Os autores do estudo sublinham que só contam para o ranking as receitas (o dinheiro que entra). Não contam as despesas ou a avaliação dos passivos. O que significa que esta 'proeza' não estará ao nível daquela que ficou registada no 'Livro de Recordes' mas fica lá bem perto.

Filipe Vieira, no seu bom velho estilo, lá veio fazer a propaganda à eficácia das estratégias empresariais do Benfica. Como estas questões são difusas para o comum adepto de bancada, apreste-se então a passar a imagem de que o Benfica é o vigésimo clube mais rico do Mundo. Não é. Primeiro, porque não é essa a avaliação que a Deloitte se propõe fazer. Segundo, porque uma avaliação dessas teria de incluir os respectivos passivos.

Estes estudos são muito interessantes mas o perigo está nas interpretações. E, neste domínio, como se sabe, é muito fácil vender gato por lebre.

Aliás, concluir que o Benfica é o vigésimo clube mais rico do Mundo é uma falácia ou, pelo menos, um excesso de linguagem. Linguagem comercial que interessa porventura a todos.

O aspecto positivo é que, segundo este estudo, o Benfica teve a capacidade de gerar, numa época em que alcançou os quartos-de-final na Liga dos Campeões, 85,1 milhões de euros, mais 34% em relação a 2004/05 (63,4 milhões).

Se a Champions permitiu um encaixe de 16,4 milhões é fácil fazer contas: fora do âmbito da Liga Milionária, o Benfica conseguiu receitas na ordem dos 5,3 milhões de euros. É muito? É pouco? É o possível para um clube que fez um grande esforço de captação de sócios numa conjuntura frágil e pobre.

Em síntese, este estudo revela o que já sabemos há muito: a importância de não apenas participar na Champions como ir o mais longe possível na dita competição.

Sabem por que razão o Benfica não é o vigésimo clube mais rico do Mundo? Porque, se o fosse:

– O novo Estádio já estaria pago;

– O treinador não se chamaria Fernando Santos;

– O plantel não teria seguramente Marco Ferreira;

– O Departamento Médico do Benfica não deixaria que Rui Costa contraísse uma rotura muscular de dois centímetros;

– Os jogadores não manifestariam a permanente vontade de querer sair, aliás agora desconcertantemente reconhecida pelo treinador em conferência de imprensa;

– A SAD teria capacidade aquisitiva e não se ficava pelos empréstimos;

– O projecto de 'fabricar' jogadores para a equipa principal já teria saído do papel e dos processos de intenção;

– Não seria preciso utilizar a comunicação social de uma forma tão brutal para se afirmar, ruidosamente, aquilo que (não) se é.

Aliás, esta constante vontade de afirmar o Benfica – característica típica do 'vieirismo' – é um equívoco que resulta de uma política de comunicação que só pode resultar junto de estratos sociais e culturais muito pobres.

Não é preciso o presidente do Benfica dizer 'todos os dias' que o Benfica é o maior. Estão a ver o presidente do West Ham United ir para a televisão auto-elogiar-se porque o seu clube ficou em 19.º lugar no ranking da Football Money League? Neste aspecto, os nossos dirigentes têm muito a aprender e seria bom que deixassem o protagonismo para os treinadores e jogadores. Ai se estes pudessem falar... Ai se o futebol fosse uma democracia!...

Coloquemos, pois, as coisas como elas são: o Benfica tem alguma capacidade para gerar receitas (desde que esteja na Champions e não seja eliminado à primeira) mas não é o vigésimo clube mais rico do Mundo.

Rui Santos, Jornalista

Já viram o que faz a dor de corno!
Este gajo não pode mesmo com o Benfica.

Estas a atacar o Vieira... pronto, podes ter as tuas razoes... so que, se tinhas lido bem o documento, a deloitte dizia que o benfica é o 20° clube a gerir mais dinheiro no mundo...
Se fosse como tu dizias, o Liverpool (acho que esta no top 10) nao teria sido vendido a Americanos...
O facto mais relevante deste documento nao é o Benfica estar no top 20, mas é que o benfica, em 5 anos, conseguiu triplicar (x3!!!) as facturas dele!! e isso é monumental!! Quer dizer, que as pessoas ja acreditam cada vez mais no benfica, compra se mas "BENFICA", as pessoas vao mais ao estadio... E isso significa, que depois da construcao do estadio, os funcionarios do nosso clube trabalharam e trabalham para que a marca seja cada vez mais vendida!!
E posso te garantir que é um trabalho monstro...
E, claro... cuando mais dinheiro entra nos cofres, mais depressa se pagam as dividas... Para concluir simplesmente : o benfica esta a evoluir e a desenvolver-se cada vez mais!!
E é muito bom sinal para nos!!!

