As Finanças do Benfica

cheio

Fomos ao mercado inverno, não vendemos ainda ninguem, temos de pagar salarios e outros custos...

Não vai ser o dinheiro da liga sagres ou ero liga que vai cobrar todos os gastos...

E ainda vendemos algumas percentagens ao fundo benfica stars, senão ainda estaríamos numa posição pior...

KATSO75

Citação de: cheio em 31 de Maio de 2010, 23:33
Fomos ao mercado inverno, não vendemos ainda ninguem, temos de pagar salarios e outros custos...

Não vai ser o dinheiro da liga sagres ou ero liga que vai cobrar todos os gastos...

E ainda vendemos algumas percentagens ao fundo benfica stars, senão ainda estaríamos numa posição pior...
pois o fundo tb me preocupa... cá para mim pouco deve render a venda dos jogadores! acho ke demos um passo maior que a perna...

MALU15

Citação de: KATSO75 em 31 de Maio de 2010, 23:29
afinal acho ke temos de vender o dl, o luisao, o coentrao, o ramires, o javi, o airton, o aimar, o saviola, o urreta, o cardoso, o kardec...
Mas se vendermos, abatemos o passivo em + de 200 milhões, mas ainda ficas com um estádio e complexo do Seixal para  jogar e treinar. Não vamos é ganhar títulos e ter mais CL

KATSO75

solução fácil, ganhar a champions dois ou três anos... :(

MALU15

Citação de: KATSO75 em 31 de Maio de 2010, 23:36

pois o fundo tb me preocupa... cá para mim pouco deve render a venda dos jogadores! acho ke demos um passo maior que a perna...
Katso, não estou nada de acordo contigo, e estou perfetamente convicto disso. A constituição do Fundo foi uma boa decisão de gestão, pois foi uma forma de financiamento das aquisições. Sem isso não tinha havido reforço da equipa, ou então os custos financeiros que em 9 meses já são da ordem dos 7,2 milhões subiam ainda mais, e isto admitindo que os bancos financiavam.

Theroux

Citação de: MALU15 em 31 de Maio de 2010, 23:30
Citação de: Theroux em 31 de Maio de 2010, 23:22
Qual é então o défice nestes 9 meses tirando os gastos com compras de jogadores?

Pensava que o clube estava incluído no passivo. Sendo assim quando podemos saber o passivo exacto do clube? Ou qual foi o último valor que foi noticiado?

O défice é de 7,7 milhões, mas neste valor estão cerca de 7,2 custos financeiros ( custo da dívida) e apenas 0,5 milhões de resultado operacional negativo - 1º nível.
As contas do Benfica clube são anuais e são separadas das da SAD.

Obrigado pelo esclarecimento.

Esses 7,2M€ são para repetir todos os anos enquanto houver dívida ou é expectável que para o ano já não entrem para as contas?

Só termos 0,5M€ de resultado operacional negativo não é um excelente ponto de partida para o Benfica? Sendo que para o ano vamos ter também as receitas da Champions por exemplo.

Será que tivemos o melhor resultado operacional (sem incluir a transações dos jogadores) dos três grandes?

melo7

São os resultados do primeiro trimestre. São números altos mas vão melhorar nos próximos tempos com o título de campeão e com as receitas de merchadising. O número de sócios irá aumentar e a participação na champions ajudará ainda mais!

KATSO75

Citação de: MALU15 em 31 de Maio de 2010, 23:43
Citação de: KATSO75 em 31 de Maio de 2010, 23:36

Katso, não estou nada de acordo contigo, e estou perfetamente convicto disso. A constituição do Fundo foi uma boa decisão de gestão, pois foi uma forma de financiamento das aquisições. Sem isso não tinha havido reforço da equipa, ou então os custos financeiros que em 9 meses já são da ordem dos 7,2 milhões subiam ainda mais, e isto admitindo que os bancos financiavam.

pois foi uma fonte de financiamento com hipoteca do futuros rendimentos com venda dos jogadores... corremos o risco de pouco lucrar com a "formação" de jogadores, exemplo compramos o di maria por 7 milhões, vendes a quase totalidade ao fundo por 10 ou 20, logo deixas de ganhar se o jogador valorizar mais que isso... soube-nos bem ganhar este campeonato, espero que isso não nos traga dificuldades acrescidas no futuro!

Ruimas

Sobre as eternas questoes em redor do passivo:

Gostava que todos os colegas benfiquistas deixassem de uma vez por todas de ter um panico em relaçao a um bixo papao chamado passivo. Por muito que a comunicaçao social queira, o passivo nao é em si mesmo um dado importante ou que diga seja o que for isolado. Que o Benfica tem problemas, tem, mas esta historia do passivo juro que me causa incomodo....tanta gente a tentar enganar as pessoas e a confundir com uma coisa que é tao simples.

E passo a dar 2 exemplos, que se juntam ao que outros users ja tem dito e bem.

Imaginem o António, trabalha nas obras, a mulher é caixa num supermercado, casaram cedo e tiveram um filho também cedo. Como nao ganham nenhuma fortuna, so anos depois de casados puderam finalmente comprar uma casa com ajuda dos pais. Mesmo assim, isto so foi possivel por viverem numa aldeia. O Antonio tem tambem um carro velhito em que se deslocam fielmente para a cidade onde trabalham.

O passivo desta familia, em condiçoes normais é de um absoluto 0. Nao devem nada a ninguém! O carro já está todo pago e a casa foi comprada com ajuda dos pais, baratinha, uma oportunidade do momento.

Agora imaginem o Martins, tem a mesma idade do António, mas este é um jovem médico, prestes a terminar a especialidade. Ele vai casar só agora e a noiva é também ela uma jovem médica. Tem ambos um futuro promissor na profissão. Infelizmente os pais não podem ajudar. Mas como ambos tem já um bom ordenado e promessa de coisas melhores no futuro, decidem ter um carro topo de gama e avançar para empréstimo e compra de uma casa num condominio caro em Lisboa.

O passivo desta família que está agora a nascer será cerca de uns 10 mil euros do carro (já pagaram boa parte dele entretanto), mais uns 200 mil euros da casa.

Agora pergunto: Na pele de quem gostariam de estar???? Do jovem casal sem dívidas, ou do jovem casal endividado até ao pescoço?

Já viram que se eu tivesse apenas falado nos nomes e nos numeros de passivo, o quanto isso enganava e nao vos dizia nada?

Já repararam o importante que e nao apenas as dividas mas a capacidade de gerar receitas para as pagar? Ja repararam o importante que e saber se essas dividas existem porque de facto estamos perante uma entidade que tem um nivel de vida superior mas que o pode pagar. As dividas podem apenas dizer que a entidade nao recebe na hora os milhoes que necessita para fazer as suas compras.....logo tem de pedir emprestado temporariamente, mas nao ha susto porque se sabe que as receitas hao-de dar para pagar tudo e no final ainda se podera vender os bens valiosos.

Custa muito agora transpor isto para um clube de futebol? Custa muito perceber que um Benfica, por natureza, quer-se e deseja-se que tenha um passivo sempre superior a qualquer outro clube em Portugal? Precisamente porque isso indica que temos um volume de negocios tambem superior.

Agora....os verdadeiros problemas sao: Conseguimos nos realmente gerar receitas para viver ao nivel que estamos a viver? Ou sera que de hoje para amanha estamos sujeitos a ficar em maus lençois por incapacidade de pagar as tais dividas?

Aqui importa perceber duas coisas:
1 - Que o Benfica nao pode ter a dimensao que queremos so com a exploraçao da sua actividade normal (clube de futebol). Por muito que se fale em 300.000 sócios, por muito que se fale em assistencias, em rever contratos, em tv benfica.....nao da!!!! Portugal tem a dimensao que tem e o nosso mercado nao sustenta uma equipa da dimensao que queremos. E importante perceber isto.
2 - Para o Benfica e essencial arriscar e conseguir fontes de financiamento extra actividade normal....que podem ser as tais vendas de jogadores com lucro. Que apesar de tudo sao uma coisa fora da actividade normal. Porque em cenario ideal, o clube quereria sempre manter os jogadores e cimentar equipas. Mas so com estas receitas extra poderemos sustentar jogadores caros e da qualidade que queremos.

Parece um contra-senso??? Talvez!!! Mas nao ha outra alternativa de momento.

O truque agora esta em conseguir estas receitas extra e em balancear isso com uma equipa competitiva, que por sua vez gere mais receitas extra. A tal dinamica de vitorias que muitas vezes se fala.

Por falta desta dinamica nos ultimos anos, o clube esta neste momento numa situaçao que poderia ser critica. Quase no limite da sua sustentabilidade. Mas felizmente....correu-nos bem a ultima epoca e talvez se gere finalmente a tal dinamica que nos permita seguir neste nivel. Veremos....e esperamos todos que sim!!!

Agora ha quem ache tudo isto mais ou menos arriscado, ha quem ache que esta mais ou menos perto da linha de agua. Eu pessoalmente acho bastante arriscado.....mas tambem adorei a equipa deste ano....apaixonou-me totalmente. Se todos os anos fosse assim.....talvez se consiga 1 ou 2 grandes vendas por ano e sustentar este nivel.....talvez. So posso dizer que adorava e espero que esta aposta saia correcta!!!

E como foi esta a direçao que elegeram (eu ainda nao que nao sou socio), entao vamos la, força!!!! e vamos ao proximo titulo!!!!!

Quando jogamos mesmo novamente????

Peço desculpa pela falta de acentos....uma comodidade dos dias de hoje e talvez fruto de viver e trabalhar fora do nosso Portugal.

MALU15

Citação de: Theroux em 31 de Maio de 2010, 23:44
Citação de: MALU15 em 31 de Maio de 2010, 23:30
Citação de: Theroux em 31 de Maio de 2010, 23:22
Qual é então o défice nestes 9 meses tirando os gastos com compras de jogadores?

Pensava que o clube estava incluído no passivo. Sendo assim quando podemos saber o passivo exacto do clube? Ou qual foi o último valor que foi noticiado?

O défice é de 7,7 milhões, mas neste valor estão cerca de 7,2 custos financeiros ( custo da dívida) e apenas 0,5 milhões de resultado operacional negativo - 1º nível.
As contas do Benfica clube são anuais e são separadas das da SAD.

Obrigado pelo esclarecimento.

Esses 7,2M€ são para repetir todos os anos enquanto houver dívida ou é expectável que para o ano já não entrem para as contas?

Só termos 0,5M€ de resultado operacional negativo não é um excelente ponto de partida para o Benfica? Sendo que para o ano vamos ter também as receitas da Champions por exemplo.

Será que tivemos o melhor resultado operacional (sem incluir a transações dos jogadores) dos três grandes?

Infelizmente os custos financeiros vão-se manter enquanto houver dívida remunerada ( empréstimos da ordem dos 200 milhões).Não conheço os planos da dívida, mas mesmo a uma taxa de juro de 5/6 % temos um custo anual da ordem dos 10/12 milhões. Para não ter só há uma alternativa- vender 2/3 jogadores e reduzir a dívida.
O resultado operacional  1º nível  pode melhorar quando se limparem os efeitos de algumas aquisições não bem sucedidas (Balboas e outros).

AG

Pessoal, tá tudo allright, mens!

Ouçam o que o Vilarinho diz, e o que se aplica ao nosso Vieira:

http://estadio3.no.sapo.pt/Dinheiro.wma

KATSO75

Citação de: Ruimas em 31 de Maio de 2010, 23:56

Sobre as eternas questoes em redor do passivo:

Gostava que todos os colegas benfiquistas deixassem de uma vez por todas de ter um panico em relaçao a um bixo papao chamado passivo. Por muito que a comunicaçao social queira, o passivo nao é em si mesmo um dado importante ou que diga seja o que for isolado. Que o Benfica tem problemas, tem, mas esta historia do passivo juro que me causa incomodo....tanta gente a tentar enganar as pessoas e a confundir com uma coisa que é tao simples.

E passo a dar 2 exemplos, que se juntam ao que outros users ja tem dito e bem.

Imaginem o António, trabalha nas obras, a mulher é caixa num supermercado, casaram cedo e tiveram um filho também cedo. Como nao ganham nenhuma fortuna, so anos depois de casados puderam finalmente comprar uma casa com ajuda dos pais. Mesmo assim, isto so foi possivel por viverem numa aldeia. O Antonio tem tambem um carro velhito em que se deslocam fielmente para a cidade onde trabalham.

O passivo desta familia, em condiçoes normais é de um absoluto 0. Nao devem nada a ninguém! O carro já está todo pago e a casa foi comprada com ajuda dos pais, baratinha, uma oportunidade do momento.

Agora imaginem o Martins, tem a mesma idade do António, mas este é um jovem médico, prestes a terminar a especialidade. Ele vai casar só agora e a noiva é também ela uma jovem médica. Tem ambos um futuro promissor na profissão. Infelizmente os pais não podem ajudar. Mas como ambos tem já um bom ordenado e promessa de coisas melhores no futuro, decidem ter um carro topo de gama e avançar para empréstimo e compra de uma casa num condominio caro em Lisboa.

O passivo desta família que está agora a nascer será cerca de uns 10 mil euros do carro (já pagaram boa parte dele entretanto), mais uns 200 mil euros da casa.

Agora pergunto: Na pele de quem gostariam de estar???? Do jovem casal sem dívidas, ou do jovem casal endividado até ao pescoço?

Já viram que se eu tivesse apenas falado nos nomes e nos numeros de passivo, o quanto isso enganava e nao vos dizia nada?

Já repararam o importante que e nao apenas as dividas mas a capacidade de gerar receitas para as pagar? Ja repararam o importante que e saber se essas dividas existem porque de facto estamos perante uma entidade que tem um nivel de vida superior mas que o pode pagar. As dividas podem apenas dizer que a entidade nao recebe na hora os milhoes que necessita para fazer as suas compras.....logo tem de pedir emprestado temporariamente, mas nao ha susto porque se sabe que as receitas hao-de dar para pagar tudo e no final ainda se podera vender os bens valiosos.

Custa muito agora transpor isto para um clube de futebol? Custa muito perceber que um Benfica, por natureza, quer-se e deseja-se que tenha um passivo sempre superior a qualquer outro clube em Portugal? Precisamente porque isso indica que temos um volume de negocios tambem superior.

Agora....os verdadeiros problemas sao: Conseguimos nos realmente gerar receitas para viver ao nivel que estamos a viver? Ou sera que de hoje para amanha estamos sujeitos a ficar em maus lençois por incapacidade de pagar as tais dividas?

Aqui importa perceber duas coisas:
1 - Que o Benfica nao pode ter a dimensao que queremos so com a exploraçao da sua actividade normal (clube de futebol). Por muito que se fale em 300.000 sócios, por muito que se fale em assistencias, em rever contratos, em tv benfica.....nao da!!!! Portugal tem a dimensao que tem e o nosso mercado nao sustenta uma equipa da dimensao que queremos. E importante perceber isto.
2 - Para o Benfica e essencial arriscar e conseguir fontes de financiamento extra actividade normal....que podem ser as tais vendas de jogadores com lucro. Que apesar de tudo sao uma coisa fora da actividade normal. Porque em cenario ideal, o clube quereria sempre manter os jogadores e cimentar equipas. Mas so com estas receitas extra poderemos sustentar jogadores caros e da qualidade que queremos.

Parece um contra-senso??? Talvez!!! Mas nao ha outra alternativa de momento.

O truque agora esta em conseguir estas receitas extra e em balancear isso com uma equipa competitiva, que por sua vez gere mais receitas extra. A tal dinamica de vitorias que muitas vezes se fala.

Por falta desta dinamica nos ultimos anos, o clube esta neste momento numa situaçao que poderia ser critica. Quase no limite da sua sustentabilidade. Mas felizmente....correu-nos bem a ultima epoca e talvez se gere finalmente a tal dinamica que nos permita seguir neste nivel. Veremos....e esperamos todos que sim!!!

Agora ha quem ache tudo isto mais ou menos arriscado, ha quem ache que esta mais ou menos perto da linha de agua. Eu pessoalmente acho bastante arriscado.....mas tambem adorei a equipa deste ano....apaixonou-me totalmente. Se todos os anos fosse assim.....talvez se consiga 1 ou 2 grandes vendas por ano e sustentar este nivel.....talvez. So posso dizer que adorava e espero que esta aposta saia correcta!!!

E como foi esta a direçao que elegeram (eu ainda nao que nao sou socio), entao vamos la, força!!!! e vamos ao proximo titulo!!!!!

Quando jogamos mesmo novamente????

Peço desculpa pela falta de acentos....uma comodidade dos dias de hoje e talvez fruto de viver e trabalhar fora do nosso Portugal.
olá luis filipe vieira!!!!

just kiding,

claro que o benfica tem um suporte muito grande, mas fomos ao mercado de inverno e correu mal, fomos ao mercado de abril e vamos ver como corre!
eu como sócio quero ver o benfica ganhar o máximo, mas gostava que a  minha filha sócia de trÊs anos tenha clube no futuro!

quem nos garante a sustentabilidade do benfica????

Theroux

No relatório não há referência a quanto falta pagar do estádio?

peter_slb

Esperava uma melhor prestação nos resultados operacionais excluindo transacções de jogadores. Isto significa que o Benfica para ter resultados operacionais positivos tem de fazer boas prestações na Champions, não basta lá estar. Os resultados do último trimestre serão ainda piores, porque já não teremos muitos proveitos e certamente os prémios pagos a jogadores e equipa técnica não terão sido tão baixos como isso. Terão de vender jogadores até ao fim do mês para não apresentarem nova falência técnica no final do período.

Mas o que é realmente grave e extremamente preocupante neste relatório são os custos financeiros. Com as taxas de juro em mínimos históricos e depois de termos recebido mais de 20 milhões do fundo, o Benfica tem mais de 7,5 milhões de custos financeiros em 9 meses, isto dá mais de 10 milhões por ano, um aumento superior a 100% em relação ao ano passado. Isto não é aceitável e é um perigo tremendo, porque as taxas de juro vão subir e se, quando isso acontecer, o Benfica mantiver esta situação ficará numa situação que parece irreversível, mesmo os 10 milhões já são um valor insustentável. É necessário vender jogadores rapidamente e parar de comprar jogadores, não há dinheiro não há vícios.

PS: gostava o Benfica começasse a apresentar um relatório decente (como fazem porto e sporting) dos resultados trimestrais e não esta amostra de relatório que nem uma demonstração de fluxos de caixa tem, algo que seria essencial para melhor percebermos a situação em que a SAD se encontra.

red-dawn

Citação de: Ruimas em 31 de Maio de 2010, 23:56
Já repararam o importante que e nao apenas as dividas mas a capacidade de gerar receitas para as pagar?
Concordo com algumas partes da tua mensagem, pois olhar apenas para o passivo é redutor. Mas há um problema, o Benfica não gera receitas correntes para pagar as dividas, o Benfica contrai dividas para pagar outras dividas, situação muito diferente de uma pessoa que tem o seu emprego e paga os créditos. Se nesse exemplo que deste as prestações do crédito habitação do casal fossem pagas com recurso a um crédito pessoal de outro banco, isso sim é a situação actual do Benfica.

Ponto essencial: O Benfica tem de vender jogadores, seja ou não pelas cláusulas de rescisão. Só assim se conseguem receitas e se pagam algumas das dividas sem recurso a novos empréstimos. Se chegarmos ao fim do verão e ninguém oferecer 40M pelo Di Maria, ele tem de sair seja por 35 ou 30, e é isso que muita gente se recusa a perceber, metem as palas das cláusulas à frente dos olhos e não reparam em mais nada, nem que esses valores são muito acima do valor de mercado (um central que não é internacional nem nunca jogou numa grande liga por 50M? Ok...). Tem de ser efectuada 1 ou 2 grandes vendas este verão, se for pelas cláusulas de rescisão tanto melhor, se não for então fazemo-nos de dificeis e aceitamos a melhor oferta (dentro de valores razoáveis, obviamente não vendemos o Di por 20M).

E não me falem em Yebdas e o caraças pois isso são migalhas. Caso contrário o ultimo a sair quando isto falir que feche a porta, que foi o que eu respondi a um user neste mesmo tópico, pois por ele o Di Maria não tem nada de ser vendido, nem sequer pelos 40M da cláusula. Como é bom viver no mundo da lua...

Depois acenam sempre com o papão de se destruir o plantel. 1 ou 2 vendas se forem bem colmatadas não é destruição nenhuma.