As Finanças do Benfica

anderson_c

eu de finanças n percebo grande coisa a n ser das minhas, porem ao ver o comunicado dos 3 grandes no site da cmvm da-me vontade de rir a diferença dos clubes de Lisboa para o Porto, naquele clube mt dinheiro deve ser desviado ...

peter_slb

Citação de: Americano69 em 01 de Junho de 2010, 00:51
Citação de: peter_slb em 01 de Junho de 2010, 00:09
Esperava uma melhor prestação nos resultados operacionais excluindo transacções de jogadores. Isto significa que o Benfica para ter resultados operacionais positivos tem de fazer boas prestações na Champions, não basta lá estar. Os resultados do último trimestre serão ainda piores, porque já não teremos muitos proveitos e certamente os prémios pagos a jogadores e equipa técnica não terão sido tão baixos como isso. Terão de vender jogadores até ao fim do mês para não apresentarem nova falência técnica no final do período.

Mas o que é realmente grave e extremamente preocupante neste relatório são os custos financeiros. Com as taxas de juro em mínimos históricos e depois de termos recebido mais de 20 milhões do fundo, o Benfica tem mais de 7,5 milhões de custos financeiros em 9 meses, isto dá mais de 10 milhões por ano, um aumento superior a 100% em relação ao ano passado. Isto não é aceitável e é um perigo tremendo, porque as taxas de juro vão subir e se, quando isso acontecer, o Benfica mantiver esta situação ficará numa situação que parece irreversível, mesmo os 10 milhões já são um valor insustentável. É necessário vender jogadores rapidamente e parar de comprar jogadores, não há dinheiro não há vícios.

PS: gostava o Benfica começasse a apresentar um relatório decente (como fazem porto e sporting) dos resultados trimestrais e não esta amostra de relatório que nem uma demonstração de fluxos de caixa tem, algo que seria essencial para melhor percebermos a situação em que a SAD se encontra.

Excelente comentário. Subscrevo totalmente as preocupações com os custos financeiros e as críticas à "espécie de relatório" apresentado. Quanto às tuas previsões para o 4º trimestre é que discordo já que penso que o Benfica irá lançar o prémio de qualificação para a Champions e o impacto é grande.

podem fazer isso? Eu acho que só devem poder incluir isso no primeiro trimestre do próximo exercício, mas também não é algo que me interesse muito, a demonstração de fluxos de caixa - que é a mais importante numa SAD devido à falta de exactidão na avaliação de componentes das outras demonstrações (exemplo óbvio, o valor dos jogadores) - será igual e é essa que interessa para ver o quão acima das suas possibilidades vai vivendo o Benfica.

Sousa_slb

Citação de: Ruimas em 01 de Junho de 2010, 01:07
Citação de: Sousa_slb em 01 de Junho de 2010, 00:52

Antes de mais gostei de ler o que escreveste mas penso que este ano o Benfica tem de aproveitar a boa época que fez, e os seus jogadores estarem bem cotados para fazer vendas de maneira a baixar o Passivo em cerca de 50M, uma vez que está demasiado elevado e é agora a hora de baixar o passivo e o valor dos juros.

Para mim aproveitando a LC, vendia-se dois jogadores Di maria(30 a 40M) e o David luiz de maneira(Mais facil de substituir) a baixar o Passivo nos valores que referi.

A situação está a ficar preocupante se no proximo ano não houver resultados positivos

Eu mais ou menos defendo essa corrente também. Apenas me revolto contra o medo em relação ao passivo :) Mas isso é apenas uma questão....técnica se lhe podemos chamar assim ;)

Dou um exemplo:
Poderiamos fazer mais valias com vendas na casa dos 20 ou 30 milhoes....estou a falar apenas em mais valias e a pensar que so vendemos 2 jogadores no máximo. E até já estou a pensar na parte que vai para o fundo acho eu.....acho que mesmo assim sobra uns 20 milhões em mais valias para nós pelo menos.

Bom....com isto o nosso resultado do exercício passa a positivo não é??? Ou estou a confundir dados do trimestre com dados do ano e o nosso prejuizo anual é superior a 20 milhões??? admito que aqui posso estar a fazer confusão....a hora também não ajuda.

Mas assumindo que 20 milhões nos colocam no verde em termos de ano.

Pegas e aumentas ainda mais o passivo....granda maluco já sei, mas é um exemplo calma! Fazes isto pedindo novamente dinheiro emprestado para ir comprar 2 novos craques....vamos ver....7 milhoes cada um...numero jeitoso. Aumentas o passivo em 14 milhoes e guardas as mais valias para ir pagando ordenados e coisas do dia-a-dia.

Mesmo com uma taxa de 10% de juro...estes 14 milhoes significam 1,4 milhoes a mais de custo no fim do ano.

Agora imagina que com estes novos craques....vais vender 1 deles por 20 milhoes no fim do proximo ano. Fabuloso!!! fazes 13 milhoes em mais valias (vamos excluir daqui as amortizaçoes para facilitar)....tiras 2 para pagar os juros a mais (eu arredondo sempre)....ainda ficas com 11 milhoes de lucro para ir cobrir outros custos.

Ves....este é um exemplo que o passivo em si mesmo não é mau, nem tão pouco é caro. O passivo é caro quando serve para financiar algo que não rende. Mas se estás a financiar qualquer coisa que vai valorizar.....então bora endividar sem medo!!!! podemos ir até à ponta dos cabelos.

O grande mal do futebol é que nunca se sabe se vai ou não valorizar.....não que em outras actividades se tenham bolas de cristal. Mas o futebol é ainda um bocado mais incerto.

Repara que só estou a tentar desmistificar as preocupações com o passivo. Eu quero e gostava que as pessoas se centrassem no que para mim são realmente os problemas e decisões importantes.

Compreendo, mas a questão é a seguinte.
No futebol os jogadores valorizam-se a jogar, e neste momento esses dois jogadores teriam de vir para posições em que não estivessem tapados e realmente pudessem ser mais valias daqui a 1 ano e dois.

Quando falo em valores positivos estou a pensar no próximo semestre que é o que é importante agora.

Não é os valores anuais que me preocupam mas sim a possibilidade de rentabilizar ao máximo os jogadores a nível de entrada de capital na Sad uma vez que para mim poucos são os que irão ter valores superiores aos oferecidos hoje no mercado.
Falo no caso do Di maria, ramires, Cardozo.

Liga dos campeos e duas vendas possibilitam entrada de cerca de 50M que penso ser suficiente para baixar o Passivo e fazer o investimento em futuro mais valias(Jogadores).

Cumprimentos

Americano69

peter, penso que a prática contabilística seguida em Portugal é essa, como ganham o direito a participar na Champions na época que está a terminar contabilizam o proveito nessa mesma época. Tecnicamente faz-me alguma confusão mas percebo os argumentos utilizados.

ignisdivine

O que me preocupa, a mim, que pouco percebo de finanças... é que sucessivos prejuízos nunca podem ser bons. Um passivo de 310 milhões é algo assustador.

se desportivamente o benfica agora respira de alívio, já financeiramente, parece-me k andamos com a corda na garganta.

A próxima vez que ouvir alguém aki apelar a que se aumente o tecto salarial... denuncio ao moderador,pois isso é kuase um insulto, como quem deseja a ruína ao benfica.

Temos de admitir que estamos mal e que temos de fazer + de 100M em vendas para equilibrar as contas.

David luíz, di maria e cardozo.

Theroux

40 pelo Di, 30 pelo David e 30 pelo Cardozo? E quanto íamos gastar para os substituir?

E se ao invés disso só vender-mos Di Maria, e despachar-mos os muitos pesos mortos que temos?

Se demos 12M€ pelo Cardozo não foi para se vir valorizar para o Benfica, foi para marcar golos e ajudar a equipa a ganhar títulos.

redred1

Sem olhar a outros detalhes, de uma forma muito simplista, eu vejo:

1. Prejuizo de 22.8 milhões de euros entre Julho de 2009 e Março de 2010.

2. Sem contar com Patric e Shaffer (porque acho que foram contratados antes de Julho), acho que com Ramires, Saviola, Javi Garcia, Kardec, Airton e Eder Luis se gastou um pouco mais do que os 23 Milhões.

Portanto, o prejuizo é ligeiramente menor do que o investimento feito!

3. Devido a esse investimento o Benfica conseguiu ser campeão, chegou aos quartos de final na Liga Europa e praticou um futebol espectacular.
Isso empolgou a massa adepta, aumentou o número de sócios e as assistências no estádiio, criou maior visibilidade e prestigio ao clube no estrangeiro, valorizou os seus activos (jogadores) e aposto que aliciou patrocinadores e investidores/compradores de produtos do Benfica (como por exemplo a Benfica TV)!
A capacidade do Benfica em aliciar jogadores interessantes também aumentou, pois vai jogar a Liga dos Campeões, competição que qualquer jogador gosta de jogar, nem que seja por uma questão de visibilidade.

4. Além destes bons resultados desse investimento. o investimento não foi a lado nenhum. Ainda está lá.
Saviola, Ramires, Javi Garcia, Airton, Kardec e Eder Luís não foram comprados para jogar somente a época passada.
Foram comprados a época passada, mas no entanto o seu contributo não se resume em exclusivida a esse período. Ainda podem jogar mais épocas (e/ou serem vendidos). Portanto, tem de se diluir esse investimento por várias épocas e não somente aquela em foram adquiridos (as amortizações).
E provavelmente Ramires, Javi Garcia e Airton (a até Kardec) serão vendidos por valores superiores aos pagos pelo Benfica.

Simplificando, é mais ou menos a mesma coisa que eu ter uma casa de frangos e comprar um assador novo por 25.000 Euros e no ano que o comprei ter tido um prejuízo de 20.000 Euros. Chatice, né?!!!
No entanto, os meus franguinhos agora têm um sabor espectacular, todos os clientes os adoram, falam deles e até já ganhei um prémio da Associação Internacional de Casas de Frangos e devido a isso apareci nos jornais.
Utilizo o assador durante 5 anos, e durante esse 5 anos tenho um aumento de receitas de 15%.
Além disso consigo fidelizar mais clientes (mais receitas garantidas no futuro) e das 2 casas de frango concorrentes na minha cidade, uma delas foi à falência devido ao facto de eu lhe ter roubado demasiados clientes.
O meu aumento de vendas teve como com resultado um aumento na compra de matérias-primas, o que me aumentou a capacidade de negociação com os forncedores, obtendo assim melhores preços.
Esses melhores preços na compra de matérias-primas no presente estão a permitir baixar o preço a que vendo os meus produtos sem baixar as minhas margens de lucro, o que no futuro ainda irá permitir roubar clientes à outra casa de frangos que resta na cidade, passando eu a ser a Casa de Frangos dominante na minha cidade e já começando a ter ambição de passar a ser a melhor Casa de Frangos do país.
Passados os 5 anos, ainda consigo vender o assador por 40.000 Euros.

A mim parece-me um BOM NEGÓCIO!!!

ignisdivine

para valorizares dessa maneira o assador aposto que ele deu muitos frangos. Mais do que o teu assador só mesmo o quim.

Grande

O passivo aumentou sobretudo devido ao estádio ter passado para a SAD. Mais isso até não é mau.

O que é mau é o passivo que tínhamos antes e que deveu a viver-mos acima das posses e a sobretudo a ma gestão.
Por isso há 142M que é preciso abater.

Mastik90

desde que ganhamos o ultimo titulo(04/05) ja gastamos em contrataçoes seguramente mais de 100 milhoes de euros e nesses mesmo tempo so vendemos 30...acham normal perder se tanto dinheiro assim???e para nao falar dos salarios que vem ganhar para aqui...

e nao me venham dizer que basta vender 1 ou 2 jogadores que esta tudo bem, pk isso é uma grande mentira, nao basta fechar o ano com as contas positivas neste momento...temos de todos anos fechar o balanço com pelo menos 20 milhoes de lucro para ir abatendo o passivo destas porcadas todas que se fizeram nestes ultimos anos para ganhar apenas um titulo!!!!!

esperemos que o clube entre nos eixos daqui para a frente e deixe de comprar jogadores as paletes e nem que gaste os mesmos 20/30 milhoes mas em apenas 3 ou 4 jogadores por epoca, duas jovens promessas um jogador do cameonato portugues e outro com creditos firmados na europa e assim se consegue uma boa equipa e sem pagar milhoes e milhoes em comissoes isso sim é um crime!!

Tiaguu

Haverá jogadores que vão ser vendidos..gostava era que Makukula fosse um deles e não tanto ver 3 titulares partirem (1 é mau,2 é péssimo,3 seria catastrófico a nível desportivo).

No20__

Se as Câmaras do Porto e Gaia não tivessem pagado tanto do Estádio e oferecido o centro de treinos quanto é que o Porco estava no vermelho? E lembrar que fizeram vendas de praí 200M recentemente que deve ter ido para pagar a máfia trabalhista.
Repito uma pergunta que não me responderam ainda, os empréstimo de 20 e 40M entram nas contas como custos, receita, os dois ou não entra?

maxi04

edit

maxi04

E então já puseram na cabeça que é mesmo preciso vender??
Preocupante, muito preocupante !

redred1

Citação de: No20__ em 01 de Junho de 2010, 04:42
Se as Câmaras do Porto e Gaia não tivessem pagado tanto do Estádio e oferecido o centro de treinos quanto é que o Porco estava no vermelho? E lembrar que fizeram vendas de praí 200M recentemente que deve ter ido para pagar a máfia trabalhista.
Repito uma pergunta que não me responderam ainda, os empréstimo de 20 e 40M entram nas contas como custos, receita, os dois ou não entra?

Um empréstimo não é custo nem receita!
Os juros que se paga pelo empréstimo (e outras despesas inerentes à realização de um empréstimo) são custos!