Dirjo-me aqui a quem assina o documento:

Ao Sr. Rui Santos.  Jornalista.

Citando-o:

"...-Estes estudos sao muito interessantes, mas o perigo esta nas interpretacoes. E neste dominiocomo se sabe, e muito facil vender gato por lebre..."

"...-Nao seria possivel utilizar a comunicacao social de uma forma tao brutal para se afirmar, ruidosamente, aquilo que (nao) e."

"...-Alias esta constante vontade de afirmar o Benfica -caracteristica tipica do "vieirismo"- e um equivoco que resulta de uma politica de comunicacao que so pode resultar junto de estratos sociais e culturais muito pobres."

E o Sr.assina como jornalista!

Porventura mais de metade da populacao Portuguesa, provem de familias muito humildes, de fracos recursos financeiros e que muito se esforcaram para permitir aos seus descendentes, um nivel de instrucao superior. Casos ha de esforcos inglorios. Criaram verdadeiros estupidos (caso do Sr. jornalista). O que nao e bem o mesmo, que pertencer a um estrato social culturalmente muito pobre. E bem pior!

Sera aquele que me aparece em casa, sem que lhe peca, pela TV? Sera?

Agora vou dirigir-me a minha gente. Aqueles que leram a sua interpretacao do trabalho da Deloitt, Sports Business Group. E sao Benfiquistas.

Carissimos.

Foi com muito orgulho e imenso prazer que vi a noticia que colocava o Benfica (nasceu clube e hoje e uma marca internacional) entre os 20 maiores, no que toca a gerar receirtas. Fazia tempo uma noticia destas.

Nao sou "vieirista"! Detesto os ismos e os istas. Quero ser livre para poder ser isento! Quero criticar sem estar comprometido, para dizer bem ou mal, conforme penso e me manda a consciencia. Construtivamente! Aqui so escrevo, porque sou Benfiquista (SerBenfica), sou incapaz de escrever num outro SouQualquerCoisa.

Nao sou jornalista, nem jornaleiro, nao sou "fazedor" de opinioes (teria que ter muito cuidado, para ser respeitado e considerado no que escrevesse), nao vivo do que escrevo, por isso exijo mais qualidade e responsabilidade aqueles que vivem disso!

Voltando ao que interessa. Trabalho em Inglaterra e foi por ca que primeiro tive conhecimento da agradavel noticia. Logo pela manha, nas Televisoes e nos jornais (estava por todo o lado). So no dia seguinte a vi na TV Portuguesa e porventura nos jornais .

Por aqui o enfoque era dado sobretudo, para o posicionamento das equipas Britanicas. Obviamente.

Sim. Sim! Este e o trabalho, a tarefa, a funcao, o que os dirigentes devem fazer. Promover, angariar, gerir, criar riqueza, dar dimensao,... Parabens Sr. Luis Filipe Vieira!

Fez. Apresentou resultados. E deu entrevistas por isso. Muito bem!

Percebe-se (nos ultimos anos), que ao nivel de quem administra, algo esta a mudar para melhor. Leva tempo construir, sabe-se que sim. Vai devagar e por etapas.

Um dia alguem disse: "-...Se alguem te disser que em 10 negocios que faca, 9 foram maus. Conclui que e mau gestor...mas se em 10 negocios, 6 forem bons, entao estas perante um Bom Gestor...porem se te disserem que em 10 negocios, 10 foram bons. Entao a conclusao e que estas perante um mentiroso.

As coisas sao como sao e devem ser vistas como tal.

Se num estudo da Deloitt, o Sr. Rui Santos fosse considerado o vigesimo jornalista europeu, no ranking dos que mais facturavam (e ele nao exitaria em dar entrevistas, certamente) estariamos porventura perante um RICO JORNALISTA. Nao sendo assim...outras conclusoes se podem tirar...

Sempre
Et Pluribus Uno

Olho de Aguia

Citação de: Bleach em 16 de Fevereiro de 2007, 11:39
não , olho de aguia , tu escreveste esse texto , dentro da citação do user anterior , eu postei o fora para o pessoal ler melhor.

Olho de Aguia

Citação de: Bleach em 16 de Fevereiro de 2007, 11:39

Entao aqui fica o meu pedido de desculpas a todos, em especial ao Bleach e ao moderador.

Foi erro meu